Carinhoso - Décimo Capítulo


Carinhoso 

 
 

Capítulo 10 

 
 

Novela criada e escrita por: 

 
 

Brian Tavares 

 
 

Elenco deste capítulo: 

 
 

Vitória Strada – Luciana 

 
 

Marina Ruy Barbosa – Laura 

 
 

Cláudia Abreu – Marília 

 
 

Ana Paula Arósio – Lia Lee 

 
 

Fábio Assunção – Evandro 

 
 

Vivianne Pasmanter – Bárbara 

 
 

Thiago Fragoso – Antônio 

 
 

Nicolas Prattes – Filipe 

 
 

Marcello Airoldi – Leandro 

 
 

Pérola Faria – Milena 

 
 

Triz Pariz – Paulinha


Lucca Picon – Lorenzo 

 
 

 

 
 

Continuação imediata do capítulo anterior: 

 
 

CENA 01: Casa da família Martins / Quarto de Luciana (INT – DIA) 

 
 

Luciana reage, ainda assustada. Laura coloca a pasta na escrivaninha da irmã. A fotógrafa observa novamente o envelope em suas mãos. 

 
 

LUCIANA – Laura… Laura você não tem ideia do que eu li aqui! 

 
 

LAURA – Lu, me dá isso… - tenta pegar. 

 
 

LUCIANA (AFLITA) – Não, não! Lê isso, por favor! É um inquérito! É sobre a morte dos meus pais, Laura! 

 
 

LAURA (IMEDIATA) – Eu sei! 

 
 

LUCIANA – Sabe? Você já leu esse inquérito? Você sabe das coisas que estão escritas aqui? 

 
 

Laura faz que sim com a cabeça, deixando Luciana ainda mais aflita. 

 
 

LUCIANA – Isso só pode ser alguma brincadeira sua! Brincadeira de muito mal gosto! 

 
 

LAURA – Lu… 

 
 

LUCIANA (SE DESCONTROLA) – Qual é a sua intenção com isso, Laura? Me atormentar? Me magoar profundamente com um acidente que já mudou toda a minha vida? Que brincadeira é essa? 

 
 

LAURA (FIRME) – Não tem brincadeira nenhuma, Lu… esse documento é verdadeiro! 

 
 

Luciana se silencia, está chocada. Laura mente. 

 
 

LAURA – Eu tinha guardado esse envelope naquela pasta, eu não imaginava que você mexeria ali! 

 
 

LUCIANA – Não tinha envelope algum naquela pasta, Laura! 

 
 

LAURA – E por qual motivo eu mentiria? 

 
 

LUCIANA – Eu não sei! Eu não sei... mas esse inquérito, esse inquérito é assustador! Tem coisas horríveis escritas aqui! Falam sobre um brinquedo meu, um brinquedo… um brinquedo que travou os freios do carro! Por causa disso aquele desastre aconteceu? Por minha culpa? 

 
 

LAURA – Eu mentiria se dissesse ao contrário. Foi também o que eu li ali, foi também o que os meus pais me confirmaram. 

 
 

LUCIANA – Confirmaram? Eles também sabem esse documento? 

 
 

LAURA – Obviamente, Luciana. Esse inquérito estava com os dois! Sempre esteve! Eu só encontrei isso recentemente, li todo... mas não imaginava que fosse parar nas suas mãos, não era pra isso acontecer! 

 
 

LUCIANA – Vocês esconderam isso de mim, é isso? Passaram anos me escondendo? Esse inquérito é de 2006, foi concluído um ano após a morte dos meus pais! 

 
 

LAURA – Eu já disse… eu só li esse inquérito há pouco tempo! 

 
 

LUCIANA – Pouco quanto? Quando você descobriu isso, eu preciso saber! 

 
 

LAURA – Pra quê isso, Lu? 

 
 

LUCIANA – Quando foi? 

 
 

LAURA – Foi no carnaval! 

 
 

LUCIANA – E você conversou com os nossos pais… eles pediram que você continuasse escondendo isso de mim? 

 
 

LAURA – Pra quê se magoar assim, Lu? Eles só tentaram te poupar! 

 
 

LUCIANA – É a minha vida, Laura. A minha história! 

 
 

As duas se encaram por mais alguns segundos. 

 
 

LAURA – Eu sinto muito… 

 
 

Luciana vai até a porta, indica para que Laura saia. A ruivinha se retira com calma, como se estivesse realmente sentida. Luciana fecha a porta, com força, se desaba em lágrimas, ainda tentando entender. Corte: 

 
 

Cena 02: Quarto de Laura (INT – DIA) 

 
 

Laura entra em êxtase para o quarto, coloca as mãos no rosto, tentando se recompor. A jovem tem relances muito fortes de momentos predominantes que a fizeram chegar até aquele momento. A lembrança de quando viu Luciana e Antônio juntos é a principal delas. Corte: 

 
 

Cena 03: Poços de Caldas / Vista aérea (EXT – DIA) 

 
 

Sonoplastia: Rancho Fundo (Tiago Nacarato) – até o final da cena.


 
 

Planos da cidade, dia de tempo agradável, céu azulado. Praças e ruas calmas. Corte: 

 
 

Cena 04: Casa da família Martins / Sala de Jantar (INT – DIA) 

 
 

Bárbara e Evandro estão sozinhos na mesa. 

 
 

EVANDRO – Acho melhor eu acordar as meninas, elas vão acabar se atrasando… 

 
 

BÁRBARA – Sim, eu pedi que a Luciana revisasse algumas fotos para a divulgação impressa do Empório, ela ficou de me entregar hoje cedo. 

 
 

Laura chega apressada, pegando apenas uma fruta. 

 
 

EVANDRO – Sua irmã, não acordou? 

 
 

LAURA – Eu não vivo grudada na filhinha linda de vocês! 

 
 

BÁRBARA (REPREENDE) – Laura? 

 
 

Nem mal chegara, a ruivinha já sai da casa. Luciana entra em seguida, encarando os pais. 

 
 

LUCIANA – Eu preciso ter uma conversa séria… com vocês dois! 

 
 

O casal reage. 

 
 

BÁRBARA – Conversa séria? Aconteceu alguma coisa? 

 
 

Luciana se aproxima, se acomoda na mesa. 

 
 

LUCIANA – Aconteceu sim. Há 15 anos! 

 
 

EVANDRO (SURPRESO) – 15 anos, você quer conversar sobre quando te adotamos? 

 
 

LUCIANA – Também... mas principalmente sobre o acidente dos meus pais, e sobre eu ter tido uma parte de responsabilidade nisso! 

 
 

Ficamos em Luciana. Corte: 



 

Cena 05: Parque Municipal Antônio Molinari / Pista (EXT – DIA) 

 
 

Sonoplastia: Uma Louca Tempestade (Ana Carolina) – início da cena. 


 
 

Laura e Paulinha estão em uma caminhada, até que a universitária para no meio do exercício, reage surpresa a fala da ruiva. 

 
 

PAULINHA – Você fez isso mesmo? Colocou o inquérito nas coisas da Lu, fez ela descobrir tudo? Sem culpa alguma? 

 
 

LAURA – Culpa? 

 
 

PAULINHA – Sim, culpa… você não se culpou por isso? Eu não acho que seja saudável, psicologicamente falando mesmo, uma descoberta tão abrupta, você pode ter chocado a sua irmã, não sei… 

 
 

LAURA – Tem mais é que descobrir tudo sim, tem mais é que sofrer sim! Ela foi poupada esses anos todos, mas eu não fui! Eu tive que ceder os meus pais pra ela, a minha casa pra ela, o carinho de pessoas que eu gostava pra ela! Onde ela me poupou? Quando ela me cedeu algo em troca? 

 
 

PAULINHA – Laura? Não tem como comparar! A Luciana perdeu os pais! 

 
 

LAURA – Eu já respondi isso milhares de vezes… eu também perdi parte da atenção dos meus pais pra ela. Ela não se prejudicou sozinha! 

 
 

PAULINHA – Como você consegue falar uma coisa dessas, Laura? Ela não teve culpa nenhuma de perder os pais, você poderia ter ao menos um pouco mais de respeito. 

 
 

LAURA – Culpa ela até teve, mesmo que por acidente. E você não me pode me cobrar respeito algum! Vive andando pra cima e pra baixo com aquele seu amigo, o Lorenzo… nós duas sabemos bem que o que você quer é o namorado dele! 

 
 

PAULINHA – Laura, não é bem assim… 

 
 

LAURA – Se é ou não, não vou ter tempo pra discutir… tenho que voltar pra casa ainda, resolver algumas coisas do Empório! 

 
 

As duas amigas se despedem, Lorenzo surge logo depois, cumprimentando Paulinha. 

 
 

PAULINHA – Achei que não fosse vir hoje. 

 
 

LORENZO – Que nada, preciso me distrair um pouco… um jantar que eu tive com o Filipe, foi praticamente um desastre! 

 
 

Corte sem interrupção dos diálogos: 

 
 

Cena 06: Lanchonete (INT – DIA) 

 
 

PAULINHA – Milena? Não, nunca tinha ouvido falar… 

 
 

Os dois amigos se sentam em uma das mesinhas do local. 

 
 

LORENZO – Essa menina estuda arquitetura, o Filipe me disse. O problema é a atenção que ele dá pra ela… eu não vejo isso como algo normal entre amigos, os dois estão conversando mais entre si do que eu com o Filipe! 

 
 

PAULINHA – Ah, Lorenzo… eu não tenho dúvida nenhuma de que você tá confundindo um pouco as coisas! Eu já conversei muito com o Filipe, você sabe… eu duvido que ele trairia você! 

 
 

LORENZO – Inicialmente não, mas ele pode se encantar por essa garota, não sei…  

 
 

PAULINHA – Se é esse o caso… fica de olho nessa Milena. Pergunta mais sobre ela, analisa como vai ser a reação do Filipe… só assim você pode ter um embasamento melhor, tanto pra desconfiar, quanto pra se livrar dessas ideias! 

 
 

Em Lorenzo. Corta: 

 
 

Cena 07: Casa da família Martins / Sala de Jantar (INT – DIA) 

 
 

BÁRBARA (AFLITA) – Filha… como você descobriu isso tudo? 

 
 

LUCIANA – Eu já disse, encontrei o inquérito… 

 
 

EVANDRO (P/ SI) – Eu disse pra Laura esconder esses documentos! 

 
 

LUCIANA – Acho que agora não adianta mais vocês quererem saber como foi, por qual motivo foi… eu já descobri, já sei de tudo! Eu só quero saber o motivo de vocês terem escondido isso esse tempo todo? Eu tinha o direito de saber! 

 
 

BÁRBARA (CALMA) – Luciana, não é bem assim! É um assunto complicado, sempre foi! Nós escolhemos sim esconder isso de você, chegamos a conclusão de que nenhuma dessas informações seriam saudáveis pra você, pro seu futuro! 

 
 

EVANDRO – Claro! Foi um acidente! Com o brinquedo travando ou não o freio, tudo foi um acidente, uma fatalidade! 

 
 

LUCIANA (CHOROSA) – Mas e agora? Vocês me falam isso e pronto? Eu esqueço o que eu descobri? Não é assim! Isso me machucou, está me machucando! 

 
 

Evandro e Bárbara se aproximam da filha. 

 
 

EVANDRO – Nós estamos aqui com você, Luciana. Você não vai passar por nada sozinha! 

 
 

Os três se abraçam, Luciana se desaba em lágrimas. Corte: 

 
 

Cena 08: Quarto de Evandro e Bárbara (INT – DIA) 

 
 

BÁRBARA – Você sempre quis proteger a Luciana. Foi assim, resultou nisso! 

 
 

EVANDRO – Eu não concordo, Bárbara! O que NÓS fizemos, não só eu, foi proteger a Luciana, cuidar do psicológico dela. Imagine, que coisa mais absurda uma jovem como ela ter que crescer com uma informação dessas nas costas! 

 
 

BÁRBARA – Só que ela descobrindo tudo isso agora, de repente… me parece algo bem mais sério! 

 
 

EVANDRO – Não, também discordo. Bárbara, eu não sei se você percebeu isso, mas a Luciana é muito mais independente que a Laura! A Luciana já tem o próprio trabalho, já está no final do curso de fotografia… a Laura não quis ainda entrar em uma faculdade, ela prefere se conhecer melhor antes, e eu não critico, claro. Mas isso mostra muito da força de cada uma delas. A Luciana é uma pessoa forte, ele pode ter se assustado, sim. Mas ela vai reagir! 

 
 

Em Bárbara, pensativa. Corte: 

 
 

Cena 09: Poços de Caldas / Vista aérea (EXT – DIA)


Sonoplastia: Por Onde Andei (Anavitória) - Até o final da cena.


 

Planos sobre os principais pontos da cidade. Dia Seguinte. Corte: 

 
 

Cena 10: Casa da família Martins / Quarto de Laura (INT – DIA) 

 
 

LAURA – O quê que foi, em? O que você acha que eu fiz, escondi esse inquérito entre as coisas da Luciana? Eu não fiz isso, não, tá ok? Eu me preocupava com ela também, não queria que ela descobrisse isso. 

 
 

Evandro caminha de lado a outro no quarto, desconfia de Laura. 

 
 

EVANDRO – Laura, se tem uma coisa que você não é, essa coisa é inocente! Eu duvido que você tenha colocado esse inquérito na pasta sem se dar conta que era algo que sua irmã teria acesso. 

 
 

LAURA – Pois então pode duvidar de mim, eu não ligo não! Eu só não quero que você fique aqui, enchendo o meu saco! Você já escutou o que eu tinha pra dizer, não foi? Eu não me dei conta e pronto. Ponto final. 

 
 

Evandro não responde, encara a filha e sai em seguida. Ficamos em Laura, bufante. Corte: 

 
 

Cena 11: Apartamento de Antônio / Escritório (INT – DIA) 

 
 

ANTÔNIO – Eu não sei nem o que te dizer! 

 
 

Luciana coloca o inquérito sobre a mesa, ainda está muito atordoada com tudo. 

 
 

LUCIANA – O pior foi eu perguntando para os meus pais se tudo isso era verdade, eles não tiveram outra saída! Foi como se eu tivesse me torturando ali, sem chances de defesa! 

 
 

ANTÔNIO – Mas Lu, o quê que você pretende fazer agora? Você vai querer falar com algum investigador que tenha cuidado do caso, descobrir mais coisas, se isso realmente é algo concreto? 

 
 

LUCIANA – Ah, Antônio… eu não sei, sabe? Mas uma coisa eu já passei a noite pensando… - encara Antônio – eu vou sair de casa! Eu quero financiar um apartamento, sair daquele ambiente o mais rápido possível! Tudo aquilo me remete ao passado, está me magoando, me fazendo mal! 

 
 

Corte: 

 
 

Cena 12: Casa de Arte Nascente (INT – DIA) 

 
 

Marília se aproxima de Evandro empurrando o carrinho de Bruninho. Evandro se agacha, acarinha o filho. 

 
 

LEANDRO – Você já vai? 

 
 

MARÍLIA – Sim! Já vou… como vai ser a minha primeira consulta, a Lia disse que não precisava de nenhum acompanhante, só vamos nos conhecer melhor! 

 
 

Leandro se levanta, vai até a esposa e coloca as mãos em seu rosto. 

 
 

LEANDRO – Eu desejo muita boa sorte, meu amor! Espero que você se dê bem com a ela! 

 
 

Os dois sorriem um para o outro, se beijam. Corte: 

 
 

Cena 13: Museu Histórico de Poços de Caldas / Entrada (EXT – DIA) 

 
 

Paulinha e Filipe estão saindo juntos do museu. 

 
 

PAULINHA – Inseguro? 

 
 

FILIPE – Sim, Paulinha, não sei explicar… é chato ficar muito tempo com o Lorenzo, ele começa a fazer perguntas, insinua várias coisas! 

 
 

PAULINHA – Eu sei disso, Filipe… é também assim quando ele conversa comigo, pergunta muito de você, se eu sei com quem você conversa…  

 
 

Os dois param, se olham. 

 
 

FILIPE – Sabe, eu gosto de conversar com você! Você me aproveita como uma pessoa completa, sem ligar pra outras coisas, sem cobranças! Você me entende? 

 
 

Paulinha se aproxima, sedutora. 

 
 

PAULINHA – Você precisa de alguém mais seguro, Filipe. Alguém que consiga entender o seu espaço! 

 
 

Filipe observa Paulinha. 

 
 

PAULINHA – O que foi? 

 
 

FILIPE – Eu fiquei pensando aqui… eu preciso também aproveitar melhor as pessoas que eu gosto! Sem culpa, só aproveitar! 

 
 

Filipe toma a iniciativa, dá um beijo intenso em Paulinha, que claro, corresponde. Corte: 

 
 

Cena 14: Consultório de hipnose / Sala principal (INT – DIA) 

 
 

Marília adentra ao local, uma pessoa indica que ela se sente, ela o faz. É revelado o rosto da hipnologa. 

 
 

- Marília? Muito prazer! Sou Lia… Lia Lee! 

 
 

Em Lia, corte: 

 
 

Cena 15: Apartamento de Antônio / Escritório (INT – DIA) 

 
 

Antônio termina de ler novamente o inquérito, minuciosamente. Luciana o observa, curiosa. É aí que o jornalista tem uma expressão surpresa, salta de sua mesa. 

 
 

ANTÔNIO – É isso! 

 
 

LUCIANA – Antônio? O que aconteceu? 

 
 

Antônio pega o inquérito, indica que Luciana observe uma parte. 

 
 

ANTÔNIO – Esse inquérito, Lu. Está incompleto! Faltam duas folhas aqui! 

 
 

Foco brusco em Luciana, surpresa. Corta. 

 
 

FIM DO CAPÍTULO. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário