Nos Trilhos: Capitulo 20 (ULTIMAS SEMANAS!)


Novela de

Sandy

 

Escrita por

Sandy


 Classificação: 



Personagens deste capítulo:

ANA e antítese de Ana (Carolina Kasting)

CARLO (Danton Mello)

GISELE (Christine Fernandes)

LÍVIA (Lucy Ramos)

BEATRIZ (Nívea Maria)

CARLA (Débora Falabella)

LIZA (Vivianne Pasmanter)

NANDO (Chay Suede)

PAULO (Murilo Benício)

PEDRO (Dan stulbach)

LEILA (Giovanna Rispoli)

HELOISA (Ângela Vieira)

LÚCIO (Dalton Vigh)

LOLA (Maria Clara Gueiros)

HEITOR (Marcelo Médici)

HENRIQUE (Petrônio Gotinjo)

MAXIMILIANO (Emílio Orciollo Netto)

VIRGÍLIO (Marcelo Melo jr.)

VIRGINIA (Lavínia Vlasak)

CAROLINA (Isabel Fillardis)

LEANDRO (Fernando Pavão)

BELLA (Barbara França)

EMÍLIO (Danilo Mesquita)

 

Título do capítulo de hoje: "Dido & Eneias".



CENA 01 UNIVERSIDADE FEDERAL INT/DIA



 

Stocks shots do Rio de Janeiro, na tela: DOIS ANOS DEPOIS.

Dentro da sala de aula, Ana fala aos seus alunos.

 

ANA: [...] Depois de uma noite de amor com Dido, a rainha de Cartago, Eneias foi forçado pelos seus ideais heroicos, a partir e empreender a fundação de Roma. Ela roga-lhe que não a abandone, mas ele não lhe dá ouvidos... Não resistindo a esse abandono, ela perfura o coração com uma adaga...

 

O fim de mais uma aula, a professora recolhe as suas coisas e sai andando pelo corredor. Bella se aproxima e as duas começam a conversar, enquanto percorrem o caminho até o ambiente exterior do campus.

 

ANA: Como assim trancar o curso? Mas você estava tão apaixonado pela literatura!

 

BELLA: Ofélia, Desdêmona, Julieta, Catarina... Já as considero minhas amigas, me fizeram companhia em momentos difíceis da vida...

 

As duas sentam-se num banco perto de um canteiro de flores.

 

BELLA: Mas surgiu a oportunidade de um trabalho, de rodar um filme.

 

ANA: E você não pode conciliar os dois?

 

BELLA: As gravações são no exterior.

 

ANA: (Impressionada) Cinema internacional?

 

BELLA: Mais ou menos, é uma coprodução entre o Brasil e a Itália... É em português.

 

ANA: Em Roma?

 

BELLA: Civita, no interior. Nunca imaginei ser protagonista, ainda mais de um filme quase internacional! Confesso que estava com saudades de atuar, mas vou precisar desenferrujar. Ainda bem que é como andar de bike, você jamais esquece como fazer o cerne principal, está dentro de você!

 

ANA: Parabéns querida, vejo que está bastante empolgada! Por outro lado, vou sentir a tua falta, suas contribuições nas aulas têm sido tão inteligentes e perspicazes! Quem é o diretor?

 

BELLA: É um cara novo, já tinha feito curtas e outras coisas menores, mas esse vai ser o seu primeiro filme... O nome dele é Carlo Bellini.

 

Ana tenta esconder a comoção.

 

BELLA: Já ouviu falar?

 

ANA: Eu o conheço, de outros carnavais, a anos... Mas tem um certo tempo que não mantemos contato, não sabia que ele tinha enveredado por esse caminho profissional!

 

Em Ana confusa, CORTA PARA:

 

CENA 02 APARTAMENTO DE GISELE INT/DIA

 

Gisele esquenta um prato de comida para a amiga no micro-ondas.

 

GISELE: Diretor de cinema? A vida não cansa de me surpreender, daqui a pouco algum de nós vai atacar de atriz ou malabarista num circo saltimbanco!

 

Ela leva o prato para a mesa e Ana começa a comer meio alvoroçada.

 

ANA: Se estiverem precisando de um palhaço, acho que vou me candidatar a essa vaga... Minha cara quando a Isabella me disse deve ter sido hilária!

 

GISELE: Muitas coisas mudam, outras não... Essa dor de cotovelo nunca vai passar?

