Bom dia pessoal! Como dito no título do texto hoje o post é especial, hoje vamos relembrar o remake de um clássico da teledramaturgia brasileira, "O Astro".
A novela foi um sucesso de público e crítica e ainda conseguiu conquistar o grande Emmy Internacional (prêmio norte-americano) de Melhor Novela de 2011.
A inescrupulosa escalada social de Herculano Quintanilha (Rodrigo Lombardi), de ilusionista em uma casa noturna à alta direção de um forte grupo empresarial.
Herculano e seu parceiro Neco (Humberto Martins) aplicam um golpe na paróquia da cidadezinha de Bom Jesus do Rio Claro e são descobertos. Neco foge com o dinheiro e Herculano, traído, é pego pelas autoridades. Deixando a mulher Doralice (Marcela Muniz) e o filho Alan (Bernardo Marinho), Herculano cumpre oito anos de pena. Na prisão, ele conhece Ferragus (Francisco Cuoco), um homem com poderes paranormais que lhe ensina todos os seus truques. Quando sai da prisão, Herculano se estabelece no Rio de Janeiro. Apresentando-se na casa noturna Kosmos como ilusionista, Herculano reencontra Neco na plateia e passa a persegui-lo.
Do outro lado da história está o clã dos Hayalla. O poderoso empresário Salomão Hayalla (Daniel Filho) tem como sócios em seus negócios os irmãos Samir (Marco Ricca), Youssef (Zé Rúbens Chachá) e Amin (Tato Gabus Mendes). Casado com a fútil Clô (Regina Duarte), Salomão deseja que o filho, Márcio (Thiago Fragoso), assuma seu lugar nos negócios da família. Mas o jovem idealista é alheio à fortuna e ao poder, só lhe interessando a fé em São Francisco de Assis.
Abandonando a casa do pai, Márcio conhece Herculano e influenciado por ele, resolve assumir sua condição de herdeiro do império Hayalla. Mas Márcio leva o amigo consigo para a diretoria das empresas, onde Herculano é recebido com desconfiança. Neste ambiente, Herculano reencontra a bela Amanda (Carolina Ferraz), amiga dos Hayalla, por quem se apaixonara. O amor entre Herculano e Amanda provoca o ciúme de Samir, apaixonado por ela, e só faz aumentar o ódio dos Hayalla pela influência de Herculano na família.
Márcio, por sua vez, em contato com o universo do amigo ilusionista, conhece e se apaixona pela jovem Lili (Alinne Moraes), cunhada de Neco, uma moça simples e batalhadora. Os desencontros entre Márcio e Lili são fortalecidos pela família do rapaz, que não aceita Lili e vê na jovem Jôse (Fernanda Rodrigues), irmã de Amanda, completamente apaixonada por Márcio, a mulher ideal para o rapaz.
O misterioso assassinato de Salomão Hayalla desencadeia uma série de conflitos na vida dos personagens. Enquanto avançam as investigações acerca do crime, Samir e Herculano – agora casado com Amanda e acionista das empresas Hayalla – travam uma batalha para garantir o comando dos negócios.
Acima de tudo "O Astro" foi um experimento da Globo para abrir um novo horário de novelas, com uma novela mais curta: O Astro teve 64 capítulos. O resultado final foi além das expectativas da emissora, já que sua meta de audiência foi superada.
Esta nova versão, escrita por Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro, deu ares contemporâneos ao texto dos anos 1970.
“Não mexeremos nos pilares de Janete Clair. Os mistérios ficam por conta dos caminhos dessa história”, afirmou Alcídes Nogueira.
“Iremos abusar do romantismo rasgado. Afinal, o mundo pode ter mudado, mas o desejo de amar e ser amado nunca mudou”, concluiu Geraldo Carneiro.
“Vamos retomar a estética do close, o público vai se aproximar dos personagens e se emocionar com eles” revelou o diretor de núcleo, Roberto Talma.
“Estamos preservando os pilares básicos da história original. A nossa preocupação tem sido deixar as tramas com ares do século 21 e, assim, os
personagens agirão em consonância com os hábitos dos anos atuais”, explicou Alcides Nogueira.
Na época do lançamento da novela, perguntado sobre em qual nomenclatura cabia O Astro – se “macrossérie” ou “mininovela” -, o diretor Mauro Mendonça Filho respondeu:
É uma aposta em um novo horário e um novo formato. Queremos trazer o público de minissérie que quer ver uma obra feita com mais cuidado, e também aproximar o público de novela que quer acompanhar por um tempo maior a história. Isso já seu certo em outras minisséries que foram ao ar nas férias, como Um Só Coração e A Muralha, mas agora é no meio do ano, no meio da vida cotidiana. Sim, é uma aposta.
BASTIDORES E CURIOSIDADES
Márcio (Thiago Fragoso) e Lili (Alinne Moraes) na segunda versão da trama.
A história de Herculano Quintanilha foi baseada na trajetória do ex-ministro do Bem-Estar Social da Argentina López Rega, conhecido como El Brujo, influente no último governo do ex-presidente argentino Juan Domingo Perón.
Em O Astro, Janete Clair lançou a ideia do suspense policial novelesco. O mistério sobre a morte de Salomão Hayala durou cinco meses, mais da metade da novela, que esteve no ar de dezembro de 1977 a julho de 1978. Foi com o assassinato do libanês Salomão Hayalla que nasceu o bordão “quem matou...?”, retomado anos depois em Vale Tudo (1988), com a morte de Odete Roitman (Beatriz Segall). Na trama original, coube a Felipe Cerqueira (Edwin Luisi, agora Henri Castelli), jovem amante de Clô Hayala (Tereza Rachel, agora Regina Duarte), esposa de Salomão, ser o algoz. Na primeira versão, ele golpeia Hayalla na cabeça com um revólver e entra para a história da teledramaturgia.
Em 2012, a segunda versão de O Astro ganhou o Prêmio Emmy Internacional, na categoria Melhor Novela. Foi a segunda vez que uma trama da TV Globo conquistou aquele que é considerado o oscar da televisão; a primeira foi a novela Caminho das Índias, de Gloria Perez, exibida em 2009.
--
Esse foi o texto de hoje! Espero que tenham gostado!
Leia aos quatro primeiros capítulos de "Bonequinha de Luxo":
Primeiro capítulo: http://oultratv.blogspot.com.br/2017/08/bonequinha-de-luxo-primeiro-capitulo.html
Segundo capítulo: http://oultratv.blogspot.com.br/2017/08/bonequinha-de-luxo-segundo-capitulo.html
Terceiro capítulo: http://oultratv.blogspot.com.br/2017/08/bonequinha-de-luxo-capitulo-03.html
Quarto capítulo: http://oultratv.blogspot.com.br/2017/08/bonequinha-de-luxo-capitulo-04.html
Recomende :)