"Onde Estará o Meu Amor?": Capítulo 8

 


Novela de
João Pedro Figueredo

Escrita por
João Pedro Figueredo


Personagens deste capítulo:
Lucas (Danilo Mesquita)
Matheus (Pedro Novaes)
Jéssica (Jéssica Ellen)
Miguel (Caio Cabral)
Juliana (Maria Manoella)
Jorge (Marco Ricca)
Tônia (Débora Bloch)
Susana (Patricya Travassos)
Osvaldo (Fernando Binini) - Participação especial

Abertura:

    EXT. PRAIA. DIA
Panorâmica de alguma praia do Rio de Janeiro. Somos levados até Lucas e Matheus que estão andando pela praia conversando.
LUCAS
Então, sobre ontem, como vai ficar
daqui pra frente?

MATHEUS
Ah, Lucas, o que aconteceu ontem
não pode ser desfeito.
(t)
Quer sentar aqui?

LUCAS
Pode ser!
Lucas e Matheus sentam na areia.
MATHEUS
Agora, para mim, basta você decidir
o que quer.

LUCAS
Você acha que a gente pode
continuar com isso? Isso não vai
ser nada fácil pra gente.

MATHEUS
Fácil não vai mesmo, mas para mim a
dificuldade será só mais um
desafio.

LUCAS
Eu quero! Eu quero continuar com
isso.
Matheus sorri e chega próximo ao ouvido de Lucas.
MATHEUS
(baixo)
Você não sabe há quanto tempo eu
espero por isso.
Lucas e Matheus se beijam. Lucas levanta, tira a camiseta e joga na areia.
MATHEUS (CONT'D)
O que você tá fazendo?

LUCAS
Eu não prometi pra você que eu eu
ia dar um mergulho com você? Agora
eu vou pagar essa promessa.
Matheus sorri e tira a camiseta também. Os dois correm para o mar, riem e se divertem.
CORTE PARA:

    INT. APTO DE SUSANA. QUARTO 1. DIA
A música continua. Susana acende uma vela para São Jorge. Barulho na porta da sala. Susana fecha a porta do quarto dela e sorri.
CORTE PARA:

    INT. APTO DE SUSANA. BANHEIRO. DIA
A música continua. Lucas tomando banho. Um pouco mais distante há um espelho, por onde Lucas vê o seu reflexo. Lucas dança para ela mesmo e sorri.
CORTE PARA:

    INT. APTO DE SUSANA. QUARTO 2. DIA
A música continua.  Lucas entra no quarto. Matheus sentado na cama. Lucas se senra ao lado do primo.
LUCAS
Eu já ganhei o meu presente de
aniversário. Você.
Lucas e Matheus se beijam e curtem o momento.
CORTE PARA:

    INT. CASA DE LUCAS. SALA DE JANTAR. NOITE
Jorge ao telefone. Tônia sentada.
JORGE
(ao telefone)
E os meninos estão bem?... ah, que
bom... não, amanhã a gente liga
para desejar felicidades ao Lucas.
Ok, Susana... até mais.
Jorge desliga.
TÔNIA
E como é que os meninos estão?

JORGE
A Susana disse que eles estão bem.
Estão curtindo tudo lá e estão bem
leves. Inclusive o Lucas.

TÔNIA
Depende também o que quer dizer
bem. Do jeito que a Susana é louca,
é capaz do apartamento dela estar
pegando fogo e ela achar que os
dois estão só se divertindo.

JORGE
Ah, Tônia, deixa eles. Estão todos
entre família lá. Nada de mal pode
acontecer. A Susana pode ser
desligada também, mas ela não vai
descuidar nem do Lucas, nem do
Matheus.

TÔNIA
Eu espero mesmo.
(t)
Eu falei pro Lucas ir com o Matheus
para se divertirem mesmo. É
importante para o Lucas estar mais
perto do Matheus. Assim eles saem,
você conhece o seu filho, sabe que
ele adora ficar com qualquer garota
e ainda ajuda o Lucas a conseguir
uma também. Assim o Lucas não fica
com aquelas ideias sórdidas na
cabeça. O Matheus vai acabar sendo
uma boa influencia para o Lucas,
por incrível que pareça.

JORGE
Sabe, Tônia, eu andei pensando em
algumas coisas por esses dias e
cheguei a conclusão de que não
importa o que você ou qualquer
outra pessoa faça, não vai mudar o
que o Lucas pensa. Você mesma foi e
se livrou daquele menino que ficava
com o Lucas e veja: o Lucas ficou
deprimido por meses e nada mudou.
Ele se formou, mas não prestou
aquele vestibular de medicina que
você tanto se orgulhava que o Lucas
ia fazer e o Matheus não. Parece
que nada do que você tenha feito
provocou uma única mudança no seu
filho.

TÔNIA
Você não quer falar sobre isso
agora, né, Jorge.
Eu entendo que o Lucas tinha que
passar por esse luto. Ele passou e,
agora, como a Susana disse, ele
está bem.

JORGE
Agora só falta o Lucas conviver bem
com você de novo.

TÔNIA
Você não está entendendo, Jorge,
ele vai. O Lucas é meu filho e uma
hora ou outra, ele vai ver que eu
estou certa. Até conversamos bem
antes dele viajar. Eu amo o meu
filho, mesmo que ele não seja o que
eu esperava.

JORGE
E o Matheus entra para ajudar a ele
esquecer essa história?

TÔNIA
Com certeza! O Matheus entende o
Lucas, mas não colabora. Eu tenho
certeza de que o Matheus vai ajudar
o Lucas a parar de pensar em
garotos.
CORTE PARA:

    INT. PIZZARIA. NOITE
Lucas e Matheus sentados um ao lado do outro. Susana de frente com os dois.
SUSANA
Se vocês querem ficar juntos, eu
não acho que seja uma boa ideia
vocês continuarem a morar em Água
Bela. Os pais de vocês jamais
aceitariam a relação de vocês.

MATHEUS
E pra onde a gente pode ir?

LUCAS
E se a gente viesse morar com você,
tia? Eles não iam poder falar nada,
é com alguém da família.

SUSANA
Eu acho importante vocês terem um
cantinho só para vocês. Amanhã o
Lucas fica maior de idade já, você,
Matheus, já está quase fazendo
dezenove. Vocês já podem alugar um
apartamento para vocês. E também
não falar nada para os pais de
vocês sobre isso, se não, aí que
vocês não conseguirão ir para lugar
nenhum.

LUCAS
Uma cidade maior ia ser bom pra
gente se mudar. No interior as
pessoas são mais fechadas a esse
assunto.

SUSANA
Nem todas as cidades, Lucas. Eu
acho que é um pouco louco sair de
Água Bela que é um ovo e entrar
numa cidade grande. A não ser que
vocês queiram mesmo. Eu tenho
contatos de várias pessoas, de
vários lugares. Talvez eles possam
ajudar vocês.
O garçom chega para anotar o pedido.
GARÇOM
Desejam pedir alguma coisa, já?

MATHEUS
Nós vamos querer uma meio
Portuguesa e meio Marguerita.

GARÇOM
E para beber?

SUSANA
Pode ser uma jarra de suco de
laranja. Três copos.

GARÇOM
Ok, obrigado! Mais alguma coisa?

MATHEUS
Só!

GARÇOM
Obrigado mais uma vez.
O garçom sai.
MATHEUS
Lucas, e se a gente fosse para São
Paulo. A Jéssica não está morando
lá? Ela podia ajudar a gente a
encontrar um apartamento por lá.

LUCAS
É, não é má ideia. Posso falar com
ela e quando a gente voltar, a
gente fica lá.

MATHEUS
Só não sei o que a gente pode falar
para o meu pai e para a sua mãe.

SUSANA
Ora, que vocês querem tentar a vida
num lugar novo. E já que vocês
estão indo juntos, vai ficar mais
fácil de se adaptar. Não há nada de
errado com isso.

MATHEUS
É uma ótima ideia, tia. Você pensa
em tudo.

SUSANA
Ah, obrigada! Em algum momento eu
tive que reagir e sair de Água
Bela, não? Agora falta vocês e eu
desejo muita sorte para vocês dois
nisso.

LUCAS
Obrigado, tia. Você tá ajudando
bastante a gente. Não sei nem como
agradecer.

SUSANA
Pagando a conta hoje, está bom!
Os três riem.
SUSANA (CONT'D)
Brincadeira! Mas, falando sério,
venham me visitar sempre que
puderem. Eu sinto muito a falta de
vocês. Os seus pais nunca querem
vim. Entre nós, eu sou a mais
diferente e eu sinto a falta de ver
a nossa família reunida.
É claro que não estão todos aqui,
mas só de estar com vocês dois, eu
já me sinto muito feliz. Ainda mais
porque vocês estão felizes.

MATHEUS
Muito obrigado, tia Susana. Ter
feito essa viagem foi a coisa mais
especial do mundo.

SUSANA
Eu que agradeço, Matheus. Eu olho
para vocês e vejo uma energia
diferente. Algo que não nasceu nem
hoje, nem ontem, mas sim há muitas
vidas. Aproveitem muito bem isso.
Eu quero que vocês sejam muito
felizes. Que o amor que habita em
vocês floresça e traga muita
felicidade. Eu não consigo
adivinhar o futuro e nem prever o
que vai acontecer, mas que o
destino traga muitas coisas boas a
vocês. Lucas e Matheus, meus
sobrinhos. Primos, por natureza.
Vocês serão muito felizes, mesmo
havendo pedras no caminho de vocês.
Lucas e Matheus emocionados.
MATHEUS
Deu meia noite. Parabéns, Lucas!

SUSANA
Parabéns, Lucas!
Lucas emocionado.
MATHEUS
Como eu sempre te disse: Eu te amo!

LUCAS
Eu também te amo, Matheus.
Os dois sorriem.
SUSANA
Vou pedir um espumante para
comemorarmos.
(chama)
Garçom, traga um bom espumante e
três taças, por favor.
CORTE RÁPIDO PARA: Susana estourando o espumante e colocando na taça.
SUSANA (CONT'D)
Parabéns!
Os três brindam. Matheus pisca para Lucas.
SUSANA (CONT'D)
Vocês serão muito felizes.
Os três vivem aquele momento.
CORTE PARA:

    INT. AEROPORTO GALEÃO. DIA
Susana, Lucas e Matheus se abraçando.
SUSANA
Vou sentir muitas saudades de
vocês. Voltem sempre!

LUCAS
Quero que você vá nos visitar na
nossa casinha em São Paulo.

MATHEUS
Isso é quase uma ordem, tia.

SUSANA
Vai dar tudo certo, vocês vão ver.
E quando der, farei questão de
conhecer a casa de vocês.

MATHEUS
Sentiremos saudades.

SUSANA
Mais que eu, acho que não.
Susana começa a chorar.
LUCAS
Oh, tia, não precisa chorar. Logo a
gente se vê de novo.

SUSANA
Detesto despedidas, mas isso é
verdade. Logo a gente se vê
novamente.
Os três se abraçam novamente.
CORTE PARA:

    INT. APTO DE JÉSSICA. DIA
Jéssica, Lucas, Matheus e Miguel entram.
JÉSSICA
Podem entrar! Fiquem à vontade. A
casa é quase de vocês.

LUCAS
Ah, Jéssica, muito obrigado por nos
receber aqui. Vai nos ajudar muito.

JÉSSICA
Quando você ligou avisando que
viria pra cá e que queria se mudar,
eu já falei para o Miguel abrir um
espacinho aqui. E também falei com
a dona Juliana, a dona do
apartamento. Ela tem outros
apartamentos nesse prédio e ela é
super boazinha. Acredito que vai
dar certo.

LUCAS
Obrigado! E ela avisou quando ela
vem pra gente ver o apartamento?

JÉSSICA
Amanhã cedo ela vem. Ela é um pouco
ocupada, sabe? Mulher de negócios é
assim mesmo.

MIGUEL
Amor, a gente esqueceu de passar no
mercado na volta.

JÉSSICA
Puts! Verdade.

MIGUEL
Eu vou lá, qualquer coisa.

JÉSSICA
Não, pode deixar que eu vou.
Aproveito e levo o Lucas pra gente
por o assunto em dia.

LUCAS
Bora!
CORTE PARA:

    INT. SUPERMERCADO. DIA
Jéssica e Lucas pegando coisas da prateleira e colocando no carrinho.
JÉSSICA
Então quer dizer que você e o
Matheus estão juntos?

LUCAS
Sim, nem eu estou acreditando. Mas
a vida é assim, não é mesmo? Cheia
de surpresas.

JÉSSICA
Não faz nem um mês que eu me mudei
e tudo já mudou.
(t)
Mas e aí, me conta! Como ele está
sendo para você?

LUCAS
Bem diferente do Daniel. Até
melhor, sabe. O Daniel era muito
frio. Não só com as coisas, mas era
frio comigo principalmente. O
Matheus não. Ele é quente, ele me
dá uma sensação de segurança, mesmo
com a fama de pegador que ele
sempre teve.

JÉSSICA
Ah, mas é diferente. O Matheus
nunca traiu nenhuma namorada dele.
Não é porque ele está com um garoto
agora, que ele vai trair. O Matheus
também sempre foi bonzinho, mesmo
sendo impulsivo. Você sabe muito
bem disso né, Lucas?

LUCAS
Você acha que o Miguel já sabia do
Matheus? Digo, da sexualidade dele?

JÉSSICA
Acho que não! O Miguel sempre foi
melhor amigo dele, mas também é
boca de sacola, se ele soubesse,
teria falado em algum momento para
mim.
(pensa um pouco)
Só uma vez, logo que a gente
começou a ficar, que ele falou que
o Matheus estava diferente.
Ele estava com a Isabela na época,
aquela outra menina do cursinho. Eu
lembro que o Matheus falou que
estava confuso sobre uma coisa e
mesmo gostando dela, queria parar,
pois estava apaixonado por outra
pessoa. Mas nada além disso.

LUCAS
Deve ter sido porque ele me viu com
o Daniel uma vez, quando ele ainda
estava com a Isabela.

JÉSSICA
Sério? Como você sabe disso?

LUCAS
Ele me contou um dia.
(t)
Eu só sei que eu quero ser muito
feliz com ele.

JÉSSICA
Eu também espero isso.
Jéssica sorri para Lucas.
JÉSSICA (CONT'D)
Ah, eu estava com saudades já.

LUCAS
Eu também estava.
Riem.
CORTE PARA:

10     GERAIS DE SÃO PAULO
Anoitece e amanhece.
CORTE PARA:

11     INT. APTO DE JÉSSICA. DIA
Lucas e Matheus tomando café. Jéssica entra.
JÉSSICA
Acabei de falar com a dona Juliana.
Ela disse que vai atrasar um
pouquinho, mas que a chave está na
portaria e já liberou vocês para
pegarem.

LUCAS
Ok, nós já vamos.
CORTE PARA:

12     INT. APARTAMENTO VAZIO. DIA
Lucas e Matheus entram no apartamento e fecham a porta.
LUCAS
É, gostei da sala. É espaçosa e
bonita mesmo.

MATHEUS
É, eu também gostei bastante.
(t)
Então, será que é aqui a nossa
casinha?

LUCAS
Quem sabe?
Lucas beija Matheus.
LUCAS (CONT'D)
Agora vamos esperar a dona. Ela já
deve estar chegando.
CORTE PARA:

13     EXT. PRÉDIO. FRENTE. DIA
Juliana encosta o carro e desce. Passa pela portaria.
JULIANA
Bom dia, seu Osvaldo!

OSVALDO
Bom dia, dona Juliana.
CORTE PARA:

14     INT. HALL DO PRÉDIO. DIA
Juliana chama o elevador, que logo chega e entra.
CORTE PARA:

15     INT. APARTAMENTO VAZIO. DIA
Lucas e Matheus.
MATHEUS
Eu penso em colocar o sofá aqui e a
prateleira com os seus livros ali.
A campainha toca.
LUCAS
A lá, a dona Juliana chegou.
Lucas abre a porta. É Juliana.
JULIANA
Bom dia!
Lucas desfaz o sorriso ao ver Juliana. INSERT DO CAP 7, cena 10: Retrato da infância de Matheus, junto com Jorge e Juliana. FIM DO INSERT. Juliana não reconhece Lucas. Matheus se aproxima da porta e para ao reconhecer a mãe, que o abandonou.
Fim do capítulo 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário