Salve Jorge: O luxo voador das nove


 Hoje depois de 8278619172912 post falando sobre novelas das seis vim da minha crítica e relembrar a segunda melhor novela das nove, ela mesmo a criticada e fracassada Salve Jorge.


 História 
Foto de Nanda Costa e um figurante da novela
    A patroa de A Força do Querer tinha como história principal a jornada de Morena (Nanda Costa) que recebe uma proposta de emprego para trabalhar fora do país recebendo um bom salário e em dólares para ajudar sua familia. Mas quando a esmola é demais o santo desconfia, na verdade o emprego oferecido por Wanda (Totia Meireles) era uma armadilha para traficar a garota e fazer ela se prostituir numa boate na Espanha/Turquia.
  Chegando na Turquia depois do choque inicial a mocinha começa a tentar várias fugas e fica nisso em uns 100 capítulos. Ela faz amizade com a outra traficada  Jéssica (Carolina Dieckmann).
  Um dos mistérios da novela foi o quem era o Chefe ou a chefa da máfia, mas o público sempre soube que Lívia Marini (Cláudia Raia) era a chefa e que manipulava as garotas que acreditavam que ela ia ajudar.

  300 Personagens
 Parece exagero o subtítulo mas não é (na verdade é só um pouquinho) a novela teve um monte de personagens sem função que eu nem vou listar para não fazer uma bíblia.
  No geral apenas os personagens que eram envolvidos com a história principal  foi realmente bom na novela, o resto pode queimar as fitas e jogar as cinzas no inferno.
 Obs: menção honrosa para Maria Vanubia melhor personagem cômico da Glória, núcleo de Parazinho sonha.

  PERSONAGENS MARCANTES
 Qualquer novela tem pelo menos um personagem bom (menos Além do Horizonte), Salve Jorge teve vários personagens carismáticos e com boa repercussão como:
 Delegada Helô 
  
  Giovana Antonelli simplesmente arrasou nessa novela, fazendo uma policial que tenta acabar com a máfia de Lívia Marini a delegada ganhou o público com seu carisma virando tendência entre as mulheres que começaram a copiar seu estilo de roupa.
  
Morena 
   

 A protagonista da novela fugiu do clichê das mocinhas de só sofrer e chorar e no último capítulo ser sequestrada pela vilã/vilão pirado. Com espírito de guerreira Morena ganhou o público com seu jeito de ser. A personagem ficou marcada como uma das mais barraqueiras e vivia dando surras nas vilãs (pra aumentar a audiência)

 Wanda 

 Totia Meireles vivendo sua primeira vilã em novelas conseguiu ofuscar a vilã principal que recebeu muitas críticas negativas pelo seu jeito robótico de ser Lívia Marini.  Apesar de achar a Lívia bem superior Totia foi muito bem na novela e conseguiu fazer seu melhor papel.
  Menção honrosa para: Lívia Marini, Lucimar , Maria Vanubia 2.0 e Jéssica.

  Direção 
 Um dos maiores erros de Salve Jorge foi a péssima direção de Marcos Schechtman,
Com angulos mal feitos e cortes em cenas esquisitos Marcos   fez um péssimo trabalho em Salve Jorge.
Uma pena já que ele dirigiu magnificamente  Caminho das Indias, núcleo indiano única coisa boa era a direção perfeitinha até assistia mesmo com a falta de história.

 Melhores Cenas 
 Como todo novelão Salve Jorge teve suas cenas memoráveis vou citar três das que mais gostei :
   3° Lucimar recebe a notícia que morena morreu
  
 2° Surra da Morena em Wanda (Primeiro Round)


 1° Morte de Jéssica


 AUDIÊNCIA
  Em termos de audiência a novela foi um verdadeiro fracasso, recebendo em alta da melhor novela do século Avenida Brasil os índices foram derrubados em menos de uma semana chegando a ter uma média geral de 28 pontos com meta de 40 pontos.
  A novela se recuperou no IBOPE e sua reta final bombou, mas não impediu de ser a pior audiência do canal até àquele ano (2013).
  A novela terminou com 33.94 audiência bem abaixo do esperado pela emissora.

  Bom gente esse foi o post de hoje falando um pouco sobre Salve Jorge, eu só falei sobre a trama central mesmo porque o resto era muito ruim e pra não criar uma bíblia. Ficamos por aqui e Próxima Quinta voltamos falando sobre Fina Estampa ou Amor a Vida.
Bye :)