Carinhoso - Primeiro Capítulo (ESTREIA)




--

Carinhoso 

 
 

Capítulo 01 

 
 

Novela criada e escrita por: 

 
 

Brian Tavares 

 
 

Elenco deste capítulo: 

 
 

Vitória Strada – Luciana 

 
 

Marina Ruy Barbosa – Laura 

 
 

Cláudia Abreu – Marília 

 
 

Fábio Assunção – Evandro 

 
 

Vivianne Pasmanter – Bárbara 

 
 

Marcello Airoldi – Leandro

 
 

Pérola Faria – Milena 

 
 

Triz Pariz – Paulinha

 
 

Prólogo: 

 
 

Alice Wegmann – Marília 

 
 

Marina Moschen – Bárbara

 
 

Vinícius Redd - Elan

 
 

Valentina Vieira – Luciana 

 
 

 

 
 

Poços de Caldas – Minas Gerais (2005) 

 
 

Cena 01: Casa da família Martins / Entrada (EXT – NOITE) 

 
 

Uma enorme tempestade se derruba sobre a cidade, observamos a charmosa casa da família Martins em primeiro plano. Corte para: 

 
 

Cena 02: Casa da família Martins / Quarto de Luciana (INT – NOITE) 

 
 

Gotas de chuva escorrem pelo vidro, algumas folhas soltas tocam e desprendem da janela com a ventania. Luciana observa os movimentos, confortável com o cheirinho de chuva e tempo mais úmido. Marília entra um tanto apressada no quarto, se agacha e olha nos olhos da filha antes de iniciar a conversa. 

 
 

MARÍLIA (CARINHOSA) – E então, minha princesa? Organizou sua malinha? 

 
 

LUCIANA – Sim, mamãe… tá tudo ali como você pediu! 

 
 

MARÍLIA – Então vamos, precisamos ir! Não esquece sua blusa, tá ventando bastante!  

 
 

Marília se levanta e, antes que saia do quarto, volta com uma pergunta da filha. 

 
 

LUCIANA (ANSIOSA) – Mamãe? Agora você já pode falar pra onde vamos? 

 
 

Marília se agacha novamente, massageia os bracinhos de Luciana para tentar a acalmar. 

 
 

MARÍLIA – Nós vamos passar a noite em um daqueles hotéis lindos do centro, filha! Você vai gostar! 

 
 

Marília segue para o corredor. Luciana pega sua mala e a coloca no chão, vai até sua escrivaninha e pega um cavalinho de porcelana que estava por lá. 

 
 

LUCIANA – Você vai comigo, Pinóquio! 

 
 

Luciana pega o brinquedo com uma mão e segura firme a mala com a outra, a garotinha então observa sua mãe e sua tia em um diálogo confuso. Corte: 

 
 

Cena 03: Casa da família Martins / Corredor dos quartos (INT – NOITE) 

 
 

BÁRBARA (PREOCUPADA) – Pode ser perigoso, ainda mais no meio dessa tempestade toda! 

 
 

MARÍLIA – Você não vai me convencer de nada mais hoje! Eu decidi sair daqui agora e é o que eu vou fazer! 

 
 

Marília se apressa e Bárbara está sempre atrás, aparentemente tentando acalmar a irmã caçula. Marília faz um gesto para Luciana, que vai até a mãe. Mãe e filha descem as escadas, Bárbara observa tudo, angustiada. Corte: 

 
 

Cena 04: Casa da família Martins / Entrada (EXT – NOITE) 

 
 

Marília e Luciana correm na chuva até o carro que está estacionado na frente da casa. Marília coloca a filha no banco traseiro e em seguida entra no carro.  

 
 

Cena 05: Carro de Marília (INT – NOITE) 

 
 

Ao entrar no carro, Marília se espanta ao ver lá dentro o seu noivo, Elan. 

 
 

ELAN – Nós precisamos conversar, Marília! 

 
 

MARÍLIA – Só que eu não quero! Não deu pra entender? Se você não sair daqui agora eu vou te abandonar em um lugar qualquer no meio dessa chuva! Eu estou avisando! 

 
 

ELAN (GROSSEIRO) – Então faça isso! Só que até lá você vai me escutar! 

 
 

Marília sai do carro e vai até a porta do passageiro, a jovem abre a porta e é dura com Elan. 

 
 

MARÍLIA (ENFURECIDA) – SAI DESSE CARRO! 

 
 

Elan sai e continua a discussão com Marília, Luciana observa tudo da janela do carro, apertando forte um de seus brinquedos. Toda aquela chuva torna a cena ainda mais confusa, embaçada. O carro segue viagem e não se sabe muito bem quem tornou a dirigir. 

 
 

Cena 06: Estrada (EXT – NOITE) 

 
 

Um plano aéreo segue o carro de Marília pela estrada, o carro anda em alta velocidade e quase sem nenhum controle. Após alguns segundos, o carro perde totalmente a direção e cai em um barranco, rolando várias vezes e explodindo ao chegar em área mais firme. A imagem escurece aos poucos, corte para: 

 
 

Cena 07: Planos sobre a cidade de Poços de Caldas (EXT – NOITE/DIA) 

 
 

Poços de Caldas – Minas Gerais (2021)  

 
 

Imagens de áreas turísticas e ruas de grande movimentação da cidade se alternam. Um céu azulado e ensolarado enfeita o céu. Corte: 

 
 

Cena 08: Casa da família Martins / Quarto de Luciana (INT – DIA) 

 
 

Laura abre a porta e adentra o quarto, ela observa o ambiente e se certifica de que a irmã não está lá. A jovem começa a vasculhar todo o local, de gavetas a caixas de organização, até a escrivaninha da irmã. Ela então entra no banheiro e a primeira coisa que lhe chama atenção é a câmera fotográfica de Luciana em cima da pia. Laura tampa o ralo da pia e espera que a água chegue até a metade, ela observa novamente o local e em seguida joga a câmera da irmã na água, sem pensar nem meia vez. Foco no rosto de Laura, satisfeita. Corte: 

 
 

Cena 09: Casa da família Martins / Entrada (INT – DIA) 

 
 

Milena entra na casa e cumprimenta Bárbara, a moça pergunta pela amiga, sendo respondida por Bárbara.  

 
 

BÁRBARA – Acho que a Luciana está na cozinha, vou avisar ela sobre sua chegada! 

 
 

Mal completada a frase de Bárbara, Luciana se aproxima das duas com pressa.  

 
 

LUCIANA – Mãe, eu não acho a minha câmera em lugar algum! 

 
 

Luciana cumprimenta a amiga e se volta para Bárbara. 

 
 

BÁRBARA – Você já procurou por seu quarto todo? Tem certeza?  

 
 

LUCIANA (EM DÚVIDA) – Melhor eu dar mais uma olhada, né? Vem comigo, Milena! - Luciana leva consigo a amiga, a puxando pelos braços.

 
 

Corte rápido: 

 
 

Cena 10: Quarto de Luciana (INT – DIA) 

 
 

Ao chegar em seu quarto, Luciana se depara com Laura saindo. 

 
 

LUCIANA (INTRIGADA) – Laura? Tá fazendo o quê aqui? 

 
 

LAURA – Lu, eu estava procurando uma blusinha sua, aquela que você trouxe da viagem de Salvador… só que não achei! Fiquei minutos e minutos procurando! 

 
 

LUCIANA – Poxa, Laura, se eu achar te empresto, pode deixar! 

 
 

Luciana e Milena entram após Laura sair.  

 
 

MILENA – Agora me responde, vai! Vamos ou não? 

 
 

LUCIANA – Bom, Milena, por mim é claro que vamos! Mas antes a chefe do meu estágio pediu pra conversar comigo, não sei nem do que se trata ainda! 

 
 

MILENA – Em plena sexta-feira de carnaval?  

 
 

LUCIANA – Pra você ver! E agora eu não acho essa bendita câmera! 

 
 

MILENA – Você sempre esquece onde colocou essa câmera, impressionante! 

 
 

LUCIANA – Espera! Acho que lembro de ver ela no banheiro! 

 
 

Luciana vai até o banheiro e se assusta ao ver sua câmera boiando por inteira na água. Foco em seu rosto, atônita. Corte rápido: 

 
 

Cena 11: Sala de estar (INT – DIA) 

 
 

LAURA – EU NÃO JOGUEI CÂMERA NENHUMA NA ÁGUA! 

 
 

LUCIANA – Ah então eu tô ficando louca? É isso? Eu te vi saindo do meu quarto sim! 

 
 

LAURA – Eu só queria a blusinha, Lu! Eu comentei com você! 

 
 

Evandro intervém. 

 
 

EVANDRO – Olha, chega! As duas! Eu preciso ao menos do mínimo de calma de cada uma de vocês! Luciana, você mesmo disse que deixou a câmera na pia! Tem certeza de que não deixou cair sem querer? 

 
 

LUCIANA – Pai? Deixar cair na d’água? A minha câmera de trabalho? 

 
 

Evandro encara Laura.  

 
 

LAURA – Foi um acidente, pai! 

 
 

LUCIANA – Tá vendo? É sempre assim! 

 
 

EVANDRO – Laura… eu não acredito! 

 
 

LAURA – Eu usei o banheiro da Luciana depois de procurar pela blusinha, devo ter esbarrado na câmera, sei lá! 

 
 

Luciana fica abismada com o cinismo da irmã. Evandro a repreende.

 
 

EVANDRO – Você vai ter que pedir desculpas, Laura! Mesmo tendo sido só um acidente! 

 
 

Bárbara se aproxima dos três.  

 
 

BÁRBARA – Não, não concordo com isso! Se foi realmente um acidente como a Laura está dizendo… ela não teve culpa! Qualquer um poderia ter esbarrado nessa câmera! 

 
 

Laura esboça um sorriso disfarçado. Corte:  



 
 

Cena 13: Quarto de Evandro e Bárbara (INT – DIA) 

 
 

EVANDRO (ENFURECIDO) - Sempre foi assim, Bárbara! Você superprotege a Laura, defende ela em tudo que pode! Eu entendo que ela seja a nossa filha biológica, mas poxa! Quando a Marília, sua irmã, morreu, nós prometemos um para o outro que a Luciana seria criada como uma irmã legítima da Laura! 

 
 

BÁRBARA – E foi, Evandro! Ninguém pode dizer ao contrário! Mas é normal, é natural que ao menos eu tenha preferência pela Laura! Você mesmo, sempre se deu melhor com a Luciana… 

 
 

EVANDRO – Eu tento ter uma relação saudável com as duas! Mas não é a primeira vez que a Laura faz esse tipo de provocação, essas atitudes infantis que mais parecem ciúmes da própria irmã…  

 
 

BÁRBARA – Tudo bem, Evandro. Eu acho melhor que a gente encerre essa discussão o quanto antes! 

 
 

Evandro se contém, não comenta mais sobre o assunto. Corte: 

 
 

Cena 14: Quarto de Luciana (INT – DIA) 

 
 

Luciana está ajustando uma segunda câmera, Laura a observa da porta. Lu percebe a presença da irmã. 

 
 

LUCIANA – Laura, eu não quero você aqui! 

 
 

Laura entra, pacífica. 

 
 

LAURA – Olha só, eu vim em paz, okLu eu queria pedir desculpas, realmente eu fui desatenta, devia ter tomado mais cuidado! 

 
 

LUCIANA – É mesmo, Laura? Mas sua desatenção vai me custar algumas horinhas na frente do PC pra conseguir recuperar várias e várias fotos que preciso pra um trabalho! 

 
 

LAURA – Você precisa de ajuda? 

 
 

LUCIANA – Sim, se puder, pode começar saindo do meu quarto! 

 
 

Após a neutralizada aplicada por Luciana, Laura se retira do quarto. Corte: 

 
 

Cena 15: Quarto de Laura (INT – DIA) 

 
 

Laura conversa com uma amiga, Paulinha. 

 
 

LAURA – Sério, eu queria fazer apenas uma provocaçãozinha, nada demais! Eu não fazia ideia de que ela estava perdendo horas de pesquisa! 

 
 

PAULINHA – Não falo nada, Laura! Você tem essa mania de irritar sua irmã, não sei como vocês não tiveram uma briga mais séria até hoje… 

 
 

LAURA – Não sabe, é? Mas eu tenho certeza que a Lu não tem uma discussão mais séria comigo pra se fazer para os meus pais… e olha que são mais dela do que meus! Nunca vi os dois defendendo tanto alguém como defendem a sonsinha… já cansei, não escondo mesmo que queria os pais só pra mim! 

 
 

PAULINHA – Também não posso jugar você, eu mesma sempre fui filha única e nunca quis ter um irmão sequer… 

 
 

Corte: 

 
 

Cena 16: Sala de Jantar (INT – DIA) 

 
 

- Fazenda, pai? Tem certeza? 

 
 

Evandro sorri para Laura. 

 
 

EVANDRO – E você acha que eu tenho idade pra pular carnaval como vocês duas? 

 
 

Luciana também questiona os pais. 

 
 

LUCIANA – Então o empório vai ficar mesmo fechado nesses dias de carnaval? 

 
 

BÁRBARA – Sim, Lu. É interessante que todos nós vamos poder descansar… eu e o pai de vocês na fazenda, e vocês se divertindo no carnaval aqui de Poços! 

 
 

EVANDRO – Sem contar que depois da dor de cabeça daquela pandemia no ano passado, não quero nem imaginar tanta gente assim na minha frente! 

 
 

Luciana se despede da família enquanto se levanta da mesa. 

 
 

LUCIANA – Bom, pessoal, vou ter que ir indo! Tenho uma conversa marcada com a minha chefe de estágio! 

 
 

Corte: 

 
 

Cena 17: Redação do Jornal Assis (INT – DIA) 

 
 

LUCIANA – Manifestações? Em plena sexta–feira de carnaval? 

 
 

MIRA – Pois é, Luciana! É uma manifestação contrária a decisão do prefeito da cidade, obviamente. Esse grupo que incentiva a cultura em Poços achou injusta a redução de investimentos no projeto esse ano, teremos um carnaval sem tantos recursos! 

 
 

LUCIANA – Bom, tudo bem, Mira! Eu cubro sim essas manifestações, não terá problema algum! 

 
 

Foco no rosto de Luciana, determinada. Corta: 

 
 

Cena 18: Casa de Arte Nascente (INT – DIA) 

 
 

MARÍLIA – Me diz, Leandro, tem coisa mais enlevante? 

 
 

Leandro responde a esposa enquanto ela coloca um lindo quadro na parede do local. 

 
 

LEANDRO – Esse é o de BH? 

 
 

MARÍLIA – Isso mesmo, esse é um dos quatro quadros que vieram de Belo Horizonte. O artista é um amigo meu, imagina… quando eu contei a minha ideia de montar uma casa de arte com obras de pintores mineiros, ele me doou esse quadro na hora! 

 
 

LEANDRO – Sim, meu amor, conheço bem essa história! Nossa inauguração vai ser extremamente especial com esses novos quadros!

 
 

MARÍLIA – É claro que eu fiquei com um pé atrás em inaugurar nosso espaço já com o início do carnaval... mas acabou sendo uma jogada de mestre! As reservas se esgotaram, e grande parte por jornalistas aqui mesmo de Poços de Caldas! 

 
 

Marília sorri, deslumbrante. Corte: 

 
 

Cena 19: Casa da família Martins / Quarto de Evandro e Bárbara (INT – ANOITECENDO)

 
 

Laura ajuda a mãe a organizar as malas que Evandro e Bárbara levarão pra fazenda. 

 
 

LAURA – Casaco esverdeado de lã? Tá tão frio assim? 

 
 

BÁRBARA – Até que o clima está confortável, mas você sabe como aquela fazenda esfria pela manhã! 

 
 

LAURA – Sim, sim… eu vou subir em uma cadeira então, acho que está naquela parte de cima do guarda-roupa! 

 
 

Laura puxa uma cadeira, sobe e revira o guarda-roupa. Ao encontrar o casaco, a jovem o puxa com força, deixando cair roupas no chão e um envelope entre elas. A jovem fita de relance o objeto, se preocupando mais em entregar o casaco da mãe. 

 
 

BÁRBARA – Acho que acabei, pelo menos não lembro de mais nada…  

 
 

Bárbara entra no banheiro, Laura recolhe as roupas que havia deixado cair e então vê o envelope que caiu junto com elas. Laura tira parte da folha que estava no envelope pra fora, ela se assusta ao perceber que se trata de um inquérito policial, com nomes como o de Luciana e Marília registrados. Bárbara volta ao centro do quarto, Laura então esconde consigo o documento. Corte: 

 
 

Cena 20: Casa da família Martins / Entrada (INT – ANOITECENDO) 

 
 

Luciana e Laura se despedem de Evandro e Bárbara, que embarcam no carro em frente à casa. Corte: 

 
 

Cena 21: Planos sobre estradas de Poços de Caldas (EXT – NOITE)7 

 
 

A noite chega por toda a cidade, o céu está estrelado, com uma tonalidade vibrante de um azul quase preto. 

 
 

Cena 22: Fazenda / Casa principal (INT – NOITE) 

 
 

Evandro e Bárbara entram na casa, colocando as bagagens nos quartos e abrindo os janelões do local. Ao entrar na cozinha, Bárbara é recebida por Evandro com um vinho. Ela é cordial com um sorriso, ele tenta puxar algum assunto.

 
 

EVANDRO – Está delicioso! 

 
 

BÁRBARA – Anos de casamento e você ainda não percebeu que vinho me dá dor de cabeça…  

 
 

Evandro recolhe a taça, sem graça. 

 
 

EVANDRO – Tem vinhos mais suaves por aqui, se você quiser…  

 
 

BÁRBARA – Acho que eu já vou me deitar, a estrada geralmente me deixa tensa, cansada… 

 
 

Bárbara passa por Evandro, que a chama atenção com uma frase.  

 
 

EVANDRO – São 15 anos do acidente, não?



Bárbara se vira, encara o marido.

 
 

BÁRBARA – Se for possível, eu não gostaria de conversar sobre isso agora! 

 
 

Corte: 

 
 

Cena 22: Casa de Arte Nascente (INT – NOITE) 

 
 

Marília caminha belíssima pelo espaço, várias pessoas a cumprimentam, inclusive jornalistas por perto, sempre tentando arrancar algumas palavras dela. Corte: 

 
 

Cena 23: Casa da família Martins / Quarto de Luciana (INT – NOITE) 

 
 

LUCIANA (PELO CELULAR) – Eu acho até que estou atrasada, Milena… não sei nem como funciona uma manifestação do tipo, nunca participei de uma! (…) Tudo bem, assim que eu chegar na manifestação te ligo, espero que não se estenda pela noite toda! 

 
 

Luciana desliga o celular e recolhe seus instrumentos de trabalho, câmera, alguns blocos para anotações, entre outras coisas. Corte: 

 
 

Cena 24: Quarto de Laura (INT – NOITE) 

 
 

Laura está sentada em sua escrivaninha, ela analisa com atenção o documento que tem em mãos, já tem noção que se trata de uma série de fatos sobre o acidente que vitimou os pais de Luciana. Luciana entra no quarto da irmã. 

 
 

LUCIANA  Laura? Eu vou ter que cobrir uma manifestação por agora, você não quer…  

 
 

Luciana não completa a frase ao observar a seriedade presente no rosto de Laura. 

 
 

LUCIANA – Aconteceu alguma coisa? 

 
 

Laura se assusta com a chegada da irmã, derrubando sem querer vários objetos da escrivaninha. Laura encara Luciana. Corta. 

 
 

FIM DO CAPÍTULO. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário