Novela de
Sandy
Escrita por
Sandy
Classificação:
Personagens deste capítulo:
ANA e antítese de Ana (Carolina Kasting)
CARLO (Danton Mello)
GISELE (Christine Fernandes)
LÍVIA (Lucy Ramos)
BEATRIZ (Nívea Maria)
CARLA (Débora Falabella)
LIZA (Vivianne Pasmanter)
NANDO (Chay Suede)
PAULO (Murilo Benício)
PEDRO (Dan stulbach)
LEILA (Giovanna Rispoli)
HELOISA (Ângela Vieira)
LÚCIO (Dalton Vigh)
LOLA (Maria Clara Gueiros)
HEITOR (Marcelo Médici)
HENRIQUE (Petrônio Gotinjo)
MAXIMILIANO (Emílio Orciollo Netto)
VIRGÍLIO (Marcelo Melo jr.)
VIRGINIA (Lavínia Vlasak)
CAROLINA (Isabel Fillardis)
LEANDRO (Fernando Pavão)
BELLA (Barbara França)
EMÍLIO (Danilo Mesquita)
Título do capítulo de hoje: "despedaçada - debaixo dos trilhos de algum trem."
CENA 01 CONTINUAÇÃO DIRETA DA ÚLTIMA CENA
DO CAPÍTULO
APARTAMENTO DE LÍVIA INT/DIA
Carolina
sai, Ana se dirige para o quarto da amiga e abre a porta delicadamente.
ANA:
Lívia! Hora de acordar!
Ela
se surpreende com Carlo e Lívia deitados e agarrados na cama. Expressão de
amplo horror se desenha na face de Ana, ela reprime uma espécie de grunhido ou
espasmo, sente um tremor percorrendo todo o seu corpo e segurando uma torrente
de lágrimas, fecha a porta e sai daquele apartamento correndo. Entra como louca
no elevador e aperta os botões de comando desordenadamente, as portas se fecham
e o elevador começa a descer, ela se esgueira e senta-se no chão, sentindo a
sensação fria do contato com material metálico.
CORTA
PARA:
CENA
02 PRÉDIO DE ANA EXT/DIA
Ana
sai como uma sonâmbula, ignorando até mesmo o porteiro que vem em sua direção
com um maço de contas.
PORTEIRO:
O que deu nessa senhora? O Rivotril deve estar em falta por aqui...
As
lágrimas escorrem involuntariamente no rosto de Ana, o sol quente incomoda a
sua visão, ela tenta proteger os olhos com um dos braços. Segue andando pela a
frente. sem rumo e sem direção, atordoada e perdida numa torrente de
sentimentos, lembranças e imagens, CORTA PARA:
CENA
03 APARTAMENTO DE LÍVIA INT/DIA
Lívia
acorda, lentamente vai tomando consciência de volta, põe as mãos na cabeça
reprimindo uma forte dor de cabeça e tontura, de repente sente o corpo de Carlo
sobre o seu e o repele como se fosse um cadáver. Se levanta da cama com
repugnância e aos poucos vai se dando conta do que aconteceu na noite anterior.
LÍVIA:
Não, não pode ser!
Ela
põe uma das mãos em sua boca.
LÍVIA:
Não, não, não!
Aos
poucos o desespero vai tomando parte dentro dela.
LÍVIA:
Eu não posso ter feito isso, não posso ter sido tão leviana!
Ela
olha para os lados, avista um casaco na cadeira, rapidamente o veste e sai
correndo do ambiente, CORTA PARA:
CENA
04 APARTAMENTO DE GISELE INT/DIA
Lúcio
e Gisele tomam café da manhã num silêncio sepulcral: logo ele termina de comer,
pega sua mochila e se prepara para sair.
GISELE:
Tenha um bom dia.
LÚCIO:
Digo o mesmo para você, querida.
Lúcio
abre a porta para sair, Lívia entra correndo aos prantos. Gisele se levanta.
GISELE:
O que aconteceu?
Lívia
se joga no abraço da amiga.
LÍVIA:
Só me abraça! Não fala mais nada!
Lúcio
gentilmente fecha a porta e deixa as duas amigas sozinhas, CORTA PARA:
CENA
05 APARTAMENTO DE LÍVIA INT/DIA
Carlo
se levanta com uma ressaca dos diabos, apanha suas roupas do chão e se esgueira
para fora do apartamento. Corte rápido, ele empurra a porta de Ana e entra
(estava aberta), se dirige para o quarto e logo entra no banheiro da suíte:
abre o chuveiro e toma uma ducha gelada, CORTA PARA:
CENA
06 EMISSORA EDUCATIVA INT/DIA
Lola
maquia Emílio.
LOLA:
Você está delirando garoto, o Nando não joga no mesmo time que você...
EMÍLIO:
Mas poderia...
LOLA:
Mas não joga...
EMÍLIO:
Mas ele me apertou tão forte quando machuquei o pé...
LOLA:
Ainda bem que não torceu de verdade, imagina atrasar as gravações por causa de
um incidente sem importância?
EMÍLIO:
Insensível!
Lola
se afasta do jovem ator e começa a retocar o penteado de Carla, enquanto ela
fala pelo telefone com sua advogada.
CARLA:
Acho que não teremos nenhuma dificuldade, ele me garantiu que será um divórcio
amigável!
JULIANA:
(Por telefone) Mas é o menino? Pensou na possibilidade de uma guarda
compartilhada? Algo me diz que ele vai tentar o contrário...
CARLA:
Ele não tem motivo e nem chances para tentar ficar sozinho com a guarda do Pedrinho...
JULIANA:
Não subestime a vaidade masculina, às vezes eles tomam as atitudes mais
insensatas apenas para demonstrar poder...
LOLA:
Carlinha? Preciso terminar isso aqui logo...
CARLA:
Preciso desligar, depois a gente se fala pessoalmente... Essa semana passo aí,
sem falta!
Carla
desliga o celular e logo Lola termina o seu trabalho. A atriz se levanta, se
dirige ao set de filmagens e logo ouve-se o gravando e mais uma sequência
começa a ser gravada: Anna depois da fuga com Vronsky, visita o filho escondida
do marido; Carla, abraça o ator mirim sentindo e passando tanta verdade, como
se ele fosse o seu filho verdadeiro. Entra no set uma atriz trajada como uma
mujique.
ATRIZ:
Vamos, minha senhora, o Conde voltou para casa mais cedo do que de costume...
Venha por aqui!
Carla
realmente sente-se arrastada para fora pela atriz, se debate e sua mão toca a
da criança. Todos nos bastidores, se impressionam com a veracidade da sua
atuação.
CARLA/ANNA:
Meu filho, não me separem do meu filho!
Foco
na expressão de dor da atriz-protagonista.
PAULO:
CORTA!
Ao
terminar a gravação, Carla começa a chorar copiosamente. O ator mirim se
aproxima e lhe abraça forte.
ATOR
MIRIM: Não fica triste, Tia! É de mentirinha!
Ela
olha ternamente para a criança.
CARLA:
Eu sei, eu sei, querido!
CORTA
PARA:
CENA 07 APARTAMENTO DE GISELE INT/DIA
Lívia
observa Gisele terminar de tomar o café, sem forças mesmo para beliscar alguma
coisa.
GISELE:
[...] Tudo bem então, fica quietinha aí, depois você me conta o que aconteceu
de verdade... Quando estiver melhor...
Lívia
agradece a amiga com o olhar.
GISELE:
Tô morta de fome, ainda... Será que o traste do Carlo apareceu? Era só o que me
faltava, fazer companhia a ela em um tour pelos principais hospitais e
necrotérios da cidade...
Gisele
reprime uma grande dor interna, mas Gisele não percebe nada, CORTA PARA:
CENA
08 EMISSORA EDUCATIVA INT/DIA
Enquanto
Carla se recupera, Paulo dá orientações a Bella e Emílio se preparem para a
próxima cena deles juntos.
PAULO:
[...] É uma cena mais doce, mais silenciosa... Difere em muito da grande
maioria das que a gente rodou até agora... Entenderam o tom?
Eles
assentem positivamente, o diretor ajusta a posições dos atores no cenário:
sentados delicadamente em uma mesinha de jogos de tabuleiro.
PAULO:
Gravando!
Kitty
ameaça se levantar e deixar Liéven.
EMÍLIO/LIÈVEN:
Espere... Eu queria, a muito tempo, lhe perguntar uma coisa...
BELLA/KITTY:
Por favor, pergunte...
EMÍLIO/LIÈVEN:
Veja!
Com
as peças de madeiras de um brinquedo com letras desenhadas, o ator forma a
frase “Não pode ser” e a palavra “Nunca”.
A
atriz demonstra sentimentos conflitantes ao olhar para as peças.
BELLA/KITTY:
Compreendi!
Ela
aponta com o dedo indicador a palavra “Nunca”
BELLA/KITTY:
Não é verdade! Apenas naquele momento, não podia ser diferente!
O
sorriso resplandece no rosto do ator.
EMÍLIO/LIÈVEN:
E agora?
Ela
rapidamente mistura as peças novamente, e começa a formular as palavras:
“Perdoar” e “Esquecer”.
EMÍLIO/LIÈVEN:
Compreendi!
Os
dois atores demostram carinho ao olhar um para o outro.
PAULO:
Corta! Perfeita a cena, amor, carinho... Perdão... Tudo esplandece no ar!
Todos
atrás das câmeras aplaudem os jovens atores, inclusive Carla que está novamente
recuperada, CORTA PARA:
CENA
09 EMISSORA EDUCATIVA INT/DIA
Sozinha
em um dos camarins, Leonora observa tristemente uma foto de trinta anos atrás,
com ela e um casal de amigos.
LEONORA:
Tempos que não voltam mais...
De
repente, Lola entra para buscar uma escova de cabelos e num susto, a senhora se
apressa para esconder a relíquia.
LOLA:
Agora a senhora tá de férias né, já escreveu tudo... Agora vai parar o pouso
aqui de vez, pra infernizar a vida de todo mundo, não é?
LEONORA:
Não tenho que dar satisfações a uma reles subalterna, os deuses do Olimpo
apenas interagem com os pobres e idiotas mortais, quando lhes convém...
LOLA:
Que mal humor do cão!
LEONORA:
É sua obrigação aguentar todos os meus picos de humor, bons ou maus, se não
fosse a minha boa vontade a senhorita estaria maquiando defuntos e costurando
mortalhas em alguma funerária de periferia!
Lola
faz uma careta e sai, novamente Leonora retira a foto dos bolsos e volta a
olhá-la melancolicamente, CORTA PARA:
CENA
10 APARTAMENTO DE ANA INT/DIA
Carlo
faz a barba no banheiro, com raiva e transtornado, acaba se cortando sem
querer.
CARLO:
Ando sem sorte nessa maldita vida!
Ele
derruba com fúria todos os objetos de higiene dentro da pia cheia de água.
CARLO:
Quem dera eu conseguisse controlar o meu poder de destruição... Ou então me
autodestruir, sem causar danos as pessoas que estão ao meu redor!
Ele
senta-se na privada e põe as mãos na cabeça, tentando abafar os fantasmas que o
rodeiam, CORTA PARA:
CENA
11 EMISSORA EDUCATIVA INT/DIA
No
camarim, Emílio começa a tirar o figurino, começando pela parte de cima
(ficando sem camisa), de repente Nando entra e pega uma caixa no chão. O jovem
ator sente-se um pouco constrangido, e o assistente de direção o cumprimenta.
NANDO:
Parabéns cara, fiquei vidrado na última cenas que vocês gravaram!
Eles
apertam as mãos e Emílio reprime um estremecimento.
EMÍLIO:
Obrigado.
Nando
sai e Emílio desaba em sua cadeira.
EMÍLIO:
Assim eu não vou aguentar!
CORTA
PARA:
CENA
12 EMISSORA EDUCATIVA INT/DIA
Leandro
e Carla rodam uma cena forte de uma briga entre Vronsky e Anna.
CARLA/ANNA:
Não me arrependo de nada, não nego nada que fiz!
LEANDRO/VRONSKY:
Eu perdi tudo por ti: as alegrias da corte, o prestígio e o respeito do
exército, o dinheiro de minha mãe... Não temos mais um rublo!
CARLA/ANNA:
O senhor não pode me culpar pelas peças da providencia, culpe a sua própria
incompetência!
LEANDRO/VRONSKY:
Vou me culpar pelo resto da minha maldita vida: qualquer que seja ou venha a
ser o nosso destino, somos nós que o fazemos, e não devemos nos lamentar!
Close
na expressão consternada de Carla.
PAULO:
Corta!
Ouvem-se
aplausos e urras de todas as partes, FUSÃO PARA:
CENA
13 AMBIENTES SIMULTÂNEOS EMISSORA EDUCATIVA E COPACABANA/DIA
Fim
de tarde, as gravações correm a todo vapor, Carla roda a sequência em Anna anda
desnorteada pelas ruas de Moscou: ela quase é atropelada por uma carruagem.
Anna
anda desnorteada pelas ruas é quase sofre um acidente ao atravessar a rua fora
da faixa.
HOMEM:
Cuidado sua louca!
Ela
ignora o homem e continua andando.
Anna
chega à estação de trem, e em pleno surto percorre o ambiente.
Ana
acaba se deslocando até a praia, em pleno meio-dia, com pouquíssimas pessoas no
local.
Anna
passa despercebida entre muitas pessoas e se aproxima dos trilhos, olhando
fixamente para o longe.
Ana
anda lentamente pela areia, sentindo os pés se queimarem nesse contanto,
olhando ao longe, mirando o mar.
Anna
se chega até os trilhos e escuta cada vez mais perto o som ensurdecedor do trem
se aproximar.
Ana
quanto mais se aproxima do mar, ouve o barulho das ondas cada vez mais forte.
Ela entra e sente a água gelada em seu corpo, machucando os seus ossos.
Anna,
em puro estado de descontrole põe as mãos na cabeça e tenta tampar os ouvidos
para não mais ouvir.
Ana
tampa os ouvidos, tentando não ouvir o som do mar.
Num
surto Anna joga-se nos trilhos do trem...
Ana
imerge na água, sente-se sufocar dentro da água gelada. Mas de repente, sente
uma força surgir-lhe do nada em seu coração e volta a superfície, voltando a
respirar.
Carla
é abraçada por Paulo, em meio a aplausos e ovação de todos os envolvidos na
produção da série. Leonora chora copiosamente. Todos se abraçam entre si, e
entre esses abraços, Nando abraça Emílio, surpreendendo o jovem ator.
Ana
sai da água tremendo, porém sentindo a vida pulsar-lhe de volta nas veias,
CORTA PARA:
CENA
14 APARTAMENTO DE ANA INT/DIA
Gisele
choca-se ao dar de cara com Carlo no sofá da amiga.
GISELE:
E a Ana, onde ela está?
CARLO:
(Ainda atordoado pela ressaca) Quando eu cheguei aqui, hoje cedo, ela não
estava...
GISELE:
Ela ainda deve estar te procurando, seu cafajeste! Alma elevada, eu não teria
tamanha sensibilidade!
CARLO:
Vamos esperar ela voltar, então...
GISELE:
Nada disso! Já é muito tarde, vamos atrás dela! Vamos no carro do Lúcio, mas
você paga a gasolina... Semanas que aquilo tá parado e a culpa é sua, é justo
que custei a empreitada!
Carlo
não mostra objeção e é arrastado para fora do apartamento, corte rápido, os
dois saem do estacionamento num modelo simples e antigo, porém conservado.
CARLO:
Espero que essa velharia, não nos deixe na mão!
CORTA
PARA:
CENA
15 APARTAMENTO DE ANA INT/NOITE
Flashs
rápidos de Gisele e Carlo a procura de Ana, e por sua vez, desta voltando para
casa lentamente a pé. Ela entra no prédio pelo elevador de serviço, entra em
seu apartamento e se esgueira até o banheiro: tira a roupa molhada e se joga
numa ducha quente, o vapor quente toma conta do espelho sobre a pia; A mão de
Ana o “limpa”, já vestida e começa a pentear os cabelos molhados. Ela sai, abre
o guarda-roupa e silenciosamente começa a arrumar a mochila e as outras coisas
de Carlo. Logo depois, ela leva as malas para a sala e espera. A luz natural do
dia acabou, as luzes da cidade iluminam a sala parcamente e ela não acende
nenhuma lâmpada. Um certo tempo depois a porta se abre e Gisele e Carlos
entram: ela corre e abraça Ana.
GISELE:
Onde você estava? Estávamos loucos te procurando!
CARLO: Por que as minhas
coisas estão aqui?
Ana olha para ele e deixa
uma lágrima escorrer.
FIM DO CAPÍTULO.
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