Adaptações realizadas pela TV:

    Bom dia! Hoje o post do Ultra Tv  vai falar sobre as releituras em novelas, minisséries e séries brasileiras baseadas em livros, peças teatrais e filmes  clássicos (ou superistimados).
Separei 7 produções para hoje,espero que gostem.
   Tieta 



   O grande fenômeno de audiência e repercussão dos anos 80 foi uma adaptação do romance Tieta do Agreste publicado  em 1977 e escrito pelo baiano Jorge Amado.


   Atualmente sendo reprisada no viva a novela conta a história de Tieta (Betty Faria), uma baiana que na adolescência foi expulsa de casa pelo pai Zé Esteves, por seu comportamento licencioso.
 Vinte e cinco anos depois, Tieta volta  a Santana do Agreste, rica e poderosa, com o plano de vingança contra a sua família. A cidade parou no tempo e que todos continuam hipócritas e ignorantes.
A chegada de Tieta acaba dividindo opiniões dos moradores e acaba mudando a rotina dos moradores da cidade, para chocar ainda mais a família  ela começa um romance com seu sobrinho seminarista Ricardo (Cássio Gabus Mendes),filho de sua irmã perpétua(Joanna Fomm)uma megera que tenta fazer a vida de Tieta um inferno,a vilã guarda um segredo em uma caixa que só e revelado nos últimos capítulos.


 A cena mais lembrada de Tieta é sem dúvidas a que Tieta arranca a peruca de perpétua na frente da cidade inteira.



   O Primo Basílio 


   Uma das melhores minisséries brasileira foi baseada no livro O primo Basílio de Eça Queiroz.
  Tanto no livro como na minissérie a história se passa em Lisboa no século XIX e retrata a vida dos burgueses na época.
  Luisa (Giulia Gam) e Basílio (Marcos Paulo) são apaixonados desde infância,na juventude os dois acabam noivando,porém Basílio é obrigado a viajar ao Brasil a negócios. Depois de algum tempo com o oceano dividindo o casal ele acaba escrevendo uma carta acabando com relacionamento, pois não queria mais fazê-la sofrer.
   Depois de anos Luisa conhece Jorge (Tony Ramos), um engenheiro bem sucedido com quem se casa e vive uma vida feliz.
    Porém a sorte de Luísa acaba mudando quando Jorge herda uma empregada da sua falecida tia, Juliana(Marília Pêra) amargurada,invejosa e ambiciosa que fazeria tudo pra subir de classe social.

  
   Dias depois o primo Basílio volta para Portugal e abala com sentimentos de Luiza. Jorge acaba viajando deixando o casal de primos sós. O adultério acaba acontecendo, Juliana acaba descobrindo o caso de sua patroa e começa a chantagear. Juliana lhe pede 600 mil Réis pelo silêncio, sem o dinheiro a patroa começa a fazer os trabalhos domésticos da empregada. Juliana começa humilhar Luiza de todas as formas criando um clima de terror na minissérie.
    Mandala 

          
    Essa novela não é muito lembrada e nem é um dos grandes clássicos da tv brasileira, mas a  conseguiu 56 pontos de média geral sendo um grande sucesso.
  O  folhetim  de Dias Gomes foi baseada na tragédia grega Édipo Rei, de Sófocles  que conta uma das histórias da mitologia grega.
   Versão grega.
  Em Tebas (cidade da Grécia antiga) o rei Lailo manda abandonar seu filho no Monte Citerão, depois de saber do oráculo que seu filho adulto o mataria e casaria com sua esposa. Porém o bebê é salvo por um pastor, e é adotado pelo rei Pólibo.
   Anos depois o bebê que agora se chama Édipo se consulta com o oráculo de Delfos para saber de sua origem, ele acaba sabendo da maldição de matar o pai e se casar com a própria mãe. Tentando evita  a profecia, Édipo vai embora de Corinto pra ficar longe de seus pais adotivos. No meio de sua caminhada ele acaba encontrando um velho, com quem discute e o mata. Continuando a sua caminhada ele chega a Tebas, onde a Esfinge lhe pergunta  um enigma, se errar ele morreria.
A resposta acaba sendo correta é como recompensa acaba ganhando o título de rei de Tebas e a mão de Jocasta, viúva de Lailo, que foi misteriosamente assassinado.



   15 anos depois, a cidade é invadida por uma peste terrível, Creonte (irmão da rainha) após ir ao oráculo de Delfos diz, que para livrar a Cidade da praga é preciso encontrar e punir o assassino de Lailo.
  Depois de vários acontecimentos a verdade vem a tona, Édipo tinha matado seu pai (o velho que discutiu no meio da viagem)  e casou com sua mãe (Jocasta).
  A rainha suicida-se e  Édipo fura seus dois olhos. Cego ele decide abandonar a cidade, sua filha Antígona o guia até um bosque de Colono , ele morreria e a terra que o acolhe vira sagrada.
  Versão de Mandala
    Em mandala a base da história continua a mesma, porém com algumas adaptações.

            

   1961. O presidente Jânio Quadros, inesperadamente, anuncia sua renúncia. Nesse contexto, a jovem Jocasta, uma estudante de sociologia, filha do militante comunista e dramaturgo Túlio Silveira, tem um romance com Laio, um alienado e rico moço que sonha em se tornar um grande gângster. Depois desse envolvimento, ela engravida e dá à luz Édipo, que acaba retirado de seus braços ao nascer, pelo fato de Laio, que era um rapaz místico, consultar seu amigo e guru Argemiro, um paranormal que, ao jogar búzios, chega à conclusão de que, no futuro, a criança o mataria e teria um romance com a própria mãe. Assustado, Laio planeja o sequestro do bebê e se afasta dele. Édipo, então, acaba recolhido pelo casal Américo e Mercedes e se torna um promissor produtor de vídeo, porém com fortes poderes paranormais, o que lhe causa muitos tormentos.
Em 1987, Jocasta é uma bem-sucedida empresária, amparada pela amiga Vera, sua fiel escudeira, mas é frustrada e insatisfeita por nunca ter conhecido o filho. Laio, um bissexual, enfim conseguiu se transformar em um ilustre fora-da-lei, ampliando a fortuna e os negócios do pai, o comerciante Michel Lunardo, com o jogo do bicho e outros negócios ilegais, mas encontra em Tony Carrado seu maior rival.
Édipo e o pai se reencontram, por acaso, numa briga de trânsito. Sem saber da verdadeira identidade de Laio, Édipo acidentalmente o mata, empurrando-o de um penhasco. Mais tarde, ao procurar trabalho, acaba conhecendo Jocasta e por ela se apaixonando. Os dois se envolvem e só posteriormente descobrem que são mãe e filho. Em meio a isso, Jocasta é permanentemente assediada por Tony Carrado e passa a ser perseguida pelo seu antigo inimigo Argemiro, além de sofrer com os negócios escusos do irmão Creonte, um patife, e se interessar por Pedro Bergman, um charmoso advogado por ela contratado para localizar seu filho.
   A Escrava Isaura 


   O romance  de Bernado Guimarães
 A Escrava Isaura, ganhou duas releituras na televisão brasileira em diferentes emissoras.
  Em 1976 estreava a primeira releitura na Globo, a novela de Gilberto Braga contou a história da escrava branca Isaura(Lucélia santos), já em 2004 a escrava mais famosa do Brasil foi Bianca Rinaldi.

          

    Isaura uma escrava órfã de mãe, desconhece  seu pai. Criada por Ester, sua senhora que a criou como uma filha, mas a "fada madrinha" de Isaura acaba morrendo no começo da trama, deixando Leôncio seu filho o herdeiro dos bens da família.
   Antes de morrer Ester deixou uma carta de alforria para Isaura dando liberdade a escrava, porém o vilão Leôncio que é apaixonado por ela acaba de apoderando dessa carta e começa a castigos cruéis a moça.
     A versão da Rede Globo foi exibida em 80 países, liderando o ranking de novela brasileira mais importada por anos. A novela em 1995 chegou a para uma guerra na Croácia, para os soldados ver os últimos capítulos da trama.
    Na Record a novela foi uma das maiores audiência do canal, com meta de 7 pontos conseguiu 13 de média, o folhetim de Tiago Santiago Teve uma importante função na reabertura da telematurgia do canal.
   Uma das cenas mais épicas foi a troca das bebidas envenenadas e o suspense de quem bebeu?
Recuso utilizado até hoje em novelas.

  
   O Cravo e a Rosa



 A primeira novela de Walcyr Carrasco na Globo foi baseada na peça teatral A Megera Domada, com referências as novelas A Indomável e O Machão.
 
 Catarina Batista (Adriana Esteves) é uma mulher a frente de seu tempo e se recusa ao papel feminino das mulheres na época.
Julião Petruchio (Eduardo Moscovis) é um homem caipira e que pensa que o dever das mulheres é cuidar do lar.
   Petruchio começa a conquistá-la para ficar com seu dote  de casamento e salvar sua fazenda da hipoteca. Os dois acabam se apaixonando e começa uma série de discussões e brigas hilárias.

             
    A novela foi reprisar duas vezes, e marcou 31 pontos de média na sua exibição original.

  Éramos seis 

Versão: Tv Record (1958), Rede Tupi (1967)Rede Tupi (1977) e SBT (1994)
    O romance de Maria José Dupré ganhou 4 adaptações na tv, o livro ganhou o prêmio Raul Pompéia (importante prêmio da academia Brasileira de letras).
  Éramos Seis conta a saga de uma família desde quando eram crianças até a idade adulta, mostrando as dificuldades,fatos políticos do país, romances proibidos etc.
    A família composta por dona Lola, seu marido julios e seus quatro filhos:  Júlio, Alfredo,Isabel e Julinho).

 A versão escrita por  Silvio de Abreu  no SBT ganhou o troféu imprensa e APCA  de 1995, desbancnado as novelas globais A viagem  e Pátria minha. A novela foi muito aclamado pela crítica e tendo um nível superior as outras produções da emissora até hoje.

 Sítio do pica pau amarelo 

        
 Versão: Rede Tupi (1952), TV Cultura (1965), Band (1967), Globo (1977) e Globo (2001)

 O grande clássico da literatura infantil  Sítio do Pica Pau Amarelo 
De Monteiro Lobato  sempre fez sucesso tanto nos livros como na televisão. Ao longo de suas cinco versões na tv a série encantou várias gerações com sua história fantasiosa.
    No sítio de Dona benta mora Tia Nastácia, sua neta Narizinho e nas férias o seu outro neto Pedrinho.
  A menina tem uma boneca chamada de Emília, feita de retalhos de pano por tia Nastácia.
 Um dia Narizinho conhece o Príncipe Escaneado e a leva para conhecer o reino das águas claras.
  Chegando lá Narizinho conhece os súditos do príncipe como a Dona carochinha e o Doutor caramujo. O doutor acaba dando pilulas falantes para boneca de pano, a boneca ganha vida e começar a falar sem para mais, nascendo aí nossa querida Isabele Drummond  Emília.
   A quinta e última adaptação Durou mais de sete anos no ar. A série matinal ganhou histórias além dos livros de Monteiro Lobato,mas acabou se perdendo em 2007 pela renovação de cenário e elenco, o fenômeno que marcava ente 20 pontos começou a da pífios  8/7 pontos.
   Cuca 
  A grande vilã do sítio ultimamente tem feito sucesso na internet por seus Gifs e memes.
  A  mulher em forma de jacaré vive no capoeiras dos tucanos em uma caverna.
  A lenda da cuca a descreve como uma velha com cabeça de jacaré, que possui uma voz assustadora.
Ela assusta e pega crianças que não obedecem seus pais.
  Cássia Eller acabou gravando uma música em sua homenagem.



Bom gente esse foi o post de hoje, espero ter agradado a vocês.
  Não esqueça de recomendar
E bye