Metamorphoses - A ambiciosa trama da Record que não deu certo



Apocalipse na Record veio prometendo ser uma grande produção com um alto investimento em qualidades de imagens e no seu próprio elenco repleto de ex Globais como Joana Fomm, Emílio Orciollo Netto, Leona Cavalli, Juliana Knust, Daniela Escobar dentre outros. Um projeto audacioso que prometia incomodar a Globo como fez Os Dez Mandamentos em 2015, novela da mesma autora. Porém, o resultado foi muito aquém do esperado e acabou afundando a teledramaturgia da Record de vez, reduzindo a audiência da novela antecessora "O Rico e Lázaro" em até 50%.
Esse episódio nos faz lembrar de outra produção da Record que também prometia altos índices de audiência, mas foi uma verdadeira bomba na emissora.




No ano de 2004, estreava em parceria com a Casablanca - mesma produtora de Apocalipse - a novela Metamorphoses que reinaugurava a teledramaturgia da Record que há três anos não produzia novela
Metamorphoses prometia ser uma renovação na teledramaturgia brasileira com imagens em alta definição, totalmente gravada em HDTV, investimentos altíssimos em cenários, localizações externas, publicidade e com um elenco que contava com nomes como Joana Fom, Paulo Betti, Zezé Motta e Luciano Szafir (atores de sucesso na Globo), além disso a novela prometia uma coisa inédita, a atriz Thalita Cardoso realizaria duas cirurgias dentro da novela a pedido do roteiro onde ficção e realidade se misturariam. Algo tão ambicioso e pretensioso quanto a data de sua estreia que foi no dia 14 de março de 2004, em pleno domingo às 20h30 concorrendo com o Fantástico e tendo uma meta ilusória de 20 pontos e a própria grafia do título que ao invés de metamorfoses, virou Metamorphoses.

Por dentro da trama.




Metamorphoses - Primeira fase




Em 1917 durante a Revolução Russa, três preciosas joias desaparecem e em 2004, uma delas aparece em poder de Circe (Lígia Cortez), uma renomada cirurgiã plástica e uma das herdeiras da Clínica Metamorphoses. Circe casa-se com Mifume (Kissei Kumamoto) e durante sua lua de mel no Japão descobre que o marido é líder de uma máfia japonesa e se casou com ela por conta da joia e para ela poder fazer uma cirurgia de face nele que está sendo procurado pela polícia. Após descobrir tudo, Circe foge para o Brasil e sofre um acidente com sua irmã, Lia (Vanessa Lóes). Circe entra em coma e Lia antes de morrer, preocupada com a irmã pede para Lucas (Luciano Szafir) transplantar seu rosto em Circe para protegê-la da máfia japonesa. Lucas faz o transplante de face e Circe acorda com amnesia e já com o rosto de Lia e a partir daí terá que assumir a identidade da irmã, enquanto a máfia está atrás dela e da joia roubada. Toda a trama policial envolvendo a máfia japonesa com o roubo da joia na Revolução Russa é investigada pelo detetive Marcos Ventura (Paulo Betti). A primeira fase se encerra quando é descoberto que Valentina (Francisca Queiroz), uma garota de programa está com a joia roubada e mata o líder da máfia japonesa, nessas alturas Circe recupera a memória e descobre que teve seu rosto transplantado enquanto estava em coma e resolve viajar se afastando de todos, principalmente de Lucas, por quem estava apaixonada.



Metamorphoses - Segunda fase (escrita pela Letícia Dornelles).




A clínica Metamorphoses que era administrada pelas três irmãs: Diana (Luciene Adami), Circe (Lígia Cortez) e Lia (Vanessa Lóes) passa por crise financeira após a morte de Lia e da viagem de Circe que resolve se afastar de todos após recuperar a memória. Para manter a clínica de pé, Diana vende parte das ações para o fazendeiro Frederico que acaba se mudando para São Paulo com a família.
Frederico é pai da doce psicóloga Suelen (Jacqueline Peticovick) que vai trabalhar na clínica e da esnobe e fútil Kelly (Ellen Roche) que morre de inveja da irmã e adora falar que é dona da clínica Metamorphoses para ter todos aos seus pés. Suelen acaba se apaixonando por Lucas e Kelly por ciúmes passa a se insinuar para ele sendo manipulada por sua tia Teodora que quer ver a desgraça da família.
Além de Kelly, Teodora em seu plano de destruir a família, se une ao inescrupuloso Ângelo (Ricardo Macchi) que quer se casar com Suelen por interesse e se tornar dono da clínica. Para separar Lucas e Suelen, Ângelo faz várias armações com ajuda da interesseira Stella (Paolla Oliveira) sua comparsa que também quer lucrar separando o casal, para poder se dar bem às custas de Lucas.


Polêmicas antes da estreia.


Afinal, quem é o autor da novela?


Metamorphoses estreou sem ninguém saber quem estava escrevendo a novela.
O primeiro autor foi Marcílio Moraes, depois Mário Prata que escreveu oito capítulos da novela, chegando a sugerir o nome de "Joia Rara" a trama, abandonou o projeto por conta das intervenções da Casablanca e da emissora que segundo ele queriam colocar os problemas da humanidade nas intervenções estéticas. Mário se irritou mesmo quando viu seus capítulos sendo editados pela dona da Casablanca. Após a desistência de Mário Prata semanas antes da estreia, Tânia Lamarca, assistente de produção ficou responsável por escrever a novela temporariamente e quando a novela estreou, uma pessoa com o pseudônimo de Charlote Karowski, assinava a novela, muitas pessoas falavam que Charlote era o pseudônimo de Arlete Siaretta - dona da Casablanca, outros falavam que era o autor José Loureiro e mais seis roteiristas, enfim, ninguém sabe ao certo quem estava por trás desse pseudônimo.

Notificação do CREMESP


O Conselho Regional de Medicina de São Paulo (CREMESP) notificou formalmente a Casablanca antes mesmo da estreia falando que se a novela ferisse o código de ética da medicina, os médicos que apareciam realizando cirurgias na novela perderia o registro no CREMESP.

Novela Reality

A novela falava do dia dia da clínica de estética Metamorphoses, e para isso antes mesmo da estreia da novela a atriz Tallyta Cardoso realizou duas cirurgias que foram acompanhadas pela novela, uma no nariz e outra nos seios com a implantação de silicone, já que sua personagem não se sentia bem com sua aparência. Era algo inédito trazendo algo real para a ficção.

Direto do Japão

Outra coisa que chamou a atenção foi a escalação do consagrado ator japonês Kissei Kumamoto que não falava nada de português e suas falas eram legendadas na novela. Kissei já tinha atuado em novelas no Japão e em seu país é super conhecido.


Divulgação Errada

Com um alto investimento em publicidade, a propaganda da novela foi exibida em mais de mil outdoors e 30 painéis eletrônicos em lugares estratégicos de São Paulo, porém nós anúncios falava que a novela seria exibida de segunda a sábado, sendo que a novela seria exibida de domingo à sexta. Após a terceira semana a novela deixou de ser exibida aos domingos, sendo exibida apenas de segunda à sexta.

Troca de sinopse, autor, diretor e elenco durante a novela.


Metamorphoses teve seu enredo totalmente modificado no meio da trama. Com os péssimos índices que a novela vinha amargando, a Record e Casablanca resolveram modificar toda a história e relançar a novela.
Letícia Dornelles foi contratada para fazer a nova fase e fez uma grande alteração na estrutura da trama deixando a novela mais folhetinesca, fazendo alterações de protagonistas e modificando 90% do elenco.
Com as mudanças a protagonista Vanessa Lóes saiu da novela e deu lugar a outra protagonista vivida pela ex apresentadora infantil do SBT, Jacqueline Peticovick que chegava na trama para fazer par com Luciano Szafir, um dos poucos do elenco que continuaram na nova fase da novela. Já as vilanias da nova fase  ficaram por conta de Ellen Roche e Paolla Oliveira em suas estreias em novelas e de Ricardo Macchi.

A novela sem final


Mesmo com todas as mudanças, Metamorphoses não conseguiu emplacar e foi cancelada de uma hora para outra sem ter uma reta final. No último capítulo exibido da novela o final dos personagens é todo narrado já que  a equipe foi pega de surpresa com o cancelamento e não tiveram como escrever e gravar seus finais. Apenas uma cena foi gravada para o desfecho da novela que conta com a volta de Vanessa Lóes a trama.

Audiência


Com meta de 20 pontos, a novela estreou no domingo marcando 11 pontos de média com 17 de pico, ficando em terceiro lugar, perdendo para o Fantástico com 33 pontos e o Programa Silvio Santos com 16 pontos. O segundo capítulo da novela marcou apenas 6 pontos, enquanto o Jornal Nacional marcou 41 e Canavial de Paixões 11. A partir daí a novela começou a despencar chegando a ficar em quarto lugar atrás da Rede TV. Após Letícia Dornelles assumir a novela, a audiência permaneceu a mesma e fechou com média geral de 3 pontos, bem longe dos sonhados 20.


E aí, o que será que deu de errado?

No meu ponto de vista a novela pecou já em sua sinopse que inovou muito, mas abandonou toda a estrutura folhetinesca e para piorar após a desistência de Mário Prata, a novela foi escrita por pessoas totalmente sem experiências e inaptas. No meio da trama quando mudam a sinopse e passa a ser escrita pela Letícia Dornelles a novela até deu uma melhorada, mas já era tarde demais, a novela já tinha perdido a essência e ficou algo totalmente sem nexo. Apesar da novela ser um tremendo fiasco, foi uma grande falta de respeito cancelarem a novela do nada sem um final decente ao menos para os poucos telespectadores que ainda acompanhavam a trama.
Enfim, de Metamorphoses o que sobrou foi apenas as belas imagens em alta definição e o aprendizado temporário que a Record teve, aprendizado esse que fez a emissora dar a volta por cima na teledramaturgia com novelas mais clássicas e folhetinescas a partir de Escrava Isaura que deu dignidade a dramaturgia da emissora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário