Olá! Aqui é Helena Hayalla. Sejam todos bem vindos ao meu quadro ''Análises Culturais''!
Aqui conversaremos todas as semanas (hoje em uma edição extraordinária) sobre Livros, Novelas e Séries.
Para comemorarmos os 177 anos de Machado de Assis, completados na última semana, conversaremos sobre um verdadeiro clássico, ''Dom Casmurro''.
''Dom Casmurro'' foi publicado em 1899. O livro conta a história de Bentinho, um jovem que após ouvir José Dias, o agregado da família e um homem completamente odiável, se vê apaixonado por Capitu, a menina dos olhos de cigana oblíqua e dissimulada.
A mãe de Bentinho, Dona Glória, antes do filho nascer, prometeu que se o filho nascesse homem, o faria Padre. Pois bem, Bentinho é enviado ao seminário contra a sua vontade. Lá conhece Escobar, o rapaz vira o seu melhor amigo e os dois tem uma baita química, Escobar também não tem vocação para ser Padre, então, com Bentinho, Escobar cria um plano para o amigo sair do seminário.
Anos depois, Bentinho, já Advogado e casado com Capitu, não consegue ter um filho. Escobar se casa com Sancha, a melhor amiga de Capitu, os dois têm uma filhinha. Algum tempo depois, nasce o primeiro filho de Bentinho, Ezequiel (batizado com o primeiro nome de Escobar). Conforme os anos passam, Ezequiel começa a imitar pessoas, e ele imita muito bem. Após um acidente, Bentinho começa a desconfiar que Ezequiel não é seu filho, e sim de Escobar e Capitu. Bentinho, então começa a enlouquecer e acusando Capitu de Adultério.
O livro é narrado por Bentinho (o Dom Casmurro), então não sabemos se Capitu realmente o traiu ou não.
Essa dúvida percorreu os anos e até hoje vira conversa. Por isso, ''Dom Casmurro'' se tornou um clássico.
O livro contém uma linguagem rebuscada, típica Machadiana, todavia há muitas edições que contém notas de rodapés explicativas, para o fácil entendimento do leitor.
Adaptações:
O livro ''Dom Casmurro'' já foi adaptado várias vezes para o teatro. Também foram feitas duas adaptações para o cinema: Capitu (1968) e Dom (2003), sendo o último uma adaptação para os dias atuais.
''Dom Casmurro'' também já foi adaptado para uma Microssérie para a Globo, ''Capitu'' foi considerada uma obra muito fiel ao livro.
''Dom Casmurro'' é um livro completamente apaixonante, com capítulos curtos e com personagens maravilhosos, como Capitu.
''Dom Casmurro'' foi inspirada na peça ''Otelo'', de William Shakespeare, e por ser um ótimo livro, mereceu estar no primeiro episódio de ''Análises Culturais''.
Não percam na próxima Quinta, falaremos sobre a novela ''América'', de Gloria Perez.
Obrigada pela atenção!
H.Hayalla
<333