"Onde Estará o Meu Amor?": Capítulo 13 (Última Semana!!! Matheus descobre como ajudar Lucas)



Novela de
João Pedro Figueredo

Escrita por
João Pedro Figueredo


Personagens deste capítulo:
Lucas (Danilo Mesquita)
Daniel (Gabriel Contente)
Matheus (Pedro Novaes)
Jéssica (Jéssica Ellen)
Miguel (Caio Cabral)
Henrique (Gabriel Calamari)
Isabel (Alinne Moraes)
Juliana (Maria Manoella)
Jorge (Marco Ricca)
Tônia (Débora Bloch)
Susana (Patrícya Travassos)

Abertura:

1     INT. HOSPITAL. SALA DE ESPERA. DIA
Continuação da cena anterior:
JORGE
Não é possível! Até aqui você vem
me atazanar?

JULIANA
Eu é quem deveria falar isso.
Depois de tudo o que você me fez
passar. Você me humilhou.

JORGE
E você saiu de casa. Eu também me
senti humilhado.

JULIANA
Eu só queria uma vida melhor. Coisa
que você não poderia me dar.

JORGE
O que você tá fazendo aqui?

JULIANA
Eu vim acompanhar o meu filho. Dar
um apoio a ele, já que o primo
sofreu ataques.

JORGE
Então você descumpriu o nosso
trato?

JULIANA
Eu nunca fiz trato nenhum com você.
Eu sabia que enquanto o meu filho
tivesse próximo de você, eu não
conseguiria me aproximar dele.

JORGE
E ele era mais feliz assim.

JULIANA
Ah, claro! Você foi um ótimo pai,
Jorge. Nosso filho sofria com o
alcoolismo e não dava um tratamento
a ele.

JORGE
Acima de tudo, ele era
problemático. Não tinha como ajudar
ele. Você o deixou muito rebelde
quando era criança.

JULIANA
Você é um péssimo pai.

JORGE
Mas eu estive com ele em todos os
momentos da vida dele. Você nem
lutou para se aproximar dele.
Bastou uma conversa e sumiu.

JULIANA
Eu sabia que contra você e a sua
irmã, eu não conseguiria ganhar.

JORGE
Então o que você faz aqui? Não está
na hora de você ir embora?

JULIANA
Fica tranquilo, Jorge. Não precisa
se preocupar com os meus horários.
Já desmarquei tudo de hoje. Ficarei
ao lado do meu filho. No lugar de
onde eu nunca deveria ter saído.
Reação de Jorge, irado. Juliana se vira para Susana.
JULIANA (CONT'D)
Ah, Susana, que saudade que eu
estava de você.
Juliana e Susana se abraçam.
JULIANA (CONT'D)
Fiquei sabendo que você ajudou
muito o meu filho nos dias que ele
passou lá no Rio. Muito obrigada
mesmo.

SUSANA
Nem precisa agradecer, Juliana. Eu
adoro aqueles meninos. Faria de
tudo por eles.
Jorge sai de perto das duas. Susana e Juliana continuam conversando.
CORTE PARA:

    INT. HOSPITAL. CTI. DIA
Tônia e Matheus
TÔNIA
E o que o médico disse tanto?

MATHEUS
O Lucas precisa de uma transfusão,
mas o banco de sangue do hospital
não tem o mesmo tipo, que o Lucas
tem. Eles estão buscando um doador.
(t)
Tia, você não tem o mesmo tipo
sanguíneo que o Lucas?

TÔNIA
Não! Era o pai dele que tinha. Mas
agora é impossível.

MATHEUS
Você é médica, será que não conhece
ninguém que possa ajudar a gente?
Nenhum contato?

TÔNIA
Eu acho que não, Matheus. Eu vou
tentar lembrar, mas não me lembro
de ninguém.

MATHEUS
Ele pode morrer se não conseguir a
doação. Ele perdeu muito sangue.

TÔNIA
Acho que agora a gente tem que
pensar positivo.

MATHEUS
Você tem razão, tia.

TÔNIA
Obrigada, Matheus, pela força que
você está dando para mim e para o
seu primo.

MATHEUS
Eu não poderia fazer nada de
diferente.
(pensa um pouco)
Eu amo o Lucas. Eu não poderia
deixar ele na mão.
TÔNIA
Vocês sempre tiveram uma amizade
muito bonita. Quando eram crianças,
sempre brincavam juntos. Passavam o
tempo todo juntos. Não se
desgrudavam. Até na hora de tomar
banho, depois da piscina, queriam
ficar juntos.

MATHEUS
(rindo)
Sério? Eu não lembro disso.

TÔNIA
Mas eu lembro. Pareciam grudados.
Não sei o que foi que aconteceu
depois. Vocês foram crescendo e se
afastando. Quando você e seu pai
foram morar em casa, tudo já havia
mudado. Você e o Lucas não eram
mais os mesmos. A amizade de vocês
não tinha mais forças. O tempo muda
tudo e ele te obriga a fazer coisas
que você nunca pensou em fazer.

MATHEUS
Eu não sei se é um bom momento para
falar isso, mas você é mãe do Lucas
e precisa saber. Há um pouco mais
de um ano, eu e o Lucas, estamos
juntos. Ou pelo menos estávamos. A
gente se amava. Agora, eu não sei
mais se ele me ama.

TÔNIA
Só ele vai poder te falar isso,
quando ele acordar.

MATHEUS
Você não vai ficar brava?

TÔNIA
Eu acho que existem coisas mais
importantes para se preocupar
agora.
Matheus sorri e Tônia abraça Matheus.
CORTE PARA:

    INT. APTO DE HENRIQUE. DIA
A música continua. Henrique abre a porta para Daniel.
HENRIQUE
Que bom que você veio.

DANIEL
O que foi que aconteceu?

HENRIQUE
O Lucas, logo que você foi
embora...
Henrique conta o que aconteceu com Lucas, até onde ele sabe.
CORTE PARA:

4     INT. APTO DE LUCAS. DIA
Matheus entra com Susana e Tônia.
MATHEUS
Eu vou tomar um banho. Vocês podem
ficar a vontade. A TV tem todos os
canais e a senha da internet tá ao
lado do roteador.

SUSANA
Tenta dormir um pouco depois. Você
ficou acordado a noite inteira.
Precisa descansar um pouco.

MATHEUS
Não sei se eu vou conseguir
descansar. Até eu ter certeza de
que o Lucas vai ficar bem, eu não
vou descansar.

SUSANA
Se você quiser, eu posso preparar
um chá para você. Vai te acalmar.

TÔNIA
Pode ter certeza de que os chás da
sua tia são bons. Coisa de bruxa.

SUSANA
Muito engraçada você, Tônia.
(t)
Vai tomar seu banho, Matheus. Eu
vou preparar para você.

MATHEUS
Obrigado, tia.
Matheus sai.
CORTE PARA:

5    INT. APTO DE LUCAS. QUARTO. DIA
Com as cortinas fechadas, no quarto escuro, Matheus liga na música "The End of The World!, de Sharon Van Etten. A canção da primeira vez dos dois. Matheus começa a tirar a roupa para ir ao banho. INSERT DO CAP 6, cena 21: Matheus e Lucas dançando no quarto da casa de Susana.
LUCAS
(dançando)
Ah, eu adoro essa música.

MATHEUS
Ela é maravilhosa mesmo.
Enquanto Lucas dança lentamente, Matheus se aproxima do primo, dançando também. Matheus passa a mão pela cabeça de Lucas e rouba um beijo do primo.
LUCAS
Matheus?
Matheus coloca o dedo sobre a boca de Lucas.
MATHEUS
Shhh!
FIM DO INSERT. A música toca até o fim. Em seguida começa a tocar "The Funeral", de Band of Horses. Matheus, agora completamente nu, entra no banheiro do quarto.
CORTE PARA:

6     INT. APTO DE LUCAS. QUARTO. BANHEIRO. DIA
Matheus entra no banheiro. Matheus começa a olhar o seu reflexo no espelho, assim como Lucas sempre se olhava, tentando se descobrir. Tempo. E, de repente, o reflexo de Matheus se transforma. FUSÃO PARA: Matheus olhando para o espelho, mas o reflexo é Lucas. Assim como ele, completamente nu. Um é o reflexo do outro. Um é o outro e os dois são um só. Matheus coloca a sua mão sobre o espelho, com carinho. O reflexo de Lucas o observa com ternura e coloca a mão junto com a de Matheus. Matheus olha para o lado e vê Lucas junto com ele. Agora os dois estão vestidos, ainda no banheiro. Ali, Matheus abraça a imagem de Lucas. Os dois riem e dançam a melodia da última música da cena anterior. Os dois lançam olhares apaixonados um para o outro. Matheus feliz. FUSÃO PARA: Matheus sozinho e nu olhando o seu próprio reflexo no espelho.
CORTE PARA:

    INT. CASA DE ISABEL. SALA. DIA
A música continua. Daniel entra com Henrique.
DANIEL
Aqui tem um quarto a mais. Você vai
ficar confortável.

