Em julho de 1991, mas precisamente no dia 15, estreava Vamp, hoje vamos embarcar na calada noite preta e relembrar a história de uma fictícia cidade que foi invadida por vampiros.
Natasha (Cláudia Ohana) é uma cantora de rock que vendeu sua alma para o líder dos vampiros, Conde Vladimir Polanski (Ney Latorraca) em
troca de fama e sucesso. A cantora virou um fenômeno mundial, mas Vlad descobre
que ela é a reencarnação de seu antigo amor que na vida passada o trocou por
Rocha, vida passada do Capitão Rocha (Reginaldo Faria).
Natasha passa a ser perseguida por Vlad e para se livrar dele e da maldição de ter se tornado vampira, ela precisa encontrar uma cruz de São Sebastião que está escondida em algum lugar da fictícia cidade de Armação dos Anjos. Só essa Cruz poderá derrota-lo , mas a profecia diz que só um homem chamado Rocha poderá usar essa cruz para destruir Vlad. Então, Armação dos Anjos passa a se tornar uma cidade repleta de vampiros com a chegada de Natasha e de Vlad que vai atrás dela.
Quem também acaba de se mudar para Armação dos Anjos é a historiadora Carmem Maura (Joana Fomm) que
descobre os mistérios sobrenaturais que envolvem a cidade. Ela é mãe de seis
filhos e acaba se casando com o Capitão Jonas Rocha que também é pai de seis
filhos, formando uma família enorme e repleta de adolescentes.
No decorrer da história, Natasha acaba se apaixonando por Lipe (Fábio Assunção), o filho mais velho de Jonas, fazendo o rapaz abandonar a namorada Lena (Daniela Camargo). Essa história de Natasha e Lipe causa o maior transtorno, pois ela tenta evitar ao máximo dele descobrir que ela é uma vampira e ele acaba virando alvo de Vlad. Na reta final, Natasha tem um filho de Lipe e Vlad sequestra a criança, ameaçando transformá-la em vampiro.
A situação se agrava mais ainda com a chegada da inglesa Alice
Penn Taylor (Vera Hotz) uma caçadora de vampiros que faz parte de uma sociedade
secreta que pretende exterminar os
vampiros da terra.
DIREÇÃO DE JORGE FERNANDO
Jorge Fernando fez uma direção impecável e inovou com a
linguagem colocada na novela com cenas de vários videoclipes com muita ação e congelamentos
onde os personagens viravam personagens de quadrinhos. Jorge Fernando também
fez várias sequências elogiadas em Veneza onde Natasha se apresenta nos
primeiros capítulos durante uma turnê e ao longo da novela com várias cenas de
horror/comédia e embates entre vampiros.
NATASHA: A DIVA DOS VIDEOCLIPES
Natasha era febre na época, principalmente dos jovens que
eram fascinados pela cantora de rock vampira. Os adolescentes da novela
entravam em êxtase ao se depararem com a diva internacional do rock e seus videoclipes.
Clipe da música "Sympathy For The Devil" estrelado por Natasha.
Show da Natasha cantando a música "Quero que vá tudo para o inferno" em Armação dos Anjos.
FAMÍLIA MATOSO
Uma trama paralela que marcou muito foi a família de
vampiros formado por Mary (Patrycia Travassos), Matoso (Otavio Augusto), Matosão (Flavio Silvino) e Matosinho (André
Gonçalves). Ela era a cunhada do Capitão Jonas que sempre caiu de amores
por ele, até que um dia é transformada
em vampira e acaba se casando formando essa divertida e trapalhada família
surreal que era perseguida por Alice Pen Taylor (Vera Holtz).
OS ADOLESCENTES
Quando Carmem Maura e Capitão Jonas resolvem se casar, eles
formam uma família com 12 filhos.
Os filhos de Jonas: Lipe (Fábio Assunção), João (Pedro Vasconcellos), Nando (Henrique Farias), Jade (Luciana Vendramini), Isa (Fernanda Rodrigues) e Tico (José Paulo Jr) e os filhos de Carmem Maura: Lena (Daniela Camargo), Scarlat (Bel Kutner), Dorothy (Carol Machado), Leon (Rodrigo Penna), Rubinho (Aleph Del Moral) e Sig (João Rebelo) eram responsáveis por várias cenas dramáticas e românticas que davam a novela uma carga dramática maior com suas descobertas, paixões e conflitos familiares.
Os filhos de Jonas: Lipe (Fábio Assunção), João (Pedro Vasconcellos), Nando (Henrique Farias), Jade (Luciana Vendramini), Isa (Fernanda Rodrigues) e Tico (José Paulo Jr) e os filhos de Carmem Maura: Lena (Daniela Camargo), Scarlat (Bel Kutner), Dorothy (Carol Machado), Leon (Rodrigo Penna), Rubinho (Aleph Del Moral) e Sig (João Rebelo) eram responsáveis por várias cenas dramáticas e românticas que davam a novela uma carga dramática maior com suas descobertas, paixões e conflitos familiares.
CURIOSIDADES
Amora Mautner, Fred Mayrink e Pedro Vasconcellos que faziam parte do núcleo jovem da novela viraram diretores artísticos de novelas da Globo.
Vamp foi eleita a melhor novela de 1991 pela APCA. Otávio Augusto foi considerado o melhor ator e Flávio Silvino a revelação masculina do ano.
Em 2002, Antônio Calmon resolveu fazer outra novela com a mesma temática, mas não teve o mesmo sucesso que Vamp. O único ator de Vamp que participou de O Beijo do Vampiro foi Ney Latorraca fazendo um vampiro chamado Nosferatu.
A novela é ótima, mas não chega a ser perfeita. Algumas tramas andavam arrastadas no inicio, mas foi melhorando com o tempo e se transformando numa grande comédia de terror, mas sem deixar o romantismo de lado. Um dos momentos mais hilários da trama é quando os vampiros fazem uma versão do clipe da música "Thriller" de Michael Jackson.
Rita Lee participou da novela como Lita Lee uma cantora de rock amiga de Natasha que chega na cidade de Armação dos Anjos e se hospeda na pousada de Jonas e ainda faz um show com a amiga vampira.
ABERTURA
Para finalizar esse post vamos relembrar a abertura épica de Vamp que se passa na calada noite preta, onde um grupo de caçadores de vampiros desembarcam na cidade ao mesmo tempo em que um cão preto anda pelas ruas e observa Natasha sendo possuída pelo frio da noite. Em seguida o cão preto se transforma em vampiro e morde a protagonista da novela.
Espero que tenham gostado.
Beijos no pescoço de vocês!