Holofotes - Segundo Episódio


                                       

                             

Série escrita por: Thiago Figueroa 

Personagens deste episódio

 

RITA.................................................ROSAMARIA MURTINHO

CARLOS..........................................................ARY FONTOURA

STELLA.................................................ARACY BALABANIAN

LEONORA.....................................................GLÓRIA MENEZES

LEILA...................................................................BIA SEIDL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                                         

 

Cena 1. Quarto de Stella/Sala de Carlos. Interior. Noite.

Stella entre em seu amplo quarto, fecha a porta e se dirige até a sua cama, onde se senta, coloca seus óculos e começa a ler um roteiro, até que é interrompida por sua empregada.

Empregada – O pessoal daquela revista ligou! Disseram que vão ter que adiar a matéria.

Stella – (Olha para baixo enquanto passa a mão no cabelo) Eu já imaginava!

A empregada se retira e Stella continua lendo. O telefone toca e Stella atende enquanto continua a leitura.

Carlos – E então, Stella? Vamos fazer essa série?

Stella – Vocês acham mesmo que essa história pode funcionar? Seja sincero.

Carlos – Sinceramente? Não sei, mas nunca é demais explorar novas áreas. Se tem uma coisa que essa indústria ensina é que sempre tem algum nicho para ser aproveitado que a gente ainda não conhece.

Stella – Você deve estar bem desesperado para depositar esperanças em mim ou na Rita.

Carlos – Olha, Stella, essa projeto precisa de atrizes que não tenho medo de mergulhar de cabeça em águas profundas. Quase todas que eu conheço se sentem confortáveis demais na piscina.

Stella – Estou ouvindo!

Carlos – Você sempre foi um dos rostos dessa emissora! Talvez seja o destino dizendo que você deve retomar sua carreira aqui...

Stella – Me poupe, Menezes! Você não está falando com o público que acredita nessa história de emissora adotando suas estrelas como se fosse uma mãe! Reclamam das exigências, mas faziam de tudo para que não fossemos para a concorrência.

Carlos – Por favor, aceite! Eu te prometo que esse será um dos melhores papéis da sua carreira.

Stella – Eu vou pensar mais um pouco e depois te mando uma resposta.

Stella desliga o telefone e ri revirando os olhos.

corta para:



Cena 2. Rio de Janeiro. TV Astro. Estúdio de gravação. Interior. Manhã.

Enquanto neva, um casal se beija com uma montanhas cobertas de neve ao fundo. A câmera se afasta e revela se tratar de dois atores em um cenário montado dentro do estúdio com um assistente jogando neve falsa.

Atriz – (Tossindo) Entrou um pedaço de papel na minha boca!

Sérgio – Corta! (Se levanta da sua cadeira) Vamos fazer um intervalo!

O diretor anda até a sua sala na companhia de uma assistente.

Sérgio – Ainda bem que esse já é o último capítulo! Quero que alguém me interne em uma clínica psiquiátrica se eu aceitar de novo qualquer coisa de baixo orçamento. E aquela minissérie policial? Tem algum potencial?

Assistente – Essa? Nenhum pouco! O roteiro é fraco, só tem cenas de sexo pra disfarçar falta de história... Mas, (segurado um roteiro) isso aqui pode render. É uma história sobre duas velhas rivais: Uma atriz decadente e uma aspirante a escritora.

Sérgio - É um drama de velhas se digladiando?

Assistente – Sim... Em um formato pouco usual por aqui. Além de ter poucos cenários, poucos atores... Eu aceitaria se fosse você.

Sérgio – Como conseguiu isso?

Assistente – Rita Spencer que mandou.

Sérgio – Nossa... Nunca pensei que precisaria ouvir esse nome de novo.

Assistente – Ela sempre foi...

Sérgio – (Interrompendo) Difícil? No auge pelo menos não.

corta para:

Cena 3. Takes alternados do Rio de Janeiro. Exterior. Manhã.

INSERT:



Takes rápidos de Copacabana pela noite: Fachadas dos hotéis; pessoas andando pelo calçadão, sentados em mesas dos bares...

Cena 4. Apartamento de Leila. Interior. Noite.

Insert: Até o fim da cena 7



Em uma festa em um amplo apartamento, Rita, Leila e alguns figurantes conversam.

Rita – O Cláudio realmente fez uma adaptação única de “Um Bonde Chamado Desejo’’

Leila – Era praticamente uma obrigação, já que ele ficava dia e noite trancado naquele escritório escrevendo (Olha para a porta do escritório).  Mas isso não é de se espantar vindo de alguém que em plena lua de mel em Paris anota em um caderninho todas as ideias que surgem em sua cabeça.

Rita – Acho que isso já daria uma história no mínimo interessante. 

Leila – Acredita que o terapeuta disse a mesma coisa?

Rita – Seu texto está cada vez melhor. Quando eu digo seu, me refiro ao seu mesmo.

Rita bebe um gole do seu dry martini. 

Rita – O texto estava rebuscado demais para vir de alguém que até um dia desses achava que Nat King Cole era uma marca de refrigerante. 

Leila – A escrita ainda é algo novo pra ele. Até hoje ele não encontrou uma paixão maior que a direção. 

Rita – Será que eu encontro vocês no clube sexta? Ou ele decidiu refazer "O Que Terá Acontecido A Baby Jane?", se passando agora em uma casa de campo no interior de São Paulo?

Pequeno corte para Rita em um canto pegando uma taça de martini na bandeja de um garçom. A atriz bebe até que é surpreendida pela subida aproximação de Stella.

Rita – Olá, Stella!

Stella – Olá, Marlene! O Cláudio sempre deu ótimas festas, não é?

Rita – Você não precisa enrolar... Vá direto ao ponto!

Stella – Eu lembro que sempre quis trabalhar com você, e até tentei nos colocar em um filme.

Rita – Aquele em faríamos duas antigas amigas do colegial.

Stella – Como esquecer, não é mesmo? (Risos). Você ganharia mais do que eu pelo que eu me lembre. 

Rita – (Sem paciência) E eu faria uma rippie caricata e você uma dona de casa que passa por um processo de independência e se dorna uma empresária bem-sucedida.

Stella – Você sempre recusava tudo... O que te fez mudar de ideia dessa vez?

Rita – É que eu finalmente achei o trabalho perfeito para nós duas, de um autor de confiança que não vai só tentar se aproveitar de histórias sobre atrizes se odiando nos bastidores. Você seria burra se não aceitasse.

Stella - Sua vida não anda tão melhor que a minha, ou acha que eu não vi seus últimos trabalhos?

Rita – É por experiência própria que eu sei que esse é uma oportunidade única. Ninguém que escreve para a televisão se importa com atrizes da nossa idade.

Stella – Você acha esse projeto bom mesmo?

Rita – Tem um enredo instigante, um bom texto... Se você quiser, pode ficar com a atriz decadente. Quantas atrizes não marcaram tanto com esse tipo de personagem não é mesmo? Bette Davis, Glória Swanson...

Rita se retira enquanto Stella fica pensativa.

corta para:

Cena 6. Restautante. Interior. Noite

Insert: Até o fim desta cena



Leonora conversa com um jornalista em uma mesa.

Leonora - Eu sinceramente nunca pensei que esse momento você acontecer. Você sempre pensa na erupção vulcânica e na avalanche como acontecimentos arrasadores distantes um do outro para o equilíbrio da natureza. Eu diria que Rita e Stella eram exatamente assim, ninguém nunca pensou no que resultaria as duas juntas dividindo o mesmo espaço. 

flashback on:

Gravação em preto e branco de uma cena em que Stella está em uma estação de trem cenográfica trajando um chapéu e um guarda-chuva 

Leonora - (Em off) A história de vida de Stella começa longe do glamour. De infância pobre, ela sempre se imaginou no estrelato, a motivando a sair do Sul para o Rio, onde participou de teatro de revista até dar as caras na televisão. 

Stella entrando em um restaurante de braços dados com um senhor elegando fumando um charuto cubano. 

Leonora - (Em off) Casada com o dono de império de cigarros, com a vida confortável que sempre quis e cansada de ficar esperando os papéis que nunca mais chegaram, foi morar fora no Canadá... Até que o marido foi preso por lavagem de dinheiro. Agora ela decidiu voltar para a televisão. 

Rita gravando uma cena em que está tomando uma taça de martini em uma festa elegante. 

Leonora - (Em off) A Rita eu posso dizer que é uma dessas atrizes que marcam época, acho que deve ser a melhor do nosso tempo. Nunca vi uma atriz para gostar tanto de desafios, ela era capaz até de tornar qualquer papel fascinante. Os autores faziam de tudo para estarem no currículo dela. 

Rita chega até a porta de um restaurante e fica olhando para todos os lados indicando que está procurando alguém em uma mesa, até que o recepcionista se pronuncia. 

Recepcionista - Ele mandou dizer que se cansou de esperar. 

flashback off: 

Leonora - Mas o pedestal onde alcançou o topo foi construído com os pedaços da sua vida pessoal. (Faz uma pausa). E o que fez o caminho das duas se cruzarem? Em resumo pode-se dizer que tudo começou quando Rita no seu auge recusou o papel de uma protagonista que se apaixona pelo enteado. Adivinha quem entrou no lugar e chamou a atenção do país... Depois elas foram disputando papéis. Foi uma forma da emissora podar as duas, já que ambas ficaram menos seletivas e tentavam se amigar com os autores e diretores. Algo me diz que as gravações dessa série podem render uma história no mínimo interessante. 

 corta para:

Cena 6. Mansão de Rita. Exterior. Manhã

Fachada da Mansão de Rita. Corta para a atriz sentada na área da piscina saboreando pedaços de melão em um pequeno recipiente de porcelana enquanto lê jornal com óculos. A câmera foca em uma matéria com uma foto de Rita e Stella na festa e depois volta.

Rita – (Lendo) “Ao que tudo indica, está praticamente certo que veremos essas duas estrelas que marcaram época contracenando pela primeira vez’’

Sérgio aparece.

Rita – Que bom que aparentemente você aceitou meu convite.

Sérgio – Só acho que você podia ter me ligado para me apresentar esse projeto em um momento mais propício.

Rita – Não finja que teria tempo (Risos). Acha que não sei como funciona o ritmo de gravações? Essa indústria quando está triturando os seus sonhos aproveita para deixar a sua vida pessoal em pedacinhos.

Sérgio – Eu estou realmente empolgado para começarmos essa série.

Rita – Será uma bela retomada de uma bela parceria. Enfim você entendeu que eu só recusei aquela personagem na novela da Janete por problemas pessoais.

Sérgio – Águas passadas, Rita. Eu já extrapolei a minha cota de porcarias para dirigir por pelo menos um século. De vez em quando a gente precisa de um projeto desafiador e com uma atriz do seu nível esse com certeza será um.

Rita – Disso você não pode ter qualquer dúvida.

Sérgio - Não vai me oferecer nenhuma bebida?

Rita – Ai, é mesmo!

Sérgio – Nem precisa ser um whisky.

Rita – Eu ainda não estou nesse nível (Risos). Por aqui whisky só depois das 5!

corta para:

Cena 7. Entrada da TV Astro. Exterior. Manhã.

Insert: Até o fim da cena 9



Stella recebe os cuidados de uma maquiadora e aproveita para desabafar.

Stella – Eu agradeço se você esconder o máximo de marcas de expressão que conseguir! Não quero nem imaginar o que possa acontecer se algum jornalista resolver me dar dez anos a mais. A Rita quer sustentar uma imagem de atriz sem muita preocupação com a beleza, mas todo mundo sabe que ela morre de medo dar as caras em público com a raiz aparecendo.

Maquiadora – Você só precisa ter cuidado com o estresse, você não imagina o mal que faz a pele.

Stella – Eu juro que poucas pessoas podem dizer que são mais tranquilas do que eu... Pelo menos nesses últimos anos em que eu descobri um spa maravilhoso com técnicas tailandesas de relaxamento.

Maquiadora – É que eu consegui sentir um certo nível de tensão...

Stella – Toda vez que eu penso na Rita, eu lembro de quando fomos escaladas para o mesmo papel. Eu pensei que convite do próprio autor fosse decisão definitiva, mas a direção da emissora pensou diferente. Depois de tudo eu ainda tentei criar uma relação respeitosa, mesmo sendo eu que perdi a personagem.

Maquiadora – Talvez seja agora a oportunidade de vocês duas finalmente entenderem que possuem mais semelhanças que diferenças.

Stella – Tentei manter uma relação cordial, mandei até flores quando estava com peça em cartaz... Mas acho que nunca foi para ser. Ah, mas você tinha que ver ela na festa sempre com aquele ar de atriz superior. 

corta para:

Cena 8. Entrada da TV Astro. Exterior. Manhã.

Coletiva de imprensa na TV Astro. Stella sai do estacionamento e vai andando até a entrada. Um jornalista a aborda.

Ernesto – (Com o microfone apontado pra atriz) Stella Mancini, é verdade que você só está voltando para a televisão porque ficou cheia de dívidas depois da prisão do seu marido?

Stella Mancini – Não se pode esperar outra coisa de um abutre.

Cena 9. TV Astro. Interior. Manhã.

Rita está de pé atrás da mesa sendo fotografada enquanto Stella se aproxima

Rita Spencer – O seu problema com horário é mesmo imperecível. (Fazendo pose para as câmeras).

Stella Mancini – Meu motorista teve um pequeno contratempo.

As duas atrizes ficam lado a lado enquanto são fotografadas.

Fim do segundo episódio

Nenhum comentário:

Postar um comentário