Nos Trilhos [ESPECIAL]: Capítulo 12, Bella é assediada, Carlo sente ciumes de Ana, Lívia é pedida em casamento!




Novela de

Sandy

 

Escrita por

Sandy


 Classificação: 



Personagens deste capítulo:

ANA e antítese de Ana (Carolina Kasting)

CARLO (Danton Mello)

GISELE (Christine Fernandes)

LÍVIA (Lucy Ramos)

BEATRIZ (Nívea Maria)

CARLA (Débora Falabella)

LIZA (Vivianne Pasmanter)

NANDO (Chay Suede)

PAULO (Murilo Benício)

PEDRO (Dan stulbach)

LEILA (Giovanna Rispoli)

HELOISA (Ângela Vieira)

LÚCIO (Dalton Vigh)

LOLA (Maria Clara Gueiros)

HEITOR (Marcelo Médici)

HENRIQUE (Petrônio Gotinjo)

MAXIMILIANO (Emílio Orciollo Netto)

VIRGÍLIO (Marcelo Melo jr.)

VIRGINIA (Lavínia Vlasak)

CAROLINA (Isabel Fillardis)

LEANDRO (Fernando Pavão)

BELLA (Barbara França)

EMÍLIO (Danilo Mesquita)

 

Título do capítulo de hoje: "O Assédio"


CENA 01 CALÇADÃO EXT/DIA


 


Stocks shots de paisagens do Rio: “Semanas depois”, Leonora faz as suas atividades físicas diárias, de repente alguns quadros em uma espécie de tenda na praia chamam a sua atenção e ela para olhando fixamente para eles.

 

LEONORA: Eu conheceria esses traços, essas pinceladas mesmo se estivesse perdendo a visão!

 

Alfredo surge de dentro da tenda.

 

ALFREDO: Quem diria que Leonora Palhares voltaria se interessar por um quadro pintado por mim!

 

Em tons cavalheirescos, ele beija a mão dela.

 

LEONORA: Nunca me desfiz das suas pinturas, espero a anos que se tornem valiosos, quem sabe depois da sua morte, querido.

 

ALFREDO: Sempre ácida, uma rosa rara e exótica com espinhos poderosos!

 

LEONORA: Seus quadros me trazem lembranças, não exatamente agradáveis, mas não consigo me desfazer de relíquias...

 

ALFREDO: Não somos centenários, não são relíquias exatamente...

 

LEONORA: Se eu não pensasse dessa forma, talvez não os guardasse... Pensando que são relíquias, tiro um peso do meu coração: odiaria dar valor a algo insignificante!

 

De repente ela nota um retrato de Beatriz entre algumas paisagens e naturezas mortas.

 

LEONORA: E a Beatriz, como está a sua musa inspiradora...

 

ALFREDO: Continua a mesma, se não na aparência, ao menos no espírito e na personalidade... Sempre tão cheia de vida...

 

LEONORA: Minha irmã volte e meia ainda faz um vestidinho com ela, pra ajudar né... Grife made in Tijuca...

 

ALFREDO: Depois de todos esses anos você ainda tem ciúmes dela?

 

LEONORA: Mas ela nunca se quer conheceu o meu ex-marido, nem poderiam, eles frequentam ambientes muitos distintos, não compartilhavam a mesma realidade...

 

ALFREDO: Você tem ciúmes dela comigo, sempre teve.

 

LEONORA: Mas fui eu que mandei você de presente pra ela, por que teria ciúmes de algo que abri mão?

 

ALFREDO: Me trocou por um golpe do baú, mas isso não significa que...

 

LEONORA: Deixe de suposições infundadas, seu velho gagá! Eu até ia comprar uma dessas telas de mal gosto, só pra ajudar, e botar em frente de casa e espantar as moscas! Mas o esforço não vale, não vou expor os meus olhinhos mais a essas coisas horríveis!

 

Ela sai andando enraivecida e ela ri sozinho, CORTA PARA:

 

CENA 02 EMISSORA EDUCATIVA INT/DIA



 

Mais uma sequência é rodada: Kariênina se levanta de sua poltrona e lentamente se dirige para a parte traseira do trem, abre a porta e sai para a espécie de varanda que existe ali: ela fecha os olhos e sente o vento e a neve em seu rosto.

 

PAULO: (P/ Heitor) Bom, muito bom!

 

Vronsky levanta-se e faz o mesmo trajeto. Anna abre os olhos lentamente.

 

CARLA/ANNA: O que o senhor quer de mim?

 

LEANDRO/VRONSKY: Estar ao lado da senhora, eternamente!

 

CARLA: Mas isso não é possível, amo o meu marido!

 

Ele olha fixamente para os olhos dela, e a beija delicadamente.

 

PAULO: Corta!

 

CORTA PARA:

 

CENA 03 EMISSORA EDUCATIVA INT/DIA

 

Ana lava as mãos na pia do banheiro, quando Bella sai de uma cabine em prantos.

 

ANA: O que aconteceu?

 

BELLA: Nada, nada... Não aconteceu nada...

 

ANA: Qualquer coisa, pode falar comigo, eu não mordo...

 

Bella surpreendentemente abraça a colega.

 

ANA: Pode chorar, ajuda a passar...

 

CORTA PARA:

 

CENA 04 EMISSORA EDUCATIVA INT/DIA

 

Ana entra de mãos dadas com Bella.

 

PAULO: Não trocou de roupa ainda? A próxima cena é entre Kitty e Vronsky...

 

Paulo aponta para Leandro, que faz um aceno de cabeça. Bella parece tomar coragem para falar.

 

BELLA: Eu não vou gravar mais nada, pelo menos não com ele!

 

Todos ficam perplexos, CORTA PARA:

 

CENA 05 EMISSORA EDUCATIVA INT/DIA

 

Paulo conversa com Bella e Ana em particular na sua sala.

 

PAULO: Assédio? Ele um cafajeste, um tremendo cara de pau, mas acho que ele não chegaria a tanto... Você deve ter interpretado mal uma ação incisiva dele, mas completamente inocente!

 

BELLA: A tempos que ele anda me perseguindo, chegou até mesmo a aparecer do nada no vestiário feminino... E tentou me beijar contra a minha vontade...

 

PAULO: Custo a acreditar, mas se for verdade, interprete apenas como uma lamentável grosseria... Vou exigir pessoalmente que ele lhe peça desculpas...

 

ANA: Grosseria? Isso é grave demais para ser classificada como uma simples grosseria!

 

Paulo se levanta.

 

PAULO: E vocês querem que eu faça o que? A essa altura do campeonato eu não posso abrir mão de nenhum dos dois, está fora de cogitação!

 

ANA: Temos que abrir pro mundo, e não tolerar um comportamento como esse debaixo dos nossos olhos!

 

PAULO: (Exaltado) Pelo contrário! Precisamos abafar completamente este caso, pelo bem da nossa minissérie, do nosso trabalho!

 

Ana não consegue esconder sua indignação.

 

PAULO: As cenas mais importantes entre Kitty e Vronksy já foram gravadas, podemos abrir mão de outras, damos um jeito! Bella, vá pra casa e descanse, temos muitas cenas para gravar, mas contracenando com outros atores/personagens...

 

BELLA: Não sei se vou me sentir segura, no mesmo ambiente que esse homem!

 

PAULO: Vamos ser profissionais, eu vou falar com ele!

 

BELLA: Não é o ideal, mas eu também não posso abrir mão desse trabalho, é o maior papel que peguei até então!

 

PAULO: Faça o mais adequado, no momento.

 

Bella pega as suas coisas e sai.

 

ANA: Como você pôde ser tão conivente?  Esperava mais de você!

 

PAULO: Não vou jogar um sonho, todo um trabalho de meses, por um mal-entendido de uma atriz iniciante! Você devia me entender! Quer perder o roteiro que tanto trabalhou junto da minha mãe?

 

ANA: Não sei, mas talvez existisse outra forma, que não passar um simples pano quente!

 

PAULO: Fiz o que minha consciência e a minha razão mandaram!

 

ANA: Espero que consiga pôr a cabeça no travesseiro e dormir profundamente à noite...

 

Ela sai cuspindo fogo pelas ventas e o deixando sozinho, CORTA PARA:

 

CENA 06 EMISSORA EDUCATIVA INT/DIA



 

Paulo dá uma bronca em Leandro.

 

PAULO: Você merecia levar um cacete daqueles, pra apreender a ter limites e respeitar uma dama!

 

LEANDRO: Será que ela vai abrir pra imprensa? Estarei perdido, preciso manter a minha imagem de bom-moço!

 

PAULO: Não sou tua acessória de imprensa, mas desde que você começou a sair por aí todo dia, beber e atrasar nas gravações, a sua fama não é lá muito boa...

 

LEANDRO: Calunias, puramente calunias, só tem um defeito...

 

PAULO: E qual seria o único defeito a macular tamanho ideal realizado em perfeição?

 

LEANDRO: Sou fissurado em mulher: elas são a minha perdição! Por causa delas sempre me meto em enrascadas!

 

Paulo dá um safanão no cocuruto de Leandro.

 

PAULO: Seu idiota, por causa das suas gracinhas, o meu trabalho quase foi arruinado!

 

CORTA PARA:

 

CENA 07 APARTAMENTO DE ANA INT/NOITE



 

Gisele e Ana se arrumam juntas para o lançamento do livro da primeira.

 

GISELE: Que brincos lindos! Deixa eu usar hoje?

 

ANA: Pode pegar, hoje é o seu dia de brilhar, amiga!

 

Gisele põe os brincos, e observa no espelho o efeito conseguido.

 

GISELE: Quer dizer que agora você tá de mal com o diretor bonitão?

 

ANA: Fiquei decepcionada com ele, de verdade, e muito! Esperava outra atitude dele!

 

GISELE: Não exagera mulher, você queria que ele regravasse toda a novela com outro ator? Ou fizessem uma substituição, igual em novela mexicana?

 

ANA: Não sei, mas o que ele fez me pareceu errado, muito errado...

 

GISELE: Você quer é uma desculpa pra se afastar dele e não abrir pra ele o seu rolo com o Carlo...

 

ANA: Não Gi! Nada a ver! Eu ainda quero sentar e conversar com ele, ter uma conversa saudável e quem sabe... podemos tornar bons amigos!

 

GISELE: Amigos não trocam presentes como uma joia dessas!

 

Close no anel de Ana, corte rápido e Lúcio e Carlos e levantam do sofá pra recebe-las na sala.

 

CARLO: Uau!

 

LÚCIO: Hoje vocês se superaram!

 

CARLO: Melhor tirar o olho da Ana, seu energúmeno!

 

LÚCIO: E você da Gisele, seu projeto de Carcamano!

 

ANA: Vamos descer gente, estamos atrasados já...

 

CORTA PARA:

 

CENA 08 CASA DE BEATRIZ INT/NOITE



 

Alfredo e Beatriz jantam, ele lhe conta sobre Leonora.

 

BEATRIZ: E aquela cobra centenária ainda se acha no direito de desprezar a sua arte?  O tempo não melhora as pessoas, muito pelo contrário...

 

ALFREDO: Ela escreve, novelas, filmes, livros...

 

BEATRIZ: Sempre com aquele gênio horrível, abandonou uma novela na Globo pela a metade... Mas essa eu sei que tava mal das pernas, um fracasso retumbante! Bem feito, por mim pode fracassar mais, pra apreender a ser gente!

 

ALFREDO: É impressão minha ou a minha Beatriz está com ciúmes desse velho pintor fracassado?

 

BEATRIZ: Se ela quiser, por mim, pode te levar... Dou de graça e sem possibilidade de devolução! A gente não sente falta do que é supérfluo, dá pouco retorno e traz muitas despesas!

 

ALFREDO: Eu não aceitaria, não aceitei a trinta e tantos anos atrás, quando éramos jovens e ela prometeu me transformar em um artista conhecido no mundo todo!

 

BEATRIZ: Eu me lembro que você pintou um quadro dela naquela época, que fim levou aquilo?

 

ALFREDO: Eu vendi, quando o João me ameaçou e eu tive que fugir... Vendi tudo, não fiquei com um pincel e uma tinta...

 

BEATRIZ: Às vezes eu penso nele como se fosse um morto...

 

ALFREDO: Que mórbido pensar no ex-marido desse jeito!

 

BEATRIZ: Garanto que ele não me deixou nenhuma boa lembrança que me estimulasse de forma diferente!

 

Beatriz faz uma careta e bebe delicadamente um gole do seu suco, CORTA PARA:

 

CENA 09 BARZINHO INT/NOITE



 

Bella e Nando tomam uma cerveja.

 

NANDO: Você anda tão estranha ultimamente...

 

BELLA: As gravações andam muito estressantes...

 

NANDO: Pensei que fosse alguma coisa comigo ainda, olha aquela história com a Leila não tem nada a ver! Eu fui muito duro contigo e espero que tenha me perdoado, de verdade!

 

BELLA: Eu te perdoei sim, pode ficar tranquilo, não é nada com você...

 

Bella olha para o copo cheio até a borda com o líquido amarelo.

 

CENA 10 LIVRARIA L’AMORE PERDUTO INT/NOITE


 


Henrique recebe Gisele e seus amigos.

 

HENRIQUE: Fico feliz que todos vocês vieram prestigiar a nossa artista, a nossa querida Gisele...

 

Gisele resplandece. Lúcio transformasse num ser carrancudo.

 

CARLO: Nossa Gisele...

 

LÚCIO: Essa é boa...

 

HENRIQUE: Vou ter que rouba-la um pouco de vocês, infelizmente, venha a autora do texto quer lhe agradecer pelas lindíssimas aquarelas...

 

Henrique lhe toca delicadamente pelo braço, Lúcio não gosta disso.

 

ANA: Acho melhor os dois machos-alfas simularem uns sorrisos, ou vão acabar estragando a noite da Gi...

 

Os dois se entreolham carrancudos. Ana se vira: de repente Paulo e Leonora surgem no evento, e logo a percebem ali, se aproximam.

 

ANA: Que coincidência...

 

PAULO: Estudei o Ensino Médio inteiro com o Henrique, ele sempre me chama pra esses eventos, nunca tenho tempo de comparecer...

 

LEONORA: Mas fiz ele abrir uma exceção, estava cansada de ficar tanto tempo em casa, precisava sair!

 

Lúcio e Carlo conversam em baixo tom.

 

LÚCIO: Um exemplar comum de um filhinho da mamãe...

 

PAULO: Como diria o Max, parle piano amico mio...

 

Ana sorri tentando esconder o constrangimento da situação. De repente o anel de Ana chama atenção da sua chefe.

 

LEONORA: A dias que vejo essa lindíssima joia em seu dedo, e por decoro natural da minha educação, não perguntei nada... Mas não consigo sufocar a minha curiosidade: é uma joia de família ou presente de um homem amado?

 

PAULO: Fui eu que a presentei mamãe.

 

Em Carlo.

 

CENA 11 LIVRARIA L’AMORE PERDUTO INT/NOITE


 


Ana sorri tentando esconder o constrangimento da situação. De repente o anel de Ana chama atenção da sua chefe.

 

LEONORA: A dias que vejo essa lindíssima joia em seu dedo, e por decoro natural da minha educação, não perguntei nada... Mas não consigo sufocar a minha curiosidade: é uma joia de família ou presente de um homem amado?

 

PAULO: Fui eu que a presentei mamãe.

 

Em Carlo. Ana virasse e o encara sentindo-se sem jeito, ele não esconde a raiva e se afasta. Lúcio vai atrás.

 

ANA: (P/ Paulo) Acho que precisamos conversar...

 

PAULO: Agora? Aqui?

 

ANA: Não, amanhã eu passo na sua sala... É melhor...

 

Paulo assente com a cabeça sorrindo. Corte rápido, do lado da outra autora e de Henrique, Gisele recebe aplausos pelo o seu livro. Carlo e Lúcio observam da varanda.

 

LÚCIO: Vou ter que encher esse cara de porrada, não tira os olhos da minha mulher!

 

CARLO: Se precisar de ajuda, eu tô aqui! Preciso descarregar a minha raiva...

 

Henrique puxa um brinde.

 

HENRIQUE: Um brinde, para essas duas grandes mulheres!

 

Leonora quase cospe o champanhe fora e vira-se para Ana.

 

LEONORA: Que cidra mequetrefe! O negócio da venda de livros anda tão mal assim? Podiam comprar um espumante mais delicado, não essa coisa grosseira!

 

CORTA PARA:

 

CENA 12 BARZINHO EXT/NOITE



 

Nando e Bella saem de mãos dadas do Bar, encontram Emílio tentando arrumar um táxi.

 

EMÍLIO: Bella, Belinha, Isabella!

 

BELLA: Por que esse desespero todo?

 

EMÍLIO: Olhe o meu estado!

 

NANDO: O que aconteceu?

 

EMÍLIO: Torci o meu pé, fim me arrastando até aqui...

 

BELLA: Nisso que dá, se jogar na balada, poc sem limites!

 

NANDO: Vem com a gente, tô com um carro emprestado!

 

Ele olha para os dois.

 

EMÍLIO: Não vou conseguir chegar até lá, pelo menos não sozinho...

 

BELLA: A gente te ajuda...

 

Ele se apoia nos ombros dos dois e consegue se locomover, CORTA PARA:

 

CENA 13 LIVRARIA INT/NOITE

 

Carolina não esconde o semblante sombrio.

 

VIRGINIA: Acho melhor mudar essa cara, estamos presenciando o nascimento de uma artista e não um enterro!

 

CAROLINA: Às vezes eu acho que devia seguir os concelhos da minha irmã, desistir e ir procurar coisa melhor... Quem sabe o mercado financeiro?

 

VIRGINIA: Quer curtir uma dor de cotovelo desempregada? Acho radical demais...

 

CAROLINA: Dor de cotovelo a gente sente quando termina um relacionamento, eu nunca sai do platonismo com o Henrique...

 

VIRGINIA: Por que quer, ele não é casado, não namora, não é gay... Pelo o que eu saiba, ao menos...

 

CAROLINA: Eu sempre esperei a hora certa, mas ela nunca veio...

 

VIRGINIA: Olha o marido da autora, que homem lindo e charmoso esse Lúcio...

 

CAROLINA: Pelo jeito não está gostando do trelelê dela com o Henrique pra bancar o livro...

 

VIRGINIA: Acho que ela não deve ter intenção de largar a família pra dar o golpe do baú... Acho que já chegou a hora de você espantar os fantasmas e se declarar pro nosso chefinho!

 

Paulo se aproxima de Ana, Carlo não se aguenta e sai bufando da livraria.

 

ANA: Carlo! Aonde você vai? Preciso ir atrás dele!

 

GISELE: Deixa ele ir e esfriar a cabeça, melhor do que fazer um escândalo, eu estava achando que ele ia dar um murro no nariz do Paulo!

 

ANA: Você está certa, vamos deixa-lo esfriar a cabeça!

 

GISELE: Espero que o meu marido não queira bancar o galo de briga também...

 

CORTA PARA:

 

CENA 14 CARRO DE ANA INT/NOITE


 


Carlo dirige em alta velocidade, sem ligar para as sinalizações nas ruas, CORTA PARA:

 

CENA 15 PRACINHA EXT/NOITE



 

Virgílio leva Lívia até uma grande árvore ornamentada com luzes de neon por ele.

 

LÍVIA: Que lindo, parecem estrelas conectadas por um fio de cristal! Mas... você tem autorização pra fazer isso?

 

VIRGÍLIO: Não, mas isso pouco me importa, cometerias crimes maiores por você, minha querida!

 

LÍVIA: Não diga isso, não quero que vá preso por minha causa! Dê uma facada em alguém...

 

VIRGÍLIO: Não seja imaginativa, é apenas um modo de falar, ou às vezes não é... Mas é melhor você achar que é só um modo de falar mesmo...

 

LÍVIA: Você tá muito misterioso hoje, me trouxe pra aqui, fez toda essa decoração sem autorização da prefeitura... Qual o propósito?

 

VIRGÍLIO: Olhe um pouquinho mais para as luzes... Já, já vai saber...

 

Ele toca delicadamente as costas dela.

 

LÍVIA: E aí, está me deixando ansiosa, e eu não sou agradável quando estou ansiosa...

 

Ele coloca as mãos da namorada entre as suas.

 

VIRGÍLIO: Eu só queria fazer uma pergunta pra você, uma simples pergunta...

 

LÍVIA: (Arrisca) Que pergunta?

 

VIRGÍLIO: Lívia Linhares, luz em meio as sombras da minha vida, quer se casar comigo?

 

Em Lívia surpresa.

 

FIM DO CAPÍTULO.


Clique na imagem leia o episódio mais mais recente de "Elas"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário