Nos Trilhos: Capítulo 14




Novela de

Sandy

 

Escrita por

Sandy


 Classificação: 



Personagens deste capítulo:

ANA e antítese de Ana (Carolina Kasting)

CARLO (Danton Mello)

GISELE (Christine Fernandes)

LÍVIA (Lucy Ramos)

BEATRIZ (Nívea Maria)

CARLA (Débora Falabella)

LIZA (Vivianne Pasmanter)

NANDO (Chay Suede)

PAULO (Murilo Benício)

PEDRO (Dan stulbach)

LEILA (Giovanna Rispoli)

HELOISA (Ângela Vieira)

LÚCIO (Dalton Vigh)

LOLA (Maria Clara Gueiros)

HEITOR (Marcelo Médici)

HENRIQUE (Petrônio Gotinjo)

MAXIMILIANO (Emílio Orciollo Netto)

VIRGÍLIO (Marcelo Melo jr.)

VIRGINIA (Lavínia Vlasak)

CAROLINA (Isabel Fillardis)

LEANDRO (Fernando Pavão)

BELLA (Barbara França)

EMÍLIO (Danilo Mesquita)

 

Título do capítulo de hoje: "despedaçada - debaixo dos trilhos de algum trem."




CENA 01 CONTINUAÇÃO DIRETA DA ÚLTIMA CENA DO CAPÍTULO APARTAMENTO DE LÍVIA INT/DIA



 

Carolina sai, Ana se dirige para o quarto da amiga e abre a porta delicadamente.

 

ANA: Lívia! Hora de acordar!

 

Ela se surpreende com Carlo e Lívia deitados e agarrados na cama. Expressão de amplo horror se desenha na face de Ana, ela reprime uma espécie de grunhido ou espasmo, sente um tremor percorrendo todo o seu corpo e segurando uma torrente de lágrimas, fecha a porta e sai daquele apartamento correndo. Entra como louca no elevador e aperta os botões de comando desordenadamente, as portas se fecham e o elevador começa a descer, ela se esgueira e senta-se no chão, sentindo a sensação fria do contato com material metálico.

 

CORTA PARA:

 

CENA 02 PRÉDIO DE ANA EXT/DIA

 

Ana sai como uma sonâmbula, ignorando até mesmo o porteiro que vem em sua direção com um maço de contas.

 

PORTEIRO: O que deu nessa senhora? O Rivotril deve estar em falta por aqui...

 

As lágrimas escorrem involuntariamente no rosto de Ana, o sol quente incomoda a sua visão, ela tenta proteger os olhos com um dos braços. Segue andando pela a frente. sem rumo e sem direção, atordoada e perdida numa torrente de sentimentos, lembranças e imagens, CORTA PARA:

 

CENA 03 APARTAMENTO DE LÍVIA INT/DIA

 

Lívia acorda, lentamente vai tomando consciência de volta, põe as mãos na cabeça reprimindo uma forte dor de cabeça e tontura, de repente sente o corpo de Carlo sobre o seu e o repele como se fosse um cadáver. Se levanta da cama com repugnância e aos poucos vai se dando conta do que aconteceu na noite anterior.

 

LÍVIA: Não, não pode ser!

 

Ela põe uma das mãos em sua boca.

 

LÍVIA: Não, não, não!

 

Aos poucos o desespero vai tomando parte dentro dela.

 

LÍVIA: Eu não posso ter feito isso, não posso ter sido tão leviana!

 

Ela olha para os lados, avista um casaco na cadeira, rapidamente o veste e sai correndo do ambiente, CORTA PARA:

 

CENA 04 APARTAMENTO DE GISELE INT/DIA

 

Lúcio e Gisele tomam café da manhã num silêncio sepulcral: logo ele termina de comer, pega sua mochila e se prepara para sair.

 

GISELE: Tenha um bom dia.

 

LÚCIO: Digo o mesmo para você, querida.

 

Lúcio abre a porta para sair, Lívia entra correndo aos prantos. Gisele se levanta.

 

GISELE: O que aconteceu?

 

Lívia se joga no abraço da amiga.

 

LÍVIA: Só me abraça! Não fala mais nada!

