"Onde Estará o Meu Amor?": Capítulo 14 (PENÚLTIMO CAPÍTULO!!!)


Novela de
João Pedro Figueredo

Escrita por
João Pedro Figueredo


Personagens deste capítulo:
Lucas (Danilo Mesquita)
Daniel (Gabriel Contente)
Matheus (Pedro Novaes)
Jéssica (Jéssica Ellen)
Miguel (Caio Cabral)
Henrique (Gabriel Calamari)
Isabela (Manoela Aliperti)
Pe. Romão (Jonas Bloch)
Isabel (Alinne Moraes)
Juliana (Maria Manoella)
Jorge (Marco Ricca)
Tônia (Débora Bloch)
Susana (Patrícya Travassos)

Abertura: 

    INT. CASA DE ISABEL. SALA. DIA
Continuação da cena anterior: Isabel, Matheus, Henrique e Susana encarando Daniel, apreensivos. Tônia de frente para Daniel.
HENRIQUE
E aí, Daniel?

TÔNIA
É uma vida que você estará
salvando. Eu serei eternamente
grata por isso.
Tempo
DANIEL
(pensando)
Eu... é... eu não sei!
Num impulso, Matheus avança em Daniel e o coloca contra parede, o segurando pelo colarinho
MATHEUS
(aflito/gritando)
Como assim não sabe? Como assim não
sabe, Daniel?
Daniel pávido
MATHEUS (CONT'D)
É uma vida que você pode estar
salvando. A vida de uma pessoa que
já te amou muito. Para de pensar só
nesse seu mundinho. Egoísta, é o
que você é. Egoísta.
Bate Daniel contra a parede
MATHEUS (CONT'D)
Você não parece em nada aquele
garoto que vivia em Água Bela. Só
pensa em você. E ainda é idiota a
ponto de não saber se vai ajudar
alguém só por causa de pirraça.
Para de ser criança. Têm uns vinte
anos nas costas e fica de birrinha.
Que vergonha de você.
Reação de todos impactados. Tônia se aproxima de Matheus
TÔNIA
(impedindo Matheus)
Vamos, Matheus! A gente encontra
outra pessoa.
Matheus, ofegante e estressado, solta Daniel e se afasta
SUSANA
Se vocês mudarem de ideia, liga
para algum de nós, por favor. 
Susana, Tônia e Matheus saem. Matheus ainda estressado. Daniel se vira para Henrique e Isabel
DANIEL
(sem entender)
Por que vocês não fizeram nada para
me ajudar? Nenhum dos dois.

ISABEL
Porque você mereceu.
Isabel sai da sala
DANIEL
Henrique?

HENRIQUE
Sinto muito, Daniel!
Henrique sai. Reação de Daniel preocupado.
CORTE PARA:

2     EXT. CASA DE ISABEL. FRENTE. DIA
A música continua. Susana, Tônia e Matheus saindo. Matheus chorando. Susana abraça Matheus.
MATHEUS
E agora?

SUSANA
Agora é orar para encontrar algum
doador à tempo.
FUSÃO LENTA PARA:

    EXT. ÁGUA BELA. NOITE/DIA
A música continua. Anoitece e amanhece.
CORTE PARA:

    EXT. PARÓQUIA DE SANTA CLARA. DIA
Padre Romão na frente da igreja. Isabela vem ao encontro do padre.
ISABELA
Bom dia, padre!

PADRE ROMÃO
Bom dia, minha filha!

ISABELA
O senhor ficou sabendo o que
aconteceu com o filho da doutora
Antônia? O Lucas.

PADRE ROMÃO
Não, minha filha, não fiquei
sabendo de nada. O que houve?

ISABELA
Ele está entre a vida e a morte. Tá
precisando de uma transfusão
urgentemente. Ele está muito mal.

PADRE ROMÃO
E estão todos juntos com ele?

ISABELA
Sim! A mãe, o Jorge e uma tia do
Rio. O primo, Matheus, também está.
Fiquei sabendo que é o que está
mais abalado.

PADRE ROMÃO
Essas coisas são uma verdadeira
desgraça. Vamos crer em Deus,
porque contra a vontade Dele,
ninguém pode.

ISABELA
Amém!

PADRE ROMÃO
Vamos entrar e você me conta essa
história melhor.

ISABELA
Claro, padre!
Isabela e Romão entram na igreja.
CORTE PARA:

    GERAIS DE SÃO PAULO/DIA
CORTE PARA:

6     INT. APTO DE LUCAS. QUARTO. DIA 
Matheus dormindo. Susana abre a porta e entra.
SUSANA
(chamando)
Matheus? Acorda! Já é de manhã.

MATHEUS
(acordando)
Alguma novidade?

SUSANA
Nenhuma! Sua tia só disse que
enquanto isso, o médico prefere
deixar o Lucas dormindo. Ainda não
encontraram nenhum doador com o
mesmo tipo sanguíneo. Mas que estão
procurando com urgência. O Lucas
não vai aguentar muito tempo sem a
transfusão.

MATHEUS
Você que tem pressentimentos, que
sabe o futuro, não pode me acalmar
dizendo que vai ficar tudo bem?

SUSANA
Oh, meu amor!
Susana conforta Matheus
SUSANA (CONT'D)
Se eu pudesse saber de tudo, eu nem
viria aqui. Mas a gente tem que ter
fé, Matheus. Essa é a única maneira
da gente conseguir passar por esses
dias. Eu realmente espero que dê
tudo certo, mas o futuro é incerto.

MATHEUS
Eu não aguento mais sofrer com
isso, eu não quero mais sofrer com
isso. Por que é que isso tá
acontecendo, tia?

SUSANA
Eu não sei, meu amor. Eu não sei!
Mas saiba que disso, vai acontecer
alguma coisa muito boa. Tenha
certeza disso.
Jorge entra no quarto e senta ao lado de Matheus, que está abraçando Susana. Sem falar nada, Jorge também abraça o filho.

A CÂMERA, FOCANDO NOS TRÊS, VAI SE AFASTANDO LENTAMENTE.

CORTE PARA:

7     INT. HOSPITAL. SALA DE ESPERA. DIA
Tônia abraça Matheus. Susana e Jorge juntos.
MATHEUS
E como é que ele está? O médico
falou alguma coisa?

TÔNIA
Ele está muito fraco, Matheus. Ele
não aguenta mais esperar muito
tempo. O hospital já entrou com
pedido de urgência no caso.

MATHEUS
Eu vou subir pra ver como ele está.

TÔNIA
Vai lá! Daqui a pouco eu subo um
pouquinho também.

MATHEUS
Obrigado, tia!
Tônia sorri. Matheus sai
JORGE
Será que não é hora de começar a
preparar o Matheus para o pior?
A gente não pode esconder a
realidade dele.

SUSANA
Jorge, a melhor coisa agora é ter
esperança de que vai dar tudo
certo. Não dá para simplesmente
pensar no pior. Vai ser mais
doloroso desse jeito.

JORGE
Se você diz...
Reação de Tônia, preocupada.
CORTE PARA:

8     INT. APTO DE JÉSSICA. SALA. DIA
Jéssica e Miguel.
JÉSSICA
Sabe o que ainda eu não consigo
entender?

MIGUEL
O quê?

JÉSSICA
Essa reação do Daniel de negar
ajuda. Eu entendo sim que o que ele
viveu levou a isso, mas ser
desumano assim? Logo ele. Ele
andava comigo e com o Lucas, mesmo
antes dos dois ficarem juntos. O
que ele ganharia fazendo isso?

MIGUEL
Talvez ele queira justamente se
sentir capaz. Que peçam a ele
várias vezes, só para se sentir
importante.

JÉSSICA
Se realmente for isso, ele está
sendo um verdadeiro babaca. O
quanto o Lucas sofreu por ele não
está escrito. O Henrique falou que
os dois tiveram uma briga terrível,
mas isso não é motivo para negar
ajuda.

MIGUEL
O orgulho é o inimigo do homem. O
único e verdadeiro inimigo.

JÉSSICA
Eu estava falando com os meus pais.
Eles estão espalhando pela cidade
um pedido de ajuda. Eu tenho
certeza de que eles vão conseguir.

MIGUEL
Meu amor, vai dar tudo certo. Pense
assim! Você sabe que eu sou
católico. Uma vez, na missa do
padre Romão, ele falou: "Não há
salvação sem cruz". Essa frase
sempre me ajudou nos momentos mais
difíceis. As pessoas só aprendem na
dor. Talvez essa seja a chance de
recomeçar de algumas pessoas. Da
Antônia, do Jorge, do Lucas. Talvez
do Daniel.
Jéssica beija Miguel e o abraça.
CORTE PARA:

9     INT. CASA DE ISABEL. QUARTO DE HÓSPEDES. DIA
Henrique arrumando a mala. Batidas na porta. Daniel entra.
DANIEL
(estranha)
Onde você vai?

HENRIQUE
Eu vou embora. Já separei o
dinheiro do que eu gastei aqui.
Daqui a pouco eu chamo um carro
pelo aplicativo, fica tranquilo.

DANIEL
Você não passou nem dois dias aqui
e já vai embora? Fica mais um
pouco.

HENRIQUE
Não, Daniel! Eu te julguei da
forma errada. Pensava que as pessoa
poderiam mudar com o tempo, que
elas ficariam mais evoluídas. Eu
estava completamente errado.
Henrique fecha a mala.
DANIEL
Até você agora?
(t)
Cara, eu tenho direito de escolher
o que eu quero ou não fazer da
minha vida.

HENRIQUE
Sim e eu também. Por isso estou
indo embora.
Se vira e vai até a porta com a mala.
HENRIQUE (CONT'D)
O dinheiro está ali na cômoda.

DANIEL
Ei, Henrique, espera.
(t)
Você não pode estar falando sério.
Você ouviu tudo o que o Lucas falou
para mim. Ele estava tentando me
humilhar. Assim como a mãe dele me
humilhou quando me ofereceu
dinheiro para sair de Água Bela.

HENRIQUE
A gente escolhe se a situação é de
humilhação ou não. Você escolheu
aceitar o dinheiro da mãe do Lucas.
Você poderia ter negado e continuar
a sua vida numa boa. Agora se
colocar no papel de vítima da
situação não é certo. Você escolheu
se colocar aí.

DANIEL
(debochando)
Não acredito que você vai defender
aquela gentinha.

HENRIQUE
Eu vou defender mesmo. Não acho
certo a atitude da mãe do Lucas de
te oferecer dinheiro para separar
você do filho dela. Assim como não
acho certo você aceitar e sumir
desse jeito. O Lucas também falou
muita merda, mas não para você.
Você é o que menos sofreu nessa
história, Daniel, e também é o que
mais se vitimizou.

DANIEL
E quem ia sofrer mais do que eu
nessa história? A Tônia? A Jéssica,
a amiguinha dele? Com certeza essa
sofreu por ficar ouvindo as
lamúrias do Lucas.

HENRIQUE
O Matheus, lógico. Os dois se
apoiaram o tempo todo e o Lucas não
deu a importância que deveria. O
Matheus ama o Lucas de verdade. Se
não amasse sumiria e não vinha
implorar ajuda a pessoa que menos
gostaria de ver nesse momento:
você.

DANIEL
Amor de merda também. Acha que tem
poder sobre os outros e quer mandar
neles. Mimadinho!

HENRIQUE
É claro que você não ia entender.
Você não tem coração. É frio como
um cadáver. Aliás, se você não ajudar
o Lucas é isso que ele vai ser. E
você terá que carregar essa culpa.
Você poderia ter ajudado. Mas o seu
egoísmo não deixou. Prefere ver a
pessoa que tanto te amou morta, do
que aceitar que você estava errado.
Henrique se vira para sair
DANIEL
Não, não vai!

HENRIQUE
O que você quer agora, Daniel?

DANIEL
Eu tenho coração sim. Eu tenho
sentimentos. Por isso eu quero que
você fique. Porque eu gosto de
você.

HENRIQUE
Mas eu não gosto de gente
ignorante, Daniel. É isso que você
é. 
Henrique sai do quarto com a mala. Daniel fica, absorto.
CORTE PARA:

10     INT. HOSPITAL. CTI. DIA
A música continua. Matheus olhando Lucas, triste. Tônia entra e abraça o sobrinho.
TÔNIA
(confortando)
Ele vai ficar bem.

MATHEUS
Eu tenho medo de alguma coisa pior
acontecer. Eu tô me sentindo tão
frágil. Às vezes eu acho que nem
deveria estar aqui, tia.

TÔNIA
É claro que deveria. A sua força
faz bem para o Lucas.

MATHEUS
Ele me falou que não me amava, que
era o Daniel sempre.

TÔNIA
A gente sempre acaba fazendo a
coisa errada na hora do impulso.
(t)
Posso te falar uma coisa?

MATHEUS
Claro!

TÔNIA
(franca)
Vocês formam um casal muito bonito.
Desde a época da amizade, das vezes
que ele te defendeu, que você
defendeu ele. Se existe um amor aí,
ele não vai morrer por causa disso,
ele só vai fortalecer.

MATHEUS
Isso quer dizer que você aceita a
gente?

TÔNIA
Não que eu concorde totalmente com
essa relação, mas vocês estarão
ligados a vida inteira.
A única coisa que eu quero é que o
Lucas fique bem. Aí sim eu ficarei
bem. Se você estiver deixando-o
feliz, eu estarei feliz.

MATHEUS
Eu sempre vou fazer o possível para
ele estar feliz. Eu o amo.

TÔNIA
Você é um bom garoto, Matheus. Você
e o Lucas merecem ser muito
felizes.

MATHEUS
Obrigado, tia!
Tônia dá um pouco de dinheiro para Matheus.
TÔNIA
Vai lá em baixo comprar alguma
coisa para você comer. Nessas horas
não é bom ficar de barriga vazia.

MATHEUS
Não precisa! Eu fico aqui sem
problemas.

TÔNIA
Matheus, se você ficar sem comer,
será o próximo a ficar nesse
hospital internado.

MATHEUS
Tá bom, doutora Antônia. Estou
indo.
Matheus sai. Tônia fica olhando Lucas.
CORTE PARA:

11     INT. HOSPITAL. CAFÉ. DIA
Matheus na fila. Chega a vez dele e pede a atendente.
MATHEUS
Me vê uma coxinha e um suco, por
favor?

ATENDENTE
Claro!

MATHEUS
Obrigado!
Matheus espera um pouco. Uma voz aparece ao fundo. É Daniel.
DANIEL
Matheus?
Matheus reconhece a voz e se vira.
MATHEUS
Daniel? O que você quer aqui?

DANIEL
A gente pode conversar? Por favor!
Reação de Matheus.

FAÇA UM BREVE INTERVALO. BEBA ÁGUA E VOLTE PARA A PARTE FINAL DO CAPÍTULO.

12     INT. HOSPITAL. CAFÉ. DIA
Continuação da cena anterior:
DANIEL
Eu vim aqui porque eu precisava
falar com você.

MATHEUS
E eu não tenho mais nada para falar
com você.
A atendente serve a coxinha e o suco de Matheus.
DANIEL
Vamos sentar. Assim a gente
conversa melhor.
CORTE DESCONTÍNUO PARA: Daniel e Matheus sentados.
MATHEUS
Vai, fala! Mas eu não tenho muito
tempo.

DANIEL
Eu serei breve: eu tive um dia
muito conturbado entre ontem e
hoje. Falei coisas horrível. E ouvi
muito também.

MATHEUS
Eu não estou minimamente
interessado no que aconteceu na sua
vida, Daniel. Eu tenho assuntos
mais interessantes para me
preocupar.

DANIEL
Só me ouve, Matheus! Eu sei que eu
fui um babaca, um idiota, um
ridículo.

