Nos Trilhos: Capitulo 13




Novela de

Sandy

 

Escrita por

Sandy


 Classificação: 



Personagens deste capítulo:

ANA e antítese de Ana (Carolina Kasting)

CARLO (Danton Mello)

GISELE (Christine Fernandes)

LÍVIA (Lucy Ramos)

BEATRIZ (Nívea Maria)

CARLA (Débora Falabella)

LIZA (Vivianne Pasmanter)

NANDO (Chay Suede)

PAULO (Murilo Benício)

PEDRO (Dan stulbach)

LEILA (Giovanna Rispoli)

HELOISA (Ângela Vieira)

LÚCIO (Dalton Vigh)

LOLA (Maria Clara Gueiros)

HEITOR (Marcelo Médici)

HENRIQUE (Petrônio Gotinjo)

MAXIMILIANO (Emílio Orciollo Netto)

VIRGÍLIO (Marcelo Melo jr.)

VIRGINIA (Lavínia Vlasak)

CAROLINA (Isabel Fillardis)

LEANDRO (Fernando Pavão)

BELLA (Barbara França)

EMÍLIO (Danilo Mesquita)

 

Título do capítulo de hoje: "Traição"


CENA 01 CONTINUAÇÃO DIRETA DA ÚLTIMA CENA DO CAPÍTULO ANTERIOR PRACINHA EXT/NOITE


 


Virgílio espera ansiosamente uma resposta de Lívia. Ela vira-se, olha para as luzes que incendeiam o seu olhar.

 

VIRGÍLIO: Me responda, querida, está me deixando com uma ansiedade difícil de controlar...

 

LÍVIA: Não nos coloque numa situação mais difícil do que já estamos!

 

VIRGÍLIO: Mas é tão simples, apenas responda afirmante ou não, tão fácil como somar dois mais dois...

 

LÍVIA: Quando os sentimentos, os sonhos de outras pessoas estão em jogo... Nem mesmo uma pergunta simples, no fundo, é realmente simples...

 

VIRGÍLIO: Não precisa filosofar, apenas me responda, eu não peço mais do que isso!

 

LÍVIA: Pra que complicar tanto a nossa vidinha? Tava tão gostosinho, tão legal? Toda essa situação, vai gerar dor de cabeça, nos tirar da nossa zona de conforto...

 

VIRGÍLIO: Mas é bom sair da zona de conforto, às vezes necessitamos de novos ares, de novas possibilidades e caminhos!

 

LÍVIA: O nosso cineminha, os nossos jantarzinhos! Por que vamos estragar nossos bons momentos? Por quê?

 

VIRGÍLIO: (Meio irritado) Mas eu já cansei de migalhas, de namoro quando o tempo livre é o bastante: quero algo sólido, verdadeiro... Onde eu possa pisar sem medo de afundar, um solo que possamos cuidar, fazer nascer e crescer algo bonito, algo nosso!

 

LÍVIA: Mas você não leva em conta as minhas possibilidades, aquilo que eu posso oferecer! Não adianta semear em terra onde só vai nascer erva daninha!

 

Ela olha melancolicamente para árvore iluminada.

 

LÍVIA: Não posso aceitar o seu pedido, não posso acolher sonhos que não são meus! Minhas perspectivas sempre foram outras, diferentes, maiores do que a suas! Eu nunca escondi, eu quero e posso mais! Não vou enterrar a minha vida numa cozinha de classe média na tijuca!

 

VIRGÍLIO: Eu sou um atraso pra você? Uma ancora que te puxa pra baixo?

 

LÍVIA: Nunca exigi nada de você, Virgílio você é um cara legal, muito legal mesmo... Mas você merece coisa melhor, alguém que compartilhe dos teus sonhos, dos teus ideais!

 

Ela puxa com força a corrente do pescoço, quebrando a gargantilha.

 

LÍVIA: Eu não te mereço, mas não quero que fiquem acesas magoas entre nós, me perdoe por arrastar essa situação por tanto tempo...

 

Ela põe a joia nas mãos deles e some na escuridão, CORTA PARA:

 

CENA 02 PRÉDIO DE EMÍLIO INT/NOITE

 

Bella e Nando ajudam Emílio a descer do carro.

 

EMÍLIO: Vocês vão me despejar aqui? Não vou conseguir subir com o pé desse jeito...

 

BELLA: Não tenho mais forças não, desmaio antes de chegarmos na soleira da porta!

 

EMÍLIO: Sorte minha que têm elevador aqui, não vou precisar me arrastar por escadas a fio!

 

Bella e Nanda se entreolham.

 

NANDO: Eu te levo até lá...

 

Nando pega Emílio no colo e anda em direção ao prédio, enquanto Bella espera no carro.

 

BELLA: Não demora! Tô com sono!

 

EMÍLIO: Meu coraçãozinho não vai aguentar!

 

Quando chegam, Emílio é colocado no chão e entra no elevador.

 

EMÍLIO: Adeus, você é mesmo um cara legal, a Bella tem sorte!

 

Nando acena com a cabeça, as portas do elevador se fecham...

 

EMÍLIO: Ele podia ter me deixado na porta do meu banheiro...

 

Ele tenta afastar pensamentos imprevistos com as mãos.

 

EMÍLIO: Vou tomar um banho frio!

 

CORTA PARA:

 

CENA 03 LIVRARIA INT/NOITE

 

Ana tenta ligar para Carlo, mas ele não a atende.

 

GISELE: Seu fosse você desistiria, e daria atenção para quem realmente merece...

 

ANA: Tenho a impressão que as consequências da minha falta de coragem em falar a verdade, serão maiores do que parecem no momento!

 

Paulo se aproxima e oferece uma nova taça de champanhe para as amigas.

 

PAULO: Você está muito tensa!

 

GISELE: Beba, beba! Você nunca perde a linha, dança fora do ritmo... às vezes cometer alguns excessos é saudável!

 

Ela pega grosseiramente a taça das mãos de Paulo e toma de uma vez.

 

ANA: Satisfeitos?

 

CORTA PARA:

 

CENA 04 BARZINHO INT/NOITE



 

Lívia entra cabisbaixa e pede um drink, de repente alguém sentasse na banqueta ao seu lado: Carlo.

 

LÍVIA: Sinceramente, hoje não é o meu dia!

 

CARLO: E nem o meu!

 

LÍVIA: Não contente em estragar a vida da Ana, resolveu estragar a minha também?

 

CARLO: Eu nem me importo com a tua vida, como posso ter a pretensão de estragá-la?

 

LÍVIA: Só o contanto impessoal como alguém como tu, já piorou e muito a minha vida a curto prazo!

 

CARLO: Se eu pudesse, nem te dirigia a palavra... Mas acontece que eu sou uma pessoa educada, até demais!

 

LÍVIA: A vida é um poema pra mim, e o teu nome, sem dúvidas, não rima com “educação”!

 

CARLO: No estado deteriorado das coisas, no andar manco dos cavalos da minha carruagem, estou pouco me lixando pra poetas e suas rimas medíocres!

 

LÍVIA: Você nunca tem um pingo de senso de humor?

 

CARLO: Tu és uma péssima piadista, isso sim!

 

CORTA PARA:

 

CENA 05 CASA DE CARLA INT/NOITE

 

Carla finaliza um jantar especial com a ajuda da mãe.

 

HELOISA: [...] Pra quê esse esmero todo? Quem vê pensa que quer tentar reconquistar aquele traste “pela barriga”?

 

CARLA: Tudo o que faço, faço bem-feito mãe! Me ajuda aqui!

 

Heloisa ajuda a filha a escorrer o macarrão, logo depois começam a cozinhar o molho.

 

CARLA: Nós precisamos resolver os problemas práticos, falar sobre o nosso filho... Uma boa comida ajuda na conciliação...

 

HELOISA: Juro que entendi “reconciliação”!

 

Carla enxuga as mãos com um pano de prato.

 

CARLA: Acho que a reconciliação não é possível, e eu tão pouco estou interessada nela! Me passa o estrato de tomate, mãe, por favor!

 

Heloisa faz uma careta e passa o pote de vidro que estava na pia, descuidada a filha deixa-o cair durante o passar de mãos. Elas não percebem quando uma lasca de vidro mergulha na panela.

 

HELOISA: Está nervosa?

 

CARLA: Apenas apreensiva, a última vez que nos vemos, eu lhe ameacei com uma tesoura pontiaguda!

 

Elas se abaixam e começa a limpar a sujeira, CORTA PARA:

 

CENA 06 BARZINHO INT/NOITE

 

Carlo e Lívia a essa altura já estão bastante alterados: ela se mexe ao som da música sentada sobre a banqueta.

 

CARLO: Para, pelo amor de Deus, pare! Está me dando nos nervos! Tem um formigueiro aí embaixo?

 

LÍVIA: Não seu bruto idiota! Eu só queria dançar, mas como não tenho par, dança aqui mesmo no meu cantinho! Com esse par aqui!

 

Ela levanta mais um copo de drink e bebe seu conteúdo de uma vez.

 

CARLO: Você está bêbada, isso sim!

 

LÍVIA: Tu também tá, dá pra ver pelos teus olhos inchados... E por essas bochechas de buldogue, parecem que vão explodir!

 

Ela cai na risada, ele se levanta cambaleante.

 

LÍVIA: Cuidado não se espatifar no chão!

 

CARLO: Te levanta, rápido, antes que eu desista!

 

LÍVIA: Pra quê?

 

CARLO: Vamos dançar!

 

LÍVIA: Aí nós dois vamos cair!

 

CARLO: Juntos, e foda-se tudo ao nosso redor!

 

Close na mão dele ajudando-a a se levantar; os dois vão pra pista e começam a dançar loucamente uma música rápida, CORTA PARA:

 

CENA 07 CASA DE CARLA INT/NOITE

 

Carla e Heloisa observam o reencontro de Pedro com o filho: ele lhe dá um presente e os dois sorriem em plena alegria.

 

HELOISA: Sempre foi assim, os homens desaparecem da vida dos filhos, depois voltam com algum artigo de uma loja de brinquedos e o conquistam de novo... Nós que ficamos aqui, o tempo todo, se desgastando pelo bem-estar deles, nunca recebemos agradecimento!

 

CARLA: Que amargura mamãe!

 

HELOISA: Faço apenas uma triste constatação, da ordem natural das coisas!

 

Pedro se dirige a elas constrangido, Heloisa pega o neto no colo.

 

PEDRO: Acho que esqueci alguns livros aqui, entre eles um muito importante...

 

CARLA: Aquele de história da arte? Eu sei onde está, antes de você ir embora, eu pego e embalo pra ti.

 

Pedro agradece com o olhar.

 

HELOISA: Vou levar o menino pra dormir... Não se preocupem, vou jantar no quarto, vendo a minha novela... Podem ficar sossegado... Com certeza a Leila deve ter comido algo na rua, é capaz dela chegar só depois que ele for embora...

 

Heloisa sai com o neto nos braços, sozinhos, Carla dirige Pedro até a sala de jantar, CORTA PARA:

 

CENA 08 BARZINHO INT/NOITE



 

A música animada se finda, uma mais lenta se inicia. Quase caindo de sono, Lívia deixa-se encostar no corpo de Carlo, a cabeça aos poucos se deixa cair sobre o peito dele.

 

LÍVIA: (De olhos fechados) Minha cabeça dói...

 

CARLO: A minha também... Girou, girou... e capotou!

 

LÍVIA: Vamos embora...

 

Ele começa arrastá-la para fora.

 

LÍVIA: Minha bolsa!

 

Os dois fazem o caminho de volta como dois zumbis acorrentados, pegam a bolsa e saem. Lá fora, Lívia parece tomar um pouco de consciência.

 

LÍVIA: Nem pense em dirigir! Vamos pegar um táxi... De consequência basta uma bela ressaca e não uma perna quebrada!

 

Sem forças, ele não se opõe e os dois ficam esperando um táxi, CORTA PARA:

 

CENA 09 CASA DE CARLA INT/NOITE



 

Carla e Pedro jantam civilizadamente.

 

PEDRO: [...] Você não precisa se preocupar com nada, falei com o nosso, digo o meu advogado... O divórcio será rápido e amigável... Ele trará os papéis pra assinarmos...

 

Carla olha melancolicamente o fundo de um copo com vinho.

 

CARLA: Parece tão fácil, apenas assinar um nome em um papel... Pronto: bens divididos, futuro da criança assegurado!

 

PEDRO: É só se acostumar com a ideia!

 

CARLA: Parece que você não se acostumou ainda, é preciso de um tempinho! Parar de dividir advogado, médico... Até mesmo evitar frequentar os mesmos lugares, conviver com os mesmos amigos...

 

PEDRO: Um rompimento completo é impossível, temos o nosso filho, pelo menos com certeza em um ponto nossas vidas sempre irão convergir!

 

CARLA: Eu sei, mas o ideal seria o rompimento completo! Brusco, como o cortar de um fio de seda por uma tesoura afiada! Brusco e indolor! Leu o meu diário?

 

PEDRO: Confesso que ainda não tive coragem! Quem sabe um dia, quando todas as tormentas tiverem sessado!

 

Os dois silenciam e continuam o jantar silenciosamente. De repente Pedro sente algo na boca, e num espasmo cospe uma lasca de vidro, ele tampa a boca com as mãos...

 

PEDRO: O que é isso? Está querendo me matar? É uma armadilha?

 

Os dois se levantam.

 

CARLA: Não sei como isso foi parar aí, foi um acidente!

 

Ele avança contra ela, como se quisesse esgana-la.

 

CARLA: Vai me bate, me prende e me sufoca! O nosso problema sempre foi excesso de civilidade, carinho e controle! Em quinze anos de casados, nunca brigamos! Nunca nos ofendemos e muito menos se perdoamos! Não havia perspectiva pra gente, não havia possibilidade de evolução...

 

Ele limpa o sangue que escorre pelos lábios com um guardanapo.

 

PEDRO: Eu nunca bateria numa mulher, por mais que a perfeição, o mundo dela me oprima!

 

Ela se aproxima dele.

 

CARLA: Vamos cuidar desse ferimento...

 

PEDRO: Não, eu posso me curar sozinho, estancar o sangue e promover a cicatrização...

 

CARLA: Espero que saiba conviver com as cicatrizes, eu estou tentando conviver com as minhas!

 

Eles se olham por um tempo, sem trocar uma única palavra, até que ele se encaminha lentamente para a porta dos fundos. Sozinha, ele houve a porta bater, os cachorros do vizinho latirem e o carro dele dar partida, CORTA PARA:

 

CENA 10 APARTAMENTO DE GISELE INT/NOITE


Ana nem tirou o vestido, tenta ligar várias vezes para Carlo novamente, mas ele não a atende. Gisele põe a cabeça fundo na geladeira enquanto escuta a conversa da amiga, então retira frios e põe sobre a mesa: as duas começam a comer compulsivamente.

 

GISELE: Ele deve estar no hotel com o Max, ligou pra ele?

 

ANA: Ele está sem celular e eu não vou ligar a essa hora da noite pra recepção: “vocês podem ir no quarto daquele carcamano dá uma olhadinha, talvez o meu namorido esteja debaixo de alguma cama ou dentro de algum móvel!”.

 

GISELE: Pois então se conforme, amanhã vocês se falam e põem os pingos nos I’s

 

ANA: E o Lúcio?

 

GISELE: Parece que não quer falar comigo: deitou e finge que está dormindo, mas aposto que vai passar a noite se remexendo como dizem que defuntos fazem no caixão, na primeira noite depois do enterro!

 

Ana coloca uma grande fatia de queijo muçarela na boca e come de uma vez, CORTE RÁPIDO:

 

CENA 11 APARTAMENTO DE ANA INT/NOITE

 

Ana se joga na cama sem tirar a roupa de festa e adormece instantaneamente, CORTA PARA:

 

CENA 12 APARTAMENTO DE LÍVIA INT/DIA

 

Ana entra e dá de cara com Carolina saindo para o trabalho.

 

ANA: Pensei que fosse teu dia de folga...

 

CAROLINA: Num dia preparar a festa, no outro batente normal, são as leis do capitalismo... A Lívia tá trancada, nem sei direito a hora que ela chegou, só me joguei na cama mesmo... Estava tão cansada...

 

ANA: Posso acordá-la, preciso desabafar com uma amiga...

 

CAROLINA: Por mim, se quiser levar uma frigideira e fazer um barulhão... Odeio gente acomodada e preguiçosa, mesmo que seja minha irmã!

 

Carolina sai, Ana se dirige para o quarto da amiga e abre a porta delicadamente.

 

ANA: Lívia! Hora de acordar!

 

Ela se surpreende com Carlo e Lívia deitado agarrados na cama.

 

FIM DO CAPÍTULO.




Nenhum comentário:

Postar um comentário