Hoje em dia muito se tem falado da novela "A força do Querer" de Glória Perez que tá fazendo um maior sucesso nas redes sociais e na audiência, porém a 5 anos atrás a globo teve um sucesso bem maior com a novela de João Emanuel Carneiro a "Avenida Brasil" que contava a história de vingança da empregada Nina (Débora Falabella) pela sua patroa e ex- madrasta Carmen Lúcia (Adriana Esteves). O post de hoje vai fazer uma crítica a essa novela tão icônica:
Avenida Brasil já tem um título de grande clássico da tv brasileira, a história que se passava na mansão do Divino e no lixão surpriendeu, emocionou e divertiu milhões de pessoas em 2012.
A trama da vingança entre Nina e Carminha não era algo inédito na televisão e já tinha passado em outros sucessos como Celebridade, A favorita, O primo Basílio e a americana Revenge. Mas o que realmente chamou atenção e prendeu o público na televisão foi a construção e andamento da vingança feita magnificamente pelo autor João Emanuel Carneiro. Alguns personagens na novela apresentava um personalidade Dubia como a vilã Carminha que traia e mentia para marido mas no fim gostava da vida que tinha ao lado de Tufão e Nina que era a mocinha que fazia coisas erradas com a justificativa de Justiça.
Cenas memoráveis
Avenida Brasil como todo grande novelão teve várias cenas marcantes que são lembradas até hoje, uma das cenas mais marcantes é quando Carminha descobre que Nina é Rita e a enterra numa cova e faz a mocinha ter que implorar pela vida.
Carminha
A vilã Carmen Lúcia foi sem dúvidas nenhuma o maior destaque da novela. Com um lado sombrio e ao mesmo tempo se mostrando uma pessoa boa, a loira ganhou o coração do público e virou tendência nacional.
Carminha mostrou que nem toda grande vilã precisa sair matando milhares de pessoas pra poder ser má e poderosa. Foi o grande papel da atriz Adriana Esteves que ganhou vários prêmios e críticas positivas na época, a atriz também contribui para que a vilã tivesse um lado cômico já que Esteves é uma grande comediante.
Núcleos paralelos
A novela pode ter sido maravilhosa mas pecou e muito no quesito dos núcleos paralelos. Apesar do sucesso que teve os personagens farofeiros do Divino aquilo ali era muito ruim e tinha uma comédia porca. A repetição em trocas de casal também foi algo bem chatinho, principalmente o núcleo da Suellen e seus dois maridos.
Um núcleo que poderia ter sido bom era o de Cadinho e suas três esposas, porém o ator Alexandre Borges com sua forma caricata de atuar estragou tudo, menção honrosa para Débora Bloch, Carolina Ferraz e a outra lá que fazia a Noêmia que estavam ótimas.
Audiência
A novela de João Emanuel Carneiro demorou um pouco para emplacar em São Paulo e tendo seus primeiros meses média de 35 pontos, algo ruim para emissora que queria pelo menos 40.
Porém com o andar da carruagem a novela foi aumentado na audiência e repercussão. No capítulo 103 onde começa a esperada vingança a novela marcou impressionantes 45 pontos. O seu último capítulo marcou 52 pontos sendo a maior audiência de último capítulo da década empatado com Passione.
A novela fechou com 39 pontos, apesar de não ter fechado na meta e ter derrubado alguns décimos de Fina Estampa a novela foi considerada um grande sucesso na emissora.
Sucesso Mundial.
Avenida Brasil ganhou o mundo e se tornou a novela brasileira de maior exportação para o exterior com 131 países recebidos.
Em alguns países como Argentina, Portugal, Honduras e México foi um verdadeiro fenômeno chegando a repetir o feito no Brasil de ter parado cidades.
A novela foi indicada ao Emmy internacional de melhor telenovela de 2012 mas acabou perdendo para a novela Lado a Lado.
Bom gente isso foi um pouco sobre Avenida Brasil, espero terem gostado e até a próxima quinta
Bye