MATHEUS
(continuando)
Um canalha. Mas tudo bem, Daniel.
Essa é a sua natureza e eu o aceito
assim.

DANIEL
Acontece que uma pessoa muito
importante para mim, me fez
repensar em tudo o que eu falei. Em
tudo o que fiz. E vim te pedir
desculpas.

MATHEUS
Não é para mim que você deve fazer
isso. É para o Lucas, isso se ele
sobreviver, lógico.

DANIEL
Também vim aqui para isso. Eu
aceito fazer a transfusão. Eu não
quero que alguém que eu tenha feito
bem, em algum momento sofra por
minha causa.
Os olhos de Matheus se enchem d'água 

DANIEL (CONT'D)
Eu não quero que vocês pensem que
eu sou ruim e também não quero que
vocês vejam esse ato, como se eu
quisesse algo em troca. É
totalmente de coração. Eu errei com
o Lucas, errei com todos vocês, por
isso eu peço perdão, do fundo do
meu coração.

MATHEUS
Obrigado, Daniel. De verdade.
Matheus pega a mão de Daniel

DANIEL
É por todos os bons momentos que eu
passei com o Lucas.

MATHEUS
Eu serei grato para sempre. Vou
chamar o médico do Lucas.
CORTE PARA:

13     INT. APTO DE JULIANA. DIA
A música continua. Juliana ao telefone.
JULIANA
(ao telefone)
Sério?... ah, que bom, filho... eu
só estou terminando de resolver
umas coisas aqui e eu já vou para
aí... um beijo.
Juliana desliga e sorri. Ela anda um pouco. Abre uma gaveta e lá dentro vê um revólver. Ela pega e olha por um instante, guarda e se senta.
CORTE PARA:

14     INT. HOSPITAL. SALA DE ESPERA. DIA
Daniel, Jorge, Matheus, o médico, Susana e Tônia sentados.
MÉDICO
Então, Daniel, o senhor passará por
alguns exames para confirmar o tipo
sanguíneo e ver se o senhor não
consta com alguma doença. HIV,
Chagas, Hepatite, essas coisas.
Esse exame não demora para ficar
pronto o resultado, até porque é um
caso de urgência.

DANIEL
Tá certo, doutor.

MÉDICO
A enfermeira já te chama.
O médico sai. Tônia vai até Daniel.
TÔNIA
Obrigada, por isso. Me desculpe por
tudo que eu fiz e falei para você,
quando você estava com o Lucas.
DANIEL
Eu é que peço desculpas por não ter
feito isso antes. Eu pensei mais em
mim do que em vocês.
Matheus se aproxima.
MATHEUS
Valeu, irmão!
Matheus e Daniel se cumprimentam.
ENFERMEIRA
Daniel SOBRENOME?

DANIEL
Sou eu.

ENFERMEIRA
Vamos?
Daniel se levanta e sai com a enfermeira. Susana se vira para Matheus
SUSANA
Agora eu tenho certeza de que vai
dar tudo certo. Como eu falei para
você, eu sabia que alguma coisa boa
iria acontecer.
Matheus sorri.
CORTE PARA:

15     INT. HOSPITAL. SALA DE EXAMES. DIA
A música continua. A enfermeira tirando o sangue de Daniel com uma agulha. Reação de Daniel, feliz.
FUSÃO PARA:

16    GERAIS DE SÃO PAULO
A música continua. Vemos o cotidiano da grande cidade. A correira, os encontros, os desencontros, o dia passando.
CORTE PARA:

17     INT. HOSPITAL. SALA DE ESPERA. DIA
Daniel, Matheus, Jorge, Tônia e Susana esperando. O médico entra.
MÉDICO
Senhor Daniel?

DANIEL
Eu?

MÉDICO
Os resultados dos exames do
senhor saíram.
Expectativas de todos olhando para o médico.
Fim do capítulo 14.


E Segunda estréia a nova novela do Ultra TV. De Brian Tavares: "CARINHOSO" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário