Melhores Musicais de Todos os Tempos

Bom dia, dando uma pausa no meu luxuoso e incompreendido quadro "Trilhas do POP" por motivos de desgaste e falta de pauta, venho hoje fazer uma pequenina lista boba dos meus filmes musicais favoritos.


1 - Funny Girl

Nada mais justo do que começar com o considerado por muitos, o "último grande musical da era de ouro de Hollywood", isso pq o gênero musical já vinha sofrendo um grande desgaste, resultando em vários fracassos seguidos e pouquíssimos blockbusters. Nos anos 60, até Funny Girl, só 4 musicais tinham feito grande sucesso: Amor, Sublime, Amor, My Fair Lady, Mary Poppins e A Noviça Rebelde.

O filme aborda (fantasiosamente) a vida da humorista e entertainer Fanny Brice, interpretada pela deusa da música e cinema, Barbra Streisand (em sua estreia no cinema e já ganhando um Oscar pela papel, dá vontade né Madonna?)  Fanny é uma garota muito talentosa, porém arrogante e fora dos padrões de beleza q hita na carreira quando faz o povão morrer de rir acidentalmente numa performance desastrosa no clube onde trabalhava. Com o sucesso, Florens Ziegfield, o maior business-man da broadway à contrata e a partir daí, ela se torna a queridinha da América. Paralelo a isso, o filme aborda o problemático primeiro casamento de Fanny, com Nick Arstein (Omar Sharif), um jogador de poker afundado no fracasso.

O filme teve uma continuação em 1975, chamada Funny Lady. Os funnyfãs não gostam nenhum pouco dessa continuação e aparentemente nem a propria Barbra gosta, já que revelou recentemente em uma entrevista ter gravado o filme apenas por questões contratuais.
Mas eu particularmente adoro e acho quase tão bom quanto o primeiro.

"Engraçado
A vida está longe de ter graça
Quando você para de rir
E percebe que a piada é você

Uma garota
Tudo que ela precisa ter é senso de humor
Isso é algo que você tem certeza
Quando é uma garota engraçada"

2 - Chicago

Aqui chegamos direto no grande renascimento e refirmamento dos musicais no cinema, depois de décadas de esquecimento do gênero.

Nesse luxo vencedor do Oscar de melhor filme, Roxie Hart (Renee Zellweger ainda fofa e bem antes das plásticas escrotíssimas), garota q sonha em ficar famosa, mantém caso com um suposto empresário q faria ela hitar, mas quando ela descobre q era tudo mentira, o mata e então é presa. Na cadeia, Roxie descobre que n existe maneira mais fácil de se tornar a queridinha do povão, do que ser uma assassina, "justa", q matou por pura e legítima defesa. Billy Flynn (Richard Gere), advogado interesseiro nota a popularidade de Roxie e então resolve defender o caso dela, o que causa a ira de Velma Kelly (Catherine Zeta Jones), tbm assassina e tbm defendida por Billy, q é deixada de lado pelo público e pelo advogado quando Roxie hita.

"As bocas todas vão dizer um nome só...Roxie!
As mãos cansadas de escrever um nome só...Roxie!
Vou virar uma superstar
Meio deusa e fêmea fatal
Ser capa de jornais, dos pés à testa, a teta e tal!
O crime pode compensar
Na arte de matar alguém
Só tem um nome e mais ninguém
Roxie....Roxie Hart!"

3 - A Noviça Rebelde

Maria (interpretada pela fada Julie Andrews) é uma noviça muito rebelde (ai, n) e indisciplinada q é mandada para o casarão de um capitão viúvo muito importante, Georg Von Trapp (Christopher Plummer) para ser governanta dos 7 filhos do cara q tem fama de serem uns lixinhos kids, e realmente são, mas ao poucos Maria vai conquistando o carinho e confiança de cada um deles e posteriormente, do próprio capitão.

Queria falar muito sobre a parte final que é bem triste e pesada, serve até como um contraste com o clima leve do resto do filme, mas não posso porque seria spoiler, então corram e assistam o mais rápido possível.

"Escale cada montanha
Atravesse cada rio
Siga cada arco-íris
Até alcançar o seu sonho"

4 - Into The Woods

Bem, é meio complicado explicar a trama desse luxão, mas em resumo, é uma mistura de várias histórias infantis como Cinderella, João e o Pé de Feijão, Rapunzel, Branca de Neve e etc.
Todos os personagens tem uma ambição, algo q querem conquistar, uns querem um sapato de cristal, outros querem levar doces à parentes anciãs, outros querem reverter um feitiço e outros querem a juventude eterna. Mas pra isso, todos precisam entrar na profunda e escura floresta perto de onde vivem.

O musical foi adaptado pela Disney em 2014 para os cinemas, mas ficou UM LIXO, então eu recomendo vocês a verem a versão original, com o elenco original da broadway, televisionada de 1991, é maravilhosa!
https://youtu.be/MP8fw_LhOOg
(tá obviamente em inglês e sem legendas. Então eu recomendo que você baixe o video por algum programa, e depois baixe a legenda no OpenSubtitles, é só pesquisar lá "into the woods 1991" e escolher a versão brasileira.)

e mesmo sendo baseado em contos de fadas, não se engane, esse musical não é NADA infantil.
Por exemplo, o lobo mau da história não usa calças e fica com os genitais à mostra, na frente da Chapelzinho (que depois que é "comida" por ele, canta uma música chamada "Agora eu sei das coisas" nos levando à pensar que ela perdeu a virgindade)

"Você não sabe o que existe lá fora
Alguém tem que te proteger do mundo
Fique comigo

Príncipes te esperam lá fora, isso é verdade
Príncipes sim, mas lobos maus também
Fique em casa
Eu sou sua casa

Quem lá fora poderá te amar mais do que eu?
O que tem lá fora que eu não possa te dar?
Fique comigo
O mundo é escuro e selvagem
Continue sendo uma criança
Enquanto você ainda pode ser uma criança
Fique comigo"

5 - Les Misérables

Nessa grande saga trágica e emocionante Jean Valjean é o protagonista, um homem que foi condenado à 20 anos de prisão por ter roubado um pedaço de pão para alimentar o sobrinho q estava definhando de fome e frio. Na cadeia, Valjean se tornou o objeto favorito de ódio do inspetor Javert, q o chamava apenas pelo número de detento, 29601. Quando Jean finalmente é libertado, ele assume outra identidade e se torna o prefeito da cidade, mas isso não dura muito, pois Javert descobre a verdade....paralelo à isso, temos a história de Fantine, uma mulher solteira, mãe e abandonada pelo pai da criança, q trabalha na fábrica onde Jean é o dono, mas é demitido quando outras funcionárias a acusam falsamente de ter relações com o chefe e se vender por dinheiro. Na rua, desesperada pelo bem estar de sua filha Cosette que vive de "favor" na taberna do casal Thénardier, Fantine vende seus pertences, seu cabelo, seus dentes e posteriormente, seu corpo em troca de dinheiro. Ela acaba falecendo, mas não sem antes, pedir para Jean Valjean cuidar de sua filha.
Anos se passam e Cosette já é uma mulher, q desperta o amor de Marius, um estudante revolucionista q com seus parceiros, luta contra o governo e a favor de uma revolução na França. Um destes seus parceiros, é Eponine, uma garota de rua, doce, ingênua mas forte, q nutre um amor platônico por Marius, mas ele só a vê como amiga.

Uma curiosidade, é que o casal Thénardier, responsáveis pelo alívio cômico do musical, serviu de inspiração pra duas produções recentes da Globo.

Primeiro em 2014, na luxuosa série Amorteamo, os personagens Cãndida (Guta Stresser) e Manuel (Aramis Trindade), eram claramente uma mistura dos Thénardier com um casal excêntrico de outro famoso musical, "Sweeney Todd" que eu falarei sobre no meu próximo post sobre musicais se esse aqui não flopar muito.


E atualmente, o casal Licurgo (Guilherme Piva) e Germana (Vivianne Pasmanter), donos da taberna da cidade da novela Novo Mundo, também bebem muito da fonte exagerada e cômica da peça.


A adaptação dessa obra prima para os cinemas em 2012, tbm não é das melhores, mas não deixa de ser boa. Vale a pena ver (e chorar muito) pela trama e pelas músicas.

"Você ouve as pessoas cantando?
Cantando a canção dos bravos
É a música de um povo
Que não será feito de escravo novamente

Quando a batida do seu coração
Ecoa com a batida dos tambores
Significa que uma vida nova começará
Quando o amanhã chegar"

6 -  A Fantástica Fábrica de Chocolate

Era pra ser só 5 filmes, mas esse ícone esquecido aqui tem q ser sempre lembrado e reverenciado!
A versão de 1971 da história do Charlie, o garoto pobre que consegue ser um dos sortudos à fazer uma tour pela fábrica de chocolates, à muito tempo fechada para visitas do Willy Wonka, é uma obrinha prima semi-infantil. Gene Wilder beirando a perfeição como Willy Wonka, e o garoto que faz o Charlie tbm é super talentoso, uma tristeza que tenha abandonado a carreira de ator logo após o filme, sendo o primeiro e único da carreira dele :(

"Venha comigo
E você estará
Em um mundo de pura imaginação
Dê uma olhada
E você entrará
Em sua própria imaginação

Se você quer ver o paraíso
Apenas o imagine
O que você quiser fazer, faça
Quer mudar o mundo?
Nada te impedirá"


E menção honrosíssima à Cabaret, Yentl, A Star Is Born, Dreamgirls, Mary Poppins e Sweet Charity.


E fiz essa linda playlist no spotify com os maiores hinos de todos os filmes citados acima. Ouçam!



E então é isso, bye!