A Beleza da Vida - Capítulo 04


CAPÍTULO 04: QUE DROGA DE VIDA!

NOVELA CRIADA E ESCRITA POR: RAFAEL ROBERTO 




CENA 1:

PERSONAGENS:

ANITA (LAVINIA VLASAK)
SILVANIA (CAROLINA DIECKMANN)
FATIMA (LUANA PIOVANNI)

CENARIO: ESCOLA ERNESTO ALVES, CORREDOR DAS SALAS DE AULA, ALGUNS ADOLESCENTES TRANSITANDO PELO AMBIENTE.

SILVANIA: Você acha que o Bernardo é o “King white”?

ANITA: Não posso afirmar, mas tenho minhas suspeitas.  

Fatima se aproxima de Anita e Silvania com a cara bem abatida.

FATIMA: Ainda bem que encontrei vocês, minha cabeça está a mil. Vocês acreditam que o Rogerio sofreu um acidente terrível, meu Deus o tanto que eu falei para ele não beber e dirigir, mas o bicho é teimoso demais.

Silvania e Anita muda de expressão.

ANITA: Meu Deus Fatima, e como ele está? Eu estou chocada.  

SILVANIA: Ele estava tão sóbrio da última vez que estive com ele. Eu até senti falta de vocês lá no aniversário da Helena. Até comentei com a Silvia sobre ele.  

FATIMA: Ele não está nada bem, está internado na UTI do hospital Sergio Moretti. O Doutor Evandro que está cuidado do prontuário dele.  
Anita fica visivelmente emocionada. Os olhos marejam.

ANITA: Poxa, agora que eu estava me acertando com ele.  

FATIMA: Aí minha amiga estou completamente arrasada.

CENA 2:

CENARIO: HOSPITAL SERGIO MORETTI, QUARTO UTI

PERSONAGENS:

EVANDRO (LAZARO RAMOS)
ROGERIO (DANTON MELLO)
REGINA (CAROL NAKAMURA) 

Doutor Evandro está em pé ao lado de Rogerio, que está totalmente inconsciente e entubado com pulsação cardíaca variante.

Uma enfermeira que está no quarto medicando o paciente. 

EVANDRO: Meu caro amigo eu vou fazer de tudo para te tirar dessa.

REGINA: Coitado, ele parecia tão feliz pela TV.

EVANDRO: As aparências as vezes enganam Regina. E as pessoas da TV são mestres em camuflar sua verdadeira essência

CENA 3:

CENARIO: EXTERNA, CARRO EM MOVIMENTO PASSANDO PELA AVENIDA DA ZONA SUL DO RIO DE JANEIRO

PERSONAGENS:

GUSTAVO (RENATO GOES)
CAMILA (ANAJU DORIGON)

Gustavo dirigia seu carro conversível de luxo e Camila o acompanhava no banco carona.  

CAMILA: Guga você não tem noção do ódio que estou sentindo daquele “vadiazinha” da sua sobrinha. Do Caique nem se fala. Coloquei ele para correr lá de casa.

GUSTAVO: A Isadora é uma criança ainda. “Mimada” nível extremo. A Cacá a criou para ser uma princesinha, então você já viu, cheia de “fluflu”. Mas como se dizem, quem deve fidelidade é o Caique. Então honestamente não entendo essa sua raiva súbita pela Isa.

CAMILA: Mexeu com minha mãe né “darling”. Pode mexer com qualquer pessoa do universo, até meu pai, porque esse tem a doida da Clara para o defender.  Eu perco a cabeça mesmo. Você precisa de ver a cena, eu e a Livinha metendo a porrada no Caique – Ela conta rindo.

GUSTAVO: Eu só não fui, porque o Tadeu não animou. E nós fizemos uma social lá em casa com a Fatima e o Rogerio. Inclusive estou mega preocupado com o Rogerio. Ele estava bêbado igual um gambá. Saiu de madrugada lá de casa. Eu tentei ligar e nada.  

Celular de Gustavo que estava próximo ao câmbio toca.

GUSTAVO: É o Tadeu, atende para mim “Darling”.

CAMILA: Aí meu Deus, que grude que são vocês dois, eca.

Ela pega o celular e atende.

CAMILA: Alô, o Gustavo está dirigindo. Portando me poupe de assuntos íntimos picantes.  

Ela muda instantaneamente de expressão a medida que Tadeu vai falando do outro lado da ligação.  

Por fim ela afasta o telefone do ouvido e direciona para o Gustavo

CAMILA: É sobre o Rogerio, Guga, o Tadeu está dizendo que ele sofreu um acidente gravíssimo na noite de ontem.

CENA 4: 
CENARIO: APARTAMENTO HELENA, QUARTO BERNARDO

PERSONAGENS:

BERNARDO (JOÃO GUILHERME)
HELENA (ADRIANA ESTEVES)

TELA COMPUTADOR, CHAT DISCORD:

VERONICA17: EU ACHO BIZARRO A @SWEET69 TER VOMITADO. ENTÃO DESAFIO INCOMPLETO. PERDEU

SWETT69: TENTA BEBER A MERDA DE UM SHAKE COM TUDO QUE VOCE TEM NA GELADEIRA SEM VOMITAR. SUA VADIA ESQUIZO.

KINGWHITE: VCS SÃO UM BANDO DE AMADORES.

LAZAROGORE: TÁ CHEGANDO O DIA DO SEU DESAFIO @KINGWHITE, QUERO VER O QUE VC APRONTARÁ. VC SÓ SABE JULGAR.  

KINGWHITE: COM CERTEZA SERÁ BEM MAIS LENDARIO QUE TRANSAR COM UM CADÁVER.

SWETT69: EU DUVIDO QUE VOCÊ SUPERE O @LAZAROGORE

KINGWHITE: NÃO ME SUBESTIME, DIA 11 DE AGOSTO FICARÁ PARA SEMPRE GRAVADO NA MEMORIA DE TODOS VCS.

JESSICARABIT: UI QUE MEDO!!! KKKKK

Helena entra no quarto de Bernardo sem bater, ele leva um susto.

BERNARDO: Pô mãe, eu já falei para a senhora bater antes de entrar.

HELENA: Eu já falei com você que não gosto desses jogos violentos.

BERNARDO: Nem jogar eu estou jogando ultimamente. Só estava conversando com alguns amigos. Mas a senhora me trata como um retardado mental.

HELENA: Seria bom você ter amigos reais e não um bando de gente desconhecida. Você nunca trás nenhum amigo, ou amiga para casa.

BERNARDO: A Senhora tá de zoação com a minha cara né mãe?! Quando foi que a senhora começou a se importar com essas besteiras?!  Papo pedante.

HELENA: Eu sempre me importei.  Eu ando preocupada com você. Queria que a gente saísse juntos para o cinema qualquer dia desses.

Bernardo dá uma risada sarcástica.  

BERNARDO: Sério isto?! A senhora decidiu virar a melhor mãe do mundo agora?! Assim nos quarenta e cinco minutos do segundo tempo. Meio tarde né?!

HELENA:  você anda magoado comigo Be? Eu sei que durante muito tempo eu não soube o que era ser mãe, não te dei tanto afeto...

Bernardo corta Helena.

BERNARDO: Você não queria ser mãe, isto é diferente.  

HELENA: Isto não é verdade. Você e a Ceci são tudo que tenho de mais precioso.  

Bernardo não diz nada, apenas ignora e continua fixado na tela do computador. Que nesse momento está em uma página de vídeos.  

CENA 5:

CENARIO: FAZENDA DA FAMILIA MORETTI, COZINHA.

PERSONAGEM:

SILVIA (FLAVIA ALESSANDRA)

Silvia neste exato momento é totalmente diferente da pessoa feliz que foi durante a noite passada na festa de Helena. Seu semblante é bastante abatido e com certo cansaço. ela esta sentada

FLASHBACK: (05 DE DEZEMBRO 2005)

CENARIO: CARRO EM MOVIMENTO EM SEQUÊNCIA ESTACIONAMENTO SUPERMERCADO.

