Holofotes - Quarto Episódio

                                       

                             

Série criada e escrita por:

Thiago Figueroa

 

 

Personagens deste episódio

 

RITA..............................................................ROSAMARIA MURTINHO

STELLA........................................................ARACY BALABANIAN

REBECA..................................................................FRANÇOISE FORTON

LEONORA..............................................................GLÓRIA MENEZES

ANTÔNIA.........................................................VITÓRIA STRADA

CARLOS..............................................................ARY FONTOURA

ALBERTO.................................................................CÁSSIO GABUS MENDES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cena 1. Restaurante. Interior. Noite

Insert: Até o final da cena


Fachada do Restaurante sofisticado. Rita e Rebeca estão sentadas à mesa. A primeira fala com um garçom.

Rita – Uma taça de dry martini, por gentileza!

O garçom se afasta.

Rita – Claro que as bebidas daqui não são que nem as que você encontra em Paris, mas ao menos você vai beber ao lado de pessoas que entram em contato com água mais de uma vez por semestre. Uma vez eu namorei um francês charmosíssimo que eu conheci no Le Grand Café. Terminamos assim que o meu resfriado passou.

 Pequeno corte. Rita já está com a sua taça.

 Rita – É uma pena que o Rogério não tenha vindo.

 Rebeca – Ele teve que fazer uma viagem importante para conhecer o novo sócio, mas prometeu que estará lá em casa quando você for nos visitar

 Rita bebe um gole da sua taça.

 Rebeca – Obrigada mais uma vez por aceitar ver o desfile da minha marca quando as suas gravações terminarem.

 Rita – Quem me dera todos os favores que me fizessem envolvessem ir para Paris.

 Rita bebe um gole do dry martini.

 Rita – O apoio é importante! Eu sei a falta que faz porque meus pais sempre preferiram o seu pai.

 Rebeca – Eu imagino! É que eu nem me lembro da última vez que você tirou férias. Meu pai disse que uma vez você cancelou uma viagem em cima da hora para Chigado porque recebeu um convite do Walter Avancini.

 Rita -  O que eu poderia fazer? Eu sempre quis fazer uma pianista.

 Rebeca – E no final preferiram a Glória Menezes.

 Rita – Só porque ela toca de verdade! Enfim, por trás de toda carreira de sucesso existe uma vida pessoal abdicada. A diferença é que eu não acho que falariam dos casamentos arruinados da Joan Crawford se ela fosse um homem. Sei disso porque já trabalhei com presidente de estúdio que nunca durou um ano casado porque as esposas só conseguiam falar com o seu assistente, mas as matérias só falavam da sua gestão.

Rita bebe mais um gole da taça.

Cena 2. Mansão de Stella. Interior. Manhã

Fachada da mansão branca de Stella. A assistente está molhando as plantas da frente com um regador até que é interrompida pela chegada de um entregador.

 Entregador – (Com uma prancheta na mão) Entrega para a senhorita Mancini!

 Pequeno corte para Stella de ósculos escuros deitada em uma cadeira de praia ao lado da piscina. Sua assistente se aproxima com cartas, fazendo a atriz se sentar na cadeira.

Insert: Até o final desta cena 



 Assistente – (Entregando as cartas e o disco) Chegaram para a senhora!

 Stella – Muito obrigada, Carmen! Você pode colocar lá ao lado do disco.

 Close rápido no disco do Bill Evans em uma mesinha de madeira no jardim próximo à piscina. 

 Stella – Eu tenho pouco tempo de Sol! Mais tarde eu leio!

 Assistente – Acho que nem a senhorita Crawford teria paciência de responder tantas cartas. Tem uma até do seu filho...

 Stella – (Surpresa) Ah... Sério? Bem... Ele nunca foi de escrever, aparentemente aproveitou o tempo para melhorar a caligrafia pavorosa, ao menos tive certeza que tinha virado médico mesmo. E a Loreta, mandou alguma coisa?

 Assistente – Não, mas se quer saber minha opinião, eu acho compreensível. Ela está se preparando para uma entrevista em Nova York, certamente sobre o livro. 

 Stella – Eu entendo... Minha mãe também não tinha tempo para me mandar cartas até eu aparecer para o país inteiro servindo cafezinho para o Lima Duarte. 

 Stella se levanta, olha para o lado, coloca a mão na testa e fala com a assistente.

 Stella – Lá pelo fim da tarde virá uma jornalista falar sobre uma matéria em uma coluna. Se eu não chegar antes, distraia! Pode oferecer bebida, mostrar a piscina... Só não deixe ir embora!

 Assistente – Como a senhora quiser!

 A assistente se retira. Foco em Stella pensativa.        

 corta para:

INSERT: 



Cena 3. Mansão de Stella. Interior. Manhã

Foco em uma câmera, a cena revela Rita, com um vestidinho azul e um chapéu combinando, gravando uma cena dentro de uma sala cenográfica com uma figurante jovem e loira enquanto o diretor Sérgio e sua equipe gravam do lado de fora.

Rita/Abigail Ela está lá na piscina!

Rita/Abigail anda pelo cenário acompanhando a figurante.

Rita/Abigail – É por aqui! Mas já vou avisando que se deseja falar com a senhorita Eveline para que ela faça papel de uma bruxa em algum filme, é melhor elogiá-la antes!

Sérgio – Corta! Finalmente!

A figurante se retira enquanto Rita vai falar com Sérgio.

Rita – Só levou umas vinte tomadas para conseguir entrar no momento certo... Onde conseguiu essa figura? Perguntando no meio da rua quem queria fazer figuração em série?

Sérgio – Quase isso... Eu conheci em um restaurante e ela perguntou se era fácil aparecer na televisão. Achei ela carismática!

Rita – Seu faro para novos talentos é impressionante!

Sérgio – Uma estrela pode surgir de qualquer lugar, não é mesmo?

Rita – Pelo menos você não é nepotista! Já é um avanço!

Rita volta para dentro do cenário, enquanto Stella se aproxima de Sérgio.

Stella – A vizinha... Ela não era apenas uma participação especial?

Sérgio – Mudança de planos! Acharam melhor inserir a personagem no elenco fixo. Mas pode ficar tranquila, a Antônia pode até não ter experiência...

Rita aparece repentinamente interrompendo.

Rita – Bom... Isso qualquer um percebe!

Sérgio – Mas, não é exatamente uma iniciante! Lá em Paris ela protagonizou uma adaptação de Rebecca no teatro.

Rita – E deixou parte do talento passeando por Champs-Élysées?

Sérgio – Francamente, vocês não acham que são melhores do que isso?

Stella – A questão é que a gente sabe como esse indústria funciona, Sérgio! Hoje a personagem dela é promovida, amanhã ganha mais falas que nós duas!

Sérgio – Vocês são as estrelas! Nós jamais faríamos isso com vocês... Guardem os ânimos para as câmeras!

Sérgio se afasta.

corta para:

Cena 4. TV Astro. Interior. Manhã

Insert: Até o final desta cena 



Rita e Stella se sentam no restaurante da emissora em uma mesa ao lado de uma enorme janela de vidro com vista para um vasto campo verde.

Stella – É por isso que devemos por ignorar as nossas divergências! Isso certamente deve acontecer com pessoas fortes! Encontro de astros... Algo assim! Há coisas maiores em jogo!

Rita – Pelo menos nisso eu acho que podemos concordar!

Stella – Sabe, Rita, eu precisa ser franca e dizer que eu de certa forma sempre te invejei. Você sempre foi tida como uma atriz séria, se sobressaindo apenas pelas suas atuações...

Rita – Bom... Eu agradeço pelo elogio repentino, mas eu sempre te achei muito boa também.

Stella – Você não fingir precisa para retribuir! Você é tão boa que até me convence.

Rita – Mas é verdade! Eu sempre admirei a sua força de vontade. Não é qualquer um que consegue ultrapassar obstáculos, turbulências na vida pessoal e triunfar!

Stella – Como é a sensação de ser imortal?

Rita – Bem... Existe aquela frase que diz que você é eternizado pelos seus filhos ou pelos feitos!

Stella – Os filhos não dizem muito sobre nós o suficiente para serem um legado.

Rita – (Rindo) Esse é um campo desconhecido para mim. Eu acho que se tivesse filhos, ia tentar reparar a forma como meu pai não apoiou a minha carreira! Ele adorava dizer que eu estava jogando fora todo o dinheiro que ele investiu em mim.

Stella – A minha mãe passava direto qualquer reportagem sobre mim em jornal ou revista. Ela fingia que essa minha vida não existia. Se um dia enxergou, eu não sei... Mas isso me importasse, eu não teria vindo para o Rio morar em um apartamento do tamanho de um jeep que eu mantinha trabalhando como garçonete em uma casa de jazz que adorava tocar Nat King Cole. Deve ser por isso que eu hoje prefiro o Bill Evans. 

Foca em Rita ouvindo concentrada com um cigarro em sua mão.

corta para:

Cena 5. TV Astro. Exterior. Manhã

Em um carrinho elétrico de golfe que está passendo pelo campo verde da área externa da emissora, Leonora está sentada no banco de trás com um microfone na mão sendo filmada pelo cameraman que está ao seu lado. O carrinho passa por alguns funcionários.

 Leonora – (Olhando para a câmera enquanto fala para o microfone) Vocês podem ver como esse lugar é enorme... Eu estou quase uma hora andando por aqui! Até porque esses carrinhos não podem andar além da velocidade permitida! (Apontando) Semana passada estavam filmando por aqui uma cena que se passava no faroeste americano, montaram bem alí o cenário com areia de praia, dava pra sentir de longe o cheiro de maresia. 

 O carrinho passa por uma funcionária.

Leonora – (Falando para o microfone enquanto vira a cabeça em direção à funcionária) Olá, Dona Iracema! Adorei esse seu novo corte!

O carrinho passa pelo local onde o diretor Sérgio está com a sua equipe montando um cenário.

Leonora - (Olhando para a câmera enquanto fala para o microfone) Vão filmar uma cena bem aqui! Acho que podemos dar uma olhada.

O carrinho para.

Leonora – (Olhando para motorista) Obrigada! (Olhando para o cameraman) Está esperando um convite formal? Desce logo, seu lerdo!

O cameraman desce do carro e ajuda Leonora a descer. Leonora vai até Sérgio enquanto o cameraman a filma.

Leonora – Olá, Sérgio!

Sérgio – Leonora...

Pequeno corte.

Sérgio – Trabalhar em um projeto responsável por unir atrizes tão grandes é realmente uma experiência enriquecedora.

Leonora balança a cabeça, sinalizando para o cameraman desligar a câmera.

Sérgio – Preciso me lembrar de nunca mais aceitar uma série.

Leonora – Se essa não der certo, você não vai precisar se lembrar disso.

Sérgio – Eu não preciso recorrer a nenhum jogo sórdido. Deixo isso para a imprensa marrom.

Leonora – Sabe qual é a diferença entre você e o Fábio Steiner? É que ele foi gravar cenas nos Estados Unidos ao invés de improvisar cenário no quintal da emissora.

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Cena 6. Mansão de Rita. Interior. Noite

Fachada da mansão de Rita. A atriz está de pé se apresentando com um vestido lilás e um chapéu azul enquanto Alberto assiste sentado em um sofá.

Alberto – Incrível!

Rita – Obrigada! Um ano depois de perder madrugadas tentando encontrar as notas perfeitas para viver Dolly, descobri que até aprender a cantar mal dá trabalho. Tudo isso para conseguir incorporar a Florence Foster Jenkins.

Alberto – Quando aprendeu a cantar tão bem?

Rita – Bem eu não sei, mas teve uma época em que eu fui morar uns anos nos Estados Unidos e me arriscava em umas casas jazz em New Orleans. Ouvia direto Cole Porter! Você acredita que ele assistia os shows da Florence? Ela era tão ruim que ele pisava no próprio pé para segurar o riso! (Risos).

Alberto – Eu juro para você que eu nunca me diverti tanto quanto eu me diverti nessas nossas reuniões.

Rita – Eu precisava de um amigo.

Alberto – Eu também! Você não sabe o que é se sentir um fracasso completo!

Rita – Que nada! Eu em toda a minha só tive sucesso na área profissional. Você pelo menos ainda tem uma carreira pela frente.

Alberto – A Beatriz vai se casar em Nice e me mandou um convite. É uma sensação tão desgastante ver que ficou só.

Rita – Você não está só! Pode sempre contar com o ombro amigo de uma pessoa que sabe bem o que é fazer abdicações por ter a carreira como prioridade. Você só percebe lá na frente as lacunas.

 corta para:

Cena 7. TV Astro. Interior. Manhã

Stella, caracterizada com um vestido verde e um casaco marrom, e o diretor Sérgio estão dentro da sala de mansão cenográfica.

Stella – (Lendo o script) Vocês precisam me mandar esse texto com mais antecedência. Não tem como decorar recebendo script três horas da manhã.

Stella vê Rita, caracterizada com um vestido preto, e Alberto conversando e rindo próximos ao cenário.  

Stella – O que o Alberto faz aqui conversando com a Rita?

Sérgio – Você não sabe? Eles se encontram quase todas as noites para conversarem sobre a série. Ela até já deu sugestões de cenas que vamos gravar ainda essa semana.

Close em Stella observando a conversa dos dois.

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Cena 8. TV Astro. Interior. Manhã

 Rita se aproxima de Sérgio ao lado da sala cenográfica.

Sérgio – Que bom que já está aqui! Vamos gravar a cena em que a sua personagem mostra a sala com cartazes de filmes de Eveline para a vizinha. 

Rita – Quando você ia me contar que a Antônia era uma atriz substituta em Rebecca que só ficou com a protagonista porque a atriz titular escorregou em uma poço de uísque Jack Daniel’s?

Sérgio – Você não acha que...

Rita – Não. E pra falar a verdade não seria a pior coisa que eu já vi uma atriz fazer para conseguir um papel. A questão é...

Antônia se aproxima com um vestidinho branco.

Antônia – Cheguei! Me desculpem o atraso... De novo!

Sérgio – Olá, Antônia! Pode comer alguma coisa. Logo logo vamos gravar a sua cena.

Antônia se afasta e vai até uma mesa com comida.

Rita – Você acha mesmo que ela está pronta?

Sérgio – Por que não?

Rita – Olha bem.

Antônia se esbarra em um cenógrafo que estava carregando uma cadeira, fazendo o funcionário cair.

Antônia – Ai Meu Deus! (Se abaixando para ajudar o homem) Me desculpe!

Volta para Rita e Sérgio.

Rita – Será que dá tempo eu conseguir uma medida cautelar? 

Sérgio – O papel é pequeno demais para ela conseguir arruinar alguma coisa!

corta para:

Cena 9. Sala de Carlos. Int. Manhã

Insert: Até o final da cena



Carlos está de pé perto da janela conversando com Alberto enquanto segura um copo de whisky com gelo.

Carlos – Já temos uma boa frente de episódios gravados. Só tenho agora uma pergunta, Alberto: Você não acha que está meio moroso?

Alberto – Por que você acha isso? A grande reviravolta já foi até gravada.

Carlos – O público quer ver Rita e Stella, mas falta conflito entre as duas personagens. Logo...

Alberto – Isso se chama construção! Um roteiro jamais poderá ser constituído de cenas isoladas sem uma construção, razão de existir...

Carlos – Ah! Por favor, Alberto! Isso é televisão! Não é como se você estivesse escrevendo “E o Vento Levou’’.

Alberto – Eu acho que consigo entender o seu ponto.

Carlos – Amém!

Alberto – Mas...

Carlos – Ah! Claro...

Alberto – Se você me der uma chance, eu provo que a série pode ser um sucesso sem modificações.

Foco em Carlos.

corta para:

Cena 10. Mansão de Rita. Interior. Noite

Fachada da mansão de Rita. Por dentro a atriz aparece abrindo a porta e indo até a sala. Margo se aproxima.

Rita – Margo, pode servir o meu jantar! Espero que Rebeca ainda esteja acordada. Vou lá falar com ela que amanhã podemos passear um pouco antes dela ir para o aeroporto.

Margo – Dona Rita, ela já foi! Era hoje que ela pegava o voo para Paris. A senhorita não lembra?

Rita fica alguns segundos calada olhando para o lado.

Rita – Ah, sim! Eu tinha me esquecido completamente!

Margo – Vou preparar o cordeiro!

Rita – Não precisa mais! Eu vou beber um copo de whisky e depois subir!

Margo – Como a senhorita quiser! Apesar de eu insistir que deveria pelo menos se alimentar um pouco.

corta para: 

Cena 11. Mansão de Stella. Interior. Manhã

Fachada da mansão de Stella. Em seu quarto, a atriz, vestida com um roupão branco, recebe uma maquiadora. 

Stella – Obrigado por me colocar nas suas prioridades, Célia! Tive sorte de conseguir uma entrevista com uma jornalista antes de estreia do meu primeiro episódio.

Célia – Tudo para a minha melhor cliente.

Stella nota um livro dentro da bolsa branca da maquiadora, que percebe logo em seguida.

Célia – Me desculpe, senhorita Mancini! É que me deram o livro da Loreta de presente!

Stella – (Com um sorriso falso) Não tem problema. Quem nunca quis ser tema de livro não é mesmo?

corta para: 

Cena 12. TV Astro. Interior. Final da Tarde 

Insert: Até o final da cena





Em uma sala de cinema privada dentro da emissora, Rita, Stella, Carlos e o diretor Sérgio assistem uma da série em que as personagem principais estão discutindo.

Rita/Abigail – Eu de certa forma entendo que não é fácil lidar com o que você está passando.

Foco em Rita assistindo com um cigarro na mão.

Rita/Abigail – (Em off) Imagino como deve ser doloroso olhar para todos os lados, ver o seu legado e perceber que tudo não passa de um passado distante como uma pintura.

Foco em Stella assistindo.

Stella/Eveline - (Em off) Fico feliz de nunca precisar parecer excêntrica para compensar falta de realização profissional.

Foco na câmera que está exibindo as cenas.



Fim do quarto episódio

 

 

 

 

 

 

 

                   

 

 

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