Parafraseando - Helena Hayalla (João)


Leão é o quinto signo do zodíaco. Dizem que as pessoas desse signo amam se destacar, aparecer e não gostam de dividir aplausos com ninguém. Numa internet cheia de blogs que publicam webnovelas, um leonino em específico conseguiu chamar a atenção com uma novela que já foi recusada no passado por ser considerada "original" demais. Mas como um verdadeiro leão deu um grande rugido na opinião alheia e hoje finaliza com sucesso essa novela e está aqui para bater um papo comigo. Meu entrevistado de hoje é Helena para alguns e João para outros, o autor de Onde Está o meu amor? que abocanhou e se enfartou de índices de audiência até dizer chega elevando 10 pontos da novela antecessora.


Leonora - Olá, João. Vamos começar falando de Onde Está o Meu Amor? sua novela que chega ao fim essa semana no Ultra TV. Me conte, você imaginou que sua novela faria esse sucesso?

João - Então, Leo, acho que primeiramente um autor deve acreditar na história que ele quer apresentar. Eu sempre acreditei desde que era apenas um esboço. Não esperava um grande sucesso, claro que a gente deseja, mas eu, como autor, quero primeiramente que o meu público se emocione. Se emocionar alguém, se a pessoa sentir o que eu senti enquanto escrevi, já sentirei um sucesso interno. E fico muito feliz pelo sucesso e de ver pessoas que leram comentar que adoraram e que querem o próximo capítulo logo.


Leonora - Isso é muito bom mesmo. Se não me engano, ela elevou 10 pontos de Nos Trilhos. Essa sua novela tinha sido rejeitada em outro blog, né? E você insistiu em levar adiante mesmo assim. De onde surgiu essa inspiração pra sua novela e o pq vc acreditava tanto nela?

João - Acredito que tenha elevado isso mesmo, mas tenho certeza de se não fosse aquela obra de arte escrita pelo Júlio, minha trama não teria tido a mesma repercussão. Nos Trilhos era maravilhosa e ela abriu o retorno do Ultra e trouxe público. Acredito que a minha sucessora, a novela escrita pelo Brian, vai elevar mais ainda. E sim, o supervisor do outro blog havia pedido uma sinopse minha. Escrevi uma primeira trama, mas não acreditava tanto nela. Havia escrito para o público e nada que não tenha a sua assinatura, a sua alma, dá certo. Então na virada do ano (2019-2020) uma amiga insistiu para eu escrever uma história em prosa. Ela também é escritora, mas fora do ramo das webs, então comecei a criar uma história a partir de um garoto que se descobria bissexual e apaixonado pelo primo. Não foi a trama principal de início, mas surgiu a partir dela. Apresentei ao supervisor do outro blog, mas ele recusou. Disse ser "original demais", mas eu apenas via como uma novela LGBTQ+. Quando eu vi que a história podia ser real. Que as pessoas poderiam viver aquilo de verdade, eu passei acreditar nela. Na minha opinião, as novelas são os espelhos da vida.


Leonora - O que o público pode esperar desse final?

João - Muito amor, muita emoção. Tudo o que levou a história inteira, mas agora com muito mais disso.


Leonora - Suponho que essa sua parceria com o Ultra tenha sido feliz para ambas as partes. Você tem interesse ou já tá negociando novos projetos com o blog?

João - Mas é claro que sim. Tratei com o Júlio alguns pontos para o meu futuro no Ultra e também estou ajudando num projeto de outro autor que logo vocês descobrirão de quem se trata. Escrevi "Onde Estará o Meu Amor?" entre Fevereiro e Maio. Nesse meio de tempo ainda escrevi o primeiro episódio do projeto "Elas". Agora vou descansar por uns dias, mas sempre criando novas histórias


Leonora - Eu li seu episódio de Elas. A protagonista do episódio tem um transtorno. Como foi escrever algo desse tipo? Você estudou a fundo o tema? Já conhecia? E como foi a experiência de escrever um episódio para essa série?

João - Sim, a Luísa foi diagnosticada com o Transtorno de Personalidade Borderline. Eu estudo sobre ele há anos, especialmente em contraste com a Psicopatia, que é totalmente o contrário. Tenho amigas e amigos que também são diagnosticados com esse transtorno. Sempre achei um tema especial que eu tinha vontade de abordar. São indivíduos que pecam por amar demais e eles não têm culpa disso. Eles nascem assim. Então para compor a personagem, além de rever várias palestras de psiquiatras sobre o tema, conversei com esses meus amigos e fui tirando situações corriqueiras para colocar no episódio. Além de um livro ótimo da psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva que reli antes de escrever. Ainda voltarei para abordar o tema mais aprofundado algum dia.


Leonora - Você pretende levar essa sua carreira de escritor virtual para realidade ou é apenas um hobby?

João - Não vou mentir. Eu tenho sim muitas ambições de levar isso para a realidade. Não é apenas um sonho, é um compromisso comigo mesmo. Como eu vou chegar lá eu ainda não sei. É difícil, mas todo sonho com muita determinação dá certo. E um dia eu vou chegar lá. E é o que sempre falo a alguns amigos web-autores. Se essa também for a vontade deles, quando eu chegar lá, eu vou ajudá-los a entrar nesse mundo.


Leonora - Espero que você consiga realizar seu sonho. Eu sei que você é fã das novelas do Benedito e eu não poderia deixar de perguntar pra você sobre a notícia mais repercutida do mundo noveleiro dessa semana. Quem você acha ideal para fazer a Juma Marruá?

João - Dentre as atrizes já conhecidas torço para a Giullia Buscacio ou para a Rayza Alcântara. Ambas trabalharam em "Velho Chico" e tem acertos com a idade. Mas no caso, estou ao lado do Ricardo Waddington, creio que deve ser uma atriz estreante, assim como a Cristiana Oliveira em "Pantanal". E para a Lucy Alves ter uma grande personagem na novela também. O remake de Pantanal merece todo o sucesso. Vejo algumas pessoas subestimando por causa de "Velho Chico", que eu adorei, mas a direção autoral do LFC, por mais que linda, acabou afastando o público, e esse ato de subestimar me remete a pré-produção de "A Força do Querer", uma novela que eu sempre acreditei, mas que tinha gente falando que não ia vingar pela má audiência de "Salve Jorge". O mesmo tá acontecendo e espero de coração que seja um grande sucesso e que escolham uma Juma correta.


Leonora - Fale um pouco da sua trajetória aqui na internet até chegar novamente no Ultra, digo novamente, pq muita gente não sabe, mas você já fez parte do blog em outras épocas.

João - Sim, claro! Entre 2016 e 2017 era super ativo nos blogs de audiência e depois no Ultra. Comentava como Helena Hayalla, uma personagem que encarnei por um bom tempo até descobrirem que era apenas uma personagem. No Ultra, em 2017, escrevia algumas análises rasas sobre dramaturgia e literatura. Era muito amigo da Zilda, que eu sinto falta, adorava o Chicônico do tempo do Farac, entre outros que eu ainda tenho contato ainda no Ultra. Depois de um tempo fui me afastando do blog e do Disqus. Já não era tão divertido para mim e tinha que estudar também. As pessoas foram se renovando. Sobraram poucos da minha época como você, o Brian, a Luciane. Até vi uns e outros passarem, mas o grupo de agora é o melhor. Não sei se é porque estou mais maduro, mas sinto uma galera mais madura também. Na era do Ultra em 2017 eu planejei escrever duas webs: "Realidades Ocultas" e "Luna". Nunca foram postadas, mas quem sabe um dia eu não as readapte para a atualidade.




Leonora: Vamos para um bate e volta?
João: Vamos

- Novela preferida
João - Mulheres Apaixonadas

- Uma cena inesquecível
João - Revelação sobre a paternidade do Opash em "Caminho das Índias". Sempre choro nessa cena.
- Melhor web novela que já leu
João - "Nos Trilhos"

- Uma música
João - "Dois Rios", do Skank

- Um filme
João - "El Ángel" (2019
- Uma atriz
João - Irene Ravache

- Um ator João - Reginaldo Faria

- Homem bonito João - Aquele que usa a sua inteligência para o bem.

- Mulher bonita João - Aquela que é forte e luta pelos seus direitos.

- Deus João - Amor

-Dinheiro João - Necessário.

- Maior hate João - Preconceituosos.

- Quem é João?
João - Um sonhador buscando um lugar ao sol.


Leonora - Antes de encerramos, uma pessoa que gosta muito de você te deixou um recadinho.



João - Ah, Edu, fico lisonjeado com essas palavras. Conheci-o há pouco tempo, mas conversar com ele, trocar experiências com ele é divino. É uma pessoa que também sempre tem uma história boa para contar e acredito que ele seja uma das pessoas mais queridas para mim no meu atual circulo de amigos. Eu fico muito feliz por ter conhecido alguém tão interessante e tão amigo como ele. É uma das pessoas que serão lembradas para o resto da minha vida.




Leonora - Obrigada, João pela entrevista. E te desejo toda sorte do mundo para que possas realizar teu sonho

João - Eu que agradeço, Leo por essa entrevista maravilhosa.


Eu me despeço hoje fazendo um convite para que todos leiam o último capítulo de Onde Está o Meu Amor? Quem não acompanhou, pode ler tudo na íntegra no blog do Ultra. Um beijo, um muito obrigada pela leitura e um ótimo final de semana para todos! ;*









Nenhum comentário:

Postar um comentário