Silvia dirigia seu carro, e seu filho Franscisco está no banco de trás em uma cadeira de segurança, um bebê de um pouco mais de um ano. Ela está radiante e dirigindo cuidadosamente.  
No carro está tocando a música “você sempre será” da Marjorie Estiano. Ela canta junto a parte do refrão.

SILVIA: “Que eu posso tentar te esquecer, mas você sempre será a onda que me arrasta que me leva pro teu mar” - Ela sorri para o retrovisor ao ver Franscisco sorrindo.

Ela segue em direção para o supermercado, por alguns instantes ela lembrou que precisava comprar abacaxi para a salada tropical que ela prepararia para a janta.  

Ela para no estacionamento do supermercado, é tarde e no céu contém poucas nuvens.  

SILVIA: Francisco, mamãe só vai lá no supermercado rapidinho. Já já eu volto.

Ela sai caminhando até a porta do supermercado e escuta alguns gritos, era duas adolescentes fãs dela.

LETICIA: Silvia Moretti eu te amo, Eu sou fã da Cristiane de Rosa Branca.

SILVIA: Mas ela é tão má, achei que vocês me parariam para dizer o quanto a personagem é ordinária.

JULIA: A Leticia prefere as vilãs, já eu prefiro a Celene. Mas eu te amo mesmo assim Silvia Moretti. Você me dá um autografo?

Julia estende um pequeno bloquinho de papel com uma caneta e Silvia assina com toda simpatia que ela sabia transbordar.  

LETICIA: Ah eu quero uma foto pode ser?

SILVIA: Claro que pode.

Leticia abre seu celular V3 MOTOROLLA Rosa e tira a foto com sua grande ídola.  

Silvia se despede de suas fãs, que agradece muito pela sua atenção.

Ela compra o abacaxi, mais algumas outras coisas. E vai em direção ao seu carro.  
Seu celular toca era Evandro.

SILVIA: Amor já estou chegando, tive que passar no supermercado para comprar o abacaxi... O Franscisco está sim, tá no carro. _ O sorriso que estava radiante se desfez rapidamente. Evandro estava dando sermão nela

SILVIA: Pare de me chamar de louca! Estou chegando aqui no carro agora. Eu não demorei muito...  

Ela abre a porta do carro.

Talvez seja um pouco de exagero dizer que seu grito ecoou o supermercado inteiro, e um pouco mais de um raio que quem morasse perto escutaria.

Seu pequeno garotinho Franscisco estava desacordado e sem pulsação, Ele estava morto.

CENA 6:

CENARIO: QUARTO DE HOTEL (BANGKOK, TAILANDIA)

PERSONAGENS:

NANDO (VLADIMIR BRITCHA)
NINA (ANA HIKARI)

Nina está sentada na cama vestindo seu soutien, enquanto Nando está deitado no outro lado da cama sem camisa.  

NINA: Sabe, você é um desses caras que desperta curiosidade. Digo, esse lance sobre querer saber sobre sua família, o seu livro, música, filme favorito. O tal amor mal resolvido.  

NANDO: A minha vida não tem muitas coisas que pessoas normais normalmente costuma a ter. Digo sobre questão familiar, sabe?! Eu tenho um irmão que faz uns 20 anos ou mais que não falo com ele. Meus pais morreram já tem bastante tempo também. Nunca me casei, e nem tive filhos.  

NINA: Caramba! Então rolou uma treta gigantesca com seu irmão?

NANDO: Sinceramente?! O Felipe e eu tivemos uma treta por causa de uma garota. Talvez eu amasse mais que ele, mas a namorada era dele. Entende?!

NINA: Então você amou a namorada de seu irmão? E só talvez essa garota seja o grande amor da sua vida, a responsável por você ser esse lobo solitário?

Nando tenta disfarçar, mas o seu rosto o condenava.

NANDO: De verdade? Faz tanto tempo isto, que eu nem sei se sinto ou sequer já senti algo pela Helena. Eu era um moleque matuto. Meus pais moravam na fazenda ao lado da fazenda do pai dela. Talvez eu sentisse apenas admiração, desejo, sabe?! Ela e suas irmãs iam uma vez a cada quinze dias para lá, os cabelos dourados e a pele levemente bronzeadas chamava nossa atenção. O Felipe sempre foi mais galanteador que eu, obvio que ele tomaria atitude primeiro. E por muito tempo eu me culpei por isto. E se eu tivesse pedido ela em namoro primeiro, será que minha vida seria totalmente diferente?! Isto eu jamais saberei

NINA: O nome dela é Helena? uau. Eu te achei bastante galanteador. Um pouco extrovertido. Mas se eu não fosse embora para Tokio na semana que vem eu até investiria.

NANDO: Tokio?! Achei espetacular quando estive lá. A sua juventude é contagiante. Eu a invejo um pouco. Porque sendo bem honesto para você, já estou ficando cansado.  


CENA 7:

CENARIO: HOSPITAL SERGIO MORETTI (REFEITORIO)

CAIO: Alguma atualização sobre o quadro de saúde do nosso amigo Rogerio Matias?
EVANDRO: Olha, ele se quebrou todo, as duas pernas, o braço direito e umas duas costelas. A sorte que ele estava de cinto e ele não lesionou a cabeça. O pior já passou, mas ele está em observação.

CAIO: Que bom que ao menos ele saiu dessa.

EVANDRO: E se ele fizer a recuperação certinha, com ajuda de fisioterapia creio que não ficará com sequela nenhuma.

CAIO: Hoje a Clara não me deu sossego, o tempo inteiro me chamando para acompanhar ela para esses lugares onde preparam casamento. Eu já passei da idade para isto. É tanta coisa sem logica, mas ela tá tão empolgada.

EVANDRO: Isto que não entendo, vocês já moram juntos a tanto tempo. Para quê casar-se? Apesar que eu sou a última pessoa do mundo que não vejo sentido em casamento, eu não sirvo de baseamento.

CAIO: As irmãs Moretti deixam sequelas meu amigo. Eu sei que você e a Silvia teve um relacionamento bastante conturbado, e te dou razão por você querer fugir de todas as mulheres do planeta terra. Mas devo confessar que ultimamente ando com uma nostalgia tão grande da época minha com a Silvania, a vida era tão mais simples.

EVANDRO: Vocês eram adolescentes. Isto é normal, esse tipo de amor não acaba fácil. E putz você foi engravidar logo a filha mais nova do Doutor Moretti.  

CAIO: Na época eu pensei que ele cortaria meu pinto fora. Ele era um homem tão certo com as coisas. Mas no fim esse foi o melhor erro que cometi na vida.

EVANDRO: E você acha que ela também pensa o mesmo?

Caio não responde à pergunta de Evandro apenas dar um sorriso meio sem graça.


CENA 8:

CENARIO: CAMARIM DE CACA VITORIA

PERSONAGENS

ISADORA (JADE PICON)
CACÁ VITORIA (DEBORAH SECCO)

Isadora está sentada em uma mesa no camarim, onde tem varias guloseimas. Ela pega um pedaço de bolo de chocolate.

Cacá dá um grito.

CACÁ: Meu Deus Isadora!!! Você está ficando doida, quer que a Andreia te expulse da companhia Faccioli.  

ISADORA: Aí mãe, vocês duas exageram.  

CACÁ: Exageram?! Você já viu bailarina obesa? Aliás você pode até ter visto, porque hoje em dia tem esse “mimimi” de representividade com basicamente todo tipo de minoria.  Você tem genética de americanos, seus avós eram do Texas. já viu aquelas mulheres de olhos azuis e com a pele bem branquinha igual você gorda? É terrível, esteticamente é uma aberração. Sério, e as suas costas estão ficando mais larga do que o normal. Eu já falei para a Simone não entupir de porcaria aqui no meu camarim.

ISADORA: Mas obvio que ela vai encher de porcaria aqui, a senhora toda vez que dá entrevista diz que come de tudo e não engorda.  

CACÁ: Você é muito bobinha minha filha. Nós mulheres temos que causar inveja umas nas outras. Isto é charme, amo os comentários e repercussão das mulheres que engorda até comendo alface. - Cacá sorri.

ISADORA: Não sei como a senhora consegue ser tão apática com a realidade

CACÁ: Eu sou realista até demais, vocês que criaram uma realidade paralela onde as pessoas torcem uma pela outra.  

Isadora se levanta da cadeira onde estava sentada.

ISADORA: Eu vou embora pois estou muito atrasada, tenho ensaio e academia, e talvez eu vomite no banheiro após o almoço, já que eu estou praticamente do tamanho de uma geladeira de duas portas. Beijo mãezinha querida e agradável.  

CACÁ: Minha querida, você sabe que faço isto pelo seu bem. Eu já estou te imaginado em Moscou no ano que vem. A última turma da Andreia Faccioli a se apresentar no teatro Bolshoi. Você devia parar de se ironizar e se levar mais a sério.  

Isadora faz uma careta para Cacá e dá as costas, indo em direção a saída do camarim.  

CENA 9:

CENARIO:  fundo da Escola Ernesto Alves, Casa da Marta, cozinha

PERSONAGENS:

BILLY (JUAN PAIVA)
OSVALDO (ROCCO PITANGA)
MARTA (ANGELA LEAL)

Marta, Billy e Osvaldo estão na mesa almoçando.

BILLY: Esse almoço está muito bom vó.  

OSVALDO: Está mesmo mãe, a senhora é nota mil. Billy hora que você sair pega o dinheiro em cima da cômoda do seu quarto, é para pagar as suas aulas de MMA.  

MARTA: Vocês gostaram? Eu estou achando a carne um pouco dura. Ah meu filho eu não gosto que o Billy fique fazendo esse tipo de luta. Ele é tão doce para se meter com esse tipo de coisa.

OSVALDO: A senhora tá de zoeira comigo, que doce o que?! Meninos doces geralmente são outra coisa, e o Billy é macho. Além do mais é um tipo de autodefesa, o Rio de janeiro é perigosíssimo.  

BILLY: O pior que tenho mais medo da polícia do que dos tão perigosos bandidos que o senhor fala. Vocês acreditam que um policial me parou assim do nada para me revistar, fui o único da turma. E por pouco ele não sacou a arma para mim.

OSVALDO: Mas não considero errado isto meu filho, quem não deve não tem nada a temer. É melhor a polícia ser mais rígida do que omissa.

MARTA: Hoje você está falando mais absurdos do que o normal, francamente Osvaldo. Espero de verdade que você crie mais consciência dos seus atos.  

OSVALDO: Mãe eu não discutirei com a senhora, a senhora vive em um mudo desilusional.

Billy se levanta da mesa.

BILLY: Bom, terminei o almoço. Vou tomar um banho pois já estou quase atrasado para o treino.  


CENA 10:

CENARIO: LADO DE FORA DA ESCOLA ERNESTO ALVES, MUITO MOVIMENTADA COM ALUNOS INDO EMBORA. PLANO SENQUENCIA COM VISÃO DO LADO DE DENTRO DO CARRO DA SILVANIA.

PERSONAGENS:

SILVANIA (CAROLINA DIECKMANN)
BERNARDO (JOÃO GUILHERME)


Bernardo está com uma bicicleta e com um headphone no ouvido. Silvania está no carro um pouco distante. Ela o observa.

Ele vira o quarteirão e Silvania decide seguir ele. Ela dirige o carro quase em ponto morto.

Ele entra em uma rua que dá sentido a um morro de uma comunidade. Silvania deixa o carro estacionado na rua e decide continuar a seguir ele a pé.
Bernardo quase fraga ela, mas ela é ligeira e se esconde dentro de um bar.

Ela o perseguiu mais uns 200 metros e o avista batendo em um portão de um barracão bem simples.

Um homem sai de dentro do barracão, e ele entrega uma certa quantia em dinheiro para ele em troca de um pacote embalado com um plástico preto.

Silvania vê tudo. Bernardo sai do barracão com um sorriso no rosto de satisfação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário