A Beleza da Vida - Capítulo 03

CAPÍTULO 03 - CONFUSÕES DE UM REBELDE 

NOVELA CRIADA E ESCRITA POR: RAFAEL ROBERTO


NO CAPÍTULO ANTERIOR APÓS VER BERNARDO DESABAFANDO TODAS AS SUAS FRUSTRAÇÕES, HELENA FICA PERPLEXA





CENA 01: CASA DA HELENA/LEBLON/PISCINA/INT/NOTURNO


PARTICIPA DESTA CENA:

BERNARDO (João Guilherme)

Close nos olhos de Bernardo, que acabava de sair de um estado alucinógeno onde ele expunha todas suas frustrações sobre sua mãe. Tudo não passava de imaginação da sua cabeça. A festa indesejada ainda estava acontecendo e os sorrisos falsos também. Ele continuava na piscina achando que estava invisivel. Sua familia ainda continuava feliz. Ele observava de longe.



CENA 02: MANSÃO FORTUNA/BARRA/INT/NOTURNO 

PARTICIPA DESTA CENA: 

ROGÉRIO ( Danton Mello)

Rogerio sai do quarto de hospéde da mansão do Gustavo, ele continua embriagado.

Já é tarde da noite, ele segue em direção ao seu carro que está na garagem.

Ele anda ainda tonto e chuta sem querer um entulho que está na garagem

ROGERIO: Aí, Droga!!

Ele liga o carro e começa a dar partida.

No quarto de Ivone da para escutar o barulho. Ela acorda com o barulho

CENA 03: CASA DOS MORETTI/QUARTO/INT/NOTURNO:

Personagens:

HELENA ( Adriana Esteves)
SILVANIA ( Carolina Dieckmann)
SÔNIA ( Renata Sorrah)
SÍLVIA (Flavia Alessandra)
JORGE ( Marcelo Novaes)






Silvania está deitada no colo de Helena, Silvia e Sonia estão em pé observando e dando apoio moral.

HELENA: Sabe Silvania, não acho que voce esteja chocada com essa situação como devia ficar. E isto é estranho, pois eu devia estar te consolando nesse momento, porém você parece estar melhor que nós três juntas. 

Helena passa a mão em seus cabelos.

SILVANIA: O que me incomodou bem mais foi o fato de eu ter visto aquela filha do Felipe criança. Que o Caique é galinha, eu ja sabia. Foram tantas empregadas, moça da academia, atendentes de lojas, entre outras mulheres que ele dava em cima e ele nunca conseguiu disfarçar. E quer saber de uma coisa, eu também ja trai ele.O que me incomoda em tudo isto não é a infidelidade, isto sim é inrelevante. Me incomoda a falta de Lealdade... Poxa Helena, você viu que mico lá fora?!

SILVIA: Pois para mim as duas coisas dá no mesmo. Fidelidade e Lealdade é sim importante. Não consigo dividir com ninguem um amor.

SONIA: Pois o seu pai uma vez teve um caso, naquela epoca a gente costumava fingir que não sabia, e a vingança era torrar todos seus “talão de cheque”. Não era cartão igual na epoca de voces. Sempre ficava aquele clima de um sabendo do segredo do outro, mas sempre tinha um elefante branco na sala que espantava qualquer possibilidade de tocar nesse assunto.

SILVANIA: A Camila ficou muito abalada, ela nunca se deu bem com o Caique, porém também nunca foi contra ele. Agora que ela formou em medicina e fica me enchendo o saco para mudar para o apartamento do papai na barra, acho que ela fica com receio de me deixar sozinha.  

HELENA: Você falando assim parece que voce tem oitenta anos e está prestes a ir para um asilo. Voce ainda é jovem e linda minha irmã. E de verdade espero que voce meta o pé na bunda do Caique.  

SILVIA: E há possibilidade da Silvania perdoar esse traste? Pelo amor de Deus né?!

SONIA: Olha, perdoar é uma dadiva, porem perdoar o Caique é uma penitencia.  

Jorge bate na porta.

JORGE: Posso entrar?!

SILVIA: Não, eu estou pelada.

SONIA: Pode entrar meu genro querido, tem ninguem pelada aqui não.

Jorge entra sorrindo no quarto.

JORGE: Na verdade estou aqui para dizer que a banda foi embora, o buffet também. Vocês irão ficar aqui ou voltarão para o Rio ? Eu tenho que ir porque tenho que trabalhar amanhã. O Bernado, a Ceci e o Billy também irão comigo. Você também irá embora meu amor? – ele fala olhando para Helena

HELENA: Poxa a sua mãe foi embora? Eu nem me despedi dela, e nem da Anita.

SILVANIA: A coitada da Anita foi embora cedo, cheio de tretas para resolver na Ernesto Alves, alias amanhã cedo tenho aula também.

HELENA: Eu tenho que voltar para o Rio também, a mamãe e a Silvia ficará aqui no Sitio. Mas voce pode ir no carro com as crianças, eu vou logo em seguida com a Silvania.


CENA 4: AP. DE NANA/SALA/INT/NOTURNO 

Personagens:

Anita (Lavinia Vlasak)
Nana (Lucinha Lins)
Livinha (Juliana Paiva)

ANITA: Aí minha mãe querida, a senhora acredita que eu não conversei ainda com a Helena sobre o Bernardo. E não adianta a senhora colocar panos quentes. Tem algo de errado no comportamento dele e espero que minha intuição falhe.

NANA: Você que cismou com o garoto minha filha. É alguma coisa na escola? Ele é um garoto introvertido, muito timido.

ANITA: Na verdade mae, para ser bem sincera, aconteceu algo na escola que por enquanto é so suposição, então prefiro não explanar até ter certeza.

Porta abriu, era Livinha.

LIVINHA: Boa noite minhas gatinhas. Estou exauta, que noite movimentada hein?!  

ANITA: Boa noite minha filha, com quem voce veio?

LIVINHA: Com a Camila e um moreno misterioso -  Ela da uma piscadinha para a sua avó Nana.

Anita da um olhar de desaprovação



CENA 5: BANGKOG/TAILANDIA/TEMPLO/EXT/DIURNO 

Personagens:

NANDO (Vladimir Britcha)
NINA (Ana Hikari)

Nando estava contemplando toda beleza do comercio tailandes quando uma garota desconhecida começa a falar com ele em tailandes.

NANDO: “Sorry, I don't get it”

A garota se chamava Nina, e ela sorri.

NINA: Brasileiro? Eu conheço o sotaque de longe.

NANDO: Você tambem é brasileira? Perdão achei que fosse nativa daqui.

NINA: Sou de Campinas, São Paulo. Prazer, Nina – Ela estende a mão para comprimentar ele.

NANDO: Me chamo Fenando, ou apenas Nando. Eu sou brasileiro, porém não tenho um endereço para chamar de meu.

NINA: Nomâde?  

NANDO: É um belo nome para um andarilho, e sim sou.

NINA: Desilução amorosa?

NANDO: Talvez, um pouco, não totalmente, eu sou fotografo e gosto de explorar todas as belezas do mundo. E você o que faz da vida?

NINA: Tenho duas profissões, uma que eu falo para os meus pais quando faço ligação de video, saca?! E a outra não é muito convencional

NANDO: Posso saber um pouco mais sobre as duas?

NINA: Bom, para os meus pais eu sou uma modelo, quase uma angel da victoria secret. Agora para maioria eu sou produtora de conteudos adultos, se é que voce me entende..
Nando olha um pouco surpreso para ela.

NINA: Não é bem assim tambem como voce está imaginando, eu fico nos bastidores sabe, editando cenas por cenas... Graficamente é um pouco estranho, mas como viajante solitaria foi o melhor freela que me apareceu, te juro.

NANDO: Que sirva de consolo, eu também ja produzi coisas semelhante, quando eu estava na alemanha. O que não deixa de ser um trabalho belo.

NINA: Esse lance de encontrar belezas pelo mundo não te frustrou em algum momento?

NANDO: Acho que sim, sempre tem um momento de frustração. Quando vejo injustiça social, a fome, a guerra, a falta de direito basico. Isto é frustrante. Não tem nada de bonito nisso. Mas por um instante tudo acaba e volto para um looping infinito onde a beleza sempre se sobressai.

NINA: A sua positividade é contagiante.

NANDO: Eu usaria a palavra resiliencia.  

Os dois continuaram conversando e havia muitos turistas tirando foto do templo que ali tinha. Alguns macacos passava correndo e pegando algumas comidas que estava no chão. Era uma tarde da cor laranja e no ceu tinha poucas nuvens.


CENA 06: ESTRADA/CURVAS/SINALIZAÇÃO/EXT/DIURNO


PARTICIPA DESTA CENA:

ROGÉRIO (Danton Mello)


Rogerio está dirigindo e em alguns momentos ele invade a pista da contra mão.  

Em alguns momentos Rogerio lembra de sua carreira. Ele era um grande astro dos anos 90, um galã de uma novela adolescente que fez muito sucesso. Mas atualmente unicos convites que ele recebe é para reality shows de gosto duvidoso.

Seu telefone está tocando.

ROGERIO: Eu não sou nenhuma criança, eu tenho controle sobre minha vida ok?!. Voces podem ligar a vontade, eu não vou atender. – Ele fala com a voz totalmente embriagada. E o telefone continua a tocar.

O carro continua fazendo zig zag na pista.

Rogerio abaixa para pegar seu celular que se encontra no banco ao lado. E o volante desliza dos seus dedos. Nesse momento o carro sai da pista e capota em tres voltas. Na ultima volta ele se encontra desacordado



CENA 07: ESTRADA/CURVAS/SINALIZAÇÃO/EXT/DIURNO


Personagens:
JORGE ( Marcelo Novaes)
CECILIA ( Mel Maia)
BERNARDO (João Guilherme)
BILLY (Juan Paiva)

JORGE: Então, opinião sinceras, o que voces acharam da festa? Aproveita que só estamos a gente aqui.


BILLY: Eu amei, tirei foto com todas as celebridades que estava lá

CECILIA: O Billy ficou deslumbrado com essa parte da festa. E o pior que nem tinha muitos conhecidos assim.

BILLY: Pô, tinha sim. Até a Cacá Vitoria estava lá.
CECILIA: Chata para um caralho.

JORGE: Olha a boca mocinha. A Caca é uma otima colega de trabalho.

CECILIA: Acho ela tão “fascistinha”, com aquele discurso de familia tradicional perfeita. E voces viram que a piranha da filha dela tava quase fazendo sexo explicito com o Caique, outro safado.

Jorge muda de assunto.

JORGE: Eu não entendi foi você Bernardo, entrar na piscina de roupa e tudo?

BERNARDO: Me deu vontade ué?!

CECILIA: Aí meu deus, outro insuportavel.

BERNARDO: ah cuida da sua vida garota, vê se me esquece

JORGE: aí esses irmãos gemeos se amam tanto, é impressionante.

BILLY: Deu para perceber – Ele dá uma risada sem graça.

Na ultima curva antes de entrar na cidade ele avista um carro capotado – Era o Rogerio.

CECILIA: meu Deus é um acidente!

BERNARDO:  Pelo visto o maluco morreu. – Bernardo encara fixamente os destroços do carro.


CENA 8: PRAIA/ORLA CARIOCA/POR DO SOL/EXT




CENA 09: AP.HELENA/LEBLON/QUARTO/INT/DIIRNO

PARTICIPA DESTA CENA:

HELENA (Adriana Esteves)
ANDREIA (Vera Fischer)


Helena acabava de acordar depois da longa e agitada noite de seu aniversario. Jorge acabava de sair para o trabalho, e Bernardo e Cecilia, acabavam de ir para Ernesto Alves. Ela estava sozinha em casa. Até Zumira sua ajudante geral não estava. Nessas horas ela gostava de rever sua vida.E nesse momento ela se teletransportou para o passado.


FLASHBACK: ( 27 de Novembro, 2005)

Cenario: Studio Andreia Faccioli


ANDREIA: Helena eu vou ser bem sincera com você. De verdade mesmo, essa é a ultima oportunidade da sua vida. Não jogue fora. Não seja burra.

HELENA: As coisas não é bem assim.. – Andreia corta Helena

ANDREIA: Não é bem assim? Puta merda! Helena voce tem noção que você está com mais de trinta anos, e isto já é demais até para uma bailalina bem sucedida. E você vai me desculpar, mas esses premios nacionais que você tem não é nada. Você é mediana, se você aposentar hoje, é o atestado de fracasso. Você só será mais uma de muitas que tiveram talento e jogou fora. Eu apostei muito em você Helena, alto até demais. Esse seria a sua ultima grande chance de conseguir uma medalha de Bolshoi.  

HELENA: Andreia, eu te juro que essa gravidez não foi proposital. E eu me assustei muito.

ANDREIA: Eu irei falar mais uma vez Helena, não seja burra. Você sabe o que deve fazer... – Dessa vez é a Helena que corta Andreia
HELENA: É gemêos  - Ela passa a mão na barriga e as lagrimas rolam.

Andreia coloca a mão na boca, e mesmo assim continua.

ANDREIA: Sabe Helena, se voce fosse uma adolescente eu te juro que até compreendia a sua estupidez. Qual a diferença de um ou dois?

HELENA: Você não tem um coração Andreia.  

ANDREIA: Pessoas que geralmente tem coração fracassa, e voce é o resultado disso.

Helena chora. Ela queria não concordar com a Andreia, mas o sonho da vida dela era concorrer o grande prêmio Bolshoi.  

Andreia mudou o tom de voz.

ANDREIA: Pense com carinho minha querida – Ela passou a mão em sua barriga

Helena não disse nada.

Cena 10: ESCOLA ERNESTO ALVES/CORREDOR/INT/DIURNO

Pela escola estava espalhado alguns planfletos, Anita e Silvania estão caminhando. Quando de repente Silvania pega um desses planfletos.

PARTICIPA DESTA CENA: 

ANITA (Lavinia Vlasak)
SILVANIA (Carolina Dieckmann)


ANITA: Olha Silvania a vontade que tenho é sair correndo. Ser diretora de escola de adolescente é quase igual morrer.

SILVANIA: Todo dia um problema novo. E agora esse tal de “ King White” além de fazer vandalismo aqui na escola, deu para fazer esses enigmas.  

Ela estendeu a mão com o planfeto e entregou para a Anita.

SILVANIA: Você não tem nem noção de quem está por trás disso?

Anita atentamente lê a mensagem do panfleto, enquanto responde a pergunta da Silvania.

ANITA: Tenho sim...

No panfleto tem a seguinte mensagem:

DIA 11 DE AGOSTO NASCERÁ UMA LENDA, VOCÊ ESTÃO PRONTOS?

ANITA: Eu acho que o Bernardo está por trás de tudo isto.

Silvania fica surpresa com a acusação de Anita.




Nenhum comentário:

Postar um comentário