Nos Trilhos Capitulo 18


Novela de

Sandy

 

Escrita por

Sandy


 Classificação: 



Personagens deste capítulo:

ANA e antítese de Ana (Carolina Kasting)

CARLO (Danton Mello)

GISELE (Christine Fernandes)

LÍVIA (Lucy Ramos)

BEATRIZ (Nívea Maria)

CARLA (Débora Falabella)

LIZA (Vivianne Pasmanter)

NANDO (Chay Suede)

PAULO (Murilo Benício)

PEDRO (Dan stulbach)

LEILA (Giovanna Rispoli)

HELOISA (Ângela Vieira)

LÚCIO (Dalton Vigh)

LOLA (Maria Clara Gueiros)

HEITOR (Marcelo Médici)

HENRIQUE (Petrônio Gotinjo)

MAXIMILIANO (Emílio Orciollo Netto)

VIRGÍLIO (Marcelo Melo jr.)

VIRGINIA (Lavínia Vlasak)

CAROLINA (Isabel Fillardis)

LEANDRO (Fernando Pavão)

BELLA (Barbara França)

EMÍLIO (Danilo Mesquita)

 

Título do capítulo de hoje: "Uma família feliz!"



CENA 01 CONTINUAÇÃO DIRETA DA ÚLTIMA CENA DO CAPÍTULO ANTERIOR APARTAMENTO DE PAULO INT/NOITE


 


Todos riem, a campainha toca.

 

ANA: Deve ser mamãe!

 

PAULO: Fique aí sentada, vou receber minha sogrinha!

 

Paulo se levanta e dali alguns segundos, Beatriz e Alfredo aparecem deslumbrantes, inclusive ela veste o lindo vestido vermelho (igual ao que Ana ganhou de Paulo).

 

LEONORA: (Atônito) Vocês dois por aqui? Isso só pode ser uma piada de mal gosto!

 

Um clima se forma entre todos os presentes.

 

ANA: Vocês já se conhecem?

 

LEONORA: Para o seu bem querida, seria melhor que não... Ou que nós tivéssemos um surto coletivo de amnésia!

 

Ninguém entende nada, os noivos não escondem o constrangimento. Paulo convida a sogra e Alfredo para sentar.

 

PAULO: Por favor, não se façam de rogados...

 

Leonora se limpa com um guardanapo e levanta-se altiva.

 

PAULO: (Envergonhado) Ela sempre foi assim, temperamental...

 

BEATRIZ: A trinta anos atrás, ela já era assim: bastante temperamental!

 

Um ar de mistério sobrevoa o ambiente, mas ninguém se atreve a fazer nenhuma pergunta.

 

HELOISA: Com licença!

 

Heloisa vai atrás da irmã no quarto, CORTA PARA:

 

CENA 02 APARTAMENTO DE PAULO INT/NOITE

 

Leonora não consegue se controlar.

 

LEONORA: Sua traíra! Sabia de todo esse circo e me deixou fazer papel de palhaça, sem saber!

 

HELOISA: Eu não tinha obrigação alguma de pagar de x9! Não me culpe, não tenho nada a ver com seus ódios do passado, tudo aconteceu a tanto tempo atrás...

 

LEONORA: Odeio quando tentam se fazer de neutros, isso não existe! Quem fica se equilibrando em cima do muro, uma hora vai cair! E quem não está do meu lado, está contra mim!

 

HELOISA: Sou tua irmã, por mais errada que você esteja, sempre vou estar do teu lado! Poxa, eu só achei que seria fácil ligar os pontos... Contratou a Ana sem ler o sobrenome dela?

 

LEONORA: Sobrenome de pobre, mil pessoas tem esse nome...

 

HELOISA: A última a saber...

 

LEONORA: Eu tenho que me segurar para não voar no pescoço daquela mulher!

 

HELOISA: Mas vocês eram tão amigas... Antes...

 

LEONORA: Nunca vou perdoar, me traiu... Traiu o Leonardo... Me roubou o grande amor da minha vida, se hoje sou fria e cruel, ela é a culpada!

 

HELOISA: Eles são os culpados, aquela peça de museu que veio com ela, também tem culpa no cartório... Inclusive, a parcela de culpa dele deve ser maior...

