VIAGEM NO TEMPO: Uma grande história de amor vai Começar de Novo



Hoje vamos relembrar a primeira novela assinada por Elizabeth Jhin em parceria com Antônio Calmon que foi um verdadeiro fracasso de crítica e audiência.
Com o sucesso de Da Cor do Pecado, a Globo resolveu colocar uma outra novela mais romântica e dramática no horário. Começar de Novo contava uma história de amor em que os mocinhos eram separados e se reencontravam anos depois, o típico conto de fadas folhetinesco, com direito a bruxa malvada que separa o casal que dessa vez ficou à cargo de Eva Wilma que deu vida à perversa Lucrécia Borges.
 Mas nem mesmo a maravilhosa Eva Wilma e o elenco que contava com Marília Pera, Lília Cabral, Luís Gustavo e outros grandes nomes conseguiram salvar a novela do flop. O texto romântico de Elizabeth Jhin aliado ao texto juvenil e surreal de Antônio Calmon acabou não dando certo, por vários motivos, entre eles uma história clichê e batida e personagens que saem  do contexto comum e caem na bizarrice como uma família de extraterrestres e para piorar mais ainda, a novela  perdeu público para a Record que reinaugurava seu horário de novelas com a bem sucedida Escrava Isaura.
Mas mesmo assim vale a pena ler de novo sobre essa trama que sofreu com vários problemas no seu decorrer e acabou marcando a estreia de Elizabeth Jhin como autora titular, ainda que seja uma novela totalmente esquecida.


Vale a pena reviver o primeiro amor?


2004. A fictícia cidade de Ouro Negro é palco para o reencontro de Letícia (Natália do Valle) e Miguel (Marcos Paulo), 30 anos depois de viverem um grande amor que o tempo não foi capaz de apagar. Filhos de famílias rivais, eles foram vítimas de uma armação no passado elaborada por Lucrécia Borges (Eva Wilma), a mãe de Letícia que era contra esse romance.

No passado, Lucrécia tentou impedir a fuga de Miguel com Letícia, deixando Miguel gravemente ferido, após levar um tiro na cabeça, em consequência desse romance a família de Miguel acabou morrendo num misterioso acidente. Temendo pela vida de Miguel, um amigo da família resolve mantê-lo afastado forjando a morte do rapaz e o levando para Rússia. Miguel que acabou perdendo a memória após o tiro e agora assume a identidade do russo Andrei  Ivanovitch, desconhece todo seu passado.


Letícia acabou sofrendo pela falsa morte de Miguel e refez sua vida com Anselmo (Werner Schunemann) com quem teve dois filhos: o aventureiro Pedro (Vladimir Brichta) e o rebelde Abel (Eduardo Pires). Mas Letícia nunca esqueceu de seu grande amor e sempre vai visitar o túmulo de Miguel, além de guardar a metade de uma medalha russa que ganhou de Miguel, sendo que a outra metade da medalha ficou com ele, simbolizando o amor dos dois. Durante esses 30 anos, Miguel também refez sua vida e agora é viúvo e pai de Sonya (Fernanda Machado) e um dos maiores empresários da Russia. Ele começa a ter fragmentos de seu passado, mas nada muito claro o que deixa ele intrigado. Tudo começa a mudar quando ele tem a possibilidade de fechar negócios com uma empresa de Petróleo localizada em Ouro Negro e numa das fotos que recebe acaba vendo uma bela moça com a metade de sua medalha no pescoço. A moça em questão é a mergulhadora Maria (Cássia Linhares), nora de Letícia que ganhou o medalhão de Pedro durante seu noivado.

Miguel resolve ir ao Brasil, mas antes disso ele acaba descobrindo parte de seu passado, quando seu amigo morre e entrega para ele seu diário, porém Miguel resolve continuar assumindo a identidade de Andrei. Ainda na Rússia ele conhece os irmãos Júlia (Gisele Itié) e Carlos (Erik Marmo) dois atores brasileiros que estão filmando no país. Miguel engata um romance com Júlia que resolve acompanhá-lo ao Brasil.


Quando Miguel retorna a cidade de Ouro Negro com a identidade de Andrei, o reencontro de Miguel com Letícia se dá por acaso, os deixando completamente atraídos um pelo outro, sem nenhum dos dois saberem que no passado viveram uma grande história de amor. Mas Miguel logo descobre as armações de Lucrécia e descobre que Letícia era seu grande amor e resolve se vingar de todos, inclusive da sua amada que ele não perdoa o fato dela ter se casado com Anselmo e acaba ignorando que Pedro na verdade é seu filho. Será que vale a pena Miguel querer vingar a morte de sua família ou seria melhor, esquecer tudo e começar de novo esse amor que foi interrompido por três décadas?


Eu amo Rita ...

A submissa Carmem (Paloma Duarte) é casada com o prefeito Ademar (Carlos Vereza) com quem vive um casamento infeliz, como válvula de escape da sua infelicidade ela não perde um episódio do seriado "Eu amo Rita" uma série de televisão que mostra a vida de um casal apaixonado estrelado pelos atores Mérilin Monteiro (Bel Kutner) e Artur Rios (Eduardo Galvão). Carmem é fã número um de Artur e idealiza o seu personagem na série como o homem ideal. Carmem realiza o sonho de conhecer seu ídolo e acaba se envolvendo com Artur e descobrindo que ele é bem diferente do personagem que interpreta na série. Em contra partida, Mérilin tenta fisgar Ademar se passando por mulher submissa.

A Gata borralheira ...

Outro história paralela de Começar de Novo que chamou a atenção foi a da jovem Branca das Neves (Manuela do Monte), enteada de Lucrécia Borges.Após a morte de seu pai, Branca foi tratada como empregada pela madrasta. Ela vive fazendo o trabalho pesado da casa e tem como companhia seus hamsters: Godô e Fredô. Tem um amor platônico por um dos funcionários do SPA, mas acaba se envolvendo mesmo com Abel (Eduardo Pires) neto de Lucrécia, que após saber que a enteada tem uma fortuna para receber joga o neto para a moça, mas por irônia os dois se apaixonam verdadeiramente um pelo outro.



Rotatividade e Insatisfação do elenco

 Para levantar a audiência muitos atores saíram da trama como foi o caso de Cássia Linhares que interpretava a mergulhadora Maria, noiva de Pedro, que tinha a confiança abalada com a chegada de Júlia na cidade. A atriz na época deu a seguinte declaração sobre seu afastamento da novela: - Não sei o que aconteceu. A novela ficou urucada… Ninguém fica sabendo da verdade. Acho que só não pirei porque junto comigo saíram várias pessoas.”
A saída de alguns personagens deram lugar à novos personagens como foi o caso de Gigi, personagem de Carolina Ferraz que chegava na novela para movimentar a trama como uma ex milionária que foi se esconder na fictícia cidade de Ouro Negro para fugir do marido Jhonny (Dalton Vigh) e acabava despertando o interesse de Pedro que à essas alturas já está envolvido com Júlia (Gisele Itié), após o desligamento de Cássia Linhares da trama. Gigi também deu uma sacudida no casal principal, Letícia e Miguel. Carolina foi convidada por Antônio Calmon com a esperança de salvar a novela já que Gisele Itié tinha decepcionado como antagonista.

 Muitos atores demonstraram insatisfação com o rumo de seus personagens como foi o caso de Marília Pêra que fazia a hippie Vó Doidona que num determinado momento descobria ter câncer, o que deixou Marília indignada indo reclamar com os autores e falando que era inadmissível uma pessoa alegre, que cuidava da saúde e  da alimentação ter câncer.

 Enquanto isso, algumas tramas foram se desfazendo até desaparecer da novela como a da família de marcianos formada por Márcia (Betty Golfmann), Márcio (Guilherme Piva) e a filha do casal, Marcianita (Luma Costa).


Curiosidades

Mariana Ximenes estava escalada para fazer a personagem Júlia, mas a atriz ligou para Antônio Calmon dizendo que precisava descansar, pois havia feito a protagonista de Chocolate com Pimenta recentemente e precisava de férias. Foi difícil achar uma atriz preparada para fazer a personagem, pois todas as atrizes com mais experiência dessa idade já estavam comprometidas com outros trabalhos. A solução foi lançar Gisele Itié como um dos destaques da novela, mas a atriz não obteve o resultado esperado e acabou saindo do núcleo principal para virar mais uma coadjuvante. O jeito encontrado para driblar a falta de empatia de Gisele foi chamar Carolina Ferraz para fazer parte do núcleo principal e tentar alavancar a audiência, substituindo Gisele Itié como antagonista. Apontada por ser um dos motivos do fracasso da novela, Gisele se defendeu na época falando: " "Não sou culpada de nada. Fiz o que o texto pedia. Em nenhum momento, autor ou diretor me disseram que eu estava no caminho errado".

O primeiro capítulo marcou 40 pontos e com o passar do tempo a audiência foi desabando e piorou mais ainda com o crescimento da Record após a estreia de A Escrava Isaura.  A novela fechou com 31 pontos de média geral e foi considerada um fracasso derrubando 12 pontos da sua antecessora Da Cor do Pecado.

Romance foi o título provisório da novela, mas os autores resolveram mudar, pois segundo eles Começar de Novo era mais apropriado à trama, porém a novela manteve o clima romântico do início ao fim.

Antônio Calmon ficou doente e teve que se afastar da novela por um tempo, deixando Elizabeth Jhin escrever a novela sozinha com o auxilio dos colaboradores.

Antônio Calmon diz que Começar de Novo foi a novela mais difícil que ele escreveu, pois saiu da zona de conforto, deixando o público jovem de lado e focando num público formado por pessoas mais maduras.

A novela foi inspirada na obra O Conde de Monte Cristo de Alexandre Dumas.

Vários personagens tiveram o perfil alterado ao longo da novela como Maria (Cássia Linhares), Júlia (Gisele Itié) e Carlos (Érik Marmo).

A direção da Globo pediu para os autores liberarem a atriz Isabel Fillardis para fazer a novela seguinte, A Lua me Disse. Euridice a personagem de Isabel, se despediu da trama em grande estilo, ao ser assassinada misteriosamente. Antônio Calmon fez questão de declarar na época que cedeu a atriz em respeito à Maria Carmem Barbosa que escreveria com Miguel Falabella A Lua me Disse: - "Liberei a Isabel para a Maria Carmem. Para o Miguel, eu não cederia nem uma mariola. Espero que agora ele não venha pedir o BL 24 (o robô de Começar de Novo)."

Irmãos na vida real, Stefany Brito e Kayky Brito repetiram o parentesco na ficção. Em Começar de Novo ele era Betinho, o galã teen de Ouro Negro. Já Stefany era Dandara, uma bailarina que chega na cidade despertando a curiosidade de todos até ser revelado que ela é filha de Sid (Cássio Gabus Mendes), pai de Betinho.

 Foi a primeira novela de Fernanda Machado, Thiago Rodrigues e  Marina Ruy Barbosa que interpretou Aninha, um anjo que serviu de cupido para aproximar Miguel e Letícia.

 Chamada de elenco

A chamada de elenco era simples e super romântica, anunciando um amor que estava prestes a começar de novo em meio à um elenco maravilhoso.


Abertura

A abertura mostrava o protagonista abrindo os olhos e relembrando seu caso de amor na juventude.


E chegamos ao fim dessa nossa viagem romântica e flopadinha no tempo. Espero que tenham gostado e até a próxima :)