Carinhoso - Segundo Capítulo



 Carinhoso 


Capítulo 02 

 
 

Novela criada e escrita por: 

 
 

Brian Tavares 

 
 

Elenco deste capítulo: 

 
 

Vitória Strada – Luciana 

 
 

Marina Ruy Barbosa – Laura 

 
 

Cláudia Abreu – Marília 

 
 

Fábio Assunção – Evandro 

 
 

Vivianne Pasmanter – Bárbara 

 
 

Thiago Fragoso – Antônio 

 
 

Nicoles Prattes – Filipe 

 
 

Marcello Airoldi – Leandro 

 
 

Luca Piccon – Lorenzo 

 
 

Triz Pariz – Paulinha 

 
 

 

 
 

Continuação imediata do capítulo anterior: 

 
 

Cena 01: Casa da família Martins / Quarto de Laura (INT – NOITE) 

 
 

Laura se agacha no chão e recolhe os objetos todos que deixou cair no chão, inclusive o envelope com o inquérito. Luciana tenta a ajudar, mas é impedida pela mesma. 

 
 

LAURA – Não precisa me ajudar, Lu… quem derrubou isso tudo foi eu! 

 
 

LUCIANA – Bom, tudo bem… eu só vim avisar que estou indo pro centro, você não quer vir comigo? Sei que Poços fica cheia quando chega o carnaval, não é muito legal ficar andando sozinha! 

 
 

Laura responde a irmã enquanto se levanta e acomoda os objetos novamente na escrivaninha. 

 
 

LAURA – Acho que nem vou sair hoje, sabe? O dia me pareceu bem longo, tô exausta! Vou tomar uma ducha e ver algo na TV, não sei…  

 
 

Luciana entende a irmã, se despede. Laura então se certifica que a jovem já não está mais em casa. Ela volta para sua escrivaninha para analisar o inquérito que tem em mãos. Corte: 

 
 

Cena 02: Casa de Arte Nascente (INT – NOITE) 

 
 

Marília evita os fotógrafos, afirma que são as obras do local as grandes estrelas daquela noite de inauguração. Uma jornalista finalmente consegue a entrevistar com mais calma. 

 
 

JORNALISTA – O diferencial da casa de arte Nascente é apresentar ao público obras de artistas mineiros. Mas, até você chegar nesse conceito, teve vontade de introduzir telas de pintores de outros estados? 

 
 

MARÍLIA (DESCONTRAÍDA) – Nossa, com toda certeza! O Brasil é um país de artistas belíssimos, com suas peculiaridades… no mês passado eu estive em Florianópolis por exemplo, conversei com artistas catarinenses que foram muito receptivos, me apresentaram trabalhos… é uma tentação colocar essas obras aqui, mas pretendo seguir até o fim com o conceito mineiro! 

 
 

A jornalista colhe mais curiosidades sobre o local, logo após partindo para perguntas mais pessoais para Marília, que não esconde o desconforto. 

 
 

MARÍLIA (ENQUANTO SE LEVANTA) – Acredito que podemos conversar sobre isso em um outro momento! 

 
 

JORNALISTA (LEVANTANDO JUNTO) – Você tem certeza, Marília? Acho que nossa entrevista seria uma oportunidade quase indispensável pra você nos esclarecer alguns boatos! Um inclusive que relata que você tenha perdido totalmente sua memória em relação ao seu passado, adolescência… estou certa? 

 
 

Marília perde a paciência com a jornalista, se afastando do local. Leandro se aproxima da jornalista. Corte: 

 
 

CENA 03: Casa de Arte Nascente / Escritório de Marília (INT – NOITE) 

 
 

MARÍLIA – Foi de uma grosseria constrangedora! Com certeza era uma jornalista dessas revistas pretensiosas, que acham interessante levantar especulações sobre a vida das pessoas! 

 
 

LEANDRO – Interessante não, né? Lucrativo! Aposto que essa jornalista levaria esse assunto para a primeira página! Mas eu já tive uma conversa franca com ela, não vai haver a publicação de nenhuma parte indesejada da entrevista! 

 
 

Marília se encosta em sua mesa, cabisbaixa. Leandro tenta a aconselhar. 

 
 

LEANDRO – E aquela hipnóloga, Marília? Lia Lee? Eu já comentei sobre ela com você! Ela é um nome conhecido na região! Eu poderia afirmar que ela te ajudaria a relembrar teu passado! O que aconteceu antes daquele dia que você chegou na porta da minha casa… só sabendo mesmo o seu nome! 

 
 

Marília se firma, mais calma. 

 
 

MARÍLIA – Tem dias que nem eu mesma quero descobrir esse passado, Leandro. E agora nem é o momento pra discutirmos isso! Eu vou voltar para aquele salão, vou mesmo é aproveitar a minha noite de inauguração! 

 
 

Marília sorri timidamente. Corte: 

 
 

Cena 04: Fazenda / Casa principal / Quarto de Evandro e Bárbara (INT – NOITE) 

 
 

EVANDRO – Perdão, Bárbara… eu não queria te despertar memórias tão duras! 

 
 

Evandro se senta na cama, olhando pra Bárbara, que está de costas pra ele. 

 
 

BÁRBARA (ENTRISTECIDA) – São quinze anos sim, Evandro… e em todos os momentos que eu me lembro daquele acidente, meu coração aperta! Eu sinto tanto a morte da minha irmã, a morte do Elan... mas a única coisa que podemos fazer é cuidar bem da Luciana por eles! 

 
 

Evandro se aproxima da esposa.  

 
 

EVANDRO – Eu tenho certeza que a Marília se orgulharia muito da criação da Luciana, Bárbara. Apesar de todas as desavenças que ela e a Laura tem, as duas foram criadas como irmãs! 

 
 

Corte: 

 
 

Cena 05: Ruas próximas a praça dos macacos (EXT – NOITE) 

 
 

Luciana chega ao local, ela observa o início de uma movimentação em uma das ruas, percebe que se trata do início da manifestação. Corte: 

 
 

Cena 06: Apartamento de Antônio (INT – NOITE) 

 
 

FILIPE – Vem cá, e por acaso eu sou algum bebezinho? 

 
 

ANTÔNIO (RINDO) – Deixa de ser tanso, guri! Você sabe bem o que eu quero dizer! Não quero irmão meu metido em confusão, só isso! Fica perto dos seus amigos que vai ser melhor pra você mesmo, garanto! E protege o Lorenzo, teu namorado é desligado, capaz de arrumar briga sem perceber! 

 
 

FILIPE – Tudo bem, mano. Mas e você? Vi que estás com uns instrumentos de trabalho! 

 
 

ANTÔNIO – Pois é, preciso cobrir uma manifestação política…  

 
 

FILIPE – Irmão? Em um início de carnaval? 

 
 

ANTÔNIO – Infelizmente! 

 
 

Corte: 

 
 

Cena 07: Praça dos Macacos (EXT – NOITE) 

 
 

Filipe e Lorenzo estão andando por uma pequena multidão presente no local. 

 
 

LORENZO – Amanhã a gente podia ficar por um barzinho mesmo, não sei… olha quanta gente! 

 
 

FILIPE – Tudo bem, você decide! - o rapaz encontra Paulina – Olha só ela!! 

 
 

PAULINHA – Achei que não chegariam nunca! 


Os três se cumprimentam.

 
 

Corte: 

 
 

Cena 08: Ruas próximas a praça dos macacos (EXT – NOITE) 

 
 

Antônio chega ao local da manifestação, ele cumprimenta pessoas, conversa com algumas, também grava áudios em seu celular. Em relances, vemos Luciana fotografar os acontecimentos. 

 
 

Cena 09: Fazenda / Casa principal (INT – NOITE) 

 
 

EVANDRO – Voltar pra casa? Essa hora? 

 
 

BÁRBARA – Eu não estou me sentindo bem aqui, Evandro! Essa fazenda tá me causando uma agonia enorme! Quero ficar perto das meninas, só isso… 

 
 

EVANDRO – Mas nós mal acabamos de chegar, amor! 

 
 

BÁRBARA – Você prefere que eu pegue estrada sozinha? 

 
 

Corte: 

 
 

Cena 10: Casa da família Martins / Quarto de Laura (INT – NOITE) 

 
 

Laura está desnorteada após ler todo o inquérito. 

 
 

LAURA (PRA SI) – Que situação surreal! 

 
 

Laura pega o celular em uma das gavetas da escrivaninha. Ela telefona para Paulinha, sem sucesso. A jovem decide então deixar um recado. 

 
 

LAURA – Paulinha? Cadê você em? Descobri algumas coisas aqui e estou muito ansiosa pra comentar com alguém, aparece logo! 

 
 

Corte: 

 
 

Cena 11: Ruas próximas a praça dos macacos (EXT – NOITE) 

 
 

Tudo ocorria pacificamente na manifestação, até um grupo de agitadores começarem a gerar uma confusão no local. Luciana não percebe com rapidez o que estava acontecendo, ela é cercada por dois homens que começam a puxar a jovem para um canto mais afastado. Antônio percebe rapidamente a situação, seguindo os três e finalmente os abordando. 

 
 

ANTÔNIO (INTIMIDANDO) – Quem são vocês? Não parecem conhecer a moça! 

 
 

Corte: 



 

Cena 12: Casa de Arte Nascente (INT – NOITE) 

 
 

Marília fita uma jornalista um tanto bêbada se insinuando para Leandro. Ela se irrita, rapidamente chegando até os dois. 

 
 

MARÍLIA (P/ JORNALISTA) – Não sabia que o seu trabalho permitia esses tipinhos de insinuações vulgares! 

 
 

A jornalista fica sem graça, se afastando do local. 

 
 

MARÍLIA (P/ LEANDRO) – Que situação patética, Leandro…  

 
 

Marília se distancia. Leandro, desconfortável, decide ir atrás da esposa. Corte: 

 
 

Cena 13: Barzinho (INT – NOITE) 

 
 

Antônio e Luciana adentram ofegantes ao local, o rapaz compra uma água para a fotógrafa e os dois sentam em uma mesinha. 

 
 

LUCIANA – Eu não sei nem o que dizer! Muito obrigada! 

 
 

ANTÔNIO – Imagina! Você que vai ter que tomar mais cuidado, sua sorte foi eu ter passado no local! 

 
 

LUCIANA – Eu não decorei o seu nome, desculpa…  

 
 

ANTÔNIO – É Antônio! E você Luciana, não é? 

 
 

LUCIANA – Isso, Luciana! 

 
 

Corte: 

 
 

Cena 14: Casa da família Martins / Quarto de Laura (INT – NOITE) 

 
 

Laura e Paulinha entram no quarto.  

 
 

LAURA – Meu Deus, ainda bem que você veio! 

 
 

PAULINHA – Ao menos eu estava perto, Laura, vi tua mensagem e cheguei em pouco tempo.  

 
 

LAURA – Eu preciso te mostrar algumas coisas que eu descobri! 

 
 

Laura puxa Paulinha até sua escrivaninha, a ruivinha mostra todo o inquérito para a amiga, que fica perplexa. 

 
 

PAULINHA – Deixa eu ver se entendi… nesse acidente dos pais da Lu, ela estava junto no carro? 

 
 

LAURA – Sim, Paulinha. Na noite do acidente a Marília tinha saído com a Luciana, mas o pai dela foi atrás. Depois recebemos a notícia do acidente, eu até lembro vagamente disso. Mas, como você leu, a conclusão desse inquérito foi certeira: um brinquedo da Lu foi encontrado atrás do freio do carro. Essa provavelmente foi a causa do acidente, a Marília não conseguiu frear e acabou capotando o carro! 

 
 

Paulinha se assusta com a informação.  

 
 

PAULINHA – Laura, isso é muito sério! 

 
 

LAURA – É, eu sei Paulinha. 

 
 

PAULINHA – E você quer fazer exatamente o quê com essa informação? 

 
 

Foco em Laura, pensativa. Corte: 

 
 

Cena 15: Casa da família Martins / Entrada (INT – NOITE) 

 
 

Bárbara e Evandro entram na casa com as malas. 

 
 

BÁRBARA – Será que as duas saíram? 

 
 

EVANDRO – Acho que não, vi que a luz da sala de jantar está toda acesa.  

 
 

Laura e Paulinha descem as escadas e chegam até a entrada. Laura se despede da amiga e se surpreende com a presença dos pais ali.  

 
 

LAURA – Já voltaram? Aconteceu alguma coisa? 

 
 

BÁRBARA – Nada sério, Laura, eu apenas tive uma indisposição e decidi voltar…  

 
 

EVANDRO – Você não quis sair hoje, Laura? 

 
 

LAURA – A Paulinha até tentou me convencer a sair com ela, mas eu… eu me surpreendi com algo que encontrei! 

 
 

BÁRBARA – Como assim? 

 
 

LAURA – Eu preciso ter uma conversa séria com vocês! Na verdade preciso que vocês me ajudem a entender uma coisa… é sobre o acidente que vitimou os pais da Luciana! 

 
 

Bárbara e Evandro reagem. Foco em Laura, cismada. Corta. 



FIM DO CAPÍTULO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário