"Onde Estará o Meu Amor?": Capítulo 3

 




Novela de
João Pedro Figueredo

Escrita por
João Pedro Figueredo

Personagens deste capítulo:
Lucas (Danilo Mesquita)
Daniel (Gabriel Contente)
Matheus (Pedro Novaes)
Jéssica (Jéssica Ellen)
Isabel (Alinne Moraes)
Miguel (Caio Cabral)
Isabela (Manoela Aliperti)
Fernanda (Cris Vianna)
Gilson (Rocco Pitanga)
Jorge (Marco Ricca)
Tônia (Débora Bloch)
Henrique (Gabriel Calamari) (flash-back)


1     EXT. CASA DE LUCAS. QUINTAL. NOITE
Continuação da cena anterior: Lucas e Daniel se beijando. Matheus espiando. Lucas e Daniel se afastam e riem.
DANIEL
Desculpa se eu fui rápido demais.
Foi um impulso.

LUCAS
(sorrindo)
É, fomos um pouquinho rápido mesmo,
mas não tem problema. Eu queria tanto.
Os dois sorriem um para o outro.
DANIEL
(nervoso)
Eu... eu acho que já vou embora.

LUCAS
Já? Não faz nem meia hora que você
chegou.

DANIEL
Eu acho que vai ser melhor pra
gente se eu ir agora. Para mim e
para você.

LUCAS
E se for melhor você ficar?

DANIEL
Não ia ser uma má ideia, mas e se
alguém chega aqui e vê a gente?

LUCAS
É um risco que podemos correr,
afinal não estamos sozinhos.
Daniel e Lucas se beijam mais uma vez.
CORTE PARA:

2     INT. CASA DE LUCAS. COZINHA. NOITE
Matheus sai da janela entristecido. Pega a tigela com a pipoca e vai para a sala.
CORTE PARA:

3     INT. CASA DE LUCAS. SALA DE ESTAR. NOITE
Isabela esperando Matheus com o controle remoto na mão. Matheus entra fingindo que está tudo bem.
ISABELA
Finalmente! Já escolhi o nosso
filminho da noite.

MATHEUS
Então pode dar play.
Matheus senta ao lado de Isabela e abraça a menina. Isabela olha dentro dos olhos de Matheus e percebe que o ficante está diferente.
ISABELA
Você está bem, Matheus?

MATHEUS
Estou, Isa. Só estou com um pouco
de dor de cabeça.

ISABELA
Se você precisar de alguma coisa,
pode falar. Eu pego um remédio
pra você.

MATHEUS
Agora eu só preciso de você.

Matheus beija Isabela.
FUSÃO PARA:

4     EXT. CASA DE LUCAS. QUINTAL. NOITE
O instrumental continua. Daniel e Lucas se beijando.
CORTE PARA:

5     EXT. ÁGUA BELA. DIA
O instrumental continua. Takes da cidade pela manhã.
CORTE PARA:

6     INT. CASA DE JÉSSICA. COZINHA. DIA
Jéssica, FERNANDA (38) e GILSON (40) tomando café da manhã.
GILSON
Já saiu as datas do vestibular da
USP, filha?

JÉSSICA
Ainda não, pai. Sai só daqui a
alguns meses. Pode ficar calmo que
quando sair, o senhor vai saber.

GILSON
Que bom! Eu fico preocupado com o
seu futuro, filha. Eu te vejo com
essa personalidade forte e eu só
consigo lembrar de mim na sua
idade. Você vai estudar na mesma
universidade que seu pai.

FERNANDA
Será a advogada mais talentosa de
todo o Brasil.
(t)
A gente vai ter tanto orgulho de
você, filha.

GILSON
Fernanda, olha pra ela.
Jéssica tímida.
GILSON (CONT'D)
Eu tenho tanto orgulho dessa
nossa menina.

FERNANDA
É, Gilson, nossa menina está
crescendo. Ela será uma grande
advogada que nem o pai.

JÉSSICA
Pai, mãe, vamos deixar o futuro
para frente. Eu ainda estou na
escola, vamos com calma.

FERNANDA
Filha, pensar no futuro não tem
problema algum. Isso ajuda tanto a
nós planejarmos as coisas.

JÉSSICA
(tentando não
desrespeitar)
Pois, então, deixe eu pensar no meu
futuro. Vai ser melhor assim.
Reação de Fernanda e Gilson.
CORTE PARA:

7     INT. CASA DE LUCAS. QUARTO DE LUCAS. DIA
Lucas já com o uniforme escolar.
Insert do CAP 2, cena 22: Lucas e Daniel no quintal
LUCAS
Fico feliz que você veja as coisas
assim

DANIEL
Isso é essencial.
Os dois ficam um tempo em silencio.
LUCAS
(tenta falar)
É...
Daniel interrompe Lucas com um beijo.
LUCAS (CONT'D)
(surpreso)
É...
Os dois sorriem. Lucas dá outro beijo em Daniel. Fim do insert.
Lucas sorri feliz.
CORTE PARA:

8     EXT. CASA DE LUCAS. FRENTE. DIA
Lucas esperando. Matheus sai pelo portão.
LUCAS
Bom dia, Matheus!

MATHEUS
(frio)
Bom dia!

LUCAS
Tô esperando o Daniel pra irmos pra
escola juntos. Quer ir com a gente?

MATHEUS
Não, prefiro ir sozinho mesmo.
(saindo)
Tchau!
Matheus sai sozinho.
LUCAS
(sem entender)
Tchau, então.
Lucas espera mais um pouco e Daniel chega.
Os dois sorriem um para o outro, olham ao redor pra ver se tem alguém na rua. Após perceberem que está vazia, os dois dão um selinho.
CORTE PARA:

9     INT. COLÉGIO MACHADO DE ASSIS. PÁTIO. DIA
Lucas e Daniel conversando como bons amigos.
LUCAS
Então, sexta-feira vai ter um show
de um pessoal do cursinho daqui num
Pub. Se você quiser ir, eu vou.

DANIEL
Vou pensar. Não sou muito de sair,
mas às vezes é uma boa ir num
lugarzinho assim.

LUCAS
O Rock Pub é um lugar muito bom.
Acho que você vai gostar.
E sexta-feira, nem minha mãe e nem
meu tio estarão em casa. Depois de
lá, você pode dormir em casa, se
quiser.

DANIEL
É, estou começando a gostar da
ideia.
Os dois riem. Jéssica chega.
JÉSSICA
Bom dia, Daniel. Bom dia, Lucas.
Daniel, você se importa d'eu roubar
o Lucas só por um instante?

DANIEL
Claro que não, vai lá.

LUCAS
Já volto!

JÉSSICA
(puxando Lucas)
Vamos, Lucas!
CORTE PARA: o outro lado do pátio.
LUCAS
Aconteceu alguma coisa, Jéssica?

JÉSSICA
Meu pai começou de novo com aquela
história de fazer Direito, de que
eu devo focar nisso e que eu serei
o orgulho da família se eu
continuar com a profissão da
família. Eu não sei falar pra ele
que talvez não seja isso que eu
queira para a minha vida.

LUCAS
E o que você pensa de tudo isso?

JÉSSICA
Que eu vou surtar se ele continuar
forçando isso na minha vida. Eu,
por ora, não quero ir morar com a
minha tia em São Paulo. Muito menos
fazer Direito. Você sabe que eu
gosto da profissão, acho super
legal, mas, talvez, não seja isso
que eu queira.

LUCAS
Você não acha que devia fazer um
esforcinho e contar pro seu pai?
Quem sabe ele entenda. Melhor do
que você ficar sofrendo quieta,
enquanto ele acha que está tudo
bem. E, para você, é óbvio que não
está nada bem.

JÉSSICA
Você sabe como meu pai é. Ele vai
fingir que não ouviu nada. Vai
continuar forçando.

LUCAS
Não é você que fala que é se
conversando que se resolve tudo?
Pois bem, converse com ele. Acho
que vai te ajudar muito. Eu tenho
certeza. Ainda dá tempo de você
decidir o que quer pra sua vida.

JÉSSICA
Eu não sei o que eu falo pra ele.
Não sei como começar.

LUCAS
Comece pelo começo. Chame ele e o
introduza no assunto. Você é
organizada, vai saber começar essa
conversa.

JÉSSICA
Eu não consigo conversar nem com o
Miguel, do cursinho, quem dirá um
assunto importante com o meu pai.

