Carinhoso - Quinto Capítulo


Carinhoso 

 
 

Capítulo 05 

 
 

Novela criada e escrita por: 

 
 

Brian Tavares 

 
 

Elenco deste capítulo: 

 
 

Vitória Strada – Luciana 

 
 

Marina Ruy Barbosa – Laura 

 
 

Cláudia Abreu – Marília 

 
 

Fábio Assunção – Evandro 

 
 

Vivianne Pasmanter – Bárbara 

 
 

Thiago Fragoso – Antônio 

 
 

Marcello Airoldi – Leandro 

 
 

 

 
 

Continuação imediata do capítulo anterior: 

 
 

Cena 01: Hospital / Consultório (INT – NOITE) 

 
 

MARÍLIA (INCRÉDULA) – Grávida? Mas não tem como, não tem! 

 
 

MÉDICO – Como não? Claro que tem! É claro que, uma gravidez aos 45 anos, representa algum risco. Mas estamos aqui, é a minha obrigação pensar e cuidar da sua saúde, da saúde do seu bebê! 

 
 

MARÍLIA – Sim, não tenho dúvidas disso! Mas eu mesma acreditava que estava na menopausa, não senti nenhum sintoma de gravidez até hoje! 

 
 

LEANDRO – Meu amor, isso não é verdade! Você vem sentindo enjoos frequentes… isso já vinha me preocupando, mas agora, com essa tontura de hoje…  

 
 

MARÍLIA – Mas então, essa gravidez só pode estar avançada! Não tem como, eu não… não tenho o desconforto da menstruação há alguns meses! 

 
 

MÉDICO – Sim, está certo. São 24 semanas de gravidez! 

 
 

MARÍLIA (COMPLETAMENTE CHOCADA) – 24 semanas? Cinco meses? 

 
 

LEANDRO (SURPRESO) – Bom, agora até eu estou um pouco chocado… 

 
 

MÉDICO – E eu, só posso parabenizar ao casal! Parabenizar a vida! 

 
 

Leandro sorri, observa Marília, que ainda está boquiaberta com a descoberta. Corte: 

 
 

CENA 02: Apartamento de Marília e Leandro / Quarto do casal (INT – NOITE) 

 
 

Leandro está sorridente, andando pelo quarto. Marília está sentada, ainda apática. 

 
 

LEANDRO – Eu não consigo entender, Marília! É um sonho! 

 
 

MARÍLIA – Eu também não entendo, Leandro… tenho a sensação de que já passei por isso antes…  

 
 

Leandro para, encara a esposa. 

 
 

LEANDRO (SEM ENTENDER) – Por uma gravidez? 

 
 

Marília também encara o marido, que se senta ao lado dela. 

 
 

MARÍLIA – Sim, talvez. 

 
 

LEANDRO – Marília, isso é algo sério! Pela primeira vez em anos você está lembrando de algo do passado! 

 
 

MARÍLIA – Não, Leandro. Eu não lembrei exatamente de algo… é só uma sensação! 

 
 

LEANDRO – Mas uma simples sensação pode te levar ao seu passado, pode ajudar ao menos em um processo de lembrança… eu ainda acredito que aquela hipnóloga…  

 
 

MARÍLIA (INTERROMPENDO) – Chega, Leandro. Chega! Eu não deveria ter falado nada… tudo que envolve o meu passado, me causa uma angústia enorme! 

 
 

LEANDRO – Perdão, meu amor… eu vou parar de falar nisso! Prometo! Ao menos na sua gestação. É um momento especial pra gente! 

 
 

Leandro abraça Marília, que corresponde. 

 
 

MARÍLIA – É normal a minha estranheza, mas eu vou me acostumar com isso! Com isso não, com a minha gravidez, com essa vida aqui dentro de mim! 

 
 

Marília sorri. Corte: 

 
 

Cena 03: Casa da família Martins / Quarto de Bárbara e Evandro (INT – NOITE) 

 
 

Bárbara está lendo algumas revistas em uma poltrona de seu quarto, Laura a observa da porta, entrando aos poucos. A ruivinha se agacha ao lado da mãe, Bárbara fecha a revista, observa a filha. 

 
 

BÁRBARA – Aconteceu alguma coisa? Seu rostinho está tão triste! 

 
 

LAURA (CHOROSA) – Mãe… eu tentei esquecer ele! 

 
 

BÁRBARA – Ele? 

 
 

LAURA – O Antônio! 

 
 

Bárbara colocas as mãos no rosto da filha.  

 
 

BÁRBARA – Você teve algum contato com ele, foi isso? 

 
 

LAURA – Eu esbarrei com ele no centro…  

 
 

BÁRBARA – Bem, filha… isso pode acontecer, você sabe! 

 
 

LAURA – Mas não foi só isso… eu estava vendo um trabalho fotográfico da Lu. Eu descobri que ela e o Antônio trabalharam juntos em uma matéria jornalística! 

 
 

BÁRBARA – Que curioso, os dois então se conhecem? 

 
 

LAURA – Sim, mas eu não perguntei muito sobre isso… nem disse que ele foi meu ex e tudo… 

 
 

BÁRBARA – A Lu é uma ótima fotógrafa, Laura. É normal que ela seja escalada para esse tipo de reportagem! Ela pode fotografar para diferentes colunistas, jornalistas…  

 
 

LAURA – Sim, foi mais uma cisma minha… talvez o que eu precise mesmo é de um tempo pra mim…  

 
 

BÁRBARA – Como assim? 

 
 

LAURA – Uma viagem, não sei ainda! Talvez eu vá pra fazenda… espero que o ar fresquinho de lá refresque meus pensamentos! 

 
 

Bárbara sorri para a filha, dá um beijo em seu rosto. 

 
 

BÁRBARA – Você sabe que eu te apoio, te apoio no que for! 

 
 

Laura também sorri, se levantando e indo em direção a porta. Evandro entra, cumprimenta a filha e vai até Bárbara. 

 
 

EVANDRO – Eu estava pensando em sair hoje, Bárbara. Sei que o centro está cheio, mas eu consultei alguns restaurantes e podemos fazer uma reserva ainda hoje! 

 
 

BÁRBARA – Não sei, Evandro… queria ficar em casa! 

 
 

EVANDRO – Talvez a gente se divirta, vai ser uma boa descontração! 

 
 

BÁRBARA – Não, Evandro. Não quero sair! 

 
 

Evandro murcha com a recusa da esposa. 

 
 

EVANDRO – Bom, então acho melhor eu fazer alguma coisa pra gente comer! Você sabe, se não for assim as meninas passam fome, não sabem fritar um ovo! 

 
 

Bárbara esboça um sorriso forçado, esnobe. Corte: 

 
 

Cena 04: Quarto de Laura (INT – NOITE) 

 
 

PAULINHA – Nem pensar! Não vou me trancar em uma fazenda em pleno carnaval! 

 
 

LAURA – Ai Paulinha, não vou me trancar em lugar algum! Eu só queria um tempo pra mim, já disse! 

 
 

PAULINHA – Isso por acaso tem relação com o reencontro que você teve hoje? 

 
 

LAURA – Também, não vou negar. Mas é mais em um geral, sabe? Sabe quando você cansa de tudo? Só quer saber de um lugar mais calmo? 

 
 

PAULINHA – Entendo… acho que entendo! 

 
 

LAURA – Até das pequenas discussões que eu tenho com a Luciana me cansei…  

 
 

PAULINHA – Por falar na Lu… e aquele inquérito? Que fim deu? 

 
 

LAURA – Ah, o inquérito tá guardado comigo, não tem como eu contar nada pra Luciana! 

 
 

PAULINHA – E ela nem desconfia dessa história? 

 
 

LAURA – Não, não mesmo! 

 
 

PAULINHA – Ou sabe sim, mas não te contou nada… 

 
 

Em Laura, pensativa. 

 
 

LAURA – Será? 

 
 

PAULINHA – Não, eu não disse coisa com coisa! É um assunto muito sério pra ela ao menos desconfiar de algo sem ter algum trauma com isso…  

 
 

LAURA – Não sei se ela sabe, mas vou descobrir! 

 
 

Em Laura. Corta: 

 
 

Cena 05: Quarto de Luciana (INT – NOITE) 

 
 

Luciana está analisando algumas fotos em sua escrivaninha. Laura entra no quarto. 

 
 

LAURA – Eu queria conversar sobre um assunto com você…  

 
 

Luciana para o que está fazendo, fita Laura, curiosa. 

 
 

LUCIANA – Pode falar! 

 
 

LAURA – É sobre o acidente que vitimou seus pais, Lu. 

 
 

LUCIANA (SEM ENTENDER) – Sobre o acidente? Pode falar! 

 
 

LAURA – Não, eu só estava pensando nisso e tive curiosidade… curiosidade em saber exatamente o que você sabe sobre isso! 

 
 

LUCIANA (PENSATIVA) – Nossa, Laura… eu não sei quase nada sobre esse acidente! Quer dizer, eu estava no carro quando capotou, mas eu só lembro de abraçar forte um dos meus brinquedos! 

