Nos Trilhos: Capítulo 11, Liza e Carla frente a frente!




Novela de

Sandy

 

Escrita por

Sandy


 Classificação: 



Personagens deste capítulo:

ANA e antítese de Ana (Carolina Kasting)

CARLO (Danton Mello)

GISELE (Christine Fernandes)

LÍVIA (Lucy Ramos)

BEATRIZ (Nívea Maria)

CARLA (Débora Falabella)

LIZA (Vivianne Pasmanter)

NANDO (Chay Suede)

PAULO (Murilo Benício)

PEDRO (Dan stulbach)

LEILA (Giovanna Rispoli)

HELOISA (Ângela Vieira)

LÚCIO (Dalton Vigh)

LOLA (Maria Clara Gueiros)

HEITOR (Marcelo Médici)

HENRIQUE (Petrônio Gontijo)

MAXIMILIANO (Emílio Orciollo Netto)

VIRGÍLIO (Marcelo Melo jr.)

VIRGINIA (Lavínia Vlasak)

CAROLINA (Isabel Fillardis)

LEANDRO (Fernando Pavão)

BELLA (Barbara França)

EMÍLIO (Danilo Mesquita)

 

Título do capítulo de hoje: "Ciumes"


CENA 01 CINEMA INT/NOITE



 

Nando e Bella saem de uma sala de cinema sorridentes.

 

NANDO: [...] Não sabia que você tinha atuado nesse filme! Todo mundo não tirou os olhos da gente durante a seção...

 

BELLA: Mas é um papel tão pequeno...

 

NANDO: E já chamou a atenção de todos aqueles caras, imagina quando for protagonista!

 

BELLA: É impressão minha ou você tá com ciúmes...

 

NANDO: Não diria que é ciúmes, a gente não tem nada...

 

BELLA: A gente se gosta, desde aquele dia que você ensaiou comigo, aquela dança... Já é alguma coisa...

 

NANDO: Mas a gente pode ser muito mais, se cê quiser...

 

Eles se entreolham durante um tempo, ternamente, e se beijam delicadamente. No mesmo instantemente Leila está saindo de um filme, com um copo grande de refrigerante e flagra o beijo dos dois. Num impulso ela vai cumprimentar o casal.

 

LEILA: Que coincidência vocês dois por aqui!

 

Ela pula em Nando dando-lhe um abraço e sem querer derruba o conteúdo do copo inteiro na roupa de Bella.

 

BELLA: O que é isso garota?

 

LEILA: (Devastada de verdade) Me desculpa, foi sem querer!

 

BELLA: (Exaltada) Você acha que eu sou burra? Esse é o truque mais manjado do mundo, principalmente pra quem ainda deve assistir muito Disney Channel! Tá pensando o que? Que aqui é um teste pra vilã de malhação?

 

Em Bella irada, CORTA PARA:

 

CENA 02 BAR-CAFÉ INT/NOITE

 

Liza recebe os aplausos depois de mais uma música e sai discretamente no palco, o baixista se aproxima do microfone.

 

BAIXISTA: Nossa querida Liza anda meio gripada, ela vai descansar durante uma meia-horinha e pede a compreensão de todos... Enquanto isso nós continuamos tocando por aqui...

 

O público do estabelecimento se mostra compreensivo, enquanto isso Carla e Virginia se entreolham e se levantam. Entram na área restrita e logo descobrem o camarim da cantora.

 

CARLA: Fica por aqui e não deixa ninguém entrar, preciso ter essa conversa sozinha com ela...

 

VIRGINIA: (Animada) Meu sonho sempre foi ficar na porta escutando os tapas e puxões de cabelo, sou noveleira de velha data!

 

Carla reprime um espasmo interior, toma coragem e entra, CORTA PARA:

 

CENA 03 CINEMA INT/NOITE

 

Leila está em prantos.

 

NANDO: Não tá vendo o estado dela! Ela não está mentindo, Isabella!

 

BELLA: (Descontrolada) É tudo teatro! Ao menos admito que ela é uma ótima atriz, não vai precisar usar cristal japonês nas gravações de algum dramalhão!  E não me chame de Isabella, não gosto!

 

NANDO: Menos bem menos, nem todo mundo compartilha dos maus princípios do seu mundo...

 

Leila é abraçada por Nando.

 

BELLA: Eu admito, talvez eu tenha exagerado... Mas me entende Nando, não é você que está todo melecado! Só lavo o meu cabelo em dias alternados, ou ele resseca, e eu já lavei ontem...

 

NANDO: Vou levar a Leila em casa, o único jeito de remediar o seu estrago!

 

Eles saem, a deixando sozinha.

 

BELLA: Não ouse me deixar aqui sozinha! Não tenho dinheiro pro táxi! Vou ter que ir pra casa de ônibus!

 

Em Bella tendo um chilique, CORTA PARA:

 

CENA 04 BAR-CAFÉ INT/NOITE



 

Virginia tenta seduzir o baixista de Liza, com seus braços em volta do pescoço dele, enquanto ele tenta entrar no camarim para falar com a cantora.

 

VIRGINIA: Se você deixar elas terminarem, eu te dou o meu número... O que você pode fazer com o meu número? Muitas coisas, muitas coisas... Impronunciáveis... Tô livre toda sexta, só as vezes que o nosso feitor obriga os funcionários a ficar até tarde pra dar uma geral na editora...Aquele mão-de-vaca! Nem pra contratar uma diarista!

 

BAIXISTA: Se a sua amiga matar a Liza quem vai cantar? A banda não pode ficar sem vocalista!

 

O rapaz sai dos braços dela e entra.

 

VIRGINIA: Eu posso cantar, gato! Dá pra até embromar alguma coisa em espanhol; Tú tienes el cuerpo duro y el cerebro en blanco, por qué no te lees un librito de vez en cuando?

 

Ela percebe que a sua estratégia não deu certo, suspira e entra também.

 

VIRGINIA: Que silêncio! Será que essas duas já se mataram tão rápido?

 

Ela encontra Carla e Liza sentadas num sofá cor-de-rosa e conversando como duas velhas amigas de infância.

 

LIZA: Sente também, querida! Já pedi pro Rafa trazer um chazinho de tília, é ótimo pra garganta!

 

Em Virginia com a boca aberta, CORTA PARA:

 

CENA 05 APARTAMENTO DE ANA INT/NOITE



 

Max lê um livro deitado numa poltrona, Carlo assiste televisão deitado no sofá com a cabeça no colo de Ana: enquanto ela faz um cafuné no cabelo dele, observa o solitário em seu dedo indicador.

 

ANA: (Em pensamento) A quem eu quero enganar?

 

De repente Anna aparece atrás do sofá e sussurra no ouvido dela:

 

ANNA: Você mesma!

 

CORTA PARA:

 

CENA 06 BAR-CAFÉ INT/NOITE

 

Virginia senta-se no sofá.

 

VIRGINIA: Acho que perdi algum capítulo dessa novela...

 

LIZA: Eu sou uma pessoa civilizada, não levarei em contas os fios de cabelos que você arrancou de mim, aceita uma xicara de chá!

 

Virginia bebe o chá servido pelo baixista e quase queima a língua.

 

CARLA: Nem no auge do meu atordoamento mental, eu pensaria em levantar a mão contra você...

 

VIRGINIA: Até por que ela é mais velha do que você...

 

Liza faz uma careta.

 

CARLA: Quer dizer que fui enganada por anos? Eu achava simplesmente que ele tinha se apaixonado por outra pessoa...

 

VIRGINIA: Que belíssimo cafajeste! Por isso que não me fixo com ninguém, homem é item descartável, você tem açúcar aí? Tá meio aguado!

 

LIZA: Ali na mesa das frutas tem um saches... Sim, a dois anos estou ligada ao Pedro, na clandestinidade...

 

CARLA: Meu Deus!

 

LIZA: Inicialmente eu não sabia do relacionamento de vocês dois, só fui descobrir... Quando era tarde demais pra escapar...

 

CARLA: Você não me jurou fidelidade, não me prometeu ficar ao meu lado na alegria e na tristeza, na riqueza e na pobreza... Você não me deve nada!

 

VIRGINIA: Veja pelo lado bom amiga, ao menos vocês não passaram pela pobreza... Imagina descobrir uma traição de anos e não ter nem com quer comprar uns potes de sorvete pra suportar a rejeição!

 

LIZA: Mas eu não consigo me sentir bem, por muito tempo eu me senti suja, e agora... Quando eu posso finalmente me sentir limpa, não consigo me sentir bem... Sabendo que talvez a minha felicidade, custa a tristeza de outra pessoa...

 

CARLA: Faça-me um favor, sabia que estará fazendo muito bem a mim, a minha alma...

 

Carla retira da bolsa o seu diário.

 

CARLA: Durante todos esses dias difíceis, dias em que estive perdida de mim mesma, eu escrevi... Eu escrevi pra ele, entregue isso por mim...

 

Carla entrega o diário pra Liza.

 

LIZA: Entregarei sim, faço tudo pela a minha redenção...

 

CARLA: Você não me deve nada, nada mesmo... Mas ficaria feliz se dissesse pro Pedro que precisamos sentar e conversar, pelo bem do nosso filho! Não agora, eu ainda estou muito ferida, mas quem sabe daqui algumas semanas...

 

Elas se despedem amigavelmente, Virginia e Carla saem.

 

VIRGINIA: Se mudar de ideia a gente espera ela na saída e dá um sacoleja nessa loura aguada!

 

Carla faz uma careta.  CORTA PARA:

 

CENA 07 APARTAMENTO DE LIZA INT/NOITE



 

A noite corre na cidade, quando chega em casa tarde da noite, Liza conta tudo a Pedro.

 

PEDRO: Custo a acreditar que ela me ameaçou com uma tesoura, mas virou sua amiga...

 

LIZA: Ela me surpreendeu, pela elegância, pela voz doce...

 

PEDRO: Você anda assistindo muita novela, ela não é uma megera, muito longe disso...

 

LIZA: Ela me pediu pra te entregar isso...

 

Ela entrega o diário.

 

LIZA: Eu fiquei curiosa, mas eu não ia cometer um escrutínio desses e ler, é coisa só de vocês...

 

PEDRO: Ela quer me humilhar, mostrar que mesmo depois de todo aquele escândalo, ainda é melhor que eu!

 

LIZA: Ela me pareceu bem sincera, de verdade... Vocês precisam sentar e conversar, pelo bem do menino...

 

Na expressão de incredulidade de Pedro, CORTA PARA:

 

CENA 08 EMISSORA EDUCATIVA INT/DIA

 

Casais passeiam no calçadão de Ipanema, turistas passeiam por lojas, pessoas tomam sol na praia.

 

As gravações da minissérie continuam a todo vapor, Bella e Emílio se maquiam para entrar em cena.

 

EMÍLIO: [...] Ele ainda não te perdoou?

 

BELLA: Ele caiu direitinho na armação da vilã teen, e não adiantou eu engolir o sapo e pedir esculpas... Aquela mosca morta me paga!

 

EMÍLIO: Duvido que ele resista por muito tempo...

 

BELLA: Tenho certeza que se a gente bancar um namoro nos bastidores ele vai se roer de ciúmes...

 

EMÍLIO: E você não acha que ele já percebeu que eu...

 

BELLA: Qualquer coisa a gente diz que você é bi...

 

EMÍLIO: Quem sabe ele não é também, se eu tiver uma chance, acabou pra você querida!

 

Ela espira talco nele.

 

EMÍLIO: Cuidado sua louca! Não posso estragar o meu figurino!

 

Os dois caem na risada, CORTA PARA:

 

CENA 09 EMISSORA EDUCATIVA INT/DIA



 

Na ilha de edição, Paulo mostra algumas cenas já gravadas e editadas a Ana.

 

ANA: Eu sempre me impressiono quando eu vejo alguma adaptação dessa história... Como a Anna, uma mulher tão forte, uma personagem tão magnética... Se degradou tanto, chegou ao fundo do posso, por tão pouco...

 

PAULO: Quem ama, às vezes faz grandes loucuras... Eu me identifico muito com ela, com os seus erros... Eu não sei amar com o coração pela metade!

 

Ana tenta esconder seu desconforto.

 

ANA: Isso já é Jane Austen, razão e sensibilidade! Você seria uma Marianne Dashwood de calças?

 

PAULO: Assumo que sou um pouco egoísta, um egoísta puramente romântico!

 

Os dois saem da sala e andam lado a lado pelos corredores da emissora.

 

ANA: Não deixa de ser no mínimo muito raro, um homem assumir seus sentimentos com tanta facilidade, com tanta sinceridade...

 

PAULO: Nunca tive freios ao demonstrar o que eu sinto!

 

Os dois se olham ternamente, de repente ao lado aposto do corretor, surgem Carlo e Max fazendo um tour pelas instalações.

 

ANA: O que vocês estão fazendo aqui?

 

MAX: Tu non convidou a gente pra conhecer os bastidores?

 

ANA: Sim, mas eu não sou a dona da casa, precisávamos pedir autorização primeiro, combinar... Esses são o Max e o Carlo, e esse aqui é o gênio por trás da magia que vocês poderão ver na televisão, o diretor...

 

Paulo estende a mão e logo os outros dois a apertam.

 

PAULO: Não faz mal, Ana, vá e mostre os estúdios para eles.

 

ANA: E como vocês entraram aqui?

 

CARLO: Falamos a verdade, precisamos entregar uma coisa perdida a sua dona!

 

Max mostra a bolsa esquecida por Carla.

 

PAULO: Ela é minha prima, além de uma atriz esplendida, sempre foi descuidada... Vai deixando as próprias coisas por onde passa...

 

MAX: Lei è molto bella e graciosa, faço queston de entregar estes objetos de valor em mão...

 

CARLO: Não liga, esse carcamano é assim mesmo: metido a galanteador...

 

MAX: Cos'è questo?

 

PAULO (Rindo) Aquele que seduz, que elogia, que galanteia!

 

MAX: Sono mesmo!

 

PAULO: Eu gostaria muito de acompanha-los, mas infelizmente tenho que atender demandas inadiáveis do meu trabalho...

 

Paulo se despede e se afasta deles.

 

CARLO: É impressão minha ou aquele cara tá dando em cima de você?

 

ANA: Mania sua de achar que todo homem educado, está dando mole pra mim... Ele nos tratou de forma uniforme...

 

MAX: Tutti gli uomini em questa emissora de televisão devem cortar pro outro lado...

 

ANA: Vamos deixar de besteira, tem muita coisa pra ver ainda...

 

Ana os arrastada pra frente, quando sua mão encosta no ombro de Carlo, sente um formigamento em volta do anel, CORTA PARA:

 

CENA 10 EMISSORA EDUCATIVA INT/DIA

 

Em flashs rápidos o passeio dos três é mostrado: o passeio pelo trem cenográfico (Max entra e dá um adeus para o casal de amigos da janelinha; os cenários que remontam a mansão dos Kariên (os três sentam e experimentam o chá saído do samovar de verdade, emprestado por Heloisa); Quilos e quilos de figurinos (Carlo experimenta o quepe militar de Vronky); O estúdio com a tela verde usada no chorma key (Os três se veem no rigoroso inverno uso com o auxilio de gelo seco); No fim da tour chegam nos camarins e Max finalmente pode entregar os pertences perdidos à Carla.



 

CARLA: Você me salvou novamente, eu já estava desesperada, meus documentos!

 

MAX: Tem algumas gioielli, uno relógio... Mai non mexi em nada, pode conferir...

 

CARLA: Não preciso conferir nada, confio nos anjos da guarda que Deus põe no meu caminho, e com toda a certeza você foi um deles!

 

Carla sorri para Max, e este se mostra muito envergonhado, lisonjeado, com as faces em chamas. Carlo fala baixinho com Ana.

 

CARLO: E parece que a estratégia do nosso amico deu certo...

 

ANA: Não malde, foi uma bela atitude, ele se portou como um cavalheiro...

 

CARLO: Mas ele não é um cavalheiro, é um bufão com alguma perspicácia...

 

ANA: Nunca entenderei a cumplicidade masculina, se autodefendem em grupo e se autodepreciam entre os mesmos...

 

Ela suspira olhando para Carla e Max, CORTA PARA:

 

CENA 11 APARTAMENTO DE GISELE INT/NOITE

 

Ana e Gisele jantam sobras do almoço de hoje.

 

GISELE: Cadê o Lúcio, jantou quando chegou do trabalho e se trancou no quarto... Alegou cansaço, mas eu duvido! Anda meio arredio ainda, e o livro já tem até data de nascimento! E os meninos?

 

O anel de Ana chama a atenção da amiga.

 

ANA: Saíram, acho que foram numa churrascaria... Eu preferi ficar, estou dirigindo o quase-desastre que me aconteceu...

 

Ela larga os talheres e levanta a mão direita mostrando o anel.

 

ANA: Sim, isso aqui foi o Paulo que me deu! Eu inventei que era uma bijuteria, homem não entende dessas coisas, consegui escapar... Mas eis que ele e o Max dão as caras lá na emissora e me encontram no maior papo com o meu querido diretor!

 

GISELE: Agora um sabe da existência do outro? Finalmente!

 

ANA: Não, ainda... A minha sorte é que o Carlo rejeita me chamar “amor”, “querida” ou nos apresentar como um casal... Aí o Paulo também não perguntou, sai ilesa por pouco...

 

GISELE: (Imitando Carlo) “Não gosto de rótulos...”!

 

Ana cai na risada, e bebe um pouco d’água para conseguir parar.

 

ANA: Quase ponho a comida pra fora! Mas você imita ele direitinho!

 

GISELE: É melhor você contar logo a verdade, é o melhor, veja o meu caso: meu marido faz cara feia agora, depois a gente se acerta... Mas se eles se sentirem traídos...

 

ANA: Eu sei, mas eu sempre fico esperando o momento certo de me abrir, e acontece coisas como esse anel: como eu poderia recusar?

 

GISELE: O Carlo não tem a mínima moral para reclamar, quer dizer que ele pode passar o rodo em toda a Europa e você não pode trocar uns beijinhos com um cara legal?

 

ANA: Mas você sabe que não foi só isso, nem mesmo apenas sexo casual, eu praticamente estava tendo um caso com o diretor da série que ajudo a escrever!

 

GISELE: Um bom filme de comédia romântica...

 

ANA: Às vezes me parece que tudo vai terminar tudo numa grande tragédia...

 

GISELE: Deixe de drama, mas me fala: vai querer que eu mande o convite do lançamento do meu livro pra qual dos dois, qual vai ser seu acompanhante?

 

ANA: Não me provoque sua doida!

 

GISELE: Mas eu não estou provocando, é uma simples pergunta objetiva...

 

ANA: Com o Carlo mesmo, minha vida está atada a dele, para sempre...

 

GISELE: Custo a acreditar que vocês se conhecem desde crianças, putz uns trinta e tantos anos de convivência!

 

ANA: Você sabe muito bem que o velho fugiu quando eu era menina, quando meu pai descobriu a traição dele e da minha mãe... Ele e o Carlo só voltaram pra nossas vidas quando eu já tinha passado dos vinte e sete...

 

GISELE: Mesmo assim é muito tempo, considerando que o comportamento dele nunca foi exatamente igual ao de um gentleman...

 

ANA: Sabe o que eu custo a acreditar? Que você se refira ao livro, que vai abrigar as suas lindíssimas aquarelas, de “o livro!”  Fala assim: “o meu livro”!

 

GISELE: Mas eu sempre associei autoria ao ato da escrita, não consigo chamar um livro em que não escrevi uma linha, de meu!

 

ANA: Imagens falam mais que mil palavras, não é assim que dizem?

 

GISELE: Mesmo assim, mesmo sendo as minhas cores e tons, mesmo sendo o fruto das minhas tintas e dos meus pinceis... Eu não consigo, ainda mais não sendo fruto de uma inspiração minha, foi uma encomenda poxa!

 

ANA: É muito comum no mercado editorial a encomenda de livros escritos, você não precisa se sentir menos artista, por que fez por dinheiro...

 

Gisele balança a cabeça em negativa.

 

ANA: Me fala dele, do seu filho por reprodução assistida, é um livro infantil mesmo?

 

GISELE: Não exatamente, no início eu pensava que sim... Mas é mais um livro compartilhável, pra mãe começar a ler durante a gravidez e depois quando o bebê nascer...

 

As duas amigas continuam conversando, CORTA PARA:

 

CENA 12 CASA DE CARLA INT/NOITE

 

Carla sai do banho, e ainda enrolada em um par de toalhas, senta-se na cama e pega a sua bolsa: mexe lá dentro e retira um creme e começa a passar sob o corpo. Instantaneamente se lembra de Max.

 

CARLA: Será que aquele italiano existe de verdade?

 

Corte rápido e ela já vestida num lindo vestido floral e com o filho no colo.

 

CARLA: Será que o teu pai sente saudades de você?

 

Close nos olhos brilhantes do menino, CORTA PARA:

 

CENA 13 APARTAMENTO DE LIZA INT/NOITE

 

Liza encontra uma foto de Pedrinho na carteira do companheiro.

 

LIZA: Ele é a sua cara, os olhos principalmente são idênticos! Quando vou conhecer ele?

 

PEDRO: Assim que eu tiver coragem de ir conversar com a mãe dele, não deve demorar muito, você a achou um amor de pessoa...

 

LIZA: Pelo menos ela foi bem mais do que educada e receptiva comigo, ela foi humana como ninguém nunca foi comigo!

 

PEDRO: Se mude pra casa dela e criem o meu filho em uma república feminina!

 

Ele se levanta, enraivecido.

 

FIM DO CAPÍTULO.




Nenhum comentário:

Postar um comentário