LUCAS
É diferente, Jéssica. Você gosta do
Miguel. É normal você ficar nervosa
quanto a isso. Você sempre me fala
que na nossa relação, você é a
cabeça e eu o coração. Faça jus a
sua afirmação. A sua racionalidade
vai te ajudar a conversar com o seu
pai.

JÉSSICA
Você tem razão. Quem diria, hein,
Lucas? Você me dando conselhos.
Você acha que o meu pai vai
entender?

LUCAS
Eu acho que ele vai tentar entender
o seu lado. E você sabe muito bem,
eu só consigo resolver os problemas
dos outros.

JÉSSICA
Você é um ótimo amigo, Lucas. Saiba
que se por algum motivo a gente
brigar e nunca mais querer olhar um
na cara do outro, mesmo assim vou
falar da nossa amizade pros meus
filhos.

LUCAS
Saiba que eu não quero que a nossa
amizade acabe um dia. As brigas,
provavelmente, acontecerão. Elas
são normais. Vai dar tudo certo.
(t)
Deixa eu te contar. Fiquei com o
Daniel.

JÉSSICA
(animada)
O quê? Me conta essa história
direito.

LUCAS
Ficamos ontem à noite em casa. Eu
estava no quintal e o Matheus
estava com uma menina assistindo
filme. Nos beijamos.
Lucas sorri.
JÉSSICA
E ninguém viu vocês?

LUCAS
Acho que não. Pelo menos não
pareceu na hora. Ninguém veio falar
nada também.

JÉSSICA
E você gostou de ficar com ele?
Tipo, rolou química?

LUCAS
Rolou. Eu gostei de ficar com ele e
eu acho que ele também gostou de
ficar comigo. Combinamos de
continuar ficando pra ver o que
acontece.

JÉSSICA
Cuidado, tá? Cuidado pra não se
machucar. Esse negócio de ficar pra
ver o que rola é perigoso, Lucas.
Abre teu olho.

LUCAS
Relaxa, Jéssica! O Daniel é um
menino bom. Ele nunca iria me
iludir. Eu ainda acho que sai um
namoro daí.

JÉSSICA
Não esquece que só faz uma semana
que você conhece ele, tá? Tá na
hora de ser um pouco menos
romântico e ser um pouco mais
realista, Lucas. Grandes amores não
começam do nada. Há toda uma
construção por trás. Não tem como
você falar de namoro por ter ficado
com ele só algumas vezes de ontem
pra hoje.

LUCAS
Ah, você não entende dessas coisas,
Jéssica. Você nunca namorou.

JÉSSICA
E você também não, né?

LUCAS
Mas eu sou otimista, e pra gente
conseguir o que quer a gente tem
que pensar, pois atraímos o que
queremos muito.

JÉSSICA
Você abre o seu olho. O Daniel é
legal sim, somos amigos, mas tente
não se iludir.

LUCAS
A única coisa que eu estou achando
estranho é o Matheus. Até ontem ele
estava super bem comigo, hoje foi
super frio.

JÉSSICA
Será que ele não te viu?

LUCAS
Com certeza não. Ele não ia ficar
longe da menina pra me espiar.

JÉSSICA
Então ele deve ter brigado com essa
menina aí.

LUCAS
É, pode ser.
CORTE PARA:

10     INT. COLÉGIO MACHADO DE ASSIS. SALA DO CURSINHO. DIA
A sala cheia, ainda sem aula, Miguel olhando Matheus, que está cabisbaixo na carteira. Miguel cutuca Matheus com o lápis.
MIGUEL
Ei, cara, cê tá bem?

MATHEUS
(cansado)
Só tô com um pouco de dor de
cabeça, mas não se preocupa. Já
tomei remédio pra isso.

MIGUEL
Isso não tá com cara de dor de
cabeça não. Tu levou um pé na bunda
da Isabela, foi?

MATHEUS
Não, eu não tomei. A gente ficou
ontem em casa, mas não sei se eu
devia ter ficado.

MIGUEL
Tu não sabe se devia ter ficado com
a Isa? Cara, em que mundo você tá?
Você nunca foi assim de ficar
inseguro com alguma coisa. A não
ser que você esteja gostando dela
ou de outra mina.

MATHEUS
Que é isso? Não tô apaixonado por
ninguém não. Acho que só estou
confuso com algumas coisas. Sabe
quando você tá com alguém, mas não
sabe se devia ou não? Nem tanto por
você, mas pela outra pessoa?

MIGUEL
Se você tá preocupado de ficar com
ela e depois ficar com uma amiga
dela, fica tranquilo, cara. A Alice
me disse que a Isabela não é de se
apegar não. Ela é que nem você. Uma
alma livre.

MATHEUS
Sei lá! Não sei se eu quero mais
ficar com alguém. Talvez eu tenha
que passar uns dias sozinho. Tô
precisando disso pra por minha
cabeça no lugar, se não eu vou
ficar louco.

MIGUEL
Tu não tá bem mesmo, Matheus. Eu
nunca te vi assim. Daqui a pouco
vai falar que está com vontade de
namorar alguém.

MATHEUS
Quem sabe, não é mesmo?
Matheus pega a mochila e levanta.
MIGUEL
Aonde você vai?

MATHEUS
Vou no banheiro.

MIGUEL
De mochila?

MATHEUS
(brincando)
Não enche, Miguel. Já volto.

MIGUEL
Não demora! Vai começar a aula
daqui a dois minutos.

MATHEUS
Ah, tô sem paciência pra Química
hoje.
Matheus sai da sala.
CORTE PARA:

11     INT. COLÉGIO MACHADO DE ASSIS. BANHEIRO MASCULINO. DIA
O sinal toca quando Matheus entra no banheiro. Ele se certifica de que o banheiro está vazio, ele acha que está. Na pia do banheiro, coloca a mochila e tira uma garrafinha com água. Matheus joga a água fora bem escondido no meio dos moletons da mochila, ele tira uma garrafa de vodca ainda na sacola. Ele começa a colocar a bebida dentro da garrafa. Nesse momento, de uma das cabines, que Matheus não olhou, sai Lucas que vê o que o primo está fazendo.
LUCAS
Agora você extrapolou dos limites,
Matheus.
Matheus se vira assustado.
Abertura:
12     INT. COLÉGIO MACHADO DE ASSIS. BANHEIRO MASCULINO. DIA
Continuação da cena anterior:
MATHEUS
(assustado)
Lucas?
Lucas ignora Matheus e sai do banheiro. Matheus entra em desespero.
CORTE PARA:

13     EXT. ÁGUA BELA. DIA
Takes da cidade
CORTE PARA:

14     INT. CASA DE JÉSSICA. SALA. NOITE
Fernanda e Gilson na sala. Jéssica entra.
JÉSSICA
Eu preciso conversar com vocês.

FERNANDA
Claro, filha, pode falar.

JÉSSICA
Eu queria que vocês parassem de
ficar falando toda hora sobre o
vestibular e sobre o curso.

GILSON
Como assim, filha?

JÉSSICA
Eu ainda não sei se eu quero ser
advogada, pai. Eu ainda não sei
qual curso eu quero fazer. E quando
vocês começam a falar sobre isso,
eu fico tão perdida. Eu não falo
nada, pois tenho medo de
decepcionar vocês. De ser uma
péssima filha. Eu gosto de tantas
coisas, além do direito. Não sei se
eu seria uma boa advogada.

GILSON
Que coisa, Jéssica! É claro que
seria. Você é minha filha. Eu mesmo
te treinaria.

JÉSSICA
Esse não é o ponto, pai. Eu não
tenho certeza de que é isso que eu
queira para a minha vida. Eu só
quero que vocês respeitem o que eu
sinto. Eu amo muito vocês e eu sei
que vocês me amam. Respeitem, por
favor, o que eu sinto. Por favor.
Reação de Fernanda e Gilson, perplexos.
FERNANDA
Claro, filha! Nós vamos respeitar o
seu pedido. Você está numa idade em
que nós ficamos cheios de dúvidas
sobre tudo. Nós vamos te respeitar.
Jéssica sorri.
CORTE PARA:

15     INT. CASA DE LUCAS. QUARTO DE LUCAS. DIA
Lucas mexendo no seu notebook. Matheus bate na porta, que está aberta.
MATHEUS
Posso entrar?

LUCAS
(sério)
Pode.

MATHEUS
Sobre hoje de manhã, no banheiro da
escola...

LUCAS
(interrompe)
Não precisa me dar nenhuma
explicação, Matheus. A gente já
conversou sobre isso. Eu já entendi
que é um problema mais sério. Eu
tentei te ajudar, mas você não
quis. Quem toma as decisões da sua
vida é você.

MATHEUS
Desculpa!

LUCAS
Por que você tá pedindo desculpa
pra mim? Você nunca foi assim,
Matheus. Sempre cheio de marra,
cheio de si. Nunca pediu desculpas
pra ninguém, só pra mim. Parece que
você tá me escondendo alguma coisa
ou que está me devendo, sei lá. O
que você quer, Matheus?

MATHEUS
Eu quero que você me ajude a sair
dessa vida.
Reação de Lucas, surpreso.
MATHEUS (CONT'D)
Só você pode me ajudar a parar de
beber.

LUCAS
(surpreso)
Calma! O quê?

MATHEUS
Eu sozinho não vou conseguir isso.
Eu não quero mais decepcionar as
pessoas que eu gosto, por causa da
bebida. Eu te prometi que eu ia me
ajudar, agora, promete para mim que
você não vai sair do meu lado
enquanto estiver em tratamento.

LUCAS
Matheus, só você pode se ajudar.
Eu, no máximo, posso te dar um
apoio.

MATHEUS
Que seja! Só me ajuda a parar. Eu
não quero mais decepcionar meu pai,
meus amigos, você, por causa do
álcool. Eu nem sei por onde
começar.

LUCAS
Eu sei por onde você pode começar,
primo.
Reação de Matheus.
CORTE PARA:

16     INT. CASA DE DANIEL. COZINHA. NOITE
Isabel fazendo o jantar. Daniel junto.
ISABEL
E como que foi hoje com o Lucas,
Daniel?

DANIEL
Foi tudo bem! Nós ficamos algumas
vezes. Ele me chamou para ir num
pub na sexta e depois ir pra casa
dele, dormir lá.

ISABEL
Uau! Já está assim? Cuidado,
Daniel, se cuida!

DANIEL
Você sabe que eu sempre me protejo.
Ele tá se tornando uma pessoa muito
especial pra mim. Eu gosto dele.

ISABEL
Só gosta?

DANIEL
As coisas acontecem aos poucos. Eu
não sei se eu vou amá-lo um dia,
nem se eu quero namorá-lo. Mas eu
gosto dele. O Lucas é especial pra
mim.

ISABEL
O Henrique também era, lembra? E
você foi embora de São Paulo e
nunca se despediu dele. Vocês eram
tão próximos.

DANIEL
O Henrique é passado, mãe. Nós
também não namorávamos. Éramos só
ficantes. Eu não precisava dar
conta da minha vida pra ele. E
também você sabe que eu odeio
despedidas.

ISABEL
Eu sei! Eu só estou falando isso
para você evitar a fazer isso com o
Lucas. Ele é muito bonzinho.

DANIEL
Eu não vou fazer isso com o Lucas,
mãe. Ele não merece isso.
CORTE PARA:

17     EXT. ALCOÓLICOS ANÔNIMOS. FRENTE. NOITE
Lucas e Matheus na frente.
LUCAS
Você está pronto?

MATHEUS
Não sei!

LUCAS
Você vai conseguir.

CORTE RÁPIDO PARA:

18     INT. ALCOÓLICOS ANÔNIMOS. NOITE
A música continua. Em roda, um grupo, com Matheus no meio. Alguns anônimos dão os seus depoimentos. Matheus presta atenção em cada palavra.
FUSÃO LENTA PARA:

19     EXT. ÁGUA BELA. NOITE
Takes da cidade. Quatro dias depois.
CORTE PARA:

20     INT. ROCK PUB. NOITE

Lucas e Daniel numa mesa olhando o movimento do pub.
DANIEL
O seu primo não vinha hoje?

LUCAS
Ele tá tentando parar de beber.
Acha que vai ser melhor ficar em
casa, para não cair em tentação.

DANIEL
Ele está certo. Melhor que ficar
aqui passando vontade.
(t)
Ele já sabe que eu vou dormir na
casa de vocês hoje?

LUCAS
Eu avisei ele sim. Ele falou que
tudo bem, que é só um amigo.
Os dois riem.
DANIEL
E ele está certo. Somos só amigos
mesmo.

LUCAS
(decepcionado)
É, só amigos.

DANIEL
(próximo de Lucas)
Amigos que ficam. Isso é super
normal. E você concordou com isso.

LUCAS
É, você está certo. Eu concordei.
Mas não quero falar sobre isso
agora.
Lucas tenta fingir que está bem.
CORTE PARA:

21     INT. CASA DE LUCAS. ENTRADA. NOITE
A campainha toca.
MATHEUS
(off)
Já vai!
A campainha toca mais duas vezes. Matheus aparece correndo, já com pijama. Ele abre a porta e é Miguel.
MIGUEL
Cara, na hora em que você falou que
não ia, eu não acreditei.

MATHEUS
Nem eu, cara! Vai ser melhor assim.
Principalmente para mim.

MIGUEL
Você vai fazer falta lá.

MATHEUS
É por um bom motivo, pode ter
certeza.
Miguel e Matheus sorriem.
CORTE PARA:

22     INT. ROCK PUB. NOITE
Daniel e Lucas assistindo o show. Algumas horas já passou da cena anterior.
LUCAS
Eu tô ficando meio cansado já. Quer
ir pra casa?

DANIEL
Vamos!
Daniel e Lucas levantam e saem.
CORTE PARA:

23     INT. CASA DE DANIEL. QUARTO DE ISABEL. NOITE
Isabel mexendo em algumas caixas. No meio de uma bagunça, ela
encontra uma foto de HENRIQUE (16) e Daniel.
FUSÃO PARA:

24     INT. CASA DE ISABEL. SALA. NOITE
(Flash-back de um ano atrás) Daniel (16), Henrique e Isabel (36). Daniel e Henrique de mãos dadas.
ISABEL
Eu não entendo vocês jovens com
esse negócio de ficar, sendo que
vocês quase namoram.

HENRIQUE
Isso é só por enquanto, dona
Isabel. A gente tá só esperando dar
um tempo para começarmos a namorar.
Eu já posso dizer que eu amo o
Daniel.

DANIEL
Amar é uma palavra muito forte,
Henrique. Quem sabe a gente não
namora futuramente.

HENRIQUE
Você sempre fala de futuro, Daniel.
Quando esse futuro vai chegar?
(FIM DO FLASH-BACK)
FUSÃO PARA:

25     INT. CASA DE DANIEL. QUARTO DE ISABEL. NOITE
Isabel preocupada.
CORTE PARA:

26     INT. CASA DE LUCAS. QUARTO DE LUCAS. NOITE
Daniel e Lucas sentados na cama de Lucas, trocando olhares intensos.
Daniel tira a camiseta de Lucas. Devagar, os dois começam a se beijar. Lucas tira a camisa de Daniel. Devagar um vai se entregando ao outro. Ali, naquela cama, os dois se amam e passam a ser um só. 
CORTE PARA:

27     EXT. ÁGUA BELA. DIA
Amanhecer em Água Bela. Dois meses depois.
CORTE PARA:

28     INT. COLÉGIO MACHADO DE ASSIS. PÁTIO. DIA
Jéssica e Lucas.
JÉSSICA
Então quer dizer que hoje você vai
se assumir pra sua família?

LUCAS
Sim, eu confesso que estou com um
pouco de medo.

JÉSSICA
Vai dar tudo certo. Qualquer coisa
é só me ligar. Eu estou aqui.
CORTE RÁPIDO PARA:

29     INT. CASA DE LUCAS. SALA DE ESTAR. DIA
Jorge, Tônia e Matheus esperando Lucas.
JORGE
(para Matheus)
Você sabe do que o seu primo vai
falar?

MATHEUS
Não faço a mínima ideia.

TÔNIA
Espero que não seja perda de tempo.
Lucas entra.
LUCAS
Que bom que vocês três estão aqui.

TÔNIA
Por que você convocou essa reunião
aqui hoje?

LUCAS
Eu precisava conversar com vocês
sobre uma coisa muito importante
pra mim.

JORGE
Aconteceu alguma coisa com você?
Alguma coisa grave?

LUCAS
Não, mas vocês são a minha família
e acredito que vocês precisam saber
disso.

TÔNIA
Do que você tá falando, filho?

LUCAS
Eu sou gay, mãe.
Tônia e Jorge assustados. Matheus sem graça. Ao fazer a revelação, Lucas fica mais leve.
Fim do capítulo 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário