Carinhoso - Décimo Quinto Capítulo


Carinhoso 

 
 

Capítulo 15 

 
 

Novela criada e escrita por: 

 
 

Brian Tavares 

 
 

Elenco deste capítulo: 

 
 

Vitória Strada – Luciana 

 
 

Marina Ruy Barbosa – Laura 

 
 

Cláudia Abreu – Marília 

 
 

Ana Paula Arósio – Lia Lee 

 
 

Fábio Assunção – Evandro 

 
 

Viviane Pasmanter – Bárbara 

 
 

Thiago Fragoso – Antônio 

 
 

Nicolas Prattes – Filipe 

 
 

Bruno Fagundes – Alan 

 
 

 

 
 

Continuação imediata do capítulo anterior: 

 
 

Cena 01: Casa da família Martins / Sala de estar (INT – DIA) 

 
 

Luciana entra no local. Bárbara, Evandro e Laura se atentam a ansiedade da jovem. 

 
 

EVANDRO (SE LEVANTANDO) – Aconteceu alguma coisa, Luciana? 

 
 

LUCIANA (ESPANTADA) – Eu vi a minha mãe! 

 
 

Todos ali se chocam, encaram uns aos outros. Bárbara tenta entender a situação. 

 
 

BÁRBARA (SE LEVANTA) – Como assim? Mãe? 

 
 

Luciana tenta se acalmar, todos ficam em silêncio. 

 
 

LUCIANA – É isso o que vocês ouviram! Eu vi a minha mãe! Eu vi a Marília, viva! 

 
 

Evandro se aproxima da filha, segura em suas mãos, tentando a acalmar. 

 
 

EVANDRO – Se acalma, Lu. Você está nervosa, nós não estamos entendendo bem o que você está querendo dizer. 

 
 

LUCIANA – Eu tive que fazer algumas compras no mercadão, estava lá! Quando eu estive na banca de frutas, o vendedor dali chamou por uma mulher, chamou pelo nome de Marília! 

 
 

Laura observa a irmã, como se ela estivesse delirando. Luciana continua. 

 
 

LUCIANA – Quando eu olhei pra ela… era a minha mãe! Tinha as mesmas características físicas, como se já tivesse envelhecido 15 anos! E o mais impressionante: tinha uma pinta no queixo. A mesma pintinha que a minha mãe tinha! 

 
 

LAURA – Você enlouqueceu? 

 
 

EVANDRO (REPREENDENDO LAURA) – Não diga mais nada, Laura. Deixe a sua irmã concluir! 

 
 

LUCIANA – Era ela! Eu sinto, eu tenho essa certeza! E depois eu tentei seguir ela pelas ruas próximas ao mercado, mas eu não a encontrei mais! Eu voltei na banca de frutas, o vendedor me confirmou o nome dela: Marília! 

 
 

LAURA (DEBOCHADA) – Eu também tive um encontro com Elis Regina na última noite, e olha, ela me prometeu duas músicas inéditas! 

 
 

EVANDRO – Chega, Laura. Suba para o seu quarto, eu e sua mãe vamos conversar com a Luciana. 

 
 

Laura sobe as escadas bufando, Bárbara se aproxima de Luciana. 

 
 

BÁRBARA – Luciana… eu entendo que você esteja nervosa ultimamente, afinal você passou por descobertas horríveis nas últimas semanas! Você não acha que isso tudo pode ter sido uma impressão sua? Uma impressão forte, eu sei… 

 
 

Luciana se senta, Evandro também se senta ao lado dela. Bárbara se agacha e encara a filha adotiva. 

 
 

BÁRBARA – Mexer com esse passado, com tudo o que houve nesse acidente… pode ter sido duro demais! Você precisa descansar um pouco, descansar essa mente! 

 
 

LUCIANA – Talvez tenha sido isso mesmo… apenas uma impressão. Eu sei que eu tento trabalhar, estudar, namorar mas a verdade é que eu penso o tempo inteiro nesse acidente. Eu penso o tempo inteiro nos meus pais biológicos. 

 
 

EVANDRO – Luciana. Nós estamos aqui com você! 

 
 

Luciana sorri timidamente, se levanta. 

 
 

LUCIANA – Eu preciso organizar essa mudança… eu preciso ocupar a minha mente… 

 
 

Luciana sobe as escadas. Bárbara e Evandro se encara, sentidos pela filha. Corte: 

 
 

Cena 02: Quarto de Luciana (INT – DIA) 

 
 

Sonoplastia: Carinhoso (Marisa Monte) – início da cena. 



 

Luciana entra em seu quarto, ainda muito emotiva com tudo o que aconteceu. Ali sobraram poucos móveis, e entre todos uma caixinha, que Luciana abre e encontra fotos de sua mãe. Luciana observa todas as fotos, cada detalhe físico de Marília. 

 
 

LUCIANA – Eu sempre te amei, mãe… esse acidente nos separou, mas você continua aqui… - aponta para o lado esquerdo do peito. 

 
 

Após alguns segundos, Alan bate na porta, entra. 

 
 

ALAN – Luciana? 

 
 

LUCIANA – Entra, Alan! 

 
 

Alan se aproxima de Luciana, percebe que ela não está muito entusiasmada. 

 
 

ALAN – Você quer conversar? Contar o que aconteceu? 

 
 

Luciana sorri. Corte: 

 
 

Cena 03: Apartamento de Antônio / Sala de estar (INT – DIA) 

 
 

Antônio e Filipe conversam, sentados no sofá. 

 
 

FILIPE – Não te respondeu nenhuma mensagem? Do nada? 

 
 

ANTÔNIO – Pois é… eu inclusive a convidei  pra jantar ontem. Ela simplesmente visualizou a conversa e não respondeu. 

 
 

FILIPE – Bah! A única coisa que eu posso dizer é pra ti procurar a Luciana… poxa, vai que aconteceu alguma coisa com o celular dela, não sei. Vai até lá, converse com a Lu pessoalmente! 

 
 

ANTÔNIO (REFLEXIVO) – Você está certo, claro! Eu vou pra lá agora! 

 
 

Antônio se despede do irmão e sai do apartamento. Corte: 

 
 

Cena 04: Casa da família Martins / Quarto de Luciana (INT – DIA) 

 
 

Luciana termina de contar a Alan toda a situação que havia acontecido, ela recebe o apoio do amigo. 

 
 

ALAN – Eu já disse que acredito em você, Lu… te encorajo ainda a voltar no mercadão, investigar mais sobre essa moça que você viu, tirar logo essa dúvida da sua cabeça! 

 
 

LUCIANA – Sério mesmo? Você acha que vale a pena eu ir atrás disso? 

 
 

ALAN – Não só acho como também posso ir com você! Eu não acho que tudo o que você me disse tenha sido apenas uma impressão, não acho mesmo! 

 
 

Luciana sorri, agradece o apoio com um abraço. No mesmo instante, Antônio entra no quarto, imediatamente tendo uma reação negativa. Em Luciana. Corte: 


 
 

Cena 05: Sala de jantar (INT – DIA) 

 
 

Laura vai até o local, encontra os pais. 

 
 

LAURA – Eu tive a impressão de ver alguém subindo, foi o Alan? 

 
 

EVANDRO – Sim, mas o Antônio também, chegou agora a pouco! 

 
 

Em Laura, ardilosa. Corte: 

 
 

Cena 06: Quarto de Luciana (INT – DIA) 

 
 

Luciana se aproxima de Antônio para o cumprimentar. 

 
 

LUCIANA – Nossa Antônio, você não respondeu nenhuma… 

 
 

ANTÔNIO (INTERROMPENDO) – Quem é esse cara? 

 
 

LUCIANA - “Esse cara” não, Antônio! O Alan é um amigo de infância, eu mal te apresentei… 

 
 

ANTÔNIO – Eu prefiro que nem apresente. Não quero conhecer nenhum amiguinho seu! 

 
 

Luciana se espanta com a grosseria de Antônio. 

 
 

LUCIANA – O que é isso? Que jeito é esse que você está usando pra falar comigo? 

 
 

Alan se aproxima do casal. 

 
 

ALAN – Acho melhor eu ir, Lu. 

 
 

LUCIANA – Não precisa sair, Alan! 

 
 

ALAN – Eu volto em outro momento! 

 
 

Alan sai do quarto, Antônio se irrita ainda mais. 

 
 

ANTÔNIO – Ele ainda vai voltar? Vai voltar a entrar aqui, no seu quarto? 

 
 

LUCIANA – Antônio, observa bem esse seu tom. Nós já conversamos sobre isso, já conversamos dessa sua maneira de falar dos meus amigos! 

 
 

ANTÔNIO – Esse era só um amigo seu? Não parecia! 

 
 

LUCIANA (FIRME) – O que você acha que se pareça ou não, eu prefiro que você guarde pra si! 

 
 

ANTÔNIO – Então me explique, me explique o motivo de ter ignorado minhas mensagens pra você! Foi pra grudar nesse cara? Se pendurar nele como eu vi agora? 

 
 

LUCIANA – O que você viu foi apenas um abraço. Um abraço sincero de dois amigos! E quanto a suas mensagens, eu não cheguei a ver nenhuma! Não chegaram no meu celular! 

 
 

ANTÔNIO – Como você pode ser tão cínica? As mensagens não chegaram, não tem desculpa melhor? Quem é esse cara, Luciana? 

 
 

LUCIANA – Olha aqui, Antônio. Para! Eu não admito ouvir mais nenhuma ofensa sua! Nenhuma! 

 
 

Antônio se neutraliza. No corredor, Laura escuta a discussão dos dois. 

 
 

ANTÔNIO – Perdão, Luciana… perdão. Eu só me irritei com toda essa situação, eu não pensei na possibilidade das mensagens não terem chegado, me senti nervoso quando vi esse cara… 

 
 

LUCIANA – O Alan é um grande amigo de infância, apenas isso. Ele me ajudou com a mudança, mas também me ouviu desabafar sobre uma coisa chata que aconteceu hoje. 

 
 

ANTÔNIO – E o que aconteceu? 

 
 

LUCIANA – Antônio, eu te conto mais tarde, tudo bem? Mas agora eu gostaria muito de ficar sozinha. Eu preciso descansar e preciso também que você se acalme. Eu não quero conversar com alguém que me demonstre insegurança e desconfiança em todo momento. Não agora. 

 
 

Antônio se retira do quarto, Luciana tenta se recompor. Corte: 

 
 

Cena 07: Corredor dos quartos (INT – DIA) 

 
 

Laura observa Antônio ir embora, satisfeita. A ruivinha entra em seu quarto, procura em seu celular as fotos que havia tirado de Luciana e Alan. 

 
 

LAURA – Chegou a hora de me divertir com vocês! 

 
 

Corte: 

 
 

Cena 08: Apartamento de Antônio (INT – DIA) 

 
 

Antônio chega ainda nervoso em seu apartamento. O rapaz percebe que chegaram algumas mensagens anônimas em seu celular. Ao abrir as mensagens, Antônio se enfurece ao ver inúmeras fotos de Luciana e Alan juntos, com ângulos de imagem que sugeriam intimidade. Em Antônio. Corte: 

 
 

Cena 09: Poços de Caldas / Vista aérea (EXT – DIA) 

 
 

Muita movimentação pelas principais ruas da cidade. Corta: 

 
 

Cena 10: Apartamento de Antônio (INT – ENTARDECER) 

 
 

Antônio abre a porta para Luciana. 

 
 

LUCIANA – Você pediu que eu viesse quando fosse melhor… estou aqui. 

 
 

Antônio está nitidamente abalado, pede que Luciana entre. 

 
 

ANTÔNIO – Eu te chamei aqui por um único motivo: Eu quero me separar de você. 

 
 

LUCIANA (SURPRESA) – Se separar? Isso por nossa briga mais cedo? 

 
 

ANTÔNIO – Não, não é só por isso! É por que eu sei que você me traiu, Luciana. Eu já sei de tudo! 

 
 

Em Luciana. Corte: 

 
 

Cena 11: Consultório de hipnose / Sala principal (INT – ENTARDECER) 

 
 

Lia se aproxima de Marília, coloca a mão na frente do rosto dela. Ao fechar suas mãos, Marília entra em estado hipnótico. Começa a ter lembranças de sua família, dessa vez com ainda mais intensidade, e com diálogos mais precisos. Marília se lembra de se aproximar da filha, a chamar pelo nome. Luciana. Corte: 

 
 

Cena 12: Apartamento de Antônio (INT – ENTARDECER) 

 
 

Luciana reage surpresa a frase de Antônio. 

 
 

LUCIANA – Traição, Antônio? Eu acho que eu nem preciso dizer que eu não traí você, em nenhum momento! 

 
 

Antônio se irrita, começa a chorar. 

 
 

ANTÔNIO – Cala essa boca! Você não precisa mais mentir pra mim! Você acha que eu já não sei do seu caso com aquele seu amigo? 

 
 

Luciana perde a paciência. 

 
 

LUCIANA – Antônio, você está sendo equivocado! E mais: sendo desrespeitoso. Não só comigo, mas com a gente. Com um trato que nós tínhamos! Eu te avisei que não suportava essas cenas de ciúmes! 

 
 

ANTÔNIO – Cínica! Mentirosa! 

 
 

Luciana percebe que Antônio está sério, nervoso. Ela expressa um semblante de decepção. A jovem se dirige a porta do apartamento, mas se vira para uma última frase. 

 
 

LUCIANA – Você não está se separando de mim, Antônio. Quem está se separando sou eu! Sou eu que não quero uma pessoa completamente egoísta ao meu lado, e eu já tinha te dito isso! 

 
 

Luciana sai do apartamento. Ficamos em Antônio, nervoso. Corta: 

 
 

Cena 13: Corredor dos Quartos (INT – NOITE) 

 
 

Luciana passa pelo corredor desabada, chorando bastante. Laura a observa pela porta de seu quarto. 

 
 

LAURA – Finalmente…  

 
 

Corte: 

 
 

Cena 14: Poços de Caldas / Vista aérea (EXT – NOITE/DIA) 

 
 

Sonoplastia: Breathin (Ariana Grande) – até o fim da cena. 


 
 

A mudança de tonalidades do céu da cidade anuncia a chegada de um novo dia. Corte: 

 
 

Cena 15: Redação do Jornal Assis (INT – DIA) 

 
 

Mira recebe Luciana em sua sala. 

 
 

MIRA – Sim, Lu. Uma promoção! Nós avaliamos bem aquele seu trabalho sobre fotografia. Decidimos que você vai tomar conta dessa área aqui no jornal! 

 
 

Reação feliz de Luciana. Corte: 

 
 

Cena 16: Redação do Jornal Assis / Banheiro feminino (INT – DIA) 

 
 

Luciana chega apressada ao banheiro, entra em uma das cabines. Ao se sentar, ela retira da bolsa um teste de gravidez. Após alguns minutos, Luciana sai da cabine e vai até o espelho. Foi o tempo suficiente, o teste se deu positivo. Luciana se surpreende. Corta. 

 
 

FIM DO CAPÍTULO. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário