Elas: quinto episódio





Episódio 05: “Ela é dona de si” 

 
 

Escrito por: 

 
 

Brian Tavares 

 
 

Personagens deste episódio: 

 
 

Lara – Isis Valverde 

Saúlo – Gabriel Gracindo 

Beatriz – Françoise Forton 

Rochele – Sophie Charlotte 

Cássio Gabus Mendes – Paulo 

Leonardo Medeiros – Téo 

Bruno Garcia – Alexandre 

João Bravo – Felipe 


--

 
 

  

 

-- 

 

  

Cena 01: INSERT – Imagens da praia do buracão, em Salvador. Alternações entre os belos pontos do local e pessoas se dispersando de seus deques, espantadas. Close em Lara, em pânico em uma área de areia. 

 
 

LARA – FELIPE! POR FAVOR! 

 
 

Um garçom se apressa até a jovem e lhe entrega um copo d’água. 

 
 

GARÇOM – Por favor, se acalme, nós já estamos tomando todas as medidas necessárias para tentar encontrar seu menino! 

 
 

LARA (TRÊMULA) – Ele estava aqui, do meu lado! Foi um descuido bobo, questão de segundos! 

 
 

Lara dá algumas voltas em torno de si mesma, acaba despencando no chão e sendo amparada por algumas pessoas do local. 

 
 

Cena 02: Carro de Saúlo (INT – DIA) 

 
 

Saúlo e a namorada, Rochele, estão aflitos no carro.  

 
 

SAÚLO – Eu tenho certeza que ela está bêbada, como sempre está! 

 
 

ROCHELE – Se acalma, meu amor. Hoje quando ela foi buscar o Felipe estava plenamente bem!  

 
 

SAÚLO – Eu não confio nela, disse pra você que não confiava em deixar o menino sozinho com ela, ainda mais pra curtir uma das praias! 

 
 

ROCHELE – Você enlouqueceu? Vocês combinaram de viajar pro mesmo local pra ser mais fácil conciliar o Felipe, pra ele se divertir com vocês dois, agora você está me dizendo que a Lara deveria ter ficado trancada no hotel, se privado? 

 
 

SAÚLO – Se tivesse ficado nada disso estava acontecendo! E eu posso jurar pra você: se eu não encontrar o menino, coloco a Lara na justiça! 

 
 

Cena 03 – Porta do hotel em que Lara está hospedada (EXT – DIA) 

 
 

Saúlo se aproxima nervoso de Lara, que está conversando com alguns policiais. 

 
 

SAÚLO – Cadê o Felipe? Sua irresponsável! 

 
 

LARA – Eu já estou passando as características dele para os policiais, Saúlo… eu tenho esperança de que encontrem nosso filho ainda hoje! 

 
 

SAÚLO – Eu espero mesmo! E espero que você pague também por isso! Quantas garrafas já tomou hoje, em? - Saúlo se volta para os policiais – não fizeram o teste do bafómetro nela? 

 
 

Rochele se aproxima, com o celular em mãos. 

 
 

- Chega Saúlo, acho melhor você aguardar comigo em outro lugar! 

 
 

- Eu aguardo sim, mas antes eu quero falar com algum policial! 

 
 

Saúlo e Rochele se distanciam com um policial. 

 
 

SAÚLO (NERVOSO) – Vocês fizeram o teste nela? 

 
 

CENA 04 – Clínica de recuperação para dependentes químicos / Consultório de Téo (INT – DIA) 

 
 

Lara se demonstra ansiosa. 

 
 

- Na semana passada se completou um ano que isso tudo aconteceu… 

 
 

- Eu sei, Lara. Mais um motivo para ser mais otimista com seus novos desafios, com a saída da clínica…  

 
 

- Eu não estava bêbada, não tinha bebido nada, Téo! Mas é como se eu mesma não acreditasse em mim…  

 
 

- Eu também sei disso tudo! Eu acredito em você! Mas não é hora de pensar ou repensar o que a justiça decidiu. Já foi decidido, é passado. Você sabe no que tem que focar agora! 

 
 

Lara fica mais altiva, direta. 

 
 

- Eu vou conseguir a guarda compartilhada! Eu não vou me contentar em ver o meu filho apenas em finais de semana! 

 
 

- E o caminho pra você conseguir o que quer está nas suas mãos! Quando sentir qualquer sinal de ansiedade, pratique os exercícios propostos por nós! Você sabe que nosso acompanhamento no seu caso sempre vai ser muito de perto, não se preocupe quanto a isso! 

 
 

Lara fecha os olhos por alguns segundos e respira fundo. 

 
 

CENA 05: Apartamento de Lara / Sala (INT – DIA) 

 
 

Lara e Beatriz se deslocam para o centro da sala, abraçadas. 

 
 

BEATRIZ – Eu sabia que você conseguiria! Eu sabia!  

 
 

LARA – Ah, mãe! Você sabe que todo esse ano, o que me manteve viva e centrada lá dentro foi seu amor! Seu amor e meu amor pelo meu filho, pelo Felipe… 

 
 

BEATRIZ – Eu não duvido disso, filha! Você já aprendeu onde encontrar forças! Não só em mim ou em seu filho, mas em você mesma! 

 
 

LARA – E ele mãe? Como ele tá, me conta, me conta sobre ele! 

 
 

Lara e Beatriz se sentam no sofá.  

 
 

- Você sabe, filha! O Felipe continua um serelepe, alegre, bagunceiro… E ele pergunta muito de você, sabia? 

 
 

- Sério mesmo, mãe? 

 
 

- É claro que sim! Filha você sabe que o Felipe te ama! Eu não escondi a sua situação dele, e ele te entende! Tenta entender, não é? São só onze aninhos! 

 
 

- Eu confesso que não tenho ideia do que vou sentir quando rever ele! Mas o meu coração se aperta de uma maneira tão angustiante! É como se eu precisasse, tivesse a necessidade de pegar um carro e ir diretamente até ele! 

 
 

- Sim, filha, eu te entendo perfeitamente! Mas você sabe que precisamos ser racionais nesse momento! Vai ser um desafio a ser vencido a sua volta, a sua socialização depois desses meses todos! 

 
 

- Eu sei mãe… menos emoção e mais razão agora, não é o que você sempre me diz? 

 
 

- Sim, é isso! Você agora é dona de si! 

 
 

Mãe e filha sorriem e se abraçam, emocionadas. 

 
 

Cena 06: Quarto de Lara (INT – DIA) 

 
 

Lara adentra no próprio quarto, anda com calma por todo o local, observando seus objetos, seus móveis. A jovem se aproxima e abre o guarda-roupas, se emociona ao rever alguns vestidos, elegantes e bem cuidados, toca neles como se estivesse acarinhando. Beatriz se aproxima aos poucos da filha. 

 
 

- Em breve você vai poder voltar a usar cada um desses modelos! 

 
 

- Eu sei, eu sei! É tão bom estar aqui, de volta… mãe eu sinto como se tivesse terminado aquelas longas viagens que a gente fazia porque o papai tinha que trabalhar. Nós andávamos por Paris, conhecia os mais sofisticados restaurantes de Veneza mas o melhor sempre era voltar pra casa, pro meu quarto, minhas coisas! 

 
 

- É o seu momento, filha! Você merece! 

 
 

Lara avista uma foto sua com o filho, ela se aproxima e pega. 

 
 

LARA – Como será que ele está agora, em?  

 
 

CENA 07: Apartamento de Saúlo / Escritório principal (INT – DIA) 

 
 

CONSEGUI! 

 
 

Felipe pula de alegria ao conseguir completar uma das fases de seu joguinho no celular. 

 
 

SAÚLO – Eu disse, Felipe! Disse que se prestasse mais atenção conseguiria! 

 
 

FELIPE – Acho que eu ando me distraindo muito, papai! Acho que eu preciso de um chá! 

 
 

Saúlo gargalha da inocência do menino. 

 
 

SAÚLO – De onde você tirou isso, garoto? Vai lá na cozinha então, Felipe… pede que a Tereza prepare um chá pra você! Eu preciso conversar com sua madrasta agora! 

 
 

Rochele entra no local, Felipe sai ao mesmo tempo, saltitante. 

 
 

ROCHELE – Me chamou?  

 
 

SAÚLO – Essa hora a Lara já deve estar em casa…  

 
 

ROCHELE – Um ano internada… ela cumpriu o que prometeu, Saúlo, que iria se tratar! 

 
 

SAÚLO – E eu não duvido que seja tudo uma boa encenação! 

 
 

ROCHELE – Saúlo 

 
 

SAÚLO – Não duvido mesmo, Rochele! O que ela quer é a guarda compartilhada do menino! 

 
 

ROCHELE – Com todo o direito! 

 
 

SAÚLO – Sim, mas uma cachaceira como aquela não merece ter o filho de volta! 

 
 

ROCHELE – Que horror, Saúlo! Como você pode falar assim? Eu tenho certeza de que a Lara está curada! 

 
 

Cena 08: Apartamento de Lara / Sala (INT – DIA) 

 
 

Paulo é recepcionado por Beatriz, que se senta com o médico geral no sofá.  

 
 

PAULO – Que ótimo, que ótimo, Beatriz! Eu não vejo a hora de olhar nos olhos da Lara! Ela com certeza está muito feliz! 

 
 

BEATRIZ – É um verdadeiro misto de sensações, Paulo! Você precisa ver mesmo! Ela está profundamente emocionada por ter se tratado, por estar próxima de rever o filho também! 

 
 

PAULO – E de rever o hospital, não?  

 
 

BEATRIZ – Sim, claro! A Lara sempre gostou muito, sempre foi uma pediatra excepcional! Eu não tenho dúvidas de que ela queira voltar o mais rápido possível para o trabalho! 

 
 

Lara desce as escadas do apartamento, fica enlevada ao rever Paulo. 

 
 

- Meu amigo! 

 
 

Os dois se abraçam emocionados. 

 
 

- Eu sabia, tinha a certeza de que te reencontraria bem, mas não tão linda como estou vendo agora! 

 
 

Lara sorri. 

 
 

Cena 09: Apartamento de Lara / Sala de jantar (INT – ANOITECENDO) 

 
 

Lara, Paulo e Beatriz estão jantando. 

 
 

- Mas é claro que eu quero voltar ao trabalho! Isso não é nenhuma questão… a questão aqui é a maneira como vou fazer isso! Eu queria uma coisa mais calma, mais gradual. Sem grandes picos de cargas horárias ou plantões, entende? 

 
 

- Te entendo, Lara! Te entendo perfeitamente! Eu mesmo já comentei lá no hospital com alguns colegas nossos, sua volta vai respeitar o seu tempo! 

 
 

Cena 10: Apartamento de Saúlo / Sala de jantar (INT – NOITE) 

 
 

- Uma recaída, Saúlo? Claro que ela tem possibilidades de beber algo novamente, mas agora ela tem um apoio muito mais abrangente psicologicamente falando para voltar a se cuidar, se manter afastada da bebida. Me assusta a maneira como você fala, praticamente torcendo para que ela se enfraqueça! 

 
 

- Não é bem assim, Rochele! Eu só tenho essa preocupação pelo meu menino! E se ela volta a beber na frente dele? O que essa irresponsabilidade permanente da Lara não pode causar de problemas na vida dele? 

 
 

- Eu te conheço bem, Saúlo. Sei que sua preocupação não é com os traumas que o seu filho possa vir a sofrer… o que você quer é afastar o menino da mãe! Eu não sei como continuo com você! Nesses últimos dias o nosso relacionamento anda se resumindo nas suas ideias em relação a Lara…  

 
 

Saúlo se levanta da mesa.  

 
 

- Parou por aqui, Rochele! Eu não vou ficar aqui escutando insinuações! 

 
 

Cena 11: Clipe de cenas 

 
 

Lara, aos poucos, reencontra amigos em sua casa e até começa a sair para passear em shoppings e boutiques.  

Lara faz compras com Beatriz. 

 
 

DIAS DEPOIS 

 
 

Cena 12: Apartamento de Lara / Sala de jantar (INT – DIA) 

 
 

LARA (SORRIDENTE) – Sério, mãe?  

 
 

BEATRIZ - Sim! O seu advogado acabou de me telefonar! 

 
 

LARA – Finalmente, meu deus! Eu já estava achando que nunca marcariam esse primeiro final de semana com meu filho! 

 
 

BEATRIZ – Pois é, mas tudo estava andando bem!  

 
 

LARA – Sabe o que eu vou fazer agora?  

 
 

BEATRIZ – Não faço ideia, me diz! 

 
 

LARA – Vou agora no shopping comprar algo pra ele! 

 
 

BEATRIZ – Ótimo, filha, se quiser vou com você, te ajudo com alguma dúvida, pode ser? 

 
 

LARA – Vou querer sim, claro mãe! Não quero decepcionar ele, nem com os presentes! 

 
 

BEATRIZ – Imagina! 

 
 

Cena 11: Apartamento de Saúlo / Escritório (INT – DIA) 

 
 

Rochele entra no escritório, tentando animar Felipe. 

 
 

FELIPE – É hoje! 

 
 

ROCHELE – Sim, meu amor! Hoje você finalmente vai rever sua mãe, passar o tempo com sua avó… vamos? 

 
 

FELIPE – Sim, eu fico até com uma dorzinha de barriga imaginando como vai ser…  

 
 

ROCHELE – Bom, você deve estar ansioso! Mas isso é normal! 

 
 

Saúlo está impaciente em sua mesa.  

 
 

SAÚLO – Acho melhor vocês já irem indo, não quero atrasos! Nem da nossa parte e muito menos da dela! 

 
 

Cena 12: Prédio em que Lara mora / Estacionamento (INT – DIA) 

 
 

Lara e Beatriz aguardam ansiosas a chegada de Felipe, que quando avista a mãe solta um grito emocionado e corre até ela. Mãe e filho se abraçam.  

 
 

FELIPE (CHORANDO) – Eu achei que você nunca mais queria me ver! 

 
 

Lara olha para o filho e enxuga suas lágrimas. 

 
 

LARA (SORRINDO) – Que bobagem, meu amor! A mamãe sempre esteve pensando em você! O tempo todo!  

 
 

Os dois sorriem um para o outro, Rochele observa por alguns segundos a cena e logo depois segue embora. 

 
 

Cena 13: Clipe de cenas  

 
 

Semanas vão se passando e as cenas apresentam Lara e Felipe se divertindo juntos. Mãe e filho passeiam por parques, shoppings e até alguns restaurantes. 

 
 

Cena 14: Apartamento de Lara / Escritório (INT – DIA) 

 
 

- Eu estou confiante em relação a isso! 

 
 

- Sério mesmo, Alexandre? 

 
 

- Sim, Lara! Eu como seu advogado garanto: O juiz pode conceder a guarda compartilhada a qualquer momento! Não existe nenhum empecilho específico nesse momento! 

 
 

- Meu Deus do céu! Eu confesso que estou muito esperançosa! A cada instante eu sinto mais confiança de que meu filho vai poder passar ainda mais tempo comigo! 

 
 

Cena 15: Apartamento de Saúlo / Escritório (INT – DIA) 

 
 

SAÚLO - Guarda compartilhada? 

 
 

ADVOGADO – Sim, Saúlo. Ela se tratou em uma clínica como pediu o juiz naquela época. Ele pode conceder o pedido da Lara quando quiser! 

 
 

SAÚLO – Eu não vou deixar isso acontecer! 

 
 

Cena 16: Prédio em que Lara mora / Estacionamento (INT – DIA) 

 
 

Lara aguarda a chegada do filho, mas se surpreende com quem está com eleSaúlo.  

 
 

SAÚLO – Vim trazer o menino!  

 
 

Felipe corre e abraça a mãe. 

 
 

LARA – Obrigada, Saúlo! Já vamos subir! 

 
 

Lara se vira para ir embora, mas Saúlo a provoca.  

 
 

SAÚLO – E aí, Lara? Está conseguindo esconder bem suas garrafas? 

 
 

Lara ignora, entra no elevador como se não estivesse escutado nada. 

 
 

Cena 17: Apartamento de Lara / Sala (INT – DIA) 

 
 

- Ele disse isso mesmo, filha? 

 
 

- Disse mãe, mas eu ignorei… 

 
 

- Mas não podemos ignorar! Por mim a gente ligava agora pro Alexandre, vemos o que podemos fazer para esse tipo de situação não voltar a acontecer! 

 
 

- Não precisa, mãe… ao menos por enquanto não vejo necessidade! 

 
 

Cena 18: Apartamento de Saúlo / Escritório (INT – DIA) 

 
 

- Dessa vez você passou dos limites, Saúlo! 

 
 

Rochele, eu só levei o menino! 

 
 

- E provocou a Lara! Saúlo, eu sempre acobertei tudo o que pude de você, mas agora não vou ser mais conivente com isso! A Lara merece viver à vida dela em paz! Mas pelo jeito você só se interessa em incomodar ela, não é? Isso me diz muito sobre o estado da nossa relação… 

 
 

Cena 19: Apartamento de Lara / Sala (INT – NOITE) 

 
 

Lara entra em seu apartamento após o filho ir embora com Rochele. Beatriz percebe que a filha está pensativa.  

 
 

- Aconteceu alguma coisa, filha? A Rochele te disse algo? 

 
 

- Não, não mãe… eu apenas fiquei um pouco incomodada com o que aconteceu ontem… Não sei se o Saúlo pode ter alguma carta na manga… 

 
 

- Filha, se tranquilize… Ele apenas quis te provocar! E pelo jeito está conseguindo… 

 
 

Lara aguarda alguns instantes, pensativa.  

 
 

- Eu vou me deitar, mãe… amanhã nós vemos o que podemos fazer! 

 
 

Cena 20: Quarto de Lara (INT - MANHÃ) 

 
 

Lara acorda um pouco espantada, observamos o teto do quarto com a perspectiva da jovem: com uma forte vertigem. Lara está pálida, tenta se levantar e recai na cama, começa a observar o chão do quarto. Várias garrafas de bebidas alcoólicas no chão assustam repentinamente a moça que coloca as mãos no rosto, começa a gritar.  

 
 

LARA – NÃO, NÃO ACREDITO!  

 
 

Lara começa a chorar, mas, em um instante, acorda do pesadelo. 

 
 

LARA – Meu Deus, que susto! 

 
 

Lara coloca as mãos no peito, aliviada. 

 
 

Cena 21: Quarto de Felipe (INT – MANHÃ) 

 
 

Lara adentra no quarto do filho, está angustiada e observa as coisas do menino com ternura. 

 
 

Cena 22: Apartamento de Lara / Sala de jantar (INT – MANHÃ) 

 
 

Lara e Beatriz tomam café juntas.  

 
 

BEATRIZ – Eu disse, filha… precisamos apresentar para o seu advogado essas provocações do Saúlo! Isso não pode te incomodar ao ponto de te causar esses pesadelos! 

 
 

LARA – Sim, mãe. Eu pensei melhor tudo isso e decidi que vou entrar com uma medida protetiva contra o Saúlo! Não quero mais permitir que ele faça esse tipo de coisa! 

 
 

Cena 23: Apartamento de Saúlo / Quarto de Saúlo e Rochele (INT – MANHÃ) 

 
 

Rochele assiste uma gravação em seu celular, está pensativa. Nas imagens está Saúlo, nervoso, conversando com um policial. 

 
 

Cena 24: Hospital Afonso Junqueira / Ala pediátrica (INT – DIA) 

 
 

Lara entra gloriosa e sorridente em seu local de trabalho, a jovem é bem recepcionada pelos colegas. 

 
 

Cena 25: Apartamento de Saúlo / Sala (INT – DIA) 

 
 

- Se separar? Você ficou maluca? 

 
 

- Não, Saúlo… não mesmo! Após tudo o que eu tenho observado com a saída da Lara da clínica foi a decisão mais acertada que eu consegui chegar! 

 
 

- Nós namoramos a pelo menos dois anos, Rochele! Você do nada decidiu isso, sem me consultar? 

 
 

- Sossega, Saúlo! Você vai sobreviver! Você não é tão dependente assim de mim e sabe disso! 

 
 

Rochele se retira do local, deixando Saúlo confuso.  

 
 

Cena 26: Hospital Afonso Junqueira / Restaurante (INT – DIA) 

 
 

- É uma sensação de vitória, Paulo! Não tem outra palavra que expresse tão bem o que eu estou sentindo! 

 
 

- Realmente, Lara! Eu estaria tão feliz quanto você! Finalmente o juiz vai analisar seu pedido, você está voltando aqui pro hospital! E eu estou do seu lado, estou aqui pra te apoiar! 

 
 

- Como sempre, não é? Eu fico muito agradecida! 

 
 

Lara sorri, realizada.  

 
 

Cena 27: Apartamento de Lara / Entrada (INT – DIA) 

 
 

Beatriz abre a porta do apartamento e se surpreende com Rochele. 

 
 

BEATRIZ – Rochele?  

 
 

ROCHELE – Eu tenho uma gravação comigo! Preciso conversar com a sua filha! 

 
 

Foco em Beatriz, espantada. A imagem se apaga. 

 
 

DIAS DEPOIS 

 
 

CENA 28: Apartamento de Saúlo / Entrada (INT – DIA) 

 
 

SAÚLO – Lara?  

 
 

Lara entra no apartamento do ex-namorado. Felipe fica esfuziante ao ver a mãe, corre para abraçá-la.  

 
 

FELIPE – Eu não sabia que você viria!  

 
 

SAÚLO – Hoje não é final de semana! Você não tem permissão pra ver o menino! 

 
 

LARA – Realmente, Saúlo. Mas eu preciso ter uma conversa bastante útil com você!  

 
 

Saúlo olha pra Felipe, o menino entende o recado e sobe para o seu quarto. 

 
 

Cena 29: Apartamento de Saúlo / Escritório (INT – DIA) 

 
 

Saúlo levanta de sua mesa furioso, pega o celular de Lara.  

 
 

SAÚLO – Que merda é essa? 

 
 

LARA – Vai quebrar? Eu tenho várias cópias desse vídeo, em vários lugares! 

 
 

Saúlo encara com ódio o semblante altivo de Lara.  

 
 

LARA – Subornar policiais, Saúlo? Pra mentirem que eu estava bêbada no dia do desaparecimento do Felipe? Que coisa suja! 

 
 

SAÚLO – Eu não fiz isso! 

 
 

LARA – Está gravado! E gravado por uma pessoa que você conhece bem! 

 
 

SAÚLO (FURIOSO) – Foi a Rochele? Foi ela não foi? Você só pode estar querendo se vingar de algo! Quer acabar comigo, não é isso? 

 
 

LARA – Eu acho a sua falta de fé perturbadora, Saúlo! Mas o que interessa aqui é que quem decide agora com quem vai ficar a guarda do Felipe não sou eu ou juiz nenhum! É você! Se continuar tentando me prejudicar com algum juiz ou complicar que eu veja meu filho, esse vídeo vai se espalhar como água por toda a internet! 

 
 

A imagem se enquadra nos dois, frente a frente. Corta. 

 
 

FIM DO EPISÓDIO. 


--



--

Nenhum comentário:

Postar um comentário