 

Leonora cai no choro no colo da irmã, CORTA PARA:

 

CENA 03 APARTAMENTO DE PAULO INT/NOITE

 

Ana pede explicações a mãe, as duas estão trancadas no banheiro.

 

ANA: [...] Então a minha futura sogrinha, e ex-chefe, a coração de pedra... É mais uma vítima do velho babão? Confesso que esse plot twist me surpreendeu!

 

BEATRIZ: Nós éramos amigas, desde a nossa adolescência... Você não se lembra dela? Só rompemos completamente na época que me separei do seu pai...

 

ANA: Tudo foi tão traumático pra mim, apaguei da memória os detalhes, as minucias... É uma estratégia de defesa, uma pena que tem coisas que não consigo apagar da minha mente... E o Paulo, você conheceu ele quando?

 

BEATRIZ: Ele é mais velho que você, e ela já tinha se separado do pai dele naquela época... Acho que ela deve ter enfiado a criança em algum internato na Europa... Não me lembro dele, mas isso ele vai poder te confirmar... Ela era tão pobre quanto, quando éramos garotas, mas soube dar o golpe do baú antes de virar a segunda década de vida... Depois no reencontramos, ela, eu e o Alfredo...

 

Ana faz uma careta.

 

BEATRIZ: Eles namoraram quando ela era uma garota, mas ela o abandonou por dinheiro, mas se acha no direito de me culpar por uma traição que não existiu! Se eu trai alguém em toda a minha vida, foi o seu pai, mas o Leonardo não valia nada: bem feito pra ele!

 

ANA: Por que nunca me contou nada, estava planejando preparar uma torta de climão como a que provamos no meio do meu jantar de noivado?

 

BEATRIZ: Confesso que não li os créditos da novela...

 

ANA: Se valorizasse o meu trabalho, nós não estaríamos nessa saia-justa! Aposto que não assistiu!

 

BEATRIZ: Assisti sim, filinha... Mas confesso que dormi no meio de um dos capítulos!

 

Ana não esconde sua indignação, CORTA PARA:

 

CENA 04 APARTAMENTO DE PAULO INT/NOITE

 

Enquanto todos retomam o papo, discretamente Heloisa e Leonora se juntam a eles, com a maquiagem devidamente retocada. Alfredo se esgueira até a sua velha conhecida,

 

LEONORA: Não ouse se aproximar de mim, seu velho patético...

 

ALFREDO: Por que tanta magoa, tanto rancor... Esses maus sentimentos não fazem bem a ninguém!

 

LEONORA: Nunca suportei novela espírita, então não me venha com esse papinho furado de sentimentos ruins e conselhos de superação e evolução! Muitos nunca pagam pelos o que fazem de errados, pelos sonhos destruídos das outras pessoas!

 

ALFREDO: Fala como se o remorso não fosse um suplício, como se fosse fácil de suportar ou superar!

 

LEONORA: Não sei, não quero saber! Entre sentir empatia pelas dores dos outros e liberar a raiva do meu coração, escolho a minha dor! Os outros que se virem, procurem uma psicóloga, se acreditarem nessas coisas... pois, eu não acredito!

 

Ele se afasta como um cãozinho acuado, Beatriz e Ana voltam à sala: o olhar da primeira se choca com a expressão de ressentimento de Leonora, CORTA PARA: 

 

CENA 05 APARTAMENTO DE PAULO INT/NOITE

 

Ana e Paulo fecham a porta após a última pessoa ir embora.

 

ANA: Quem diria, nossas famílias já se conheciam...

 

PAULO: Em termos nada agradáveis...

 

ANA: Uma espécie de Romeu e Julieta modernos...

 

Paulo coloca a mão direita dela entre as suas e a beija delicadamente.

 

PAULO: Vamos lutar, com poções mágicas e adagas, a nosso favor... Já não somos jovens imprudentes, nossa história de amor durará bem mais que uma semana!

 

ANA: Se houver alguma tragédia no meio da cerimônia de casamento, não seremos nenhum dos mortos! Vamos deixar que as duas se matem, sozinhas, e de preferência na sacristia: longe da vista dos nossos convidados!

 

Os dois se beijam confiantes, CORTA PARA:

 

CENA 05 PRÊMIO TELEVISÃO E CINEMA INT/NOITE



 

MESES DEPOIS, flashes de câmeras fotográficas, luzes de refletores, música de violinos, constroem o clima da premiação: Carla entra deslumbrante, de braço dado com Max e os dois posam para a imprensa.

 

CARLA: Vamos, estamos atrasados!

 

Os dois sentam-se numa mesa com o resto da equipe.

 

MAX: Perché tutti voi tem questa cara de velório?

 

LEONORA: Uma injustiça, uma tremenda injustiça! Nunca fui tão humilhada em toda a minha carreira!

 

LOLA: Perdemos a categoria em que éramos favoritos: roteiro...

 

LEONORA: E perdemos pra uma coisa medíocre como aquela novela da mocinha burra! Ser burro e fazer personagens burros é o único jeito de gerar identificação no público e na crítica?

 

CARLA: Vamos pensar positivo, a noite está apenas começando! Tenho certeza que temos boas chances em outras categorias!

 

PAULO: Melhor maneirar na positividade, eu não acho que tenhamos chance em direção, talvez em atriz...

 

CARLA: Não tenho chance alguma contra a Fernanda Montenegro! Não tenho essa presunção!

 

MAX: Non existe melhor attrice del mondo!

 

Max abraça a namorada. A apresentadora sobe ao palco novamente.

 

APRESENTADORA: É chegada a hora de anunciar mais um vencedor da noite: quem foi eleita como a melhor atriz coadjuvante da noite?

 

Rufam os tambores, a moça começa a abrir o envelope, foco nos rostos das concorrentes.

 

APRESENTADORA: E a vencedora é... Isabella Cortês, por viver Kitty na minissérie “Anna Karenina”!

 

Bella vai receber o prêmio, completamente surpresa.

 

LEONORA: Que zebra foi essa! Vamos dever a essa dedo-duro traidora nosso único prêmio da noite? Preciso de um tarja preta, urgentemente!

 

LOLA: Ela merece! Lutou muito pra chegar até aqui!

 

BELLA: Surpreendente! Simplesmente nunca poderia imaginar que sairia daqui hoje com um prêmio tão importante como esse nas mãos! Eu quero agradecer, principalmente a toda a equipe, da produção a edição! Meu diretor, nossa redatora...

 

LEONORA: Redatora... Que insolência!

 

BELLA: à Lola e seus belíssimos figurinos... Mas principalmente a Ana Munhoz, que foi mais do que uma colega de trabalho, foi uma amiga fiel!

 

Todos batem palmas, Ana abraça Paulo envergonhada.

 

BELLA: Sem o apoio de Ana, eu jamais teria coragem para tomar a atitude certa, e um abuso nojento, jamais viria ao público! Obrigada Ana, por me ajudar a impedir que esse comportamento ocorra novamente, contra outras atrizes, contra outras mulheres!

 

Leonora faz uma careta.

 

LEONORA: Então foram duas as ratinhas traidoras!

 

Ana fica constrangida, CORTA PARA:

 

CENA 06 PRÊMIO TELEVISÃO E CINEMA INT/NOITE



 

Emílio e Nando se abraçam num cantinho escondido, no escuro.

 

NANDO: Uma pena que você não ganhou o prêmio!

 

EMÍLIO: Ganhei o maior prêmio que desejaria: um pedacinho do seu coração, não preciso ganhar nada mais em toda a minha vida!

 

Os dois olham-se ternamente.

 

NANDO: Eu fico muito feliz pela Bella, ela merecia, depois de tudo o que passou...

 

EMÍLIO: Eu pensava que a carreira dela estava acabada... Ela mexeu com peixes-grandes, mas felizmente a opinião pública ficou do lado dela!

 

NANDO: Acho que ela ainda será protagonista, ela tem um brilho no olhar, se movimenta delicadamente em frente as câmeras... Sou novo no ramo, mas sei que ela tem estrela pra coisa!

 

EMÍLIO: Vou acabar ficando com ciúmes, você acha que eu tenho estrela?

 

NANDO: Você tem toda uma luz própria, uma força sentimental em tudo o que faz... Mesmo se não tivesse, eu iria longe, até o fim do mundo, para buscar quantas estrelas você quisesse!

 

EMÍLIO: Você é a minha estrela, e o seu brilho, só eu consigo ver! Sou egoísta demais para partilhar com os outros!

 

Os dois se beijam na escuridão, CORTA PARA:

 

CENA 07 PRÊMIO TELEVISÃO E CINEMA INT/NOITE

 

Paulo volta para sua mesa após receber o seu troféu de “Melhor Direção”, todo sorridente beija Ana.

 

LEONORA: Finalmente um prêmio merecido, vamos fingir que o prêmio da lourinha apagada não existiu! Parabéns meu filhinho, você é um gênio e o mundo inteiro está a seus pés, lhe dirigindo a sua merecida aclamação!

 

PAULO: Não seria possível, mamãe, sem sua experiência de anos à frente de roteiros de novelas, de séries... O seu imenso talento e capacidade para a carpintaria: não existem boas direções, sem bons textos... ´

 

Paulo dá a mão a mãe, que a essa altura já está se debulhando em lágrimas.

 

LEONORA: Não em faça borrar ainda mais a maquiagem, seu galante bajulador!

 

PAULO: Não é bajulação, mamãe! É a mais pura verdade, obrigado por me ensinar todos os dias, a ser um diretor e um homem melhor!

 

Mãe e filho se abraçam, Ana se emociona também. De repente Fernanda Montenegro sobe ao palco, em meio a uma salva de palmas.

 

FERNANDA: Não queridos, menos aplausos, não sou a estrela da noite! Me confidenciaram que eu estava concorrendo a um prêmio também, mas falando francamente, se fosse apenas por isso eu nem teria saído de casa!

 

Todos riem.

 

LEONORA: Essa velha canastrona se acha só porque foi indicada ao Oscar, desprezar um prêmio sério como esse! Vou dar uma sapatada na cara dela!

 

Leonora ameaça tirar um dos sapatos que está calçando, mas é impedida pelo filho e por Lola.

 

LOLA: Diz isso por que ela recusou o milésimo papel de socialite verborrágica naquela novela que a senhora escreveu, da próxima vez convida pra um papel mais fora da caixa, tenho certeza que ela aceita...

 

LEONORA: Pra quem já foi até parenta de Santos Dummont e subiu em cima de um aeroplano de chorma key malfeito, qualquer papel é lucro!

 

Leonora mostra a língua para Fernanda, mas Lola cobre a boca da excêntrica escritora com a mão.

 

FERNANDA: Sinceramente, não estou aqui por nenhum prêmio, sai do aconchego da minha casa apenas para ver de perto alguém! Uma linda atriz, vivaz e que me impressionou com sua força cênica! Impressionante como ela une visceralidade com doces doses de delicadeza! Convido Carla Cabral a subir no palco comigo!

 

Todos se surpreendem o convite, inclusive Carla, que sobe ajudada pelos seguranças: está se tremendo dos pés à cabeça. As duas atrizes se beijam e se cumprimentam.

 

FERNANDA: Das minhas mãos, para as suas: é seu o prêmio de melhor atriz, dessa noite!

 

Fernanda entrega o prêmio para Carla, que emocionadíssima não consegue soltar nenhuma palavra.

 

CARLA: Obrigada, muitíssimo obrigada!

 

Leonora mostra-se satisfeita.

 

LEONORA: É mesmo uma diva, uma diva da televisão, do cinema e do teatro!

 

Todos ficam surpresos com a mudança abrupta na conta de Leonora em relação a Fernanda, CORTA PARA:

 

CENA 08 PRÊMIO TELEVISÃO E CINEMA EXT/NOITE

 

Bella desce a escadaria do prédio, com a visão ofuscada pelos flashs das câmeras: vê Nando e Emílio de mãos dadas, esfrega os olhos para ver melhor.

 

BELLA: Não pode ser!

 

Vai até eles, sem largar o seu prêmio, as câmeras a seguem.

 

BELLA: Vocês?!

 

EMÍLIO: Nós somos...

 

NANDO: Nós somos namorados, nós estamos namorando...

 

BELLA: De todas as traições que poderiam infringir contra mim, admito que vocês conseguiram me surpreender com esse arranjo!

 

EMÍLIO: Eu posso explicar!

 

BELLA: Cale-se, eu não posso se quer escutar sua voz, sua poc falsa!

 

NANDO: Simplesmente aconteceu...

 

BELLA: Aconteceu pelas minhas costas! É apenas isso que me dói, não confiaram em mim... Mas espero do fundo do meu coração, que o que a gente teve tenha sido de verdade, e não uma repugnante cortina de fumaça!

 

NANDO: Foi verdadeiro sim, eu gosto de você, e a gente tinha muita química...

 

Bella nada responde e sai, a mídia presencia tudo e corre atrás dela, CORTA PARA:

 

CENA 09 CASA DE CARLA INT/NOITE

 

Leila está navegando pela internet, e quando dá de cara com uma notícia sobre Emílio e Nando, cospe o conteúdo da caneca que estava tomando.

 

LEILA: Não acredito! E eu achando que ia ser passada pra trás por causa da loura burra! Que desperdício!

 

CORTA PARA:

 

CENA 10 APARTAMENTO DE BELLA INT/NOITE



 

Bella entra em prantos dentro de casa, é seguida por Lola.

 

LOLA: Eu sei que gostava dele, mas a mil anos que vocês não tinham nada... A chama estava quase apagando!

 

BELLA: Estou chorando de raiva! Não interprete meu choro de outra forma, por favor!

 

LOLA: Ok, está bem!

 

BELLA: Tô me sentindo usada, como uma boneca: quando a criança enjoa, joga num canto ou quando dá defeito, devolvem pra loja!

 

LOLA: Que exagero! Apenas a vida continuou e vocês se separaram... Eu sei que ser trocada por um cara, é mais difícil de digerir, mas você vai sobreviver!

 

BELLA: Felizmente, raiva não mata!

 

LOLA: Mas envelhece, faz nascer marcas de expressão!

 

Bella tampa o rosto com uma almofada, CORTA PARA:

 

CENA 11 CALÇADÃO EXT/DIA


 


Stocks shots demonstram o correr de um novo dia. Virgínia e Carolina param seu exercício para tomar uma água de coco.

 

VIRGÍNIA: [...] Não acredito que vai me deixar sozinha naquela editora mofada! Quem vai segurar as pontas pra mim?

 

CAROLINA: Não vai sair mais em horário de expediente, simples assim! Não reclame, com a minha saída você vai ganhar uma promoção!

 

VIRGÍNIA: Como se o seu salário fosse maior do que o meu, só as responsabilidades que vão aumentar! Um belo de um pepino nas minhas mãos, e você na Europa!

 

CAROLINA: Eu e minha irmã vamos estudar, e não passear!

 

VIRGÍNIA: Sem gastar nada, tudo por conta do novo emprego, cadê que essas ofertas aparecem pra mim?

 

CAROLINA: Você acha que é de graça, vou ter que pagar mostrando serviço...

 

VIRGÍNIA: Queria eu mostrar serviço numa editora internacional!

 

As duas voltam a andar e esbarram em Virgílio, que cumprimenta Carol.

 

CAROLINA: Essa aqui é minha amiga de anos, trabalhamos juntas...

 

VIRGÍNIA: Por enquanto! Ela vai pro exterior, mas podia me deixar se enfiar na mala dela, adoraria conhecer Paris!

 

VIRGÍLIO: Prazer, uma amiga da Carol, é minha amiga também.

 

CAROLINA: A Lívia também vai viajar comigo...

 

VIRGÍLIO: Bom pra ela, fico feliz...

 

Virgínia e Virgílio trocam olhares significativos, CORTA PARA:

 

CENA 12 CASA DE BEATRIZ INT/DIA

 

Carlo faz uma visita.

 

NANDO: Tô só eu por aqui, os velhos foram fazer as compras da semana.

 

CARLO: É contigo mesmo que quero falar.

 

NANDO: Quer sentar?

 

CARLO: Vamos dar uma volta no quintal, quero ver como está a horta do seu Alfredo.

 

Os dois saem.

 

NANDO: Faz tempo que ele não cuidava, mas de umas semanas pra cá ele deu pra desenvolver uma mania de jardinagem... Saiu cavando buracos por todo o quintal!

 

Carlo sorri.

 

CARLO: Não vou fazer rodeios, é sobre aquele rapaz, o ator... Eu vi fotos de vocês na internet...

 

NANDO: Ele meu namorado, e eu gosto muito dele.

 

FIM DO CAPÍTULO.

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário