Entrevista Disqus: Luciane Leitão



  Audrey Hepburn, uma atriz de cinema hollywoodiano, certa vez disse: Elegância é a única beleza que não desaparece. A nossa convidada de hoje consegue ser elegante até mesmo em poucas palavras, mas cá entre nós, ela se considera uma farofeira por dentro.E se tem algo que combina perfeitamente com a elegância é a conceitualidade.  Ela é considerada uma das comentaristas mais conceituais do Disqus. Uma figura de opiniões fortes. Ela demonstra conhecimentos que vão de política à teledramaturgia. Melhor do que coroa, é ter um mapa nas mãos e se deliciar com toda a geografia do nosso mundo. É claro que estou falando da minha irmã, parceira, grande amiga e musa inspiradora: LUCIANE LEITÃO.


Leonora: Primeiramente quero agradecer a sua disponibilidade em dar a entrevista. Eu não tenho nem como explicar a sensação de entrevistar uma Rainha luxuosa feito você, parece rasgação de seda, mas não é. Você realmente é uma rainha.
Luciane: Olha, vindo de você este convite além de ser uma honra é quase que uma ordem, você sabe o quanto eu adoro partilhar diversos assuntos com você e expor um pouco da minha essência nessa entrevista é algo que com você flui com muita facilidade. Te admiro muito.
Leonora: A admiração é recíproca <333

Leonora: Como você conheceu o Disqus e porquê resolveu criar uma conta?
Luciane: Conheci o disqus a partir de 2014/2015 quando eu comecei a comentar com uma conta antiga no TV Foco. Sempre gostei desse universo de televisão e na época me animei ao saber que tinham blogs e sites que, de certa forma, possibilitavam uma interação dos leitores. Quando descobri o blog do Farac resolvi adotar um personagem novo e há um ano uso "Luciane Leitão", quando fiquei sabendo que a Grazzi faria ela em ALDA (que na época ainda não tinha estreado).
Lenora: Um luxo de personagem e a energia da personagem tem tudo a ver com você. Linda, alegre, divertida, do bem e puro chiquê. Combinou certinho com sua personalidade.
Luciane: Fiquei feliz em ver que, apesar do flop da trama, a personagem foi um destaque positivo, porque eu sempre torci muito por ela e pela Grazzi.

Leonora: Como foi essa sua passagem no Tv Foco? Gostava de comentar lá? Dizem que lá tem muita briga entre recordistas e globistas. Por falar nisso, você gosta da Record?
Luciane: Minha passagem foi boa, em geral eu não arranjava briga com ninguém e até tentei engatar uma amizade com o finado Andrei na época, mas ele era muito radical nas posições dele. Sobre a Record, hoje eu não gosto da emissora, acho que na gana de ser a líder ela acabou metendo os pés pelas mãos, mas, era recordista de carteirinha entre 2004 e 2009, tramas como Escrava Isaura, Essas Mulheres, Vidas Opostas, Prova de Amor e Bicho do Mato marcaram a minha vida, inclusive Vidas Opostas foi a última trama inteira que assisti com o meu pai antes de ele falecer, o que corrobora para o fato desta trama ser tão marcante para mim. Passei a acompanhar realities a partir do primeiro "O Aprendiz" com o Roberto Justus. Em relação às tramas bíblicas contemporâneas eu não acompanho e não tenho interesse, mas acho que foi uma boa sacada da emissora investir em um nicho inexplorado na teledramaturgia nacional, embora eu acho que está se esgotando e a renovação pode estar com "Apocalipse" que trará uma trama bíblica, porém, contemporânea.

Leonora: Quais foram as suas maiores amizades no Disqus?
Luciane: A senhora já sabe a resposta, não é? Rsrsrs Bom, apenas pra oficializar, claro que minha maior amizade foi e continua sendo você, pela nossa proximidade política, teledramatúrgica e até em questões como gostos acadêmicos. Também tive uma boa proximidade com o Mário, aliás, mesmo com a ruptura que ocorreu no Farac meses atrás eu ainda gosto de muita gente lá (Rei Maneco, Danilo, Augusto). Com o Mário tinha uma identificação sobre questões ligadas às discussões LGBTTs, as quais ele é esclarecido. Freddie é outro querido (saudades dele). Com o Mocinho eu tinha uma parcial identificação musical, especialmente quando tratávamos de falar sobre POP. Enfim esses são os mais memoráveis.
Leonora: Onwt <3 amo-te!!
Luciane: <3



Leonora: Já que você tocou nesse assunto da ruptura do Farac. Quero saber sua opinião sobre essa divisão e também sei que você gostava muito do André+TV. Se você pudesse mandar um recado pra ele, qual seria?
Luciane: Passados alguns meses eu acredito que a ruptura fez bem para todo mundo. Sem demagogia, fez bem pra quem continuou lá, pra quem migrou para outros blogs, pra quem praticamente parou de comentar ativamente (eu, por exemplo). Acho que quando há pensamentos opositores não conciliáveis o melhor é cada um seguir seu caminho. Desta ruptura tivemos uma renovação no Ultra, que hoje é um blog bem administrado, ou seja, continuamos tendo um blog ótimo de audiência detalhada, que é o Blog do Farac, por sinal minha fonte oficial para audiência detalhada e temos um blog muito bom para verificar análises sobre obras da TV, como é o caso do ULTRA, que, inclusive tive o prazer de ajudar com uma postagem em uma ocasião. Sobre o Andre+TV: uma enciclopédia da TV Brasileira. É muito bom ver um noveleiro que passou pelos anos 80/90 dividir com a gente seu conhecimento e sinto falto deste contato com ele, ao passo de que reconheço que para questões não televisivas e mais atuais as vezes ele ficava "boiando", inclusive foi nesse desconhecimento que tivemos, em partes a ruptura, mas enfim, já passou e ficou na história e que sirva para não ocorrer de novo :)
Leonora: Você sempre sensata. Gostaria de ter a sua delicadeza com as palavras. E sobre André+Tv: Enfim, um luxo.


Leonora: Luciane, você fez uma declaração polêmica ao afirmar que achava Malhação Viva a Diferença a melhor da década. Ela é muito odiada pelo Disqus e foi apelidada de Malhação- Vade Retro. Como você é uma comentarista conceitual e de alto nível, gostaria de saber o quê levou você a fazer essa declaração?
Luciane: Malhação VAD é um marco neste formato ao tratar adolescente como um ser humano completo e não apenas como um bando de desmiolado emotivo. Sim, o que quero dizer é que o Cao (Hamburger, autor desta temporada) tem feito é tratar com seriedade os conflitos em que inúmeros adolescentes jovens se vêm envolvidos hoje em dia e não reduzi-los apenas a corpinhos em ebulição querendo beijar muito na boca e ter a primeira transa. Claro que isso ocorre e é importante abordar, mas na minha posição de professora de Geografia eu verifico que meus alunos tem problemas muito maiores do que estes e esta temporada finalmente está trabalhando de maneira série, tais como a separação de pais e o desmanche da figura paterna (explicitada pela relação Lica - Edgard - Bóris), o preconceito racial (Anderson), problemas com o peso (Keyla), Pressão da família por uma certa profissão (Tina), alcoolismo na família (Tato), diversidade religiosa (vó da Ellen) e muitos outros exemplos. A maior sacada desta temporada é tratar o jovem de forma séria, não é porque é uma novelinha teen que tem que ser tudo água com açúcar somente. E digo mais, quem odeia esta temporada das duas uma: ou não entendeu a proposta do Cao ou deve estar se sentindo incomodado (a) por ter problemas seus do dia-a-dia jogados na sua cara de segunda à sexta das 17h45 às 18h15 e não quer admitir. Paciência. Eu estou adorando e ansiosa pela balada cultural.
Leonora: Como diria o maravilhoso Jabá - "Pisou sem prometer".
Luciane: Jabá é um divooooooooooo
Leonora: Muito divo. Um beijo Jabá <3



Leonora: Você vem se afastando cada vez mais do Disqus e volta e meia vejo pessoas lembrando de você de forma carinhosa e saudosista. Gostaria de explicar para seus fãs esse seu desaparecimento e falar se pretende abandonar o disqus? 
Luciane: Primeiramente, eu agradeço o carinho de todos os que lembram de mim com esse afeto. De fato, venho me afastando, mas é porque na medida em que ficamos mais velhos as responsabilidades aumentam. Um choque que tive esse ano, por exemplo, é descobrir o quanto imposto de renda "come" do seu salário rsrsrsrs. Abandonar de vez, jamais, mas duvido que volte a comentar como antes, dado os meus compromissos (profissionais e afetivos). Estou juntando dinheiro e pela primeira vez viajarei por mais de um mês, então não deverei comentar tanto mesmo nas férias, mas sempre bate uma saudade e eu volto em algum dos blogs (Ou Farac ou O Ultra) pra comentar algo. Afinal de contas, quem "fez" a Luciane Leitão" foi cada um dos comentaristas que interagiram e interagem a cada dia comigo.


Leonora: Muita gente não sabe, mas você também é escritora de webnovela. Já foram em torno de 15 escritas por você. Sei que atualmente você está escrevendo uma chamada "Destino" e eu tive a honra e o privilégio de ler algumas cenas em primeira mão durante a produção e cá entre nós, é uma trama fascinante. Você tem pretensão de publicar alguma obra sua?
Luciane: Pretensão a gente sempre tem, mas eu tenho um sério problema: não tenho tempo e tenho muita ideia. As vezes acho que cenas mereciam mais falas e tem poucas aí eu vou lá e refaço. Desde janeiro estou envolvida com "Destino" e até agora foram 29 capítulos (o 29º ainda não foi fechado) e mais de 80 páginas escritas. Vamos ver onde vai dar, mas eu estou gostando bastante da história


Leonora: Agora, chega mais! O que você acha dessa polêmica que tomou conta das redes sociais em cima da homossexualidade ser considerada doença?
Luciane: Acho que a ciência já avançou bastante neste sentido a ponto de sabermos que a homossexualidade não apenas NÃO é uma doença, como também é uma característica encontrada em outras espécies. Não sou especialista em qualquer área da Biologia ou da Psicologia, mas ninguém que conheço destas áreas e que possui certo prestígio corrobora com o tratamento da homossexualidade como doença. Acredito que na medida em que não se conhece algo, a tendência é de negá-lo, dada a limitação que muitos tem em compreender e aceitar que as pessoas são diferentes. No fundo, o grande divisor de águas do tratar ou não tal comportamento como doença é o conhecimento e o respeito, o que anda em falta ultimamente na sociedade


BATE-VOLTA 

Leonora: Agora falando a famosa frase da Zilda: Topa fazer um bate-volta?
Luciane: Vamos

Leonora: Qual sua novela preferida?
Luciane: Pergunta muito difícil quando se assiste muitas novelas, uma porque todas te marcam de um jeito e outra porque depois de um tempo você perde um pouco do discernimento para fazer esta avaliação. Arrisco dizer que é Mulheres Apaixonadas, a novela mais completa que já vi.


Leonora: Atriz e ator preferido?
Luciane: Patrícia Pillar, menção, sobretudo, ao papel dela como Constança em "Lado a Lado", uma vilã de época. E vai parecer clichê, mas desde Torre de Babel que eu AMO de paixão a Adriana Esteves e é por causa dela que estes dias me peguei revendo no youtube "A Lua me disse". Sem contar que ela só melhorou de 1998 pra cá. Não significa que é a melhor atriz, mas é a minha preferida até o momento. E ator é o Tony Ramos. Aliás, adorei ele em Mulheres Apaixonadas e Torre de Babel (ele contracenando com a Esteves então é melhor ainda).
Leonora: Uma legítima fã raíz da Adriana Esteves, muito antes da Carminha. E Patrícia é um espetáculo mesmo e que venha Bárbara Perini.
Luciane: Pra mim a Sandrinha é melhor que a Carminha, mas abafa hahahaha
Leonora: Também acho. Só no sapatinho. Adriana fez uma construção maravilhosa pra personagem com aqueles jeitos peculiares de desintalar a calcinha quando anda e ficar mexendo nos cachos do cabelo com o chiclete na boca. Um divisor de águas na carreira dela.
Luciane: Sem contar que explodiu o shopping hahah

Leonora: Um personagem inesquecível?
Luciane: Personagens inesquecíveis para mim: - Cabeção das temporadas de Malhação (memória afetiva gritando aqui rsrsrs) - Sandrinha (Torre de Babel) - Flora (A Favorita) - Constança (Lado a Lado) - Afonso Lambertini (Da Cor do Pecado) - Dóris (Mulheres Apaixonadas) - Lili Sampaio (interpretada pela grande Ana Beatriz Nogueira em Bicho do Mato na Record)

Leonora: Uma cena marcante?
Luciane: Tiro na Fernanda (Vanessa Gierbelli) em Mulheres Apaixonadas e a fuga de Bia Falcão no último capítulo de Belíssima e ela indo para Paris.
Leonora: André+TV disse uma vez que a cena mais marcante dele foi a Laurinha Figueroa se jogando do prédio em Rainha da Sucata
Luciane: hahahaha... msm nível
Leonora: Sim. Essa cena é um luxo. Ela se joga do prédio da casa de shows da Maria do Carmo em plena Avenida Paulista e ainda faz questão de todos acharem que foi a sua rival que a jogou de lá. E também foi a cena de desfecho de uma vilã do Silvio de Abreu e interpretada por Gloria Menezes que é praticamente do mesmo nível de Fernanda Montenegro. Silvio tem esse dom de fazer cenas marcantes.

Leonora: Qual sua música preferida?
Luciane: "O que é, o que é?" do Gonzaguinha.

Leonora: Filme preferido?
Luciane: "Adeus, Lênin!" e "A Outra História Americana" - Aliás, em "A Outra História Americana" Edward Norton estava FO-DÁS-TI-CO. Recomendo todo mundo ver este filme, ainda mais num momento de ressurgimento de movimentos neonazistas pelo mundo, fica o alerta.

Leonora: Qual o seu hobbie?
Luciane: Escrever e ouvir podcasts

Leonora: Qual sua comida preferida?
Luciane: Strogonoff de Frango

Leonora: Quais seus ídolos no mundo da música?
Luciane: Elis Regina, Lady Gaga e, mais recentemente, tem me chamado atenção o trabalho da Karol Conká.

Leonora: Uma frase?
Luciane: Não me lembro quem falou, mas gosto dessa frase "Apesar de você, amanhã será outro dia". Sei que foi num contexto de Ditadura Militar.

Leonora: Melhor novela de 2017?
Luciane: Melhor novela de 2017 até agora é, sem sombra de dúvidas: A Força do Querer.

Leonora: Luciane Leitão por Luciane Leitão?
Luciane: Sofisticada por fora e farofeira por dentro
Leonora: Adoro uma farofa, com passas e castanhas e um toque de canela fica sublime.
Luciane: E tá pronto o seu natal kkkk


ICON DO DIA
Leonora: Como você é sinônimo de luxo, para finalizar gostaria que você escolhesse o ícon do dia. Topa?
Luciane: Topo.
Leonora: Temos aqui três Ultracomentaristas que estão com a foto de três gatos no ícone. Para qual deles você dá o troféu de melhor ícone do dia?

Luciane: Para o primeiro.

Leonora: Eu amo o Chay Suede. Essa foto tá um arraso, apesar de já estar desgastada. Parabéns, Tellyou. Você ganhou o troféu baby bofe do dia.


Leonora: Luciane, quero agradecer mais uma vez por conceder essa entrevista. E não nos abandone, o mundo do Disqus necessita de todo seu glamour e conceitualidade.
Luciane: Eu agradeço muuuuuuuuuuuuuito este momento com todos vocês e, a gente dá uma sumida, mas sempre volta, porque o que é bom a gente quer repeteco, não é verdade? Adoroooooo. Beijos, gatos e gatas. Se cuidem

Leonora: Pose para foto

Leonora: Essa semana foi marcada pela decisão da justiça de tratar a homossexualidade como doença. Será que estamos em 2017 ou entramos em um túnel em direção ao passado? Para encerrar o Entrevista Disqus de hoje, eu deixo um trecho da música "O que é, o Que é? que por sinal é a música preferida de Luciane Leitão: "Viver e não ter a vergonha de ser feliz. Eu sei, eu sei. Que a vida devia ser bem melhor e será. Mas isso não impede que eu repita. É bonita, é bonita e é bonita.". Um grande beijo e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário