Velho Chico - A obra de arte que dividiu opiniões


(O post a seguir contará com curiosidades sobre a novela "Velho Chico",porém não contará com informações e nem mesmo menções as morte dos atores Umberto Magnani e Domingos Montagner)

--

A pouco mais de um ano estreava na tela da Globo a aguardada novela das 21h"Velho Chico",a novela foi adicionada a lista de novelas das 21h após o diretor de teledramaturgia da Globo,Silvio de Abreu,detectar um cansaço do público em relação a novelas ambientadas entre o Rio de Janeiro e São paulo. 
 Segundo Benedito Ruy Barbosa,autor da novela, em entrevista ao colunista Mauricio Stycer,a intenção do autor sempre foi escrever a trama para o horário das nove.
 A trama foi mais uma aposta da Globo para tentar alavancar o horário que estava em grave crise desde "Babilônia". 21h

A Trama


"Velho Chico" foi definida pelo diretor como uma saga familiar shakespeariana,a trama contava a história de Afrânio de Sá Ribeiro (Rodrigo Santoto),que se vê obrigado a voltar de Salvador para a fictícia Grotas de São Francisco e assumir o lugar do pai,que comandava a política e a economia locais. Afrânio acaba então deixando de lado a amada Iolanda (Carol Castro) e seu posto de doutor para se tornar o mais novo Coronel Saruê.


 A mando de sua mãe,Encarnação (Selma Egrei),o novo coronel começa a visitar os parceiros de seu pai pela região. É num destes encontros que ele acaba se envolvendo com Leonor (Marina Nery), filha de Aracaçú (Carlos Betão). Descobertos, são obrigados a se casarem. Desta união à base do facão, nasceu Maria Tereza.


 Do outro lado da história, o Capitão Ernesto Rosa (Rodrigo Lombardi) é um homem correto e vive um casamento feliz com Eulália (Fabiula Nascimento). Os dois adotaram Luzia (Carla Fabiana), encontrada ainda bebê em meio à plantação de algodão. Na mesma época, o casal acolheu em sua casa os retirantes Belmiro dos Anjos (Chico Diaz), Piedade (Cyria Coentro) e o filho bebê Santo (Rogerinho Costa).


Em uma procissão de São Francisco de Assis na cidade de Grotas, as vidas de Maria Tereza e Santo se cruzam, ali, o Velho Chico une seus caminhos.O amor proibido acaba sendo descoberto pelo pai da jovem, Afrânio. Diante da situação, ele tranca a filha em um internato em Salvador bem longe de seu amado. De lá, Maria Tereza começa a enviar cartas ao seu amado informando que dali a um tempo nasceria o filho deles: Miguel. Mas Santo nunca recebeu tais cartas, que foram interceptadas por Luzia, desde sempre apaixonada pelo irmão postiço.


Quase trinta anos depois, Grotas de São Francisco recebe novamente Maria Tereza (Camila Pitanga), agora casada com o ambicioso político Carlos Eduardo, uma “cria” do Coronel Saruê (Antônio Fagundes) . E é ali que o Velho Chico torna a guiar o curso desta história e deste amor, quando o reencontro de Maria Tereza e Santo (Domingos Montagner) é inevitável, mesmo tendo cada qual trilhado seu caminho e constituído suas famílias, que voltam a travar batalhas ancestrais.

Recepção do público e crítica

 A primeira fase da trama foi aclamada por público e crítica,todos se encantaram com o Romance de Maria Tereza e Santo e pela estética lúdica,a trama conquistou,entre esses capítulos iniciais,médias entre 27 e 33 pontos,sendo a maior audiência de inicio de novela em anos.


   Porém a mudança de fases da trama - que ocorreu por volta do capítulo 25 - afastou o público da novela. Os figurinos não correspondendo com a atualidade,a perda de fôlego da história e as mudanças no perfil de alguns personagens fez a trama decair em audiência e ser alvo de críticas pelo público. A polêmica peruca do Coronel Saruê foi rejeitada pelo público,que alegavam que a peruca em nada tinha a ver com o Afrânio da primeira fase,interpretado por Rodrigo Santoro.
 As criticas porém não conseguiram alterar o rumo da trama conduzida por Benedito Ruy Barbosa e Bruno Luperi,a novela em nada mudou por conta das criticas do público. E assim a trama começou a se recuperar,e o período de baixa audiência da novela não conseguiu impedir que a novela recuperasse o fôlego. A audiência da trama se normalizou entre 28 e 32 pontos e a novela conseguiu se recuperar. 
 A descoberta de que Miguel era filho de Santo e as consequências disso foram os pontos mais altos da trama em sua recuperação,um espetáculo em texto,atuação e direção. A trama voltava assim a conquistar agilidade e voltar ao fôlego inicial.
 Para coroar a volta de fôlego da história,foi ao ar uma das sequências mais intrigantes da trama,o desaparecimento de Santo nas águas do rio São Francisco. A audiência correspondeu,nesse período a novela começou a conquistar ótima audiência para o horário,entre 30 e 35 pontos.
  A reta final da trama consolidou a audiência,a novela conseguiu se encerrar com média geral de 29.02 pontos.

Mudança na trama


 O romance entre Olívia - filha de Santo e Luzia - e Miguel foi tão bem repercutido que houve uma mudança na trama,foi revelado que Olívia era fruto de um estrupo sofrido por Luzia. Assim o romance dos jovens prevaleceu na trama.

 A aclamada trilha sonora


 "Velho Chico" teve em sua trilha sonora músicas escolhidas a dedo. As mais marcantes para o público foram as músicas,Mortal Loucura,Senhor Cidadão e Tropicália - que embalou a abertura da trama. Os instrumentais da trama foram todos produzidos por Tim Rescala. 

Lista de prêmios

Prêmio Extra de Televisão

Melhor Ator
Domingos Montagner (póstumo) 

Melhor Atriz Coadjuvante
Selma Egrei

Melhor Ator Coadjuvante
Irandhir Santos


Melhor Revelação Feminina
Lucy Alves

Melhor Revelação Masculina
Lee Taylor

Troféu APCA

Melhor Novela
Benedito Ruy Barbosa

Melhor Atriz
Selma Egrei

Grande Prêmio da Crítica
Domingos Montagner (póstumo)

Melhores do Ano

Melhor Atriz de Novela
Camila Pitanga

Melhor Ator Coadjuvante
Gabriel Leone


Melhor Atriz Revelação
Lucy Alves


Prêmio Brasileiro do Ano

Brasileiro do Ano na Cultura
Benedito Ruy Barbosa


Prêmio Bravo! de Cultura

Artista do ano
Luiz Fernando Carvalho



Bom pessoal,por hoje é isso! Velho Chico dividiu opiniões mas terminou dando o respiro que o horário precisava e sendo uma das mais belas produções já exibidas!