 
 

Luciana se levanta, vai até seu guarda-roupa e, da parte de baixo, recolhe um cavalinho de porcelana. 

 
 

LUCIANA – Eu estava com esse brinquedo quando o acidente aconteceu! É o Pinóquio. - Sorri espontaneamente – Lembra dele? 

 
 

LAURA – Lembro, claro que lembro… eu achava que ele tinha se perdido no acidente…  

 
 

LUCIANA – Pois é, mas está quase intacto! Só tem alguns arranhões aqui e ali... mas inteiro! 

 
 

Laura observa fixamente o objeto enquanto Luciana fala. 

 
 

LUCIANA – Você sabe que eu fiz psicanálise por anos… o meu psicanalista já disse que é normal que as crianças apaguem algumas memórias, principalmente quando se trata de algo tão traumático assim… 

 
 

LAURA – E você… lembra muito da sua mãe? 

 
 

LUCIANA (ENTRISTECIDA) – Lembro, Laura… lembro muito! De cada detalhe dela, do rosto dela! Até do tom de voz…  

 
 

Laura se emociona. 

 
 

LAURA – E sente saudades dela? 

 
 

LUCIANA – Claro que sim, Laura… é a minha mãe, a minha ligação mais forte… quem me dava mais carinho, amor… são coisas que não se esquece, mas se guarda! E o carinho da minha mãe tá guardado… bem aqui. – Coloca as mãos no peito esquerdo. 

 
 

Em Luciana. Corta: 

 
 

Cena 07: Quarto de Laura (INT – NOITE) 

 
 

Laura está pensativa, observando o envelope com o inquérito que está em suas mãos. Corte: 


 
 

Cena 08: Planos sobre a cidade de Poços de Caldas (EXT – NOITE/DIA) 


Sonoplastia: Por Onde Andei (Anavitória) - até o final da cena 10


 
 

Cenas descontínuas sobre o céu da cidade, são cores fortes e vibrantes, alternando entre o azul, laranja e rosa. 

 
 

DIAS DEPOIS. 

 
 

Corte: 

 
 

Cena 09: Apartamento de Antônio / Sala (INT – DIA) 

 
 

Antônio e Luciana estão abraçados no sofá. 

 
 

LUCIANA – Mais uma matéria, é? 

 
 

ANTÔNIO – Sim, mas não é bem uma matéria! É um especial jornalístico, algo maior!  

 
 

LUCIANA – Entendi…  

 
 

ANTÔNIO – Mas não me respondeu… 

 
 

Luciana encara Antônio. 

 
 

LUCIANA – Claro que aceito! Vou adorar fotografar! 

 
 

ANTÔNIO – É tão mais animador trabalhar juntos em um início de namoro, não acha? 

 
 

LUCIANA – É… namoro… namoro? 

 
 

ANTÔNIO – Ah, eu acho que sim! 

 
 

LUCIANA (SORRINDO) – Um amor que nasceu no carnaval… olha que experiência incrível e clichê eu já tenho… só falta um beijo na chuva! 

 
 

Antônio abraça Luciana, a beija. Corte: 

 
 

Cena 10: Planos sobre a cidade de Poços de Caldas (EXT – NOITE/DIA) 

 
 

MESES DEPOIS. 

 
 

Corte: 

 
 

Cena 11: Apartamento de Antônio / Escritório (INT – DIA) 

 
 

Antônio e Luciana analisam as fotografias da matéria que fizeram juntos. 

 
 

ANTÔNIO – Está tudo perfeito, como eu imaginava! 

 
 

LUCIANA – Imagina! Eu dei o meu melhor, é claro…  

 
 

ANTÔNIO – E finalmente vamos fechar essa matéria! 

 
 

Luciana sorri. Antônio se afasta um pouco, pensativo. 

 
 

ANTÔNIO – Sabe, Lu… eu estava pensando aqui… será que já não está na hora de eu conhecer a sua família? Firmar mesmo um namoro sério? 

 
 

Em Luciana, surpresa. Corte: 

 
 

Cena 12: Apartamento de Marília e Leandro / Copa (INT – DIA) 

 
 

Marília está tirando a mesa do café, Leandro adentra ao local, logo se assustando. 

 
 

LEANDRO – Marília! Meu Deus! 

 
 

Marília para na frente do esposo, surpresa. 

 
 

MARÍLIA – O que foi, Leandro? Que susto! 

 
 

LEANDRO – Sua bolsa, Marília! Acho que sua bolsa estourou! 

 
 

Marília olha surpresa para o chão, observando um líquido transparente escorrendo por si. Corta. 

 
 

FIM DO CAPÍTULO. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário