Por Amor - O clássico da teledramaturgia brasileira


Este ano foi responsável por marcar os 20 anos de um clássico escrito por Manoel Carlos,estou falando de "Por Amor", novela de grande sucesso que atualmente está sendo reprisada - em sua quarta exibição - pelo canal Viva. Hoje vou pontuar os altos e baixos da trama.


PONTOS ALTOS

A TRAMA

"Por Amor" trouxe ao público o drama de Helena, que inicia a trama casando a sua filha mimada, Eduarda, e se apaixona por Atílio em uma viagem para Veneza. Mãe e filha ficam grávidas ao mesmo tempo e os bebês nascem no mesmo dia, porém uma tragédia marca um grande acontecimento na trama, Eduarda tem complicações no parto e acaba ficando estéril, para completar o bebê da jovem acaba morrendo e assim Helena protagoniza uma das cenas mais emocionantes da trama, ela troca os bebês já que o filho dela nasceu completamente sudável.
Eduarda e Marcelo então começam a cuidar do bebê como se fosse filho deles e Helena entra em uma crise no casamento com Atílio.
Muito bem escrita e conduzida a novela foi marcada pelas belas atuações e pela trama envolvente,Gabriela Duarte ganhou destaque na televisão com a sua mimada Eduarda que provocou o ódio do público com sua personalidade infantil,protegida por Helena - magistralmente interpretada por Regina Duarte - que sempre defendia a filha.

PERSONAGENS CARISMÁTICOS


"Por Amor" sem dúvidas contou com muitos personagens carismáticos que roubaram as atenções do público,foi assim com o casal Nando e Milena,os dois despertaram forte torcida do público e passaram pelos mais variados obstáculos para conseguirem terminar juntos,Eduardo Moscovis e Carolina Ferraz esbanjaram química e foram outros destaques positivos em atuação.
Laura,interpretada por Viviane Pasmanter,despertou o ódio do público com as investidas em Marcelo (Fábio Assunção),Viviane se consolidou como atriz ao interpretar a vilã,ela deu um ar cínico e debochado a Laura e contracenava a mesma altura com grandes atrizes do elenco,como por exemplo com Suzana Vieira,outra atriz que roubou a cena e interpretou com garra a inescrupulosa Branca,Suzana conseguiu marcar a vilã no imaginário do público.


Leonardo também despertou a atenção do público na trama,o "patinho feio" da novela sofria por ser rejeitado pela família,porém o personagem ganhava uma grande reviravolta na trama ao se apaixonar por Catarina (Carolina Dickman) e descobrir que era filho de Atílio. Murilo Benício e Antônio Fagundes foram responsáveis por interpretar Léo e Atílio,Murilo em um de seus primeiros grandes papéis e Fagundes já consagrado na televisão.
 Cecilia Dassi e Paulo José emocionaram o público com o drama de Orestes,que era alcoólatra e e tentava largar o vício por Sandrinha.


A novela também teve pontos altos em trilha sonora,desenvolvimento da trama,direção,ganchos e pela inesquecível abertura.

PONTOS NEGATIVOS


Sem dúvidas um dos pontos negativos da trama era a personalidade mimada de Eduarda e de Marcelo,os dois despertaram o ódio do público e Eduarda chegou a ter página criada pelo público na internet para pedir a morte da personagem. Se não fosse pela ótima atuação dos dois atores - Gabriela Duarte e Fábio Assunção - a trama poderia ter sido fortemente rejeitada.
A audiência da trama também não agradou a Globo na época,a trama sofreu com a forte concorrência das outras emissoras e acabou fechando com dois pontos abaixo da meta do horário (45 pontos,na época),porém a trama contou com uma altíssima repercussão por causa de seus acontecimentos - como a troca dos bebês - e isso fez a trama se tornar um sucesso e ser reprisada várias vezes,inclusive atualmente em sua segunda reprise pelo canal viva e na quarta exibição da novela que já passou pelo vale a pena ver de novo.

--

Bom, por hoje é só! Espero que tenham gostado do texto e até a próxima!


Recomendem :)