 

ANA: Meu cotovelo sempre começa a pinicar quando ouço o nome dele, imagina notícias dele... Cadê o Lúcio?

 

GISELE: Tá lá falando com a editora nova dele, aquela tal de Virginia...

 

ANA: Não tinha um Virginia na sognare?

 

GISELE: Essa daí mesmo, mas como a minha querida editora anda meio mal das pernas, já viu...

 

ANA: Daqui a pouco vai sobrar só você e o Henrique lá...

 

GISELE: Se o próximo livro do Lúcio não der um bom retorno, até eu vou ter que abandonar o barco! Não recebo um tostão a meses, não posso me sustentar com a boa vontade de um amigo.

 

ANA: Vai ser sucesso o livro dele, o último já fez um certo barulho.

 

GISELE: E os meus ninguém comprou nem pra decorar quartinho de recém-nascidos, acho que sou uma farsa ou então foi fogo de palha na estreia...

 

ANA: O seu trabalho é diferente do usual, com a bagunça que tá o país é natural que não tenham tido tanta saída... As pessoas tratam livros como uma coisa supérflua!

 

GISELE: As pessoas nem consideram livro, se não tiver pelo menos umas trezentas páginas escritas! E eu não escrevo nenhuma palavra, coloco meus sentimentos, minhas dores em imagens, em cores! Às vezes eu sinto até um certo desprezo vindo dos “escritores de verdade”!

 

ANA: Até do marido?

 

GISELE: Dele não, mas às vezes eu tenho a impressão que ele achava que eu estava brincando, começando um novo passatempo... E que em algum momento eu ia parar, deixá-lo sozinho como artista da família...

 

ANA: Paranoia, puramente paranoia: se existe alguém que te apoiou e te apoia, esse é o Lúcio!

 

GISELE: Talvez você esteja certa...

 

Em Gisele descrente, CORTA PARA:

 

CENA 03 EDITORA BEST SELLER INT/DIA



 

Com um barrigão de grávida, e com um pacote aberto de biscoitos de chocolate recheados, Virginia conta a Lúcio seu parecer sobre o manuscrito do livro do escritor.

 

VIRGINIA: (Mastigando) Você merece todos os elogios, continua escrevendo esplendorosamente! Aceita unzinho?

 

LÚCIO: Não, obrigado.

 

VIRGINIA: Mas receio que vamos precisar fazer mais alguns ajustes...

 

LÚCIO: Como assim?

 

VIRGINIA: Eu gostei da trama, me identifiquei e me emocionei com as personagens, mas apesar dessas qualidades (que não são novidades vindas de ti), eu me arrastei na leitura... O ritmo foi vagaroso demais pra mim, grávida então... eu lia uma página, começava a fechar os olhinhos, me dava uma canseira!

 

LÚCIO: É um livro mais psicológico, mais reflexivo, um livro feito para degustação aos poucos...

 

VIRGINIA: Os nossos leitores querem tudo de uma vez, ler um livro de uma sentada na base da adrenalina! E tantas minúcias narrativas, sejamos sinceros, atravancam a narrativa e são chatas pra caramba...

 

Virginia balança na sua cadeira.

 

LÚCIO: Mas esse é o meu estilo, nunca pensei que fosse um impedimento...

 

VIRGINIA: Lúcio, você tem um certo nome respeitado no mercado, estar com a gente agrega valor ao nosso selo editorial... Mas uma editora não se sustenta apenas com respeito da crítica, precisamos otimizar o seu livro e atingir um novo público, mais jovem e antenado!

 

LÚCIO: Um público acostumado com conteúdo mastigado, e eu não escrevo literatura de fast food!

 

VIRGINIA: Num país como o nosso, é a parcela do público que mais lê: são cinco, seis, sete livros lidos durante um mês, e outros tantos comprados! Um escritor precisa ser lido, essa é a maior satisfação que se almeja!

 

LÚCIO: Às custas da qualidade, as custas de parte do que penso e acredito?

 

VIRGINIA: Repensar posicionamentos é saudável, não caia na armadilha da intransigência! De qualquer forma, apesar de toda a qualidade do romance, ele não sairá sem pelo menos chegarmos a um consenso em relação as mudanças... E no atual estágio da crise no mercado editorial, não será fácil encontrar outra editora que aposte em você e na sua obra... Veja o caso da Sognare, anos de tradição à beira da falência!

 

Lúcio reprime uma careta de raiva e dor, CORTA PATRA:

 

CENA 04 APARTAMENTO DE VÍRGINIA E VIRGÍLIO INT/DIA



 

Virgílio observa a esposa almoçando, pronto para lhe servir caso precise de alguma coisa.

 

VIRGÍLIO: Não vai fazer bem ao bebê comer tão tarde, já são quase duas horas!

 

VIRGÍNIA: Eu tô grávida, não doente!

 

VIRGÍLIO: Mas pode acabar ficando, morro de medo que você passe mal enquanto eu tô longe!

 

VIRGÍNIA: Você é um fofo, mas cuidado não passar da linha preocupação normal e virar um chato controlador!

 

Virgílio faz uma careta.

 

VIRGÍNIA: Tem sobremesa?

 

VIRGÍLIO: Salada de frutas, com mel e coberta com flocos de aveia.

 

VIRGÍNIA: Preferia um pedaço de bolo de chocolate com calda de brigadeiro... Mas pode trazer!

 

Virgílio sorri e vai até a geladeira e volta com uma travessa grande, Virgínia faz uma cara de desejo, CORTA PARA:

 

CENA 05 CASA DE CARLA INT/DIA



 

Carla se arruma, vestindo um lindo vestido branco com motivos florais delicados.

 

HELOISA: Leitura do texto da peça?

 

CARLA: Encontro com meu ex-my love...

 

HELOISA: Vai requentar café frio?

 

CARLA: Deus me livre! Depois daquela confusão nos tribunais acabou, a minha vontade é nunca mais olhar pra cara dele...

 

HELOISA: Então...?

 

CARLA: A gente tem um filho juntos, de qualquer maneira, estamos atados pelo menos até ele completar dezoito anos! Temos que decidir qual a escolinha nova do Pedrinho.

 

HELOISA: Unidos pela eternidade, filho mesmo depois que cresce continua nos tirando preciosas horas de calma e sono!

 

CARLA: Eu conheço uma atriz que dispensava ajuda de mãe, sogra e babá, cuidava de três filhos apenas com a ajuda do marido... E vivia emendando novela atrás de novela, não sei como conseguia!

 

HELOISA: O Pedro é presente, disso você não tem do que reclamar!

 

Carla escolhe uma sandália de dedo trançada.

 

CARLA: Presente até demais pro meu gosto, tenho certeza que ele vai bater o pé pra escolhermos a escola com mensalidade mais cara, com piscina, teatro e aulas de equitação no final de semana!

 

Heloisa sorri para a filha, CORTA PARA:

 

CENA 06 APARTAMENTO DE GISELE INT/DIA



 

Lúcio abre a geladeira, enche o copo de água gelada e senta-se no sofá da sala para assistir televisão.

 

GISELE: Que cara de enterro é essa? Não gostaram do livro?

 

LÚCIO: Acho que gostaram, a minha editora rasgou uma seda considerável, mas suspeito que fez isso só pra massagear meu ego...

 

GISELE: Aquela pi... senhora é uma falsa, não me aguento quando ela sorri pro meu lado... Com aqueles olhinhos cínicos!

 

LÚCIO: Ela quer que eu faça mudanças no meu livro...

 

GISELE: Isso é o que todo editor faz, sejamos justos...

 

LÚCIO: Nenhum editor nunca me pediu pra fazer mudanças tão significativas, quase mudanças de estilo!

 

GISELE: Manda ela ir catar coquinho numa ladeira bem íngreme!

 

LÚCIO: Não por que nós temos boletos chegando na porta, toda hora! E aquele seu editorzinho mequetrefe não parece interessado em te pagar o que deve!

 

GISELE: Eu também não cobro, tenho pena, foi ele que me estendeu a mão quando nós precisávamos! Não quero enfiar uma faca afiada nas costas dele! Eu considero o Henrique um amigo, um amigo muito fiel!

 

LÚCIO: Da minha parte, por mais que me doa, por mais que eu sinta que estou maculando a minha arte por dinheiro... Vou fazer as mudanças que ela me pediu, não temos escolha! Não vou te pressionar, mas ouça o meu conselho: se eu fosse você, já teria pelo menos procurado outra editora!

 

Lúcio sai para o quarto, deixando Gisele sozinha e pensativa, CORTA PARA:

 

CENA 07 APARTAMENTO DE ANA E PAULO INT/DIA



 

Ana e Paulo vivem no apartamento que era só dela, o apartamento dele agora é ocupado inteiramente por Leonora, que por sua vez vendeu a mansão dos Figueiredo para quitar dívidas antigas. O marido termina de almoçar, senta-se no sofá com uma taça de vinho numa mão e o álbum de casamento do casal na outra; de repente, a esposa abre a porta e entra.

 

ANA: Vai perder a entrevista da tua mãe?

 

PAULO: Estava quase me esquecendo...

 

Ana surge por trás e dá-lhe um beijo na bochecha, até que uma foto dos dois em uma pose romântica chama a sua atenção.

 

ANA: Essa é a minha preferida!

 

PAULO: A minha também.

 

ANA: Será que somos almas gêmeas? Combinamos em quase tudo!

 

PAULO: Você só não gosta de beringela e eu adoro...

 

ANA: E você odeia música romântica e eu sou apaixonada por coisas melosas!

 

PAULO: Ao menos sou tolerante com as comédias românticas que você gosta, já vimos umas quarentas vezes “Simplesmente acontece”, “O amor e outras drogas” e “Mesmo se nada der certo”!

 

ANA: Eu sempre vejo aqueles filmes seus de mais de três horas de duração!

 

PAULO: Você sempre dorme no meio!

 

Ela dá de ombros, ele liga a televisão na entrevista da mãe e ela senta-se abraçada ao marido para que eles possam assistir.

 

FÁTIMA BERNARDES: [...] surgiu um rumor que a Sophia, a mocinha da novela que a nossa querida convidada escreve, vai terminar sozinha no último capítulo da novela que vai ao ar hoje! Como você e a equipe de roteiristas chegaram nesse exemplo de empoderamento feminino?

 

Leonora sorri para a plateia, que lhe aplaude efusivamente.

LEONORA: Olha Fátima, a minha novela é realista, é um trabalho que eu me orgulho muito de ter feito... A gente conseguiu chegar numa ficção que às vezes até me assusta, de tão parecida com a vida! Mas eu não acho exatamente que seja um “exemplo de empoderamento”, a Sophia não ai terminar sozinha por que quer!

 

Fatima Bernardes não consegue esconder o constrangimento.

 

FÁTIMA: Hoje em dia ninguém precisa mais ter um homem do lado pra ser feliz!

 

LEONORA: Mas não é um final feliz, sejamos francos: terminar só e abandonada não é um final legal! Por mais que os psicólogos de twitter queiram que a gente acredite no contrário, ficar sozinho é triste! Ainda mais quando você ama alguém tão profundamente quanto a Sophia ama o Pedro, o meu mocinho!

 

Paulo desliga a televisão e ele cai na risada.

 

ANA: Essa minha sogra não existe!

 

PAULO: Acho que ela já virou uma caricatura de si mesma.

 

ANA: Mas o que ela falou faz sentido.

 

PAULO: Nem tudo que faz sentido precisa ser dito assim na lata!

 

ANA: Essa é a característica que mais admiro nela, num mundo onde somos acostumados a regular o que falamos para atender demandas das alheias, ser sincericida é pra poucos! Pra muito poucos!

 

PAULO: Convivo com ela desde que nasci, esse jeitinho dela já me botou em incontáveis saias justas!

 

Ana beija o marido.

 

ANA: O pobrezinho! Mas faça como eu, a gente passa por cima dessas saias justas, vale a pena!

 

PAULO: Faço isso a minha vida toda!

 

CORTA PARA:

 

CENA 08 RESTAURANTE INT/DIA

 

O garçom pega os pedidos de Carla e Pedro.

 

CARLA: Uma salada mista de atum e pra ele o de sempre: frango grelhado com aspargos, mas sem muito tempero, apenas sal e orégano que ele não gosta de sabores muito fortes... Pra beber pode se suco de maracujá com hortelã!

 

O rapaz sai para a cozinha.

 

PEDRO: Dois anos que divórcio saiu e você ainda lembra tão bem dos meus gostos!

 

CARLA: Dez anos de casados não são dez dias!

 

PEDRO: Tem gente que passa borracha, esquece tudo, como se uma vida dividida fosse uma fatia de bolo: cada um corta o seu pedaço e vai comer escondido no seu canto!

 

CARLA: Dividimos uma vida juntos, não se apaga certas coisas, certos hábitos...

 

PEDRO: Mesmo dois anos separados?

 

CARLA: Mesmo depois de dois anos.

 

O garçom entrega os pedidos, Pedro sorri para Carla, CORTA PARA:

 

CENA 09 APARTAMENTO DE PEDRO E LIZA INT/DIA



 

Liza faz uma faxina no seu apartamento com a ajuda de Julia.

 

JULIA: E o enteado?

 

LIZA: Geralmente o Pedro o pega sexta a tarde e ele fica com a gente até segunda de manhã.

 

JULIA: Então é pra isso que você resolveu dar uma limpada?

 

LIZA: Sim, sou uma madrasta exemplar.

 

JULIA: Dois dias e meio na semana, apenas;

 

Liza joga-lhe um balde de água sobre os pés.

 

LIZA: Quem sabe um dia eu consiga convencer meu maridinho a considerar a possibilidade de um novo filho.

 

JULIA: Adoção? Por que gravidez a essa altura do campeonato, só com intervenção divina!

 

LIZA: Sempre tive vontade de adotar, por que nunca me vi engolindo uma melancia e me enfiando o dia todo numa poltrona, com meus pés inchados e doloridos...

 

JULIA: Se Liza Vieira ficasse grávida, teria desejo de comer sabão?

 

Liza sopra o detergente e uma enxurrada de bolinhas de sabão na amiga, CORTA PARA:

 

CENA 10 APARTAMENTO DE ANA INT/NOITE

 

Stocks shots demonstram a chegada da hora do jantar.

 

PAULO: Você nunca mais pisa no “Encontro” na vida, mãe!

 

LEONORA: Graças a Deus! Aquele papinho raso, aquele tom falso da apresentadora, e aquele sofá duro e desconfortável! E ela ficou me interrompendo várias fases, mal consegui falar da minha novela!

 

ANA: Acho que não chega a tanto, já já surge outra saia justa e o público esquece da sua mãe!

 

LEONORA: Falem bem ou falem mal, mas continuem falando! Agora se fecharam mesmo a porta para mim, sempre poderei tomar café da manhã com a minha amiga íntima Ana Maria e dar um beijão no Louro José!

 

Leonora toma um gole de vinho tinto, enquanto o filho e a nora sorriem, CORTA PARA:

 

CENA 11 APARTAMENTO DE LÍVIA INT/NOITE



 

As irmãs se deliciam com uma macarronada feita em casa.

 

CAROLINA: Sabe em quem eu esbarrei no mercado?

 

LÍVIA: Quem? Desembucha logo, me deixou curiosa.

 

CAROLINA: A Virgínia.

 

LÍVIA: Da Sognare? A mulher do Virgílio...

 

CAROLINA: Agora ela é editora chefe da “Best Seller”, depois eu que fui sortuda descolando um trampo novo!

 

LÍVIA: O marido dela fez concurso, trabalha na prefeitura... Considerando a falta de ambição crônica, até que ele evoluiu consideravelmente.

 

CAROLINA: Ela está linda, lindíssima... Com um barrigão lindo!

 

LÍVIA: Fico feliz pelo casal, ele sempre quis ser pai.

 

CAROLINA: Ela é meio avoada, temo pelo bem estar físico e emocional da criança!

 

LÍVIA: Ele será o pai mais centrado e cuidadoso que puder, fique tranquila.

 

Carolina faz uma careta significativa, CORTA PARA:

 

CENA 12 PRÉDIO DE ANA EXT/NOITE

 

Depois do jantar, Ana desce para acompanhar a sogra até o táxi.

 

LEONORA: Coloque o meu filho na linha, e não deixe a louça que ele está lavando secar na pia! Enxuguem e guardem, o seu conjunto de porcelana é lidíssimo, cuidando vai durar a vida toda!

 

Ana sorri confirmando, a sogra entra no veículo.

 

LEONORA: Semana que vêm o jantar será lá em casa, nem ousem tentar escapar!

 

ANA: Nós iremos sim.

 

Leonora dá um tchauzinho de miss, o taxista arranca. Ana permanece ali sozinha durante um tempo, olhando as estrelas no seu escuro; de repente alguém se aproxima atrás dela e toca-lhe no ombro esquerdo.

 

ANA: Quer me matar de susto!



 

A expressão dela muda, de raiva à um espanto trêmulo, ao ver Carlo à sua frente: com um moletom surrado e barba por fazer.

 

CARLO: Nós precisamos conversar, um assunto muito sério.

 

Em Ana perplexa.

 

FIM DO CAPÍTULO.



Clique na imagem e confira o último episódio do projeto "Elas"!




Nenhum comentário:

Postar um comentário