 

Lúcio gentilmente fecha a porta e deixa as duas amigas sozinhas, CORTA PARA:

 

CENA 05 APARTAMENTO DE LÍVIA INT/DIA



 

Carlo se levanta com uma ressaca dos diabos, apanha suas roupas do chão e se esgueira para fora do apartamento. Corte rápido, ele empurra a porta de Ana e entra (estava aberta), se dirige para o quarto e logo entra no banheiro da suíte: abre o chuveiro e toma uma ducha gelada, CORTA PARA:

 

CENA 06 EMISSORA EDUCATIVA INT/DIA



 

Lola maquia Emílio.

 

LOLA: Você está delirando garoto, o Nando não joga no mesmo time que você...

 

EMÍLIO: Mas poderia...

 

LOLA: Mas não joga...

 

EMÍLIO: Mas ele me apertou tão forte quando machuquei o pé...

 

LOLA: Ainda bem que não torceu de verdade, imagina atrasar as gravações por causa de um incidente sem importância?

 

EMÍLIO: Insensível!

 

Lola se afasta do jovem ator e começa a retocar o penteado de Carla, enquanto ela fala pelo telefone com sua advogada.

 

CARLA: Acho que não teremos nenhuma dificuldade, ele me garantiu que será um divórcio amigável!

 

JULIANA: (Por telefone) Mas é o menino? Pensou na possibilidade de uma guarda compartilhada? Algo me diz que ele vai tentar o contrário...

 

CARLA: Ele não tem motivo e nem chances para tentar ficar sozinho com a guarda do Pedrinho...

 

JULIANA: Não subestime a vaidade masculina, às vezes eles tomam as atitudes mais insensatas apenas para demonstrar poder...

 

LOLA: Carlinha? Preciso terminar isso aqui logo...

 

CARLA: Preciso desligar, depois a gente se fala pessoalmente... Essa semana passo aí, sem falta!

 

Carla desliga o celular e logo Lola termina o seu trabalho. A atriz se levanta, se dirige ao set de filmagens e logo ouve-se o gravando e mais uma sequência começa a ser gravada: Anna depois da fuga com Vronsky, visita o filho escondida do marido; Carla, abraça o ator mirim sentindo e passando tanta verdade, como se ele fosse o seu filho verdadeiro. Entra no set uma atriz trajada como uma mujique.



 

ATRIZ: Vamos, minha senhora, o Conde voltou para casa mais cedo do que de costume... Venha por aqui!

 

Carla realmente sente-se arrastada para fora pela atriz, se debate e sua mão toca a da criança. Todos nos bastidores, se impressionam com a veracidade da sua atuação.

 

CARLA/ANNA: Meu filho, não me separem do meu filho!

 

Foco na expressão de dor da atriz-protagonista.

 

PAULO: CORTA!

 

Ao terminar a gravação, Carla começa a chorar copiosamente. O ator mirim se aproxima e lhe abraça forte.

 

ATOR MIRIM: Não fica triste, Tia! É de mentirinha!

 

Ela olha ternamente para a criança.

 

CARLA: Eu sei, eu sei, querido!

 

CORTA PARA:

 

CENA 07 APARTAMENTO DE GISELE INT/DIA 


Lívia observa Gisele terminar de tomar o café, sem forças mesmo para beliscar alguma coisa.

 

GISELE: [...] Tudo bem então, fica quietinha aí, depois você me conta o que aconteceu de verdade... Quando estiver melhor...

 

Lívia agradece a amiga com o olhar.

 

GISELE: Tô morta de fome, ainda... Será que o traste do Carlo apareceu? Era só o que me faltava, fazer companhia a ela em um tour pelos principais hospitais e necrotérios da cidade...

 

Gisele reprime uma grande dor interna, mas Gisele não percebe nada, CORTA PARA:

 

CENA 08 EMISSORA EDUCATIVA INT/DIA

 

Enquanto Carla se recupera, Paulo dá orientações a Bella e Emílio se preparem para a próxima cena deles juntos.

 

PAULO: [...] É uma cena mais doce, mais silenciosa... Difere em muito da grande maioria das que a gente rodou até agora... Entenderam o tom?



 

Eles assentem positivamente, o diretor ajusta a posições dos atores no cenário: sentados delicadamente em uma mesinha de jogos de tabuleiro.

 

PAULO: Gravando!

 

Kitty ameaça se levantar e deixar Liéven.

 

EMÍLIO/LIÈVEN: Espere... Eu queria, a muito tempo, lhe perguntar uma coisa...

 

BELLA/KITTY: Por favor, pergunte...

 

EMÍLIO/LIÈVEN: Veja!

 

Com as peças de madeiras de um brinquedo com letras desenhadas, o ator forma a frase “Não pode ser” e a palavra “Nunca”.

 

A atriz demonstra sentimentos conflitantes ao olhar para as peças.

 

BELLA/KITTY: Compreendi!

 

Ela aponta com o dedo indicador a palavra “Nunca”

 

BELLA/KITTY: Não é verdade! Apenas naquele momento, não podia ser diferente!

 

O sorriso resplandece no rosto do ator.

 

EMÍLIO/LIÈVEN: E agora?

 

Ela rapidamente mistura as peças novamente, e começa a formular as palavras: “Perdoar” e “Esquecer”.

 

EMÍLIO/LIÈVEN: Compreendi!

 

Os dois atores demostram carinho ao olhar um para o outro.

 

PAULO: Corta! Perfeita a cena, amor, carinho... Perdão... Tudo esplandece no ar!

 

Todos atrás das câmeras aplaudem os jovens atores, inclusive Carla que está novamente recuperada, CORTA PARA:

 

CENA 09 EMISSORA EDUCATIVA INT/DIA



 

Sozinha em um dos camarins, Leonora observa tristemente uma foto de trinta anos atrás, com ela e um casal de amigos.

 

LEONORA: Tempos que não voltam mais...

 

De repente, Lola entra para buscar uma escova de cabelos e num susto, a senhora se apressa para esconder a relíquia.

 

LOLA: Agora a senhora tá de férias né, já escreveu tudo... Agora vai parar o pouso aqui de vez, pra infernizar a vida de todo mundo, não é?

 

LEONORA: Não tenho que dar satisfações a uma reles subalterna, os deuses do Olimpo apenas interagem com os pobres e idiotas mortais, quando lhes convém...

 

LOLA: Que mal humor do cão!

 

LEONORA: É sua obrigação aguentar todos os meus picos de humor, bons ou maus, se não fosse a minha boa vontade a senhorita estaria maquiando defuntos e costurando mortalhas em alguma funerária de periferia!

 

Lola faz uma careta e sai, novamente Leonora retira a foto dos bolsos e volta a olhá-la melancolicamente, CORTA PARA:

 

CENA 10 APARTAMENTO DE ANA INT/DIA

 

Carlo faz a barba no banheiro, com raiva e transtornado, acaba se cortando sem querer.

 

CARLO: Ando sem sorte nessa maldita vida!

 

Ele derruba com fúria todos os objetos de higiene dentro da pia cheia de água.

 

CARLO: Quem dera eu conseguisse controlar o meu poder de destruição... Ou então me autodestruir, sem causar danos as pessoas que estão ao meu redor!

 

Ele senta-se na privada e põe as mãos na cabeça, tentando abafar os fantasmas que o rodeiam, CORTA PARA:

 

CENA 11 EMISSORA EDUCATIVA INT/DIA

 

No camarim, Emílio começa a tirar o figurino, começando pela parte de cima (ficando sem camisa), de repente Nando entra e pega uma caixa no chão. O jovem ator sente-se um pouco constrangido, e o assistente de direção o cumprimenta.

 

NANDO: Parabéns cara, fiquei vidrado na última cenas que vocês gravaram!

 

Eles apertam as mãos e Emílio reprime um estremecimento.

 

EMÍLIO: Obrigado.

 

Nando sai e Emílio desaba em sua cadeira.

 

EMÍLIO: Assim eu não vou aguentar!

 

CORTA PARA:

 

CENA 12 EMISSORA EDUCATIVA INT/DIA

 

Leandro e Carla rodam uma cena forte de uma briga entre Vronsky e Anna.

 

CARLA/ANNA: Não me arrependo de nada, não nego nada que fiz!

 

LEANDRO/VRONSKY: Eu perdi tudo por ti: as alegrias da corte, o prestígio e o respeito do exército, o dinheiro de minha mãe... Não temos mais um rublo!

 

CARLA/ANNA: O senhor não pode me culpar pelas peças da providencia, culpe a sua própria incompetência!

 

LEANDRO/VRONSKY: Vou me culpar pelo resto da minha maldita vida: qualquer que seja ou venha a ser o nosso destino, somos nós que o fazemos, e não devemos nos lamentar!

 

Close na expressão consternada de Carla.

 

PAULO: Corta!

 

Ouvem-se aplausos e urras de todas as partes, FUSÃO PARA:

 

CENA 13 AMBIENTES SIMULTÂNEOS EMISSORA EDUCATIVA E COPACABANA/DIA

 

Fim de tarde, as gravações correm a todo vapor, Carla roda a sequência em Anna anda desnorteada pelas ruas de Moscou: ela quase é atropelada por uma carruagem.



 

Anna anda desnorteada pelas ruas é quase sofre um acidente ao atravessar a rua fora da faixa.

 

HOMEM: Cuidado sua louca!

 

Ela ignora o homem e continua andando.

 

Anna chega à estação de trem, e em pleno surto percorre o ambiente.

 

Ana acaba se deslocando até a praia, em pleno meio-dia, com pouquíssimas pessoas no local.

 

Anna passa despercebida entre muitas pessoas e se aproxima dos trilhos, olhando fixamente para o longe.

 

Ana anda lentamente pela areia, sentindo os pés se queimarem nesse contanto, olhando ao longe, mirando o mar.

 

Anna se chega até os trilhos e escuta cada vez mais perto o som ensurdecedor do trem se aproximar.

 

Ana quanto mais se aproxima do mar, ouve o barulho das ondas cada vez mais forte. Ela entra e sente a água gelada em seu corpo, machucando os seus ossos.

 

Anna, em puro estado de descontrole põe as mãos na cabeça e tenta tampar os ouvidos para não mais ouvir.

 

Ana tampa os ouvidos, tentando não ouvir o som do mar.

 

Num surto Anna joga-se nos trilhos do trem...

 

Ana imerge na água, sente-se sufocar dentro da água gelada. Mas de repente, sente uma força surgir-lhe do nada em seu coração e volta a superfície, voltando a respirar.

 

Carla é abraçada por Paulo, em meio a aplausos e ovação de todos os envolvidos na produção da série. Leonora chora copiosamente. Todos se abraçam entre si, e entre esses abraços, Nando abraça Emílio, surpreendendo o jovem ator.

 

Ana sai da água tremendo, porém sentindo a vida pulsar-lhe de volta nas veias, CORTA PARA:

 

CENA 14 APARTAMENTO DE ANA INT/DIA

 

Gisele choca-se ao dar de cara com Carlo no sofá da amiga.

 

GISELE: E a Ana, onde ela está?

 

CARLO: (Ainda atordoado pela ressaca) Quando eu cheguei aqui, hoje cedo, ela não estava...

 

GISELE: Ela ainda deve estar te procurando, seu cafajeste! Alma elevada, eu não teria tamanha sensibilidade!

 

CARLO: Vamos esperar ela voltar, então...

 

GISELE: Nada disso! Já é muito tarde, vamos atrás dela! Vamos no carro do Lúcio, mas você paga a gasolina... Semanas que aquilo tá parado e a culpa é sua, é justo que custei a empreitada!

 

Carlo não mostra objeção e é arrastado para fora do apartamento, corte rápido, os dois saem do estacionamento num modelo simples e antigo, porém conservado.

 

CARLO: Espero que essa velharia, não nos deixe na mão!

 

CORTA PARA:

 

CENA 15 APARTAMENTO DE ANA INT/NOITE

 

Flashs rápidos de Gisele e Carlo a procura de Ana, e por sua vez, desta voltando para casa lentamente a pé. Ela entra no prédio pelo elevador de serviço, entra em seu apartamento e se esgueira até o banheiro: tira a roupa molhada e se joga numa ducha quente, o vapor quente toma conta do espelho sobre a pia; A mão de Ana o “limpa”, já vestida e começa a pentear os cabelos molhados. Ela sai, abre o guarda-roupa e silenciosamente começa a arrumar a mochila e as outras coisas de Carlo. Logo depois, ela leva as malas para a sala e espera. A luz natural do dia acabou, as luzes da cidade iluminam a sala parcamente e ela não acende nenhuma lâmpada. Um certo tempo depois a porta se abre e Gisele e Carlos entram: ela corre e abraça Ana.

 

GISELE: Onde você estava? Estávamos loucos te procurando!

 

Carlo esbarra em suas malas.

 

CARLO: Por que as minhas coisas estão aqui?

 

Ana olha para ele e deixa uma lágrima escorrer.

 

FIM DO CAPÍTULO.




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