HENRIQUE
Obrigado pela força, Daniel.

DANIEL
Não foi nada. Eu tô vendo que você
está preocupado. Aqui pelo menos
você está comigo, com a minha mãe.
Não vai se sentir sozinho.

HENRIQUE
Eu acredito que você errou ontem,
que você errou com Lucas, comigo.
Mas também acredito que você seja
uma boa pessoa.

DANIEL
Às vezes errar é uma forma de nos
proteger.
Não que essa seja a coisa certa a
fazer, mas nem sempre a gente tem
saída.

HENRIQUE
Eu senti a sua falta, como o Lucas.
Eu nunca tinha entendido aquele
término repentino.

DANIEL
E eu nunca pensei que faria isso
com o Lucas, muito menos com você.
Eu não vou colocar a culpa na vida,
mas somos obrigados a fazer uma
escolha para tudo. E muitas vezes,
a escolha certa é também a mais
dolorosa.
Isabel entra
ISABEL
(surpresa)
Henrique! Que felicidade te
encontrar. Há quanto tempo...

HENRIQUE
Dona Isabel!
Isabel e Henrique se abraçam. Daniel sorri.
CORTE PARA:

8     INT. APTO DE LUCAS. QUARTO. DIA
Matheus colocando os sapatos, sentado na cama. Batidas na porta. Susana, com uma xícara na mão, e Tônia entram.
SUSANA
Licença! Trouxe o seu chá. Deixei
ele muito bom. Eu e a Tônia também
tomamos um golinho.

MATHEUS
Obrigado, Tia. De verdade. Obrigado
as duas.
Susana e Tônia também sentam na cama.
TÔNIA
Conta pra gente, o que foi que
aconteceu ontem e o que levou a
acontecer aquilo com o Lucas.

MATHEUS
Ontem até começou como um dia bom,
um dia normal. Nosso vizinho,
Henrique, encontrou um ex-namorado
e o chamou para jantar. Para os
dois não ficarem sozinhos, ele
chamou a gente para acompanhá-los.
Nós fomos. Quando chegamos lá,
descobrimos que esse ex, do nosso
vizinho, era o Daniel.
Tônia surpresa.
TÔNIA
Daniel? Que Daniel?

MATHEUS
O Daniel, ex do Lucas. Ele contou
tudo o que aconteceu. Que a senhora
descobriu dos dois e que ofereceu
dinheiro para ele sumir da vida do
Lucas.

TÔNIA
Ai meu Deus! É tudo culpa minha.
Tônia começa a chorar.
MATHEUS
O Lucas já estava à flor da pele
durante a conversa, mas eu falei
que uns dias antes do Daniel ir
embora, por impulso, eu escrevi uma
carta a você tia.
INSERT DO CAP 10, cena 2: Matheus sai da janela do quarto e vai até a escrivaninha. Lá pega uma folha de papel e começa a escrever: "Tia, o seu filho se encontrará com o se amante, Daniel, às duas horas da tarde de amanhã. Vá até o seguinte endereço: ENDEREÇO" Matheus começa a chorar. Ele pega o papel, amassa e joga no chão, com raiva. FIM DO INSERT.
TÔNIA
Então foi você quem escreveu a
carta que eu recebi?

MATHEUS
Eu... eu não sei! Eu não entreguei
a carta para você. Eu joguei fora
essa carta. Era para ela ter
desaparecido.

TÔNIA
Mas de algum jeito, aquela carta
veio parar na minha mão.

MATHEUS
A minha carta?

TÔNIA
Talvez seja ela mesma. Eu lembro
como se fosse ontem.
INSERT DO CAP 4, cena 10: Tônia pega o envelope. Só há o nome do destinatário. Tônia abre a carta que está impressa. Na carta está escrito: "Seu filho está se envolvendo amorosamente com um colega de classe. O nome dele é Daniel. Se quer ver com os seus próprios olhos, vá até o seguinte endereço: ENDEREÇO, às duas horas da tarde." Enquanto lê, Tônia vai ficando cada vez mais transtornada. Ela amassa a carta e joga a carta no lixo. FIM DO INSERT.
MATHEUS
Então tem alguma coisa errada. A
carta que eu escrevi era a mão, não
impressa.

TÔNIA
Então não foi você quem escreveu.
Você não fez nada, Matheus.

SUSANA
Então quem foi que escreveu essa
carta?
Todos pensam. Tempo. Tônia tem um estalo.
TÔNIA
Eu tenho uma ideia de quem possa
ter sido.

MATHEUS
Quem?

TÔNIA
Eu vou precisar de umas coisas para
descobrir, mas acho que hoje mesmo
saberemos quem fez isso.
O celular de Matheus toca. Matheus atende.
MATHEUS
(ao celular)
Oi, Jéssica

JÉSSICA
(OFF)
Oi, Matheus, eu conversei com a sua
mãe. Ela me falou do estado do
Lucas e da transfusão que ele
precisa. Eu acho que sei como
ajudar.

MATHEUS
Sabe?
Reação de Tônia, Susana e Matheus animados.
CORTE RÁPIDO PARA:

9     INT. APTO DE JÉSSICA. SALA. DIA
Miguel abre a porta para Susana, Tônia e Matheus.
MIGUEL
Sejam bem vindos

TÔNIA
Obrigada!

JÉSSICA
Boa tarde, dona Antônia.

TÔNIA
Olá, Jéssica.

MATHEUS
E então? Como você vai poder
ajudar? Algum de vocês tem o mesmo
tipo sanguíneo que o Lucas?

JÉSSICA
Não, Matheus, eu não tenho. Mas eu
sei quem tem. Só não sei se vocês
vão querer recorrer a ele.

TÔNIA
Quem? Eu recorro a qualquer um que
possa salvar meu filho.
INSERT DO CAP 9, cena 11: Lucas e Jéssica conversando.
LUCAS
Você tem razão. Eu amo o Matheus,
amo mais que tudo na minha vida.
Foi muito difícil de aceitar a ida
do Daniel. Jéssica, a gente
combinava tanto. Tínhamos até o
mesmo tipo sanguíneo.

JÉSSICA
Sabe que quando você fala isso, eu
penso que você não ama tanto o
Matheus? O Daniel foi embora há
anos. Supera, Lucas.
FIM DO INSERT.
JÉSSICA (CONT'D)
O Daniel tem o mesmo tipo sanguíneo
que o Lucas. O próprio Lucas falou
isso para mim há alguns dias atrás.

MATHEUS
O Daniel!

JÉSSICA
O Henrique sabe onde ele mora. Se
vocês quiserem, eu falo com ele.
Tônia abalada e com o orgulho ferido
TÔNIA
Eu faço qualquer coisa para ver meu
filho bem de novo.
(t)
O que você acha, Matheus?

MATHEUS
Qualquer coisa pelo Lucas.

SUSANA
Agora orgulho não ajuda em nada. Se
ele é a saída, devemos ir até ele.

JÉSSICA
Vou ligar para o Henrique.
Jéssica sai. Música: "Home", de Gabrielle Aplin até o final do capítulo. Susana abraça Matheus e Tônia.

CORTE PARA:

10     INT. HOSPITAL. CTI. DIA
Jorge observando Lucas pelo vidro.
FUSÃO PARA:

11     INT. APTO DE JULIANA. QUARTO DE JULIANA. DIA
Juliana observando, triste, a cidade pela janela.
FUSÃO PARA:

12     EXT. CARRO DE TÔNIA. DIA
Tônia dirigindo, Susana ao lado. Matheus atrás, esperançoso, olhando o movimento da cidade.
FUSÃO PARA:

13     INT. CASA DE ISABEL. SALA. DIA
Isabel abre a porta para Matheus, Tônia e Susana. Henrique e Daniel sentados.
ISABEL
Podem entrar!

HENRIQUE
Aconteceu alguma coisa com o Lucas?

MATHEUS
Ainda não, mas pode acontecer.

DANIEL
Então é grave?

MATHEUS
De certo modo, sim. Por isso a
gente veio aqui.

ISABEL
E no que a gente pode ajudar vocês?

TÔNIA
A senhora não, mas o seu filho sim.

DANIEL
Eu?

MATHEUS
Sim, o Lucas precisa urgentemente
de uma transfusão de sangue.
Sabemos que você tem o tipo de
sangue igual ao do Lucas.

DANIEL
Sim, nós temos.

MATHEUS
Então, por favor, Daniel. Ajuda o
Lucas, por favor! Eu lhe imploro.

DANIEL
Eu não sei, Matheus, você viu como
foi ontem. Eu gosto do Lucas, mas
ele dirigiu palavras horríveis a
mim.
Tônia vai até Daniel, coloca as mãos sobre o ombro dele.
TÔNIA
Por favor, Daniel, ajuda o meu
filho. Só você pode fazer isso. Eu
te peço de todo o meu coração,
ajuda o meu filho?!
Reação de Daniel indeciso.
Fim do capítulo 13.


Segunda-feira, dia 14, estréia a nova novela do Ultra TV. De Brian Tavares: "CARINHOSO". 



Nenhum comentário:

Postar um comentário