Nos Trilhos: Capítulo 19 (Reta Final: o casamento de Ana e Paulo!)


Novela de

Sandy

 

Escrita por

Sandy


 Classificação: 



Personagens deste capítulo:

ANA e antítese de Ana (Carolina Kasting)

CARLO (Danton Mello)

GISELE (Christine Fernandes)

LÍVIA (Lucy Ramos)

BEATRIZ (Nívea Maria)

CARLA (Débora Falabella)

LIZA (Vivianne Pasmanter)

NANDO (Chay Suede)

PAULO (Murilo Benício)

PEDRO (Dan stulbach)

LEILA (Giovanna Rispoli)

HELOISA (Ângela Vieira)

LÚCIO (Dalton Vigh)

LOLA (Maria Clara Gueiros)

HEITOR (Marcelo Médici)

HENRIQUE (Petrônio Gotinjo)

MAXIMILIANO (Emílio Orciollo Netto)

VIRGÍLIO (Marcelo Melo jr.)

VIRGINIA (Lavínia Vlasak)

CAROLINA (Isabel Fillardis)

LEANDRO (Fernando Pavão)

BELLA (Barbara França)

EMÍLIO (Danilo Mesquita)

 

Título do capítulo de hoje: "O Casamento".




CENA 01 CONTINUAÇÃO DIRETA DA ÚLTIMA CENA DO CAPÍTULO ANTERIOR CASA DE BEATRIZ INT/DIA


 


Nando e Carlo andam pelo jardim.

 

NANDO: Faz tempo que ele não cuidava, mas de umas semanas pra cá ele deu pra desenvolver uma mania de jardinagem... Saiu cavando buracos por todo o quintal!

 

Carlo sorri.

 

CARLO: Não vou fazer rodeios, é sobre aquele rapaz, o ator... Eu vi fotos de vocês na internet...

 

NANDO: Ele meu namorado, e eu gosto muito dele.

 

CARLO: Quem sou eu pra questionar os seus sentimentos? E me desculpe se dei essa impressão, mas eu também não vim questionar as suas ações, o seu comportamento? Não sou ninguém, você já é um homem adulto...

 

Nando demonstra um olhar lívido e questionador.

 

CARLO: Vim aqui pra dizer, que pra mim não importa se o mundo todo vai fechar as portas na tua cara, a minha sempre estará aberta pra ti! Sempre estarei do teu lado, do meu jeito torto, mas estarei sempre! Uma hora ou outra, eu posso desparecer nessas minhas andanças sem destino, mas saiba que nunca deixarei de te amor e que um Belline nunca vira a cara para outro Belline!

 

NANDO: Nem sei o que dizer!

 

Os dois se abraçam, emocionados, deixando algumas lágrimas escaparem.

 

CARLO: Só espero que tenha um pouco de paciência com o velho, vamos esperar um pouco pra contar... Ele é de outro tempo, um artigo de antiquário, apesar que acho que não dariam muito dinheiro nele, se fosse um móvel do século passado...

 

Nando sorri, entendendo o tio, CORTA PARA: 

 

CENA 02 APARTAMENTO DE ANA INT DIA

 

Ana mostra uma foto de Nando e Emílio numa notícia digital em um tablet.

 

GISELE: Que fofinhos! Shippo, são tão lindinhos juntos!

 

ANA: Também acho, estou feliz por eles... Tiveram coragem em assumir, no meio de uma premiação!

 

GISELE: E por que essa cara? Resolveu agourar o namoro dos meninos?

 

ANA: Tenho medo por eles, como a família do Nando vai reagir a esse namoro?

 

GISELE: Não espero nada de bom dessa família, não serei otimista: melhor reservar o cantinho aqui pra abrigar o pobrezinho...

 

ANA: Minha esperança é que o Carlo ainda tenha alguma sensibilidade e trate tudo da melhor forma possível...

 

Gisele revira os olhos.

 

GISELE: Não tínhamos combinado de nunca mais pronunciar o nome desse senhor?

 

ANA: Escapou, foi sem querer!

 

Gisele faz uma careta de reprovação, Ana sorri, CORTA PARA:

 

CENA 03 APARTAMENTO DE GISELE INT/DIA



 

Gisele volta para o seu apartamento e começa a preparar o seu almoço: coloca o arroz no fogo, começa a cortar cebola e alho para o preparo da carne etc. Após um tempinho, ela lava as mãos e enxuga num pano de prato; ela pega uma vassoura e começa a varrer a casa, passa pela sala até chegar no seu quarto: encontra Lúcio concentrado lendo o seu livro.

 

GISELE: E o trabalho?

 

LÚCIO: Disse que estou gripado, o que não é de todo mentira, meu nariz está congestionado...

 

GISELE: Só por que eu me esqueci de pôr o casaco na tua mochila, homens!

 

Ela olha para o livro nas mãos dele.

 

GISELE: Você gostou mesmo dele! Já é a segunda vez que lê!

 

LÚCIO: Gosto de olhar as figuras, são hipnotizantes... Os traços, as cores...

 

GISELE: Não planejei nada, só fui rabiscando o que me vinha na cabeça, e sem saber como... tudo caiu perfeitamente com o texto de outra pessoa!

 

LÚCIO: Eu me inspirei nos teus desenhos, pra escrever o meu livro... Dá pra perceber pela similaridade de temas...

 

Ela larga a vassoura e senta-se ao lado dele na cama.

 

GISELE: Pensei que fosse uma indireta, uma provocação...

 

LÚCIO: Não! De onde você tirou isso? Não necessariamente a escrita é poço para despejarmos magoas e sentimentos conflitantes... Algumas vezes, são apenas sentimentos de mentirinha...

 

GISELE: Sou tão intuitiva, acho que nunca conseguiria escrever uma linha ou pincelar uma cor se não sentisse, de verdade aqui dentro!

 

Ela aperta o peito.

 

LÚCIO: “O poeta é um fingidor. Finge tão completamente que chega a fingir que é dor a dor que deveras sente.” É clichê citar Fernando Pessoa? Com certeza! Mas às vezes é preciso recair no clichê, às vezes é a mais pura verdade...

 

Gisele pega o livro do colo de Lúcio e o abraça contra si mesma.

 

LÚCIO: É meio polêmico dizer isso, mas às vezes escrita é dissimulação, mas não uma dissimulação consciente... Como se ao escrever eu fizesse uma “customização” dos meus sentimentos, são meus, porém são diferentes... A ficção, talvez seja uma realidade ampliada, deformada...

 

GISELE: (Sorrindo) Como se o escritor usasse uma lupa, para olhar dentro de si mesmo, procurando alguma coisa só sua e demais ninguém...

 

Os dois se entreolham, CORTA PARA:

 

CENA 04 PRAIA DESERTA EXT/DIA


 


Ana e Paulo andam de mãos dadas.

 

PAULO: Sente um frio na barriga?

 

Ela permanece em silêncio por um tempo.

 

ANA: Não, incrivelmente não.

 

Ele vira-se para ela e beija-lhe a testa delicadamente.

 

ANA: Do seu lado não me sinto ansiosa, com medo, ou nada desse tipo... Ao seu lado me sinto em paz, completamente em paz...

 

Ele beija-lhe a mão também.

 

PAULO: Sempre que sentir medo, olhe pra esse anel, se sentirá segura...

 

ANA: Eu já faço isso, para me sentir segura!

 

Ela o abraça com força, e fecha os olhos lentamente, CORTA PARA:

 

CENA 05 APARTAMENTO DE ANA INT/DIA



 

Imagens da cidade, MESES DEPOIS: flores brancas, presentes embrulhados em papel prateado, milhares de docinhos de diversos sabores e texturas...

 

Ana está de costas, Gisele e Beatriz terminam de ajustar o véu sobre a calda do vestido.

 

ANA: (Em off) Eu sobrevivi, após a iminência de me jogar debaixo de um trem, após quase perfurar o meu peito com uma adaga, após quase cair na perdição no amor de alguém que não me merecia... Não sou Kariênina, não Dido a rainha de Cartago enlouquecendo depois que Eneias foi embora, não sou Ariadna abandonada por Teseu...

 

Gisele coloca o buquê entre as mãos da amiga e Beatriz arruma as flores delicadamente, CORTA PARA:

 

CENA 06 IGREJA INT/DIA

 

Ana adentra a igreja deslumbrante, ela vira-se para trás e vê Gisele lhe desejando sorte, vira-se para os lados e vê Nando e Emílio, Lola e Heitor, com olhares amigáveis; Olha para frente, enquanto caminha para o altar, vê Leonora em pose altiva ao lado de Beatriz, que por sua vez, demostra carinho e felicidade no olhar.

 

ANA: (Em off) Eu sobrevivi e disse sim... Pra vida!

 

Ela chega ao altar, dá a mão e Paulo a ajuda a se ajoelhar, ele faz o mesmo e a cerimônia é iniciada. A CAM se afasta em câmera lenta, e mostra Carlo se esgueirando pela porta, segurando as lágrimas. Ana olha para atrás e seu olhar cruza com o dele, por muito tempo, CORTA PARA:

 

CENA 07 IGREJA EXT/DIA


 

Os noivos saem da igreja: muito arroz, gritaria e felicidade. Carlo olha novamente para Ana, deslumbrante em seu vestido branco. Ela devolve o olhar, meio atordoada abaixa a cabeça e sem querer fixa o anel que ganhou de Paulo: então levanta a cabeça, e segue a diante. Os noivos entram no carro enfeitado com latas de alumínio e vão embora, Carlo olha a cena entristecido, CORTA PARA:

 

CENA 08 FESTA DE CASAMENTO INT/DIA

 

Os noivos e suas respectivas mães posam para fotos na frente do bolo.

 

LEONORA: (Baixinho p/ Beatriz) Acho que precisamos iniciar uma trégua, pelos nossos pombinhos...

 

BEATRIZ: Não precisa se preocupar comigo, não vão mais precisar se preocupar comigo...

 

Leonora faz uma careta.

 

LEONORA: (Em pensamento) E está ficando gagá...

 

Ana e Paulo olham-se apaixonados. Corte rápido, vários casais dançam na pista, inclusive Carla e Max.

 

MAX: Quer casar con me?

 

CARLA: Não coloca o carro na frente dos bois, sai a pouco de um divórcio nada pacífico...

 

Ele faz cara de cachorro que caiu da mudança. Numa mesa Nando e Emílio observam os casais dançando.

 

EMÍLIO: E seremos consumidos pelo tédio...

 

Um garçom oferece um bem-casado para Emílio e ele recusa.

 

EMÍLIO: Não obrigado, só me falta ficar gordo também!

 

Nando se levanta e arrasta o namorado para um lugar mais discreto.

 

EMÍLIO: Não estou com paciência pra pegação, desista seu profano!

 

Nado se coloca em posição cavalheiresca.

 

NANDO: Aceita dar-me essa contradança?

 

Emílio não se move ou fala nada, paralisado pela surpresa do convite, apenas dá a mão a Nando e dois começam a dançar na escuridão, CORTA PARA:

 

CENA 09 FESTA DE CASAMENTO INT/DIA



 

Beatriz toma uma taça de champanhe na companhia de Alfredo.

 

ALFREDO: Por que tanta melancolia?

 

BEATRIZ: Não sei, mas esse tipo de festa, casamento, batizado ou aniversário... Me deixa melancólica...

 

ALFREDO: São comemorações da vida, da vida que passa e escorre frente aos nossos olhos!

 

BEATRIZ: Sem querer, acho que acertou o motivo da minha melancolia... Se a vida é um trem, acho que está chegando a hora de descermos em alguma estação confortável!

 

ALFREDO: Ainda estou jovem demais para entregar as chuteiras...

 

BEATRIZ: Acho que finalmente sinto que a Ana escolheu um caminho seguro, espero que não se desvie dele tão facilmente...

 

ALFREDO: O meu sobrinho estava na cerimônia...

 

BEATRIZ: Se a minha filha não jogou tudo pro alto e se jogou nos braços dele, então acabou mesmo! Fico feliz, ela se tornou uma mulher forte e decidida.

 

ALFREDO: Suspeito que ela sempre foi uma mulher forte, tal como a mãe!

 

Os dois dão-se as mãos. De repente Gisele sobe ao palco e a música da banda dá uma pausa.

 

GISELE: Eu sei que vocês já estão com os olhos cravados no bolo e a boca salivando, mas antes de cortá-lo, a noiva vai jogar o buquê!  Solteiras, viúvas e divorciadas venham pro centro do salão!

 

Lola, Bella, Carla, Virginia e etc se amontoam no centro do salão.

 

GISELE: Preparadas? Mãos pra cima e muito jogo de cintura!

 

Em câmera lenta, Ana joga o buquê de flores brancas, sem querer ele cai nas mãos de Emílio, no momento em que este estava de volta ao salão com Nando.

 

EMÍLIO: Confesso que nunca tinha pensado em casamento... Mas quem sabe do futuro?

 

Todos dão vivas de alegria, menos Bella.

 

BELLA: Sem buquê, sem namorado... Essa poc me paga!

 

LOLA: Azar no amor, sorte no trabalho...

 

As duas amigas sentam-se e se jogam em dois pedaços de bolo.

 

BELLA: Que fim levou “Leandro Dantas – o maior galã que o país conheceu!”?

 

LOLA: A emissora rompeu o contrato com ele, pelo o que fiquei sabendo... A repercussão do caso foi muito negativa para ele; Boatos que se mudou para Portugal, deve tentar continuar a carreira por lá...

 

BELLA: Pelo menos agora ele vai pensar duas vezes antes de assediar uma colega de trabalho, boa lição para aquele canastrão que se acha a última bolacha do pacote!

 

Lola sorri, CORTA PARA:

 

CENA 10 AEROPORTO INT/NOITE

 

Leonora e Beatriz se despedem do casal, que viaja para sua lua de mel.

 

LEONORA: Se o senhor ficar um dia sem me ligar, eu me jogo embaixo do primeiro trem que encontrar!

 

BEATRIZ: Não vai encontrar nenhum trem num raio de 50 km, acho melhor considerar a possibilidade de se jogar embaixo do metrô...

 

LEONORA: Que pena que não vamos viajar com nossos filhotes, adoraria a oportunidade de abrir a saída de emergência e te jogar lá de cima! Se a senhora tiver sorte, cai em cima de um coqueiro e fica pendurada tal qual uma macaca chita!

 

O casal se despede.

 

PAULO: Prometam que não vão mais brigar...

 

ANA: E vão tentar ser amigas!

 

Elas se entreolham e fazem caretas. Ana e Paulo embarcam, dando tchauzinhos para as mães.

 

BEATRIZ: O que eles não sabem é que já fomos amigas...

 

LEONORA: As melhores amigas... Mas você estragou tudo!

 

BEATRIZ: Não comece a choramingar de novo... Já cansei de acusações de infidelidade!

 

LEONORA: Você é assim trai a todos ao seu redor, todos que te amaram ou te amam!

 

Leonora sai, Ana vai atrás dela.

 

BEATRIZ: Eu estava apaixonado, estou apaixonada... Eu amo o Alfredo a anos, e ele me amou, me ama todos os dias da minha vida!

 

LEONORA: Ao menos você foi digna com ele por todos esses anos, parabéns! É mais do que eu poderia esperar!

 

Beatriz para e deixa Leonora seguir o seu caminho, sozinha, CORTA PARA:

 

CENA 11 PARIS EXT/DIA



 

Paulo e Ana passeiam pela Champs-Élysées de mãos dadas: olham as vitrines das lojas, sentam-se para tomar um sorvete num café charmoso...

 

PAULO: Je t'aime, je t'aime!

 

Enquanto ele toca delicadamente a mão dela, em segundo plano uma moça vestida num modelito vermelho chama a atenção de Ana.

 

PAULO: Conhece?

 

ANA: Não, mas lembra a minha mãe, quando ela era jovem...

 

PAULO: Suponho, então, que a minha sogra foi muito bonita... Com todo respeito...

 

ANA: Ela sempre foi linda, e eu sempre quis ser como ela... Mas me achava feia, esquisita e desengonçada...

 

Paulo se lambuza de sorvete, sua nova esposa o limpa delicadamente com diversos guardanapos.

 

ANA: Seu porquinho!

 

PAULO: Você é linda, tem uma beleza delicada, do desenho da boca até os olhinhos que me olham de esguelha!

 

ANA: Eu melhorei muito, tenha certeza, eu era uma garotinha desengonçada!

 

Paulo sorri incrédulo, CORTA PARA:

 

CENA 12 TREM INT/NOITE

 

Paulo dorme com a cabeça apoiada no ombro de Ana, os dois estão num trem clássico rumo ao interior da França: ela olha a paisagem pela janela, memórias do passado invadem a sua mente.

 

FLASHBACK ON:



 

Carlo e Ana se beijam no corredor do expresso do oriente, cambaleiam e quase caem.

 

ANA: Estou me sentindo bêbada, sem estar bêbada de verdade...

 

CARLO: E sem ter bebido...

 

Carlo acolhe a mão dela, a ajudando a se locomover.

 

CARLO: Vamos!

 

Os dois encontram a cabine, cambaleiam novamente ao abrir a porta.

 

ANA: Uma montanha russa...

 

CARLO: Cuidado não vomitar em cima de mim!

 

Ana faz uma careta, os dois entram e caem no chão, ela por cima dele, rindo descontroladamente.

 

ANA: Seu desastrado idiota!

 

CARLO: Cai por tua causa, nisso que dá querer ser um cavalheiro...

 

As risadas sessam, os dois se entreolham delicadamente durante um certo tempo; ela penteia com a mão direita o cabelo bagunçado dele.

 

FLASHBACK OFF.

 

Ana levanta-se, ajeitando a cabeça do marido no apoio da poltrona, e começa andar pelo trem. Acaba encontrando uma janela aberta, se aproxima e sente o vento frio tocar-lhe a fronte.

 

ANA: Eu estou viva?

 

CORTA PARA:

 

CENA 13 FLAT EM NOVA YORK INT/NOITE



 

Lívia fecha tristemente um livro que estava lendo e retira seus óculos de leitura.

 

CAROLINA: Por que essa cara de enterro? Saudade da terrinha?!

 

LÍVIA: Não é bem saudade, talvez saudade do que não vivemos?

 

CAROLINA: Arrependimento? Remorso?

 

LÍVIA: É pesado, não ter estado presente no casamento da sua melhor amiga!

 

CAROLINA: Daqui uns tempos ela te perdoa, e vocês duas vão poder rir olhando as fotos bregas do casório, juntas!

 

LÍVIA: Nós até podemos reatar a amizade, mas nunca mais será a mesma coisa... É impossível não me lamentar...

 

Carolina coloca as mãos da irmã entre as suas.

 

CAROLINA: Abra o coração: novas amizades virão, talvez um novo amor também... O futuro, a deus pertence!

 

Lívia faz uma careta de descrença, Carolina levanta-se e sai, deixando a irmã sozinha com os seus pensamentos.

 

FIM DO CAPÍTULO.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário