Nos Trilhos: Capítulo 16



Novela de

Sandy

 

Escrita por

Sandy


 Classificação: 



Personagens deste capítulo:

ANA e antítese de Ana (Carolina Kasting)

CARLO (Danton Mello)

GISELE (Christine Fernandes)

LÍVIA (Lucy Ramos)

BEATRIZ (Nívea Maria)

CARLA (Débora Falabella)

LIZA (Vivianne Pasmanter)

NANDO (Chay Suede)

PAULO (Murilo Benício)

PEDRO (Dan stulbach)

LEILA (Giovanna Rispoli)

HELOISA (Ângela Vieira)

LÚCIO (Dalton Vigh)

LOLA (Maria Clara Gueiros)

HEITOR (Marcelo Médici)

HENRIQUE (Petrônio Gotinjo)

MAXIMILIANO (Emílio Orciollo Netto)

VIRGÍLIO (Marcelo Melo jr.)

VIRGINIA (Lavínia Vlasak)

CAROLINA (Isabel Fillardis)

LEANDRO (Fernando Pavão)

BELLA (Barbara França)

EMÍLIO (Danilo Mesquita)

 

Título do capítulo de hoje: "Noite de estréia".



CENA 01 FESTA DE LANÇAMENTO INT/NOITE



 

Paulo e Leonora chegam de braços dados no evento e posam para as fotos da imprensa. Ele não esconde um sorriso ao avistar Ana trajada com o seu presente, se aproximando em sua direção.

 

PAULO: Você está linda!

 

LEONORA: Está uma gracinha mesmo, mas é melhor nos dar espaço para os repórteres!

 

O sorriso nos lábios de Ana some instantemente.

 

ANA: Acho melhor todos nós ficarmos longe deles, pelo menos por hoje...

 

LEONORA: Eu trabalhei duro por meses à fio, é chegada a hora de colher os louros! É mais do que justo, não é você queridinha que vai me impedir!

 

ANA: Estou tentando poupar a senhora de um embaraço...

 

PAULO: Por favor mãe, a ouça!

 

Ana retira seu celular de uma linda bolsinha de strass e mostra uma manchete: “ATRIZ REVELA ASSÉDIO NOS BASTIDORES DE ANNA KARIÊNINA” com a foto de Bella.

 

ANA: Saiu hoje, primeiro nesse site de fofoca, mas a essa altura já foi replicada em todos os veículos, inclusive em jornais e revistas!

 

Leonora ameaça desmaiar.

 

LEONORA: Filhinho me segura!

 

PAULO: Um escândalo!

 

LEONORA: Isso vai ofuscar um trabalho de meses! Mon Dieu!

 

ANA: Falei com a segurança, pelo menos repórter de fofoca aqui não entra, mas certamente vão estar de tocaia lá fora...

 

PAULO: Não é hora para chilique, mamãe! Vamos fingir que não está acontecendo nada...

 

LEONORA: Eu escrevo, não atuo, não seja muito exigente em relação a minha interpretação! E onde está aquela coisinha loura e irritante? Se eu ouvir a vozinha de taquara rachada que ela emite, me segurem!

 

ANA: Já posou para fotos, está lá dentro numa mesa com o Emílio! Quem não chegou foi o Leandro...

 

PAULO: Aquele covarde deve ter se enfiado debaixo da cama, vai dar mais assunto para as línguas de trapo em plantão!

 

Leandro aparece e começa a posar para as fotos.

 

ANA: Acho que ele não sabe de nada ainda...

 

PAULO: Vamos deixa-lo no escuro, por enquanto...

 

As outras duas assentem com o olhar, CORTA PARA:

 

CENA 02 FESTA DE LANÇAMENTO EXT/DIA

 

Carla chega ao local da festa, mas antes de entrar, a barra do seu vestido se enrosca na calçada.

 

CARLA: Droga... Me libera, chulé sai do meu pé!

 

De repente, Max se aproxima e num instante salva a moça.

 

CARLA: Me salvou de novo! Não vou ter como retribuir tanta gentileza!

 

Ele lhe dá o braço.

 

MAX: Me deixe acompanhar a signorina, prometo não incomodar e a senhora retribui as mia gentileza!

 

CARLA: Será um adorável prazer realizar o seu pedido!

 

Ela sorri e os dois entram de braços dados, CORTA PARA:

 

CENA 03 FESTA DE LANÇAMENTO INT/NOITE

 

Pedro e Lisa entram discretamente, mas Lola os vê.

 

LOLA: E vai ter barraco, a noite vai ser quente!

 

HEITOR: Não é melhor pedir para eles se retirarem...

 

LOLA: Se eles têm o convite, é por que alguém convidou, muito provavelmente a própria Carla...

 

HEITOR: A mulher sempre quer criar a oportunidade de pisar no homem...

 

LOLA: De salto fino, no pescoço principalmente!

 

HEITOR: Bonita essa mulher dele...

 

LOLA: Loura de farmácia, sinto o cheiro da água oxigenada de longe!

 

HEITOR: Me parece natural, assim daqui...

 

LOLA: Você não entende nada de cabelo e maquiagem...

 

HEITOR: Mas era eu que penteava os cabelos da minha irmã, minha finada mãezinha não tinha tempo de cuidar da caçula...

 

Lola tenta segurar a risada.

 

LOLA: Coitada da criança, deve ter se traumatizado com uma babá estranha como essas!

 

Liza e Pedro se mostram desconfortáveis.

 

PEDRO: Nós não deveríamos ter vindo...

 

LIZA: Mas ela foi tão gentil mandando os convites...

 

PEDRO: Foi educada, não sei se necessariamente queria a gente aqui... Vamos ficar um pouco, mas logo vazamos...

 

LIZA: Eu usurpei um dos meus figurinos mais chiquetosos, passei o dia no cabelereiro, não sairemos antes da última luz ser apagada...

 

PEDRO: Eu sou caseiro.

 

LIZA: Mas vivia saindo, batendo perna pela night, quando éramos amantes!

 

PEDRO: Saia pra te ver, mas agora não tenho mais essa necessidade, sempre te vejo em casa...

 

Liza faz uma careta enquanto aceita uma xicara de espumante oferecida por um garçom. De repente Carla e Max entram de braços dados e posam para as fotos.

 

LIZA: Ela está deslumbrante!

 

PEDRO: Quem é aquele cara?

 

LIZA: Deve ser algum peguete, a fila anda meu marido!

 

PEDRO: Tão rápido?

 

LIZA: Você a traiu, comigo, durante anos a fio, não me venha com moralismos!

 

PEDRO: Isso chama-se a síndrome do ex, logo passa...

 

LIZA: Cuidado, ou vai terminar virando meu ex também!

 

Ela toma todo o líquido da taça em um gole só e se afasta do marido. Enquanto isso, Bella e Emílio posam para as fotos juntos.

 

EMÍLIO: Botou a boca no trombone e ainda teve a coragem de dar a cara a tapa? Te admiro, garota!

 

BELLA: Me calei por tempo demais, uma hora ou outra toda essa história sórdida iria vazar...

 

EMÍLIO: Aproveitou a festa e todo o buzz da divulgação pra se promover que eu sei...

 

BELLA: Que nada, acho que a minha curta carreira acaba aqui: a vítima sempre paga o pato! Mas eu não conseguiria dormir enquanto o país, o mundo, não soubessem de tudo!

 

Leandro não sabe de nada e entra posando para a imprensa.

 

EMÍLIO: Vamos nos misturar, acho que o vilão burro de desenho animado deve estar querendo estrangular esse pescocinho fino e branco!

 

Os dois se misturam entre os convidados.

 

CENA 04 FESTA DE LANÇAMENTO INT/NOITE


 

Paulo e Ana conversam com Leandro trancados na cozinha do buffet.

 

PAULO: [...] Não te perguntaram nada sobre o escândalo? A essa altura não falasse de outra coisa nas mídias, na cidade, quiçá no país!

 

LEANDRO: Talvez funcione como publicidade indireta...

 

PAULO: Promoção de imagem queimada!

 

LEANDRO: Alguns jornalistas me ligaram, mas não atendi... Eles precisam correr atrás, não é assim que se consegue uma entrevista ou ensaio de fotos, não costumo ser um astro acessível!

 

Ana revira os olhos.

 

ANA: Vamos tirar ele daqui, pela porta dos fundos...

 

PAULO: Vamos te deixar em casa, fica escondido pelo menos por uns dias, deixa a poeira baixar! Estão te malhando tal como boneco de judas nas redes...

 

LEANDRO: Não tenho medo de gente mal amada escondida atrás de username de cantor de Kpop! Vou ficar, me defender e colher os louros, a aclamação de um trabalho brilhante, impecável! Não tenho medo da patrulha feminazi, sou mais eu e a minha dignidade! E toda a imprensa me viu entrar e posar para as suas câmeras, não posso simplesmente fugir pelas portas dos fundos!

 

ANA: Parece paródia...

 

PAULO: E paródia ruim ainda...

 

CORTA PARA:

 

CENA 05 FESTA DE LANÇAMENTO INT/NOITE

 

Leandro não se mostra intimidado pelo escândalo, circulando com uma taça de espumante gelado. Ele então senta-se ao lado de Bella para assistir o trailer.

 

BELLA: Cafajeste cara de pau!

 

LEANDRO: Garota mal educada!

 

Ela se levanta e vai sentar lá atrás, se esquecendo de Emílio e Nando.

 

EMÍLIO: Ela anda muito irritadiça...

 

NANDO: Muito chata isso sim, mas é meu dever apoiá-la, nesse momento difícil!

 

Os dois olham onde ela foi se sentar.

 

NANDO: Não tem lugar para mim ali!

 

Emílio toca a mão do amigo.

 

EMÍLIO: Vamos deixar ela um pouco sozinha, acho que é isso que ela precisa...

 

NANDO: (Irônico) Na certa ela imagina que eu deveria desafiar o cara para um duelo...

 

EMÍLIO: Mulheres quase sempre são românticas mesmo...

 

NANDO: (Irônico) Não estamos no século XVIII, não vou arriscar a minha pele!

 

Max e Carla conversam muito atentos um com o outro.

 

CARLA: [...] Não gosto de me assistir, é muito estranho...

 

MAX: Perfeccionismo?

 

CARLA: Não me considero uma atriz perfeccionista, sou uma atriz do coração, sou muito tranquila: vou apenas até onde posso... Mas é estranho mesmo assim, como se eu estivesse entrando em contanto com coisas de uma pessoa morta...

 

MAX: Veramente lúgubre, questi câmeras roubaram un po 'della tua alma?

 

CARLA: Quando eu interpreto um personagem, recebo uma alma diferente... Talvez seja desconfortável por que a possessão acabou!

 

MAX: Pensei que gli atorri fossem amici dos seus personagens...

 

CARLA: E somos, mas até mesmo os melhores amigos às vezes nos assustam...

 

Paulo e Leonora sobem ao palco emocionados.

 

LEONORA: [...] adaptar uma obra monumental como “Anna Kariênina” não foi uma tarefa fácil, mas estou confiante que as nossas escolhas foram satisfatórios e serão apreciadas pelos leitores e fãs desse clássico russo! A nossa maior dificuldade, com certeza, foi a mesquinhez dos executivos desta emissora/

 

Paulo rapidamente toma o microfone para si e tenta concertar os estragos provocados pela sinceridade e presunção da mãe.

 

PAULO: Tentamos trazer um visual único, reaproveitando materiais e figurinos antigos, criando uma espécie de customização: sim, pode-se ser original e criativo com pouco, basta ser inteligente e corajoso! Dinheiro não compra essas coisas, e nem sempre quem gasta muito faz o seu melhor... Não importa quanto gastamos!

 

Todos batem palmas efusivamente.

 

PAULO: E agora eu convido todos vocês a verem o trailer e posteriormente apreciarem o produto na integra: para nós é uma honra levar para a televisão aberta um clássico universal como “Anna Kariênina”!

 

Todas as atenções se dirigem para o telão: o trailer começa com a cena em que Anna é hostilizada após ir ao teatro indo contras os conselhos de Vronsky. A tela se apaga, mais palmas. Leonora se levanta com sua taça de espumante na mão.

 

LEONORA: Um brinde em homenagem a todos que se esforçaram na produção desta preciosidade!

 

Todos levantam suas taças num brinde coletivo.

 

Ana fala no ouvido de Lola.

 

ANA: Ela é meio sem noção, mas sabe se redimir!

 

LOLA: Ela é legal, só tem uma personalidade difícil!

 

CORTA PARA:

 

CENA 06 FESTA DE LANÇAMENTO INT/NOITE



 

A festa está quase no fim, Bella ronca, deitada rocando em uma mesa, com uma taça pela metade na mão direita.

 

BELLA: Minha cabeça... o que aconteceu?

 

Ela se levanta cambaleando, a música dói em seus ouvidos.

 

BELLA: Que música infernal!

 

Ela procura, cambaleante, por Nando. Esbarra em alguma coisa.

 

BELLA: Que raios é isso?

 

Ouve um grunhido, se abaixa assustada: o encontra bêbado e deitado no chão.

 

NANDO: (Bêbado) Parece que fui atropelado por um trator!

 

Ela bate delicadamente nele.

 

BELLA: No máximo posso ser comparada à uma bicicleta francesa, nunca à um trator! Que deselegante!

 

NANDO: Me ajuda a sair daqui!

 

A contragosto, ela o ajuda a se levantar.

 

BELLA: Encheu a cara, seu desgraçado!

 

NANDO: Você também tá meio grogue...

 

BELLA: Mulheres tem pouca tolerância a álcool...

 

NANDO: Não conta lorota, eu estou bêbado, não senil!

 

BELLA: Mas é verdade!

 

Ele sai apoiado nos ombros dela. Enquanto isso, Ana pega se despede de Paulo: ele se recusa a soltar a mão dela.

 

PAULO: Vejo sempre você usando esse anel...

 

ANA: É um lindo presente, não deveria usar direto, mas não consigo... Parece que se tornou parte de mim!

 

PAULO: Espero que não tenha se tornado uma espécie de gaiola, um símbolo de prisão...

 

ANA: Não pelo contrário, eu me sinto revigorada o usando, está mais perto de um símbolo de liberdade... Como aquela música: “E só presa a você, eu me sinto em liberdade...”

 

PAULO: Eu te disse, o anel podia significar muitas coisas, uma delas seria muito especial pra mim... pra nós...

 

Eles se olham ternamente e ela o beija apaixonadamente, de repente ouve-se o barulho de uma buzina: Leonora tenta chamar a atenção do filho.

 

LEONORA: Meus pés estão doendo, minhas pálpebras anseiam se fechar para o meu sono da beleza!

 

Eles se despedem em silêncio, e delicadamente eles soltam suas mãos, e Paulo caminha devagar até o seu carro.

 

ANA: Tchau!

 

Ele retribui o adeus, liga o carro e vai embora. Ana entra num taxi, CORTA PARA:

 

CENA 07 APARTAMENTO DE EMÍLIO INT/DIA



 

Stocks shots da cidade anunciam um novo dia. Emílio está cansado, porém feliz: toma café com Lola.

 

LOLA: [...] Menino, tá tão estranho... O que aconteceu?

 

EMÍLIO: Se com “estranho” tá querendo dizer: divido, feliz e ao mesmo tempo dolorido...

 

LOLA: Fala de personagem de filme... Uma tragédia?

 

EMÍLIO: Um filme tragicômico... Metade de mim é felicidade, a outra, um pesado remorso...

 

LOLA: Me conta direitinho essa história!

 

EMÍLIO: Não, capaz de você fazer fofoca...

 

LOLA: Confie em mim, a minha boca é um túmulo, aceito flores para melhorar o meu hálito!

 

EMÍLIO: No bolso da minha calça tem pastilha de menta, pode pegar...

 

LOLA: Não enrola e desembucha!

 

Ele suspira.

 

EMÍLIO: Finalmente fiquei com o cara que eu gostava, que eu gosto...

 

LOLA: Hunn, então deveria estar soltando fogos de artificio, e não com essa cara de quem comeu jiló!

 

EMÍLIO: Pior que gosto de jiló, minha vó fazia um prato com ela, era uma delícia!

 

LOLA: É modo de falar garoto, continua!

 

EMÍLIO: Eu não deveria ficar com ele, e isso nunca mais pode acontecer de novo, ou então posso acabar magoando uma pessoa que gosto muito... Uma das minhas melhores amigas!

 

LOLA: Que ambíguo! Depois tu conta pro Paulo, vai dar um bom filme gay!

 

Lola começa a consumir a bala de menta, Emílio vai até a janela e observa os transeuntes andando lá fora, CORTA PARA:

 

CENA 08 AMBIENTES DIVERSOS/DIA OU NOITE


 


Em flashs rápidos são mostrados momentos da vida de todos os personagens depois daquela festa:

 

Paulo e Ana tornam-se cada vez mais próximos: passeiam juntos no calçadão (de mãos dadas), vão a festas e jantar em restaurantes... E Leonora acolhe a futura nora.

 

Carlo entra num looping depressivo e solitário.

 

Gisele e Lúcio se afastam após o sucesso dela como ilustradora, enquanto ele se dedica solitariamente a escrever seu livro.

 

Emílio se afasta de Nando e nunca mais o vê, resultando em saudade e solidão.

 

Lívia se dedica aos seus estudos e aproveita o apoio da irmã Carolina.

 

Carla se aproxima cada vez mais de Max e começa o processo para o divórcio formal.

 

CORTA PARA:

 

CENA 09 APARTAMENTO DE ANA INT/NOITE



 

SEMANAS DEPOIS, Ana trás pipoca e senta-se ao lado de Paulo: os dois se abraçam e se beijam apaixonadamente e nãos e dão conta quando a minissérie começa. Ela o cutuca.

 

ANA: Começou!

 

Eles se apartam e tentam prestar atenção. Close na televisão: Anna desce do trem e encontra Vronsky.

 

LEANDRO/VRONSKY: Podemos ignorar o que se passa aqui de dentro!

 

Ele aperta o próprio peito.

 

CARLA/ANNA: Deixe-me, não pode ser, não vê que é impossível?!

 

Paulo beija a testa de Ana, que por sua vez, está com os olhos vidrados na tela. CORTA PARA:

 

CENA 10 APARTAMENTO DE CARLO INT/NOITE



 

A televisão de tubo também está sintonizada no canal educativo que exibe a minissérie, mostrando um beijo entre Anna e Vronsky, banhado em neve feita de papeizinhos picotados. Carlo desliga o aparelho transtornado.

 

CARLO: Odeio histórias de amor, principalmente as com final triste!

 

FIM DO CAPÍTULO.



Nenhum comentário:

Postar um comentário