Carinhoso - Décimo Segundo Capítulo

 Carinhoso 

 
 

Capítulo 12 

 
 

Novela criada e escrita por: 

 
 

Brian Tavares 

 
 

Elenco deste capítulo: 

 
 

Vitória Strada – Luciana 

 
 

Cláudia Abreu – Marília 

 
 

Fábio Assunção – Evandro 

 
 

Vivianne Pasmanter – Bárbara 

 
 

Thiago Fragoso – Antônio 

 
 

Nicolas Prattes – Filipe 

 
 

Marcello Airoldi – Leandro 

 
 

Triz Pariz – Paulinha


Lucca Picon – Lorenzo 

 
 

 

 
 

Continuação imediata do capítulo anterior: 

 
 

Cena 01: Delegacia / Sala de arquivos (INT – DIA) 

 
 

O funcionário entrega um documento a Luciana. 

 
 

FUNCIONÁRIO – Esse documento é o único relacionado ao acidente dos seus pais. É apenas um registro do início das investigações. 

 
 

Luciana analisa o documento, aflita. 

 
 

LUCIANA – Mas não tem quase nada nesse bendito papel! É a única coisa que você conseguiu encontrar? 

 
 

FUNCIONÁRIO – Pois bem… o restante do arquivo desse acidente não foram sequer integrados aos arquivos da delegacia. 

 
 

LUCIANA – Como não? 

 
 

FUNCIONÁRIO – O motivo disso é um incêndio que tivemos aqui na delegacia. Parte dos documentos de 2005 foram muito danificados, alguns até tiveram perca total. 

 
 

LUCIANA (NERVOSA) – E alguns desses documentos são exatamente os das investigações? É isso? 

 
 

Antônio se aproxima de Luciana. 

 
 

ANTÔNIO – Calma, Lu… espera ele explicar melhor isso tudo! 

 
 

FUNCIONÁRIO – Provavelmente sim, os documentos que vocês procuram foram extremamente danificados. Eu peço que vocês voltem em um mês, um pouco menos… vamos ver o que podemos fazer! 

 
 

Em Luciana, aflita. Corta: 

 
 

Cena 02: Apartamento de Antônio (INT – DIA) 

 
 

Luciana e Antônio entram no local, discutindo. 

 
 

ANTÔNIO – Eu já te pedi perdão, Lu. Foi sem pensar, eu fiquei nervoso! 

 
 

LUCIANA – Tudo bem, Antônio. Só que eu acho muito egoísmo da sua parte vir se doer por “cordialidade excessiva” de um funcionário, sendo que ele só estava sendo respeitoso com um momento muito difícil pra mim! 

 
 

ANTÔNIO – Eu sempre fui ciumento mesmo, Lu, não é de uma hora pra outra que eu vou mudar! 

 
 

LUCIANA – Ah sim, entendi! Entendo, entendo sim que você seja uma pessoa ciumenta... mas olha só, Antônio. Comigo isso não vai rolar! Eu não aturo nenhum tipo de machismo de ninguém, quer que eu ature justo o seu? 

 
 

ANTÔNIO – Não me considero machista…  

 
 

LUCIANA – Então é melhor você começar a olhar pra si próprio! 

 
 

Luciana começa coloca algumas coisas na bolsa.  

 
 

ANTÔNIO – Você já vai? 

 
 

LUCIANA – É melhor eu ir… 

 
 

ANTÔNIO (SE APROXIMANDO) – Foi algo que eu fiz? 

 
 

Luciana dá um beijo em Antônio. 

 
 

LUCIANA – Pode ser que sim... mas eu preciso realmente ir! 

 
 

Luciana vai embora, ficamos em Antônio. Corta: 

 
 

Cena 03: Poços de Caldas (INT – DIA/NOITE) 

 
 

Planos por toda a cidade, pontos turísticos e ruas movimentadas. Anoitece. 

 
 

Cena 04: Restaurante estilo happy hour (INT – NOITE) 

 
 

Filipe e Lorenzo chegam juntos ao local, os dois estão enturmados com outros jovens de lá, aparentemente são amigos de faculdade. 

 
 

LORENZO – Filipe, eu não sabia que viria tanta gente! 

 
 

FILIPE – Pois é, acho que estão inaugurando um espaço maior aqui hoje, só fiquei sabendo de tarde. 

 
 

LORENZO – Espero que o pessoal que eu conheço chegue logo, não mereço ver você ficar cumprimentando todo mundo e eu sem conhecer ninguém…  

 
 

FILIPE – Bah! Teus amigos todos confirmaram presença! 

 
 

Ao fim da frase de Filipe, Lorenzo muda a expressão, fica feliz ao ver Paulinha chegar. 

 
 

LORENZO (INDO ATÉ ELA) – Ao menos você veio! 

 
 

PAULINHA – Oi, meu amor, a gente nem tem se falado! 

 
 

Os dois se abraçam, Filipe os observa com uma expressão muito incomoda, já nervoso. Corte: 


 
 

Cena 05: Casa da família Martins / Sala de estar (INT – NOITE) 

 
 

Evandro e Bárbara reagem a Luciana. 

 
 

EVANDRO – Que situação complicada, Lu… nós não fazíamos ideia desse incêndio! 

 
 

LUCIANA – Ah, pai. A minha esperança é voltar até a delegacia no prazo que o funcionário de lá me pediu… eu não vou desistir de investigar esse acidente, ter todas as informações que eu quero…  

 
 

Luciana se acomoda melhor, inicia outro assunto. 

 
 

LUCIANA – Eu precisava conversar algo com vocês…  

 
 

BÁRBARA – Pode falar, Lu…  

 
 

LUCIANA – Bom… eu estive refletindo bastante nos últimos dias. Essa casa fez parte de toda a minha vida, não é? Me traz inúmeras lembranças, inclusive da época em que eu convivi com os meus pais. 

 
 

EVANDRO – Sim, você viveu a vida toda aqui. 

 
 

LUCIANA – E eu acho, pai… acho que eu preciso do meu cantinho! 

 
 

Evandro e Bárbara se surpreendem. 

 
 

LUCIANA – Eu acho que, além dessa imersão toda na vida dos meus pais, eu preciso também de um lugar que me traga novos ares, um lugar que não me remeta tantas lembranças, até para que eu possa pensar em outras coisas… 

 
 

BÁRBARA – Você está pensando em morar sozinha, é isso? 

 
 

LUCIANA – Não só pensando, como dei entrada em um apartamento, um lugar que eu gostei bastante! Eu quero esse novo passo na minha vida! 

 
 

Evandro sorri para a filha, se aproxima. 

 
 

EVANDRO – Eu fico feliz, Lu, de verdade! Eu quero que você saiba, tenha a certeza, eu posso te ajudar no que for necessário para essa mudança! 

 
 

Corta: 

 
 

Cena 06: Quarto de Luciana (INT – NOITE) 

 
 

Luciana observa todo o quarto, nostálgica. A jovem passa por suas roupas, objetos, móveis… pensativa com o momento presente, mas também ansiosa para o futuro. 

 
 

Sonoplastia: Carinhoso (Marisa Monte) – até o final da cena 07. 



 

Luciana abre o guarda-roupa, retira de lá uma caixinha, revelando várias fotos de Marília ainda jovem, grávida, e até algumas fotos de mãe e filha juntas. 

 
 

LUCIANA (EMOCIONADA) – Eu nunca vou me esquecer de você, mãe… nunca! 

 
 

Corte: 

 
 

Cena 07: Apartamento de Marília e Leandro / Quarto de Bruno (INT – NOITE) 

 
 

Marília observa com ternura o sono do filho. Leandro se junta a ela. 

 
 

LEANDRO – É a melhor coisa do mundo, não é? 

 
 

MARÍLIA – Com toda certeza! Às vezes eu fico até incomodada, não percebo a respiração dele… acho que aconteceu alguma coisa... mas é só minha impressão, me preocupo muito com ele! 

 
 

LEANDRO – Você vai ver como a terapia nos ajuda a organizar melhor os nossos pensamentos, preocupações… eu fico feliz em saber que somos essa família, que estamos juntos em tudo! 

 
 

MARÍLIA – Eu é que fico feliz com o seu apoio, Leandro! É o que mais tem me ajudado! 

 
 

Os dois sorriem um para o outro, com ternura. Corte. 

 
 

Cena 08: Restaurante estilo happy hour (INT – NOITE) 

 
 

Sonoplastia: Cante por Nós (Vintage Culture) – até o fim da cena. 



 

Paulinha se afasta, Filipe percebe e vai até ela, deixando Lorenzo conversando com alguns amigos. Filipe pressiona Paulinha contra a parede. 

 
 

FILIPE (NERVOSO) – Tu vais ficar assim a noite toda? Conversando com o Lorenzo como se fosse melhor amiga dele? 

 
 

PAULINHA (CÍNICA) – Eu sou a melhor amiga dele, você sabe muito bem disso! 

 
 

FILIPE – Cala essa boca! Amiga que faz o que você fez? 

 
 

PAULINHA – Ih, agora eu fiz tudo sozinha, é? Você não estava nenhum pouco, morrendo de desejo por mim? 

 
 

Filipe perde o controle, beija Paulinha ali mesmo, com a sorte de ser um local mais afastado. Lorenzo se levanta da mesa em que estava, começa a ir em direção ao banheiro, tendo uma queda de pressão, despertando atenção das pessoas ali. Filipe e Paulinha continuam se beijando, sem que ninguém repare, mas a movimentação os dispersa também. 

 
 

FILIPE – É o Lorenzo! 

 
 

Filipe e Paulinha correm até o rapaz, o ajudam a se reestabelecer. Corte: 

 
 

Cena 09: Apartamento de Antônio / Quarto de Filipe (INT – NOITE) 

 
 

Filipe se certifica que Lorenzo está dormindo, vai até o banheiro do quarto. Paulinha está lá, guardando uma caixinha de primeiros socorros. 

 
 

FILIPE – O guri já está melhor, acho que  tu pode ir…  

 
 

PAULINHA – Tem certeza? Eu medi a temperatura dele depois que vi você se atrapalhando… 

 
 

FILIPE – É, mas já está tudo melhor… ele dormiu, deve estar cansado…  

 
 

PAULINHA (CÍNICA) – Vendo assim… 

 
 

FILIPE – O que foi, em? Já pode tomar teu caminho! 

 
 

Sonoplastia: Blackout (Banda Faibe) – até o fim da cena. 



 

Paulinha se aproxima de Filipe, sedutora. 

 
 

PAULINHA – É você mesmo que não quer que eu “tome o meu caminho”! 

 
 

FILIPE – Sai…  

 
 

PAULINHA – Me tira! 

 
 

Filipe pega Paulinha pelos braços, mas invés de a tirar dali, a beija em um ímpeto. Os dois começam a se agarrar, não dão a mínima importância para Lorenzo que está ali por perto. Corte: 

 
 

Cena 10: Apartamento de Antônio / Quarto principal (INT – NOITE) 

 
 

Luciana e Antônio estão deitados, ela mexendo no celular, ele ao lado, observando. 

 
 

ANTÔNIO – Não aguento mais você dando mais atenção pra esse aparelho…  

 
 

LUCIANA – Calma, Antônio. Só estou mandando uma mensagem pra minha mãe, dizendo que vou passar a noite por aqui! 

 
 

ANTÔNIO – E precisa? Você já é adulta, Luciana, por favor! 

 
 

LUCIANA – Sim, mas os meus pais são bastante rigorosos em relação a isso, gostam de saber onde eu e a minha irmã estamos… 

 
 

ANTÔNIO (SE ESTRESSA) – Rigorosos? Os seus pais? Você tá mentindo pra mim, estou tendo essa certeza agora! 

 
 

LUCIANA (ESPANTADA) – Antônio? 

 
 

ANTÔNIO (SE APROXIMANDO) – Me dá esse celular aqui… - tenta pegar. 

 
 

Luciana se esquiva, guarda o celular consigo. Ela encara Antônio, nervosa. 

 
 

LUCIANA – Você enlouqueceu? 

 
 

Em Luciana, corta. 

 
 

FIM DO CAPÍTULO. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário