Glória Maria Cláudia Pires de
Morais, mais conhecida como
Glória Pires nasceu em 23 de agosto de 1963 no rio de janeiro. filha de Elza Pires e do ator Antônio Carlos Pires a atriz é sem dúvidas uma das melhores ou até a melhor atriz brasileira.
Carreira profissional
Sua estreia na televisão foi em 1968 na novela A pequena órfã, da falecida Tv Excelsior. A kid de 5 anos iria apenas participar da abertura da novela, mas admirados com o talento da criança a produção a chamou para fazer parte do elenco. Mas a atriz nas vésperas do começo das gravações teve uma hemorragia nasal tendo que se afastar das gravações, ela também ficou muito nervosa com a pressão em fazer uma novela com 5 anos.
Em 1972 estreava na Rede Globo na telenovela Selva de pedra, (aquela que parou o Brasil e conseguiu 100% de share) até hoje glória continua na Globo com um currículo de 23 novelas e papéis marcantes como a Nice de Anjo Mau, Maria de Fátima de vale tudo e as gêmeas Ruth e Raquel em mulheres de areia.
Glória Pires e Gilberto Braga
A parceria entre os dois de quase 40 anos já rendeu 9 personagens para atriz, os dois vivem rasgando elogios ao outro e são grandes amigos. Gloria deve muito sua carreira de sucesso a ele e Daniel Filho que deram a ela seu primeiro papel marcante na carreira, na novela Dancy Days.
Seus papéis mais lembrados da autoria de Gilberto Braga são:
Beatriz Amaral: Babilônia
Nesse fiascão das nove a atriz dava vida a personagem Beatriz a grande vilã da historia que contava a ambição entre três mulheres que acabaram se cruzando na vida.
Na novela Beatriz era uma mulher sensual, inteligente e capaz de fazer tudo pra sua ambição. Ela se casa com Evandro Rangel por interesse e acaba controlando a empresa do marido e sua vida.
A novela ficou marcada entre os embates bem escritos de Inês. Beatriz e Regina. Inês e Bia eram grandes amigas no passado que se transformaram em inimigas mortais depois de algumas descobertas e acontecimentos na trama, Começando um jogo de gato e rato entre as duas vilãs.
A personagem foi alvo de criticas da TFB (tradicional família brasileira) por ser uma ninfomaníaca devoradora de homens, causando mais flop na novela que chegava a 25 pontos na segunda feira.
A ambição de Beatriz não tinha limites, pra conseguir tudo que queria chegou a matar a primeira mulher de seu marido, o Pai de Regina e mais uma duzia de pessoas.
No primeiro capitulo a personagem quebrou a internet com o sua frase "Não estou disposta, com licença" um dos poucos momentos de repercussão positiva da novela.
Infelizmente a atriz não ganhou nenhum prêmio importante com esse papel, sendo ofuscada pelas atrizes de Verdades secretas, A regra do jogo e Além do tempo.
Norma Pimentel : Insensato Coração
Nesse luxo fracassado injustamente, Norma Pimentel era uma mulher vingativa que buscava o seu acerto de contas com o vilão Léo.
No começo da novela Norma era uma técnica de enfermagem simples e dedicada ao trabalho. Sua vida começa a mudar quando ela se apaixona por Léo, um mal caráter que faz de tudo por dinheiro e tem inveja do seu irmão Pedro (mas isso já é outra historia pra outro post).
Léo acaba roubando dinheiro do patrão da enfermeira e coloca toda a culpa nela, o vilão ainda a humilha antes de fugir dizendo que nunca se apaixonaria por uma pessoa como ela. A enfermeira é presa e passa 5 anos no presídio, onde se torna uma nova pessoa bem mais perigosa e vingativa.
Cinco anos depois e uma leve barriga na sua trama, Norma fica livre e começa arma seu plano de vingança contra Léo. Ela se casa com
Depois de alguns capítulos e reviravoltas na trama Léo finalmente fica totalmente encurralado e só tem duas opções: ser preso e ter que responder seus crime ou ficar ser ficar na casa de Norma tendo que se submeter todos os quereres e humilhações que norma o mandar, ele acaba escolhendo a segunda e acabou comendo o pão que a Norma amaçou (literalmente ele só comia o que ela queria).
A personagem acaba morrendo no final da trama e ficando o mistério "quem matou Norma?",
No ultimo capitulo foi revelado que Wanda (mãe de Léo) foi a autora do assassinato.
Maria de Fátima: Vale tudo
No grande fenômeno de audiência, repercussão e critica dos anos 80 Gloria Pires interpretava a ambiciosa Maria de Fátima, também conhecida como melhor personagem do século passado.
A filha de Raquel (Regina Duarte) começa a novela em Foz do Iguaçu querendo subir na vida custe o que custar. Com a morte de seu avô, maria de Fátima herda o único bem de sua família, a casa onde ela e sua mãe morava. Maria acaba vendendo a casa e dando um golpe na sua mãe a deixando sem nada.
Fátima vai até o Rio de janeiro onde tenta uma carreira de modelo. Ela acaba conhecendo Afonso Roitman o herdeiro dos negócios da milionária família Roitman. Fátima se casa com Afonso e começa a conviver com a outra vilã Odete Roitman com quem cria uma aliança e que ajuda nas suas maldades.
A novela também mostra os embates entre Maria de Fátima e sua mãe Raquel.
Com o tema de "Até onde vale ser honesto no Brasil?" o folhetim mostrava a luta da mãe e filha pra se da bem na vida. Porém quando Maria de Fátima tenta de forma desonesta e sem caráter, Raquel tenta honestamente vendendo sanduíches na praia.
Família
Seu primeiro casamento foi com o ator e musico Fábio Jr em 1983, com quem teve sua primeira filha Cléo Pires, depois de 3 anos do casório ela se separou com de Fábio.
Em 1988 ela se casou pela segunda vez agora com Orlando Morais com quem vive até hoje e teve três filhos Antônia, Bento e Ana.
Em 1998 Gloria vive um dos momentos mais difíceis da vida. A imprensa divulgou rumores de que Cléo pires estava tendo um caso com o padrasto Orlando Morais, causando uma crise na família que se afastou do Brasil por uns tempos indo morar nos Estados unidos.
A "Jornalista" Sônia Abraão divulgou em seu programa rádio boatos que Gloria Pires tinha tentado suicídio e que estava no hospital.
Cinema
Glória pires também é uma das grandes estrelas do cinema nacional tendo mais de 17 filmes na carreira e uma participação de filme indicado a Oscar.
Seu primeiro filme foi em 1981 "Índia, a filha do Sol". Ela fez parte do elenco do filme indicado ao Oscar em 1995 "O Quatrilho". Nesse filme ela foi indicada a alguns prêmios no exterior e o troféu APCA, sendo muito elogiada pela critica.
Ela também fez parte dos filmes " se eu fosse você", "se eu fosse você 2 e a adaptação do livro de Eça Queiroz "O primo Basílio"
Vivendo a vilã Juliana.
Prêmios
Ela tem mais de 20 indicações aos principais premiações brasileiras como APCA e troféu imprensa.
Em 2007 foi homenageada no prêmio Mario Lago no Domingão do Faustão. No troféu APCA foi indicada 6 vezes e ganhou 4 vezes: 1978 na novela Dance Days, 1991 novela O dono do mundo, 1993 em Mulheres de Areia e 2011 Na novela Insensato Coração.
Oscar 2016
No ano passado a atriz foi convidada para fazer a transmissão do Oscar. Porém a atriz apresentou um baixo conhecimento de cinema e virou piada na internet criando memes como : "não sou capaz de opinar".
Ficamos por aqui, espero terem gostado e recomendem <333
Bye