Elas: quarto episódio




Episódio 02: "Ela é desconfiada"

Episódio escrito por: 
Sandy

Classificação:


Personagens deste episódio:

Laura (Juliana Paiva/Paloma Duarte)

Romeu (Antônio Benício/Murilo Benício)

Paloma (Olívia Torres)

Bia (Ana Rita Cerqueira)

Julia (Luciana Paes)

Raul (Fábio Assunção) 



CENA 01/CURSO DE MAGISTÉRIO INT/DIA



 

Uma garota abre a porta de uma casinha laranja, que possui um quintal com pé de manga verdejante.

 

Narrador: Laura sempre sonhou em ter uma vida digna das histórias mais rocambolescas: superar perigos, viver grande história de amor... Todo dia saia de sua casa no subúrbio do Rio, em buscas de grandes aventuras... dentro dos livros que estudava onde estudava para ser professora:

 

Entediada, a moça para o quadro onde um professor ministra aulas, CORTA PARA:

 

CENA 02/CASA DE LAURA /NOITE

 

Narrador: Apesar de seus sonhos e desejos mais ocultos, Laura recebera uma educação tacanha: nunca tomara banho gelado quando estava muito quente (podia dar convulsões, sua mãe dizia) ou experimentou misturar suco de manga com leite! As oito da noite estava em casa, e se o rapaz quisesse namorar, era no sofá da sala e talvez uns beijinhos no portão....

 

Laura discretamente deixa-se beijar por um pretendente, ele lhe agarra com sofreguidão e os dois não percebem o tempo passar. A luz externa da casa começa a piscar, anunciando que o tempo de “namoro” chegou ao fim e ela se afasta dele.

 

Romeu: Acabou? Mas agora que estava começando a ficar bom!

 

Laura limpa o batom borrado e sobe os degraus da escada de pedra.

 

Laura: Amanhã você terá um pouco mais, ou vai faltar a minha formatura?

 

Romeu: Nem que eu quisesse, minha irmã vai se formar também e preciso ir pra acompanhar a fedelha...

 

Ela mostra a língua para ele e sorridente entra em sua casa, CORTA PARA:

 

CENA 03 BAILE DE FORMATURA

 

Laura dança com o seu par respeitosamente, mas de repente a mão dele começa a subir e acariciar o corpo da garota.

 

Laura: Cuidado com essa mão!

 

Ele faz uma careta.

 

Laura: Vou pegar uma bebida pra nós dois, enquanto isso pode ir tentando controlar os seus brios!

 

Laura obtêm dois copos com ponche.

 

NARRADOR: O erro de Laura foi achar que todos os homens são príncipes encantados, ou cavalheiros fiéis a sua dama virginal, ou então ter deixado o seu sapo de estimação solto no jardim: se você esquece um biscoito em cima da mesa da cozinha, alguém passa a mão e enche o papo!

 

Quando Laura se vira, dá de cara com Romeu aos beijos com uma fulaninha qualquer. Seu primeiro impulso é fazer um barraco, mas ela acaba é engolindo a raiva num soluço, CORTA PARA:

 

CENA 04 BAILE DE FORMATURA INT/NOITE


 


Laura bebe o ponche de dois copos e ao seu redor vários estão vazios.

 

Narrador: Dizem que a bebida é a pior de todas as conselheiras, mas o fato é que esta promoveu uma mudança no comportamento da moça...

 

Laura dança sensualmente com diversos rapazes diferentes.

 

Narrador: Não podemos afirmar com exatidão se Laura estava com o coração partido, ela nunca amou o seu Romeu como Julieta devia amar o seu homônimo... simplesmente achava (ainda que não admitisse para si mesma), que o rapaz tinha atraentes coxas grossas e definidas, apesar de seu rosto comum, e aceitou inicialmente sua companhia no caminho de volta da escola para casa...

 

Ela sai do salão de mãos dadas com um rapaz, CORTA PARA:

 

CENA 05 CASA DE LAURA EXT/NOITE

 

Narrador: Assim como aceitou a companhia de um desconhecido, tarde da noite de volta para casa...

 

Laura e o desconhecido se beijam ardentemente durante o trajeto. Quando chegam no porto final, ela empurra o portão com as costas e os dois caem na relva, embaixo de um pé de manga. Ali os beijos se intensificam.

 

Narrador: Apenas as estrelas e a mangueira abarrotada de frutos, foram testemunhas das loucuras de Laurinha e daquele ilustre desconhecido!

 

Uma manga cai no chão e assusta o casal, mas logo que percebem que não era ninguém, voltam aos beijos calientes de outrora, CORTA PARA:

 

 

CENA 06/APARTAMENTO DE LAURA INT/DIA

 

20 anos depois, Laura se levanta, com os olhos inchados após uma noite de preocupação e insônia: olha-se no espelho e se acha horrível.

 

Narrador: 20 anos depois, uma produção independente, sonhos destruídos e nenhuma felicidade no amor, deixaram Laura mais neurótica do que a sua velha mãezinha falecida...

 

Laura abre o chuveiro e toma um banho gelado, se arrepiando de frio.

 

Narrador: Acabou colecionando em sua cabecinha de vento medos, crendices e manias que nunca teve na mais tenra infância: dorme com a luz do abajur acesa, não sai do banheiro desnuda com medo de pegar pneumonia, morrer e deixar sua filha desamparada ou que a dita cuja seja sequestrada num atentado relâmpago!

 

Laura sai do banheiro com um roupão e sai para cozinha, CORTA PARA:

 

CENA 07 COZINHA DE ANA INT/NOITE



 

Laura dá de cara com Paloma, a sua filha, na cozinha: a moça está com a mochila nas costas e preparada para sair.

 

Laura: Acordada, assim tão cedo? Milagres acontecem...

 

Paloma: Não lhe entendo mãe, se eu levanto tarde você reclama, se não, você reclama também...

 

Laura: Você não foi dormir cedo, eu estava acordada, ou melhor não preguei o olho: já era bem tarde quando a senhorita chegou em casa! Estava aonde, o que estava fazendo, e o mais importante: com quem?

 

Paloma: Nada demais, só estava revisando a matéria com a Bia, temos prova de matemática semana que vem! Ficou tarde, a mãe da Bia queria que eu ficasse lá, mas não quis incomodar....

 

Laura: Estudando até meia noite? Realmente o tempo, Deus ou alguma entidade operou o milagre dentro de você!

 

Paloma sorri, beija a mãe.

 

Paloma: Tchau mãe!

 

Laura: Você passou o dia todo fora, vai sair de novo? Logo tão cedo?

 

Paloma: Com saudade? Prometo que no final de semana vamos fazer algo juntas!

 

 

Laura: Pra onde? Você podia ter a sensibilidade de me contar aonde vai antes de ir, me poupando alguma preocupação...

 

Paloma: Vou estudar com a Bia de novo, ao ar livre... Bom para oxigenar a mente!

 

Paloma se despede da mãe e sai.

 

Laura: Maratona de estudos matinais? Essa é boa!

 

CENA 08 FEIRA AO AR LIVRE INT/DIA

 

Laura e Julia fazem compras, com suas sacolas retornáveis, escolhendo as melhores frutas e legumes.

 

Narrador: Indiscrição e fofocas sob uma mente fértil, pode gerar toda sorte de danos...

 

Julia: Anda cansada amiga, muito trabalho é?

 

Laura: Tanto quanto o de sempre, que não é pouco, mas eu já estou acostumada... Não, não vou levar banana hoje, não... A Paloma mal para em casa, acabou que eu joguei um cacho inteiro no lixo... Eu evito, deixa o meu intestino preso!

 

Julia: (Curiosa) Não para em casa, é?

 

Laura: Ela sempre gostou de sair, mas nós sempre passamos algum tempo juntas... Sempre fomos muito unidas, sempre fomos eu e ela sozinhas... Mas de um tempo pra cá nós mal nos vemos, ela ainda meio arredia, distante... A pomba começou a bater as asas!

 

O vendedor entrega as sacolas as duas, elas pagam e se afastam da barraca.

 

Julia: Distante, arredia, é mesmo?

 

Laura: Ultimamente nem sei por onde ela anda batendo as asinhas, onde nem dormi a esperando chegar em casa, tarde da noite como de costume...

 

As duas se aproximam de uma barraca de pastel, fazem o pedido e dali a pouco começam a se empanturrar.

 

Julia: Cuidado com o ketchup, vai terminar se lambuzando...

 

Laura: Nervosa? Será que a sua pressão baixou?

 

Julia: Eu preciso te contar uma coisa, mas não queria fazer fofoca, minha boca é um túmulo!

 

Laura: Desembucha! Está me deixando nervosa e desconfiada...

 

Julia: Ontem eu desci à portaria, estava com um problema no meu banheiro e fui chamar o porteiro pra tentar resolver, mas não tinha ninguém lá...

 

Laura: Como se aquela múmia resolvesse algum problema ou malfeito, o velho deve ter dormido enquanto assistia algum filme repetido na televisão velha, de quatro polegadas que ele tem lá...

 

Julia: Então eu sai, e vi...

 

Laura: Viu o que criatura!

 

Julia acaba se engasgando com o pastel que estava comendo.

 

Laura: (Ansiosa) Não me vai morrer antes de me contar a fofoca inteira!

 

Laura auxilia a amiga com caldo de cana.

 

Laura: Fala logo mulher, o que raios você viu!

 

Julia: Vi a Palominha descendo de um carrão preto, desces de grã-fino mesmo! Não deu pra ver direito, mas quem dirigia era um quarentão, me pareceu bem apessoado, bonitão!

 

Close na expressão de Laura assustada, CORTE PARA:             

 

CENA 09 APARTAMENTO DE LAURA INT/DIA

 

Julia serve um copo de água para Laura se acalmar.

 

Julia: Eu não queria te alarmar, te assustar!

 

Laura bebe o conteúdo do copo de um gole só.

 

Laura: Acho que foi mais o susto... A Pa falou que ia pegar uma carona com o pai da Bia, só não tenho certeza se ele tem um carrão... Eles tavam numa pindaíba daquelas, a Lorena tava até pensando em arrumar algum serviço... Devia ser um carro emprestado!

 

Julia: Mas aquela dondoca não sabe nem riscar um fósforo pra acender o fogo, e sei lá, esquentar uma água pra fazer um café!

 

Laura: (Mais calma) Uma vez eu fui pegar a Paloma lá, você sabe que eu não gosto de deixar ela andando sozinha por aí... A mulher me serviu um café tão insosso, parecia mais chá de tão fraco!

 

Julia: Devia ser requentado, se estão tão mal das pernas assim...

 

Laura: Que cabeça a minha, eu falando mal da dondoca e nem te ofereci um cafezinho! Num instante passo um novinho, a vida não anda fácil pra ninguém, mas não segue uma xícara de café novo a nenhum cristão!

 

Julia se levanta, depois de olhar para o seu relógio de pulso.

 

Julia: Não se incomode, deixe a casa sozinha e o menino já deve ter chegado da escola, se eu deixar o João muito tempo sozinho é capaz dele tocar fogo na casa!

 

As amigas se despedem, trocando beijinhos no rosto uma da outra.

 

Laura: Manda um beijão pro meu afilhado.

 

Julia: Mando sim, pra compensar os tapas que eu certamente vou precisar dar... E Desculpa aí pelo alarme fácil, a gente lê tanto sobre prostituição e corrupção de menores nos jornais, todos os dias, a preocupação com os nossos acaba virando paranoia! Esses dias eu vi uma notícia de uma menina que estava leiloando a virgindade na internet, escondida da mãe...

 

Laura reprime um espasmo de dor, CORTA PARA:

 

CENA 10 APARTAMENTO DE ANA INT/DIA

 

Narrador: O coração de uma mãe já é fantasioso por natureza, transforma qualquer combustível em um completo incêndio...

 

Laura tenta se acalmar do choque provocado pela a amiga fofoqueira, depois de um banho gelado, almoça feijão, arroz, bife e batata fria, enquanto assiste televisão.

 

Laura: Não há nada melhor para esquecer maus pensamentos que batata frita!

 

Laura muda de canal e acaba caindo em um de filmes e está passando Lolita (1997) um filme sobre um francês que se casa com uma americana, com a intenção de seduzir a filha dela.

 

Laura: Que filme horrível!

 

Ela ameaça mudar de canal, mas arregala os olhos e continua assistindo, como se algo a prendesse na frente do aparelho de televisão, CORTA PARA:

 

CENA 11 RUA ESCURA/NOITE



 

A câmera foca num sapato de salto alto extravagante, de cor prata e brilhante, vai subindo demostrando pernas finas e longas, vestida em meias de arrastão preto, uma minissaia cor-de-rosa, um top da mesma cor e deixando a barriga chapada da moça à mostra.

 

Paloma: E vamos faturar!

 

Paloma anda entre os carros, muito maquiada e perfumada, oferecendo seus préstimos.

 

Paloma: Quero é dinheiro na mão, onde já se viu periguete andar com máquina de cartão de crédito?

 

O cliente abre a porta para a moça e dá a mão para ajudar a moça a entrar no banco de trás.

 

Paloma: Não precisa me tratar como uma lady, mas eu prefiro vagabundos!

 

Paloma ri estridentemente, Laura acorda de um pesadelo: dormiu no sofá o dia inteiro, enquanto a televisão continuava ligada. Ela levanta-se e desliga o aparelho, e logo depois atende o telefone que começou a tocar.

 

Bia: Oi Tia, a Pa está em casa? Nós marcamos um cineminha mais tarde, mas a garota não atende o celular!

 

Laura: (Surpresa) Eu pensei que ela estivesse com você, não andam estudando matemática?

 

Bia: A gente tem uma prova semana que vem, eu até falei que a gente devia estudar aqui em casa... Mas ficou por isso mesmo, a gente não se vê ultimamente nem pra jogar conversa fora, quem dirá para estudar!

 

Laura fica atônita, com o telefone entre as mãos, quando Paloma chega em casa. A mãe se recompõe e entrega o aparelho a filha.

 

Laura: É pra você, filha...

 

CORTA PARA:

 

CENA 12 QUARTO DE PALOMA INT/NOITE

 

Paloma se prepara para tomar um bom banho.

 

Laura: (Desconfiada) Vão no cinema? Assim vou ficar com ciúmes querida, você está passando tempo demais com a Bia!

 

Paloma: Prometo que no final de semana vamos aproveitar mais tempo juntas, tenho uma surpresa para a senhora!

 

A filha beija a bochecha da mãe e sai para o banheiro. Rapidamente Laura começa a vasculhar os pertences da filha, e acaba encontrando um pacote de camisinhas na necessaire que a moça levava na mochila.

 

CORTA PARA:

 

CENA 13 APARTAMENTO DE LAURA INT/NOITE

 

Paloma se despede da mãe, e coloca a sua mochila nas costas.

 

Laura: Vá com Deus minha filha, eu vou ficar aqui em casa assistindo a novela... Olha que triste, filhas que decepcionam as mães!

 

Paloma: Essa mulher é que é louca, uma mãe que não confia na própria filha! É muito triste quando não existe confiança numa relação tão linda como deveria ser essa!

 

Laura: Felizmente esse não é o nosso caso, filhinha!

 

Laura sorri para a filha, as duas se despedem novamente e Paloma sai. Rapidamente, a mãe veste um casaco e pega a sua bolsa e segue a filha sorrateiramente, a vê entrar no elevador e desce pelas escadas, CORTA PARA:

 

CENA 14 APARTAMENTO DE LAURA EXT/NOITE

 

Laura se esconde atrás de uma planta e vê a filha entrando num carro de luxo, dirigido por um homem da sua própria idade.

 

Laura: Não acredito que ela vai me matar de desgosto desse jeito!

 

O carro se afasta, rapidamente aborda um táxi (de onde uma vizinha estava desembarcando naquele momento).

 

Laura: Eu sempre quis dizer isso, ainda que nunca imaginasse essas circunstâncias, mas SIGA AQUELE CARRO!

 

Taxista: Pode deixar madame!

 

O taxista aperta o pé no acelerador, e o carro sai em disparada.

 

Laura: Menos garoto, eu não quero morrer ainda não, tenho uma filha que precisa urgentemente levar uma surra de cinto!

 

Taxista: Madame, só estou fazendo como nos filmes!

 

O taxista desvia de um cachorro e quase bate num poste, Laura lhe dá umas bolsadas.

 

Laura: Diminui essa velocidade, o carro do cafetão, digo o carro preto, não está muito longe!

 

O rapaz diminui a velocidade do veículo, CORTA PARA:

 

CENA 15 SHOPPING EXT/NOITE

 

Laura desce do veículo e joga algumas no banco ao lado do taxista.

 

Laura: Pode ficar com o troco, (eu sempre quis dizer isso também!).

 

Ela sai correndo até o shopping a tempo de ver a filha e o homem misterioso entrarem no edifício.

 

Laura: Pelo menos eles não foram para o motel de cara, menos mal... Um restaurante, tomar um bom vinho... Talvez ela vá ganhar algum mimo, um colar de pérolas ou um anel de diamantes!

 

Narrador: E Laura acabou chegando a uma conclusão nefasta...

 

Laura: Eu não criei filha para transar em banheiro de shopping!

 

CORTA PARA:

 

CENA 16 SHOPPING INT/NOITE

 

Se esgueirando, Laura sobe a escada rolante, observando o casal que está a degraus acima dela. Ela segue os dois até o cinema.

 

Laura: (Em pensamento) Será que eles vão assistir alguma pouca vergonha? Nunca vi cine privê!

 

CORTA PARA:

 

CENA 17 SESSÃO DE CINEMA INT/NOITE

 

Com um enorme pacote de pipocas, Laura olha a redor a procura da filha entre o público do cinema.

 

Laura: Olha o pé, olha o pé! Pisei, desculpa, desculpa!

 

De repente ela vê um casal, uma garota e um quarentão aos beijos. Ela sai correndo pela fila, jogando pipocas nas pessoas, e chega na fila atrás do casal: puxa o rabo de cavalo da garota.

 

Laura: PALOMA!

 

Bia: TIA!

 

O homem que estava aos beijos com Bia era Romeu, o antigo ex-namorado de Laura.

 

Laura: (Chocada) Ana Beatriz! E você Romeu, quanto tempo, não é? Quando foi que o senhor começou a aliciar garotas com idade para serem suas filhas?

 

Romeu: (Sorrindo) Quando foi que você virou essa chata moralista, Laura?

 

Ela lhe dá uma bolsada, ao som de vaias do público do cinema.

 

Romeu: Adquiriu força nas duas últimas décadas?

 

Ele lambe os beiços.

 

Romeu: Você era tão magrinha, acho que melhorou com o tempo!

 

Ela lhe dá outra bolsada.

 

Laura: Ana Beatriz, me diga onde está minha filha, ou ligarei agora para sua mãe e aquela dondoca com certeza vai vir aqui e me ajudar a rodar uma baiana!

 

Bia: (Envergonhada) A gente marcou aqui no cinema, mas acho que ela ia passar primeiro na cantina...

 

Laura processa a informação e se arrasta para sair daquela confusão.

 

Romeu: (Sem vergonha) Deixa eu te passar meu número, alguém aqui precisa de um pouco de sexo casual para não surtar de vez!

 

CORTA PARA:

 

CENA 18 CANTINA DO SHOPPING INT/NOITE



 

Mal entra nas imediações da cantina, Laura avista a filha em uma mesa com um homem mais velho, e começa a passar mal. Paloma a vê e faz uma careta de espanto, os dois então se levantam e finalmente ela consegue ver o rosto do acompanhante da filha e desmaia. Em sua mente, voltam lembranças da noite da sua formatura, onde ficou bêbada e provocou loucuras incontáveis...

 

Narrador: Antes das luzes se apagarem para Laura, sua mente fértil ainda teve a capacidade de imaginar um incesto e uma tentativa de parricídio...

 

CORTA PARA:

 

CENA 19 APARTAMENTO DE LAURA INT/DIA



 

No dia seguinte, Laura está na sua cama, ouvindo as explicações de Raul e Paloma.

 

Raul: A essa altura da minha vida eu não achava que ainda fosse ser pai, te procurei por curiosidade, talvez para tentar reviver um pouco do frescor da juventude... Qual foi a minha surpresa quando descobri que a bela Laura da minha adolescência, dos meus 23 anos, criava uma filha sozinha... O bichinho da dúvida beliscou a minha orelha e resolvi tirar a prova...

 

Paloma: Eu sempre quis conhecer o meu pai, então topei fazer o exame de DNA.

 

Laura: Vocês dois armaram tudo isso pelas minhas costas!

 

Paloma: Eu ia te contar, nós íamos te contar mãe! Eu falei que tinha uma surpresa, no final de semana eu ia abrir toda a verdade, juro! Te falei que eu tinha uma surpresa para o nosso fim de semanas juntas, na verdade era um fim de semana juntas!

 

Paloma abraça o pai, Laura faz um bico de ciúmes, mas no fundo sente-se feliz pelos dois.

 

Narrador: Será que o tempo permitirá que a mente desconfiada de Laura, deixe os eu coração se abrir para um amor do passado?

 

Raul troca um olhar significativo com Laura, que sorri tímida.

 

FIM.




Nenhum comentário:

Postar um comentário