19:30

Vale a pena ver de novo? 5 clichês que Órfãos da Terra já repetiu

by , in

A atual novela das 18hrs, Órfãos da Terra, inova na abordagem de refugiados em seu núcleo principal, traz a desavença entre judeus e palestinos e as dificuldades encontradas por imigrantes no Brasil. No entanto, o espectro do clichê e fórmulas já usadas pela dupla de autoras pairam sobre a novela. Confira 5 clichês já apresentados por Órfãos da Terra: 

1. Boa noite, Cinderela  

Item quase obrigatório das novelas é uma gravidez falsa pra enganar os mocinhos, que sempre acreditam e se sentem culpados por trair a protagonista. Como em Órfãos da Terra a gravidez não é falsa, o filho que Dalila (Alice Wegmann) espera é de outro. A concepção da criança, porém, foi esquecida completamente por Jamil (Renato Goes). O que fez? Não lembra! Nessa história ainda entra outro tema meeeeega batido: a falsificação do exame de DNA. 

2. Vilã não, psicopata 
Tá certo que toda novela precisa de uma vilã, mas os obcecados barra psicopatas já viraram marca registrada de Duca e Thelma. Timóteo (Cordel encantado), Clóvis (O profeta) e Manfred (Jóia rara) ganham uma versão feminina com Dalila, a vilã que não se importa em construir um cassino pra destruir um parente que Laila (Júlia Dalavia) conheceu outro dia... Tudo pela causa!

3. Sequestros infinitos
Laila, Jamil, Miguel, Raduan, Arturzinho, Bruno, Santinha, Laila de novo... A novela  nem entrou na reta final e já conta com inúmeros sequestros. E segundo Thelma Guedes vem mais por aí. Estaria o recorde de Açucena ameaçado? 

4. Mocinho injustiçado

Um recurso muito utilizado pelos autores em geral são as injustiças sofridas pelos protagonistas. É até necessário. Jamil não fugiu à regra e foi esculachado pela própria família por supostamente dar um golpe no indefeso Miguel (Paulo Betti). Chamado de ladrão, o mocinho trouxa resiliente perdoou tudo e se comprometeu a quitar uma dívida que não era sua. 

5. Golpe da barriga


Entramos então no núcleo cômico. Depois de enganar a todos fingindo ser de família árabe, Latifa (Luana Martau) recorreu a falsa gravidez para dar outro golpe. A farsa contava com o já usado e reutilizado "não toque na barriga" e vários enjoos fakes. Com isso, a novela contabiliza dois homens enganados pela falsa paternidade. Muito criativo.