Holofotes - Quinto Episódio

                              

                        

                                                      Série criada e escrita por:

                                                             Thiago Figueroa

 

 

                                                    Personagens deste episódio

 

RITA...................................................................ROSAMARIA MURTINHO

STELLA.................................................................ARACY BALABANIAN

DIONÍSIO.................................................................LIMA DUARTE

LEONORA..............................................................GLÓRIA MENEZES

VÂNIA........................................................................MARIANA XIMENES

CARLOS..............................................................ARY FONTOURA

ALBERTO.................................................................CÁSSIO GABUS MENDES

                                                        Participação Especial

VIRGÍNIA......................................................................VIVIANNE PASMANTER


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                           

 

 

Cena 1. Restaurante. Interior. Noite

Insert: Até o final da cena



Stella, com um chapéu de plumas, está sentada em uma mesa de um restaurante sofisticado falando com uma mulher na faixa dos 30 anos.

Stella – (Dando um autógrafo) Aqui está!

Mulher – Muito obrigada! Minha mãe é muito sua fã!

Stella exibe um sorriso falso e logo após a mulher se afasta. Virgínia se aproxima e se senta à mesa.

Virgínia – Stella! Peço mil perdões pelo furo que eu te dei hoje de manhã! Eu tinha esquecido que com o Tarcísio e Glória. Mas acho que estou sendo até condolente demais depois de você ter ido falar com a Leila.

Stella – Ah, Virgínia querida! Aquela emissora praticamente me obrigou a dar uma entrevista pra ela ao lado daquela megera da Rita.

Virgínia – Eu sei bem que algumas emissoras daqui tratam os atores que nem Deuses no Olimpo controlando meros mortais. Nesse meio a gente aprende que precisamos nos ajudar montando os degraus da escada, já que nos proíbem de usar o elevador. E sabe o motivo? Eles não querem dividir o poder. Lembra quando você emplacou um fracasso atrás do outro? Os autores te evitavam, até que eu passei a falar de você na minha coluna. Eu só queria que você marcasse comigo uma entrevista antes.

Stella – E eu te ajudei nos primórdios da sua coluna. Nossa amizade é de longa data.

Virgínia – Tanto que começou quando você ainda era relevante.

Stella - Sabe, Virgínia, eu queria falar com você como uma amiga.

Virgínia – Outra coisa que a gente aprende é não guardar mágoas. Praticidade é indispensável para qualquer um!

Stella – Que bom que você entende.

Virgínia – Eu fiquei com medo de perder o período em que as pessoas estão interessadas na série de vocês. Já percebeu que com os novos tempos, tudo vai se tornando descartável? Na minha época nós tinhas ídolos que nos marcavam por anos depois de uma atuação no cinema. Agora... Vai saber o que pode acontecer com um ator que não faz uma ou duas novelas por ano. O charme desse universo um dia vai embora, e só ficará a futilidade. Ao menos por aqui quase não há a ilusão de um mundo mágico no show business, quem entra já sabe que é um mercado como qualquer outro em que as pessoas que comandam precisam ter tudo sob controle.

Stella – Eu preciso falar com você justamente porque eu sei que as coisas vão avançando e eu ficarei para trás. Essa série é minha a minha única chance de voltar ao estrelato, e eu preciso disso mais do que nunca agora que os bens do meu marido foram confiscados e eu dependo só de mim. Mas você deve imaginar o que é dividir um projeto com a Rita.

Virgínia – A crítica rastejava aos seus pés, mas isso era no seu auge.

Stella – Isso é o que eu achava uns meses atrás, mas sabemos que eles vão precisar apostar em um nome para a temporada de premiações. Faz parte do jogo.

Virgínia – Mas pode ter certeza que o público, que é o que realmente importa, já é seu. E eu te ajudarei no que for preciso.

Foco em Stella tomando sua taça de dry martini.

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Cena 2. Mansão de Rita. Interior. Manhã

Insert: Até o final da cena



Fachada da mansão de Rita. A atriz abre a porte e recebe um homem da faixa dos 30 anos.

Pietro – Senhorita Spence! Prazer! Pietro!

Ela o leva pela casa.

Rita – A Esther tirou férias e mandou o filho?

Pietro – Não (Risos). Na verdade ela se aposentou! E eu fiquei em seu lugar...

Rita – Eu achava que ela ainda ficaria mais alguns dez anos.

Pietro – Ah, mas ela está ótima! Até me mandou um cartão postal de Fiji!

Corta para Rita e Pietro sentados em cadeiras próximas à piscina.

Rita – Depois de todos esses anos?

Pietro – Lamentamos muito...

Rita – Sempre começa dessa forma.

Pietro – Mas nós precisamos de um rosto novo para representar essa fase da marca.

Rita – Bem... Eu serei protagonista de uma série que estreia ainda hoje.

Pietro – Pois é, uma série. Faz ideia do quanto o público é fascinado pelas atrizes das novelas?

Rita – E vocês por lá acham que essa série pode dar errado? 

Pietro – Sinceramente? A questão não é nem só essa. É que... Como eu posso dizer? Eles acham que essa série é só a sua festa de despedidas.  

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CENA 3. Campo de Golfe. Interior. Manhã

Dionísio de prepara para dar uma tacada, enquanto Carlos fica ao seu lado tentando falar.

Carlos – Você não acha que foi muita extravagância marcar uma coletiva de imprensa no Copacabana Palace?

Dionísio dá uma tacada e anda até a bola. Carlos vai atrás.

Dionísio – Menezes, eu preciso confessar que questionava se você ainda tinha visão para comandar os projetos de uma emissora. Mas essa ideia de fazer uma drama sobre velhas foi brilhante.

Carlos – (Gaguejando) Bem... Muito obrigado! Eu percebi logo o potencial desse projeto.

Dionísio – Eu ainda não contei para ninguém: Uma emissora internacional fará um documentário sobre a TV Astro. Por isso não teremos só a imprensa nacional na coletiva de hoje. Essa série é uma ótima oportunidade para demonstrarmos que a televisão pode oferecer a diversidade de gêneros do cinema bem nas salas de cada pessoa.

Dionísio dá mais uma tacada. A câmera acompanha a bola voando até o buraco.

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Cena 4. Hotel. Interior. Noite

Insert: Até o final da cena



Festa sofisticada acontecendo. Garçons servem bebidas aos convidados enquanto um pianista dá vida ao ambiente através de jazz. Stella chega elegante com um vestido preto ao lado de sua assistente enquanto é fotografada por jornalistas.

Stella – (Conversando com a sua assistente) Há anos que eu não participava de uma esta de lançamento.

Corta para todas as pessoas presentes olhando para um telão. Rita pega uma taça de dry martini da bandeja de um garçom e vai falar com margo.

Margo – Nervosa?

Rita – Com medo de ter jogado fora a minha carreira em uma bomba.

Começa a exibição da série no telão. Várias cenas vão sendo exibidas enquanto a cena alterna entre elas e nos rostos das atrizes.

RITA – (V.O) Cada cena ao som de uma pianista medíocre que contrataram para estragar uma música do Nat King Cole para a trilha da série me fazia crer cada vez mais que tudo que eu estava passando no últimos anos era só o momento do roteiro que foca na provação do personagem, aquele momento em que os problemas surgem e parece que não haverá uma solução. Você sabe que depois tudo irá mudar, só não sabe os detalhes do desfecho.

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 Cena 5. Loja. Interior. Manhã

Stella e sua assistente entram em uma loja sofisticada de roupas.

Stella – (Andando pela loja enquanto conversa com sua assistente) Isso me lembra a época em que eu ficava disfarçada em salão de beleza e pagava para alguma cabeleira falar sobre a minha novela só para eu ter uma ideia da recepção do público.

As clientes começam a olhar para Stella com olhares de admiração. A atriz vai andando orgulhosa até um vestido até que começa a conversar com uma fã que a aborda, e com isso a câmera vai se afastando.

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CENA 6. FLASHES. EXT/MANHÃ

Insert: Até o final da cena 7



Vários flashes de fotos da série em jornais e revistas.

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CENA 7. QUARTO DE RITA. INT/MANHÃ

Rita está em sua cama vendo Stella sendo entrevistada por Leonora em seu programa.

Leonora – Então, Stella! Fale com pouco sobre como foi o trabalho de caracterização da sua personagem.

Rita – Eu fico feliz que esteja tudo indo bem! Mas quando eu era jovem e participava de um grande sucesso, iam até em restaurante me oferecer personagens.

Margo – A série ganhou mais episódios. Devem achar que terá mais de uma temporada.

Rita – Você acha mesmo.

Margo – A senhorita pelo menos está provando que ainda pode segurar um personagem principal.

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CENA 8. CAMARIM DE STELLA. INT/MANHÃ

Stella está de pé se maquiando em frente ao espelho.

Stella – Dá para acreditar que a Leonora só quis saber de frivolidades? Enquanto isso a Rita já indicada aos prêmios se depender dos críticos.

Vânia – Você também tem chance nas premiações. Se tem uma personagem que todos adoram, é a atriz decadente. Bette Davis e Glória Swanson fizeram muito sucesso quando receberam esse tipo de papel.

Stella – E ambas perderam o Oscar para July Holliday!

Vânia – Usa isso tudo para te ajudar quando a sua personagem tiver alguma cena em que perde um prêmio.

Stella – Quando eu precisar de inspiração, eu me lembro de quando eu achei que ganharia o meu segundo APCA.

O diretor Sérgio aparece

Sérgio – Oi, Vânia! Eu poderia ter uma conversa a sós com você?

Corta para Vânia e Sérgio andando pelos estúdios.

Vânia – Eu via tantos filmes e achava tudo chamativo que decidi que eu tentaria viver nesse universo. Mas faz anos que eu só vivo de esperanças. Eu daqui a pouco farei 40 anos e sei como esse meio funciona.

Sérgio – Eu lembro de um teste que você fez para Levada da Breca no teatro.

Vânia – Eu adorava ver a Katharine Hepburn no filme. Uma pena que tenha aparecido no teste uma cretina que sabia a letra toda de “I Can't Give You Anything But Love’’

Sérgio – Bem... Entrou uma nova personagem na série e eu imagino que Rita e Stella vão reclamar de todas as atrizes que foram pensadas para o papel.

Foco em Vânia interessada.

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Cena 9. Camarim de Stella. Interior. Manhã

Rita adentra o espaço, pegando Stella de surpresa enquanto apalpava o cabelo.

Stella – Ah! Oi, Rita! O que acha de irmos tomar uns drinks depois das gravações?

Rita – Eu li a coluna da Virgínia! Você não tinha dito para a Leila que a minha personagem era mais importante que a sua?

Stella – Porque é mesmo! Virgínia que foi inventar que você era coadjuvante. Você sabe como são esses jornalistas.

Rita – Bem... Eu nunca fui próxima dos sensacionalistas, com “modus operandi” parecido com o daquele que soube com exclusividade do seu primeiro divórcio bem no dia da minha estreia da minha peça.

Stella – Por favor, Rita! Como você mesma diz: São sensacionalista! Mas eu até entendo o lado deles, cada um faz o que é preciso nesse meio.

Rita – Eu não estou nem aí se você entra em contato com esse laia, mas acho intrigante você se sentir ameaçada ao ponto de precisar disso.

Stella – (Risos) Eu? Ameaçada?

Rita – Bom... É isso que vamos descobrir depois que as críticas forem saindo.

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Cena 10. Camarim de Stella. Interior. Manhã

Insert: Até o final da cena 



Stella lê em pé um jornal enquanto Virgínia segura uma taça de vidro com gim tônica.

Stella – (Lendo um jornal) “Pode até ser cedo demais, mas não custa apontar que até o momento Rita é o grande destaque dessa série. A atriz apresenta uma das melhores atuações da sua carreira, se assemelhando às grandes megeras do cinema. Já Stella não consegue dar profundidade suficiente para a sua personagem. Uma atriz decadente é quase sempre um personagem emblemático, mas a construída por Stella é tão desinteressante que te faz torcer pela assistente.

Virgínia – Você sabe que esses críticos sempre vão procurar algum defeito, mas a recepção da série foi ótima.

Stella -  Mas você já leu o que dizem? Praticamente todas as notas destacam a brilhante atuação da senhorita Spencer!

Virgínia – As megeras podem até funcionar no cinema internacional. Mas aqui o público é careta e só consegue simpatizar com os heróis.

Stella – Quando eu decidi retomar a minha carreira, eu pensei que só faria avó de alguma protagonista insuportável que chora porque perdeu o cãozinho. Ao menos eu passaria despercebida.

Virgínia – Ainda tem muita água para rolar. Logo logo começarão as indicações aos prêmios.

Stella – Prefiro ficar de fora a me indicarem como coadjuvante.

Virgínia – Eles não ousariam! Sua personagem é tão importante quanto a da Rita.

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Cena 11. Casa de Alberto. Interior. Manhã

Insert: Até o final da cena


Alberto e Rita estão organizando uma sala com fitas de filmes antigos. Rita coloca um cartaz na parede.

Alberto – (Carregando uma caixa) Obrigado por me ajudar! Eu precisa de uma ajuda para me reorganizar. 

Rita – Eu sempre quis o cartaz desse filme. Não quer me vender?

Alberto – Quando eu precisar, eu vendo as minhas calças antes (Risos).

Rita -  Eu tenho um verdadeiro fascínio por esse filme! Sabe o que acontecia com Bette Davis na época? Além de vir de um terceiro divórcio, já estava sendo descartada da indústria, acumulando fracassos de bilheteria... E não é coincidência que ela já tinha passado dos quarenta. Essa coleção aqui explica o seu talento para a escrita!

Alberto – Obrigado! E meus parabéns pelo sucesso da série!

Rita – Bem... Não fui eu que escrevi (Risos).

Alberto – E alguém se importa? Do contrário as pessoas não se importariam mais com Bette Davis que em falar que o roteiro era do Joseph L. Mankiewicz.

Rita – Não seja tão duro consigo mesmo! Ainda é cedo demais para sabermos quem vai se beneficiar mais desse sucesso! Não que seja uma competição.  

Alberto – Mas que você tem uma parcela de culpa no êxito, isso tem!

Rita – É uma obra, é assim que funciona! Cada peça é importante para movimentar as máquinas! Alberto, você é um escritor brilhante, construiu uma carreira...

Alberto – E olha só onde eu fui parar, precisando escrever uma série de baixo orçamento.

Rita – Uma série de sucesso! Que inclusive faz a Stella atuar bem... (Risos leves).

Alberto – Eu acho que você tem razão... 

A câmera vai passando pela sala, exibindo cartazes e caixas com rolos de filmes.

 

Fim do quinto episódio

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