"Onde Estará o Meu Amor?": Capítulo 9 (RETA FINAL!!! Daniel e Lucas se reencontram)

 


Novela de
João Pedro Figueredo

Escrita por
João Pedro Figueredo


Personagens deste capítulo:
Lucas (Danilo Mesquita)
Daniel (Gabriel Contente)
Matheus (Pedro Novaes)
Jéssica (Jéssica Ellen)
Miguel (Caio Cabral)
Henrique (Gabriel Calamari)
Juliana (Maria Manoella)
Jorge (Marco Ricca)

Abertura:

    INT. APARTAMENTO VAZIO. DIA
Continuação da cena anterior:
JULIANA
Prazer. Juliana. Você é o Lucas,
né?

LUCAS
Você é a Juliana?

MATHEUS
(surpreso)
Mãe?
Juliana olha para Matheus e fica surpresa ao reconhecer o filho.
JULIANA
(surpresa)
Matheus?

MATHEUS
Eu não acredito!
Reação de todos, em choque.
JULIANA
(indo abraçar Matheus)
Eu não acredito que você está aqui,
filho. Como você tá grande.

MATHEUS
(se arrancando)
Não! Não toca em mim.
Reação de Juliana, não entendendo.
MATHEUS (CONT'D)
Você desaparece, não me procura
nunca. Eu te encontro por uma
ironia do destino e você quer me
abraçar?

JULIANA
Matheus?

MATHEUS
Eu sempre quis te reencontrar, mãe,
mas não desse jeito.

LUCAS
(se aproximando de
Matheus)
Matheus, você não acha melhor vocês
terem essa conversa depois?

MATHEUS
(ignorando Lucas)
Você não faz ideia de como eu senti
a sua falta. Como eu fiquei depois
que você foi embora. Eu me destruí,
Juliana. Eu fiquei deprimido por
anos. A única maneira d'eu te ver
era por fotos. Sempre pensei que
você ia voltar um dia e íamos ser
uma família linda, nem que fosse só
nós dois.
Lucas sai do apartamento devagar.
JULIANA
Você acha que eu nunca senti a sua
falta, Matheus? Claro que eu senti.
Eu não sou um ser sem coração.

MATHEUS
Então por que você nunca voltou
para me ver?

JULIANA
Porque seu pai nunca deixou. Ele
sempre me impediu de te ver.
Matheus se cala, surpreso.
CORTE PARA:

    INT. ELEVADOR. DIA
Lucas entra e aperta para descer no andar de Jéssica. O elevador desse alguns andares e a porta abre em outro andar. Ali, entra Henrique (o mesmo do CAP 4, agora com 18 anos).
HENRIQUE
(entrando)
Bom dia!

LUCAS
Bom dia!
(t)
Tá calor, né?

HENRIQUE
Sim! Quase um inferno lá fora.
(t)
Você é novo aqui? Nunca te vi.

LUCAS
Ah, eu estava olhando um
apartamento com um amigo meu, mas
ocorreu um contratempo e estou
voltando para a casa da minha
amiga.

HENRIQUE
Espero que esteja tudo bem.
O elevador chega no andar de Jéssica. Lucas saindo.
LUCAS
Está, só coincidências da vida.
Lucas ri.
HENRIQUE
Boa sorte! Espero que goste do
prédio. Meu nome é Henrique.

LUCAS
O meu é Lucas. Prazer!

HENRIQUE
O prazer é meu. Tchau.

LUCAS
Até mais e obrigado!
A porta do elevador se fecha.
CORTE PARA:

    INT. APARTAMENTO VAZIO. DIA
Matheus e Juliana sentados no chão.
JULIANA
Eu voltei um ano depois que eu fui
embora.
FUSÃO PARA:

    EXT. CASA DE LUCAS. ÁGUA BELA. FRENTE. DIA
(Flash-back de 7 anos atrás) Juliana ajoelhada, implorando pelo filho. Reação de Jorge frio.
JULIANA (O.S.)
Você estava na escola. Quando eu
vim embora para São Paulo, me
organizei para ir te buscar quando
eu estivesse estabilizada.
FIM DO FB
FUSÃO PARA:

    INT. APARTAMENTO VAZIO. DIA
Matheus e Juliana
JULIANA
Eu implorei para o Jorge me deixar
te ver. Para a gente ir te buscar.
Eu precisava ter meu filho de novo
comigo. O seu pai me expulsou de lá
e mandou eu nunca mais procurar por
vocês. É óbvio que eu não aceitei.
FUSÃO PARA:

    EXT. CASA DE LUCAS. ÁGUA BELA. FRENTE. DIA
(Flash-back) CONTINUAÇÃO DA CENA 4. Juliana sentada no meio fio, chorando muito.
JULIANA (O.S.)
Depois de ter chorado muito,
resolvi que eu mesma ia te buscar
na escola. Não ia ter Jorge e nem
ninguém que me impedisse de te ver.
Eu não podia ficar sem você. Então
eu levantei e fui ao seu encontro.
Juliana se levanta, enxugando as lágrimas, anda decidida.
CORTE PARA:

    INT. COLÉGIO PARTICULAR. SECRETARIA. DIA
Juliana entra e chama pela secretária.
JULIANA
Oi, eu vim buscar meu filho. O nome
dele é Matheus SOBRENOME. Ele está
na sexta série.

SECRETÁRIA
Só um minuto por favor.
(t)
Seu nome?

JULIANA
Juliana, eu sou a mãe dele.

SECRETÁRIA
Um minutinho por favor.
Juliana espera.
JULIANA (O.S.)
Eu já havia decidido. Iria te pegar
ali e vinhamos direto para São
Paulo. A gente ia comprar roupas
novas, íamos montar o seu quarto
novo. Talvez isso fosse uma
loucura, mas eu não ia te deixar
com a família louca do seu pai.

SECRETÁRIA
(chamando)
Senhora?

JULIANA
Sim?

SECRETÁRIA
Sinto muito, mas o seu nome não
está autorizado para tirar o
Matheus.

JULIANA
Como não? Ele é meu filho. Deve ter
alguma coisa errada aí. Pode ver
nos documentos dele, comparar com o
meu. Vocês não podem tirar o meu
direito de mãe.

SECRETÁRIA
Sinto muito, senhora. O pai do
aluno tirou a sua autorização.
Tenha um bom dia.

JULIANA
(desesperada)
Não! Vocês me conhecem.
A diretora desse colégio é minha
amiga. Vocês não podem fazer isso.
O meu sobrinho também estuda aqui.

SECRETÁRIA
Eu não posso fazer nada pela
senhora, me desculpe!

JULIANA
(gritando)
Matheus! Matheus, é a mamãe. Eu vim
te buscar, filho. É a mamãe.
Juliana começa a chorar loucamente.
SECRETÁRIA
Minha senhora, se você não sair
agora, seremos obrigados a chamar a
polícia.

JULIANA
(chorando)
Não! Não precisa. Eu saio sozinha.
Juliana sai chorando.
CORTE PARA:

    INT./EXT. COLÉGIO PARTICULAR. FRENTE. CARRO DE JULIANA. DIA
Juliana sai do colégio chorando. Entra no carro e ouve o celular tocar. Juliana atende.
JULIANA (O.S.)
Eu me senti completamente incapaz
naquele momento. Seu pai me ligou
logo depois d'eu entrar no meu
carro, me ameaçando a chamar a
polícia. Disse que eu estava errada
o tempo todo e se eu não o tinha,
era por minha culpa. Porque eu
havia te abandonado.
(começa a chorar)
Eu não queria que tivesse sido
assim.
FIM DO FB.
FUSÃO PARA:

    INT. APARTAMENTO VAZIO. DIA
Matheus e Juliana chorando.
JULIANA
Eu tinha que ir embora. Seu pai me
humilhava, me ofendia, me agredia
verbalmente. Eu não podia continuar
com ele. Me perdoe, filho. Eu não
queria que você sofresse tanto por
minha causa. Eu fiz uma escolha
muito difícil. Ou era eu, ou era a
minha vida. Eu não podia ficar sem
te ver pela eternidade. Me perdoe,
Matheus.

MATHEUS
O meu pai nunca me contou isso.
Ele, assim como eu, sempre evitou
de falar de você. Ele disse que
você tinha arrumado um amante e que
tinha ido embora para criar uma
família com ele.

JULIANA
Tem muita coisa que seu pai nunca
te contou, Matheus. Com todo o
respeito a ele, mas o Jorge e
aquela irmã dele, não deveriam ser
considerados gente. Eles são
amargos, ruins. Eu não acredito que
exista heróis e vilões, mas se
existissem, eles não seriam heróis.
Eles são pessoas manipuladoras.
Acham que podem comprar uns aos
outros com o dinheiro que tem. Eles
podem ter tudo, menos coração.

MATHEUS
Me desculpa se eu te ofendi quando
eu te vi. Eu não esperava isso. Eu
sempre quis te reencontrar, mas não
nessa situação. Eu estava com
tantas saudades, mãe.

JULIANA
Eu também senti muito a sua falta,
Matheus. Saiba que se eu tivesse
escolha, eu nunca teria ficado
longe de você, filho. A gente pode
ter ficado distante um do outro,
mas eu nunca deixei de te amar.
Nunca deixei de pensar em você.
Juliana e Matheus se abraçam.
CORTE PARA:

10     PASSAGEM DE TEMPO
ATENÇÃO: TODOS OS PERÍODOS A SEGUIR SERÃO FUNDIDOS EM ORDEM. Gerais de São Paulo. Lucas e Matheus assinando o contrato do apartamento. Lucas e Matheus decorando o apartamento. Jéssica e Miguel estudando juntos. Henrique, Lucas e Matheus fazendo um piquenique ao ar livre. Jéssica e Miguel assistindo um filme juntos. Lucas e Matheus se amando. Jéssica, Miguel, Matheus e Lucas num shopping. Matheus e Lucas se beijando em um coreto. Lucas e Henrique bebendo um vinho e rindo. Matheus e Juliana fazendo compras num shopping. Matheus e Juliana tomando sorvete. Matheus comemorando com Lucas. Matheus começa a trabalhar numa floricultura. LETREIRO: UM ANO DEPOIS.
FUSÃO PARA:

11     INT. APTO DE LUCAS. DIA
Lucas, meio abatido, olhando pela janela. A campainha toca. Lucas vai até a porta e abre. É Jéssica com o bolo.
JÉSSICA
Boa tarde, Luquinhas. Olha o que eu
fiz pra gente.
Jéssica mostra o bolo.
JÉSSICA (CONT'D)
É sem glúten. Muito mais saudável.
E combina com esse tempo de chuva
que está lá fora.

LUCAS
Hum, que delícia. Vou pegar os
pratinhos.
Lucas pega os pratos de sobremesa e uma faca.
JÉSSICA
O Matheus está trabalhando?

LUCAS
Sim, disse que a floricultura tá
cheia por causa do dia dos
namorados.

JÉSSICA
Eu imagino! E por que você tá com
essa carinha abatida?
LUCAS
Eu tava pensando em tudo o que eu
vivi nesses últimos anos. Eu passei
por tanta coisa, que não dá nem pra
contar no dedo.

JÉSSICA
É o negócio daquele menino que te
abandonou, né?

LUCAS
Um pouco a ver também. Mas eu não
ligo não. Se um dia eu encontrá-lo,
eu vou querer saber o que
aconteceu.

JÉSSICA
Eu acho que você devia deixar
quieta essa história. Você já está
com outra pessoa faz um tempão.
Você e o Matheus namoram de
verdade, não só ficam como era com
o... como era mesmo o nome dele?...
Daniel. Vocês dois se amam e nada
pode desestabilizar o que vocês
vivem.
(t)
Lucas, eu acho que você deveria
parar de buscar respostas para tudo
na sua vida. Nem tudo tem resposta.
E tudo bem. A vida é assim.

LUCAS
Você tem razão. Eu amo o Matheus,
amo mais que tudo na minha vida.
Foi muito difícil de aceitar a ida
do Daniel. Jéssica, a gente
combinava tanto. Tínhamos até o
mesmo tipo sanguíneo.

JÉSSICA
Sabe que quando você fala isso, eu
penso que você não ama tanto o
Matheus? O Daniel foi embora há
anos. Supera, Lucas. Você tem um
namorado que te ama, que faz tudo
por você. Por que você teima em
continuar pensando em alguém que
não te queria?
Isso é, se ele te quisesse, ele não
havia ido embora daquele jeito. E
você também está errado de amar o
Matheus acima de tudo. Alguma vez
passou pela sua cabeça que você
deve se amar antes de tudo?

LUCAS
E você pensa que é fácil? E não
coloque palavras na minha boca. Eu
amo sim o Matheus.

JÉSSICA
Ama, mas não para de pensar no seu
ex. Eu sei que é difícil, mas a
gente não consegue nada sem
esforço. Imagina o estado que o
Matheus vai ficar se ele souber que
você ainda pensa no Daniel. Ele vai
ficar acabado. Decepcionado. Você o
ajudou a evoluir tanto. Ele tinha
aqueles problemas com álcool e você
ajudou a ele sair dessa. Vocês
construíram um amor lindo. Você não
pode deixar um fantasma do passado
destruir tudo, Lucas.

LUCAS
Se o Daniel não tivesse ido embora,
talvez a gente estivesse juntos até
hoje. E tudo o que você disse que
eu contruí com o Matheus teria sido
em vão. Não existe isso de
construir. Foi um acaso do destino.
Você sabe que antes d'eu e do
Matheus começarmos a ficar, eu só
via ele como um amigo. Muito mais
um primo, do que amigo.

JÉSSICA
Mas o Daniel foi embora, Lucas.
Entenda isso! Ele não te amava nem
naquela época. Você ficaram por
quase três meses. Ele nunca tocou
no assunto de namoro.

LUCAS
É porque dois meses é pouco tempo.

JÉSSICA
E você e o Matheus começaram a
namorar com um mês. Lucas, quem
quer vai atrás, dá um jeito, se
esforça. O Daniel nunca te amou.
Talvez ele até gostasse de você,
mas ele nunca te amou. Você me
perdoe do que vou falar agora:
parece que você é burro, Lucas.
Esquece aquele idiota que te fez
sofrer, que te deprimiu. A gente
não sabe nem se ele está vivo. Eu
não estou falando isso para te
ofender, mas sim para abrir seus
olhos. Você podia amar o Daniel. Eu
sei que você o amava, mas esse
sentimento não tinha sentido para
ele.

LUCAS
Chega! Não quero mais falar sobre
isso.

JÉSSICA
Antes, só ouve o que eu tenho para
te dizer. Palavra da sua melhor
amiga, quase uma irmã: se dê uma
chance de aceitar os fatos, Lucas.
Eu sei que você ama o Matheus, mas
você não pode continuar amando-o se
os fantasmas do seu passado ainda
te assombram. Você vai acabar
machucando ele e se machucando.
Reação de Lucas, pensativo.
CORTE PARA:

12     INT. APTO DE LUCAS. QUARTO. NOITE
Matheus dormindo ao lado de Lucas. Lucas acordado pensando.
INSERT do CAP 3, CENA 20: Lucas e Daniel no Rock Pub.
LUCAS
Eu avisei ele sim. Ele falou que
tudo bem, que é só um amigo.
Lucas ri.
DANIEL
E ele está certo. Somos só amigos
mesmo.

LUCAS
(decepcionado)
É, só amigos.

DANIEL
(próximo de Lucas)
Amigos que ficam. Isso é super
normal. E você concordou com isso.

LUCAS
É, você está certo. Eu concordei.
Mas não quero falar sobre isso
agora.
Lucas tenta fingir que está bem. FIM DO INSERT.
Lucas continua refletindo.
CORTE PARA:

13     INT. APTO DE LUCAS. DIA
Lucas tomando café da manhã. Matheus entra.
MATHEUS
Bom dia, amor!

LUCAS
Bom dia!

MATHEUS
Dormiu bem?

LUCAS
Não muito, mas nada que você
precise se preocupar. Só ando
pensando em muitas coisas ao mesmo
tempo. Acho que preciso voltar a
fazer terapia.

MATHEUS
Terapia sempre é bom. Espero que
você fique bem.

LUCAS
Obrigado!

MATHEUS
Eu já estou indo trabalhar.
Qualquer coisa me liga.

LUCAS
Ok, amor.

MATHEUS
Ei, Lucas!
Lucas olha para Matheus.
MATHEUS (CONT'D)
Te amo!

LUCAS
(desanimado)
Também te amo!
Matheus se aproxima de Lucas e agacha ao lado dele.
MATHEUS
Vai me avisando como você está. Eu
te amo muito.
Matheus beija Lucas.
MATHEUS (CONT'D)
Tem uma música da Gal Costa que ela
fala "Ninguém diz 'eu te amo' como
eu". E essa é a grande verdade.
Lucas ri.
LUCAS
Menos, vai!

MATHEUS
Duvida?
Matheus e Lucas dão mais um beijo. Matheus se levanta e sai de casa. Tempo. A campainha toca. Lucas levanta, vai até a porta e abre. É Henrique.
HENRIQUE
Lucas, você não sabe!

LUCAS
O quê?

HENRIQUE
Lembra uma vez que eu disse que
tive um namoradinho quando eu tinha
dezesseis anos, mas que ele teve
que se mudar e a gente nunca mais
se viu?

LUCAS
Claro que lembro.

HENRIQUE
Eu fui buscar pão agora cedo no
mercado e aí eu reencontrei ele.

LUCAS
Não acredito. Sério? E aí?

HENRIQUE
E aí que eu chamei ele pra jantar.
Ele vai vir hoje a noite.

LUCAS
Ah, que legal, Henrique. Fico feliz
por você.

HENRIQUE
Você e o Matheus podem vir hoje
também? Falei pra ele que ia chamar
uns vizinhos também.

LUCAS
Ah, claro! Acho que não vai ter
nenhum problema para o Matheus e a
gente não combinou nada.

HENRIQUE
Ah, Lucas, muito obrigado. Vai me
ajudar muito.
Reação de Lucas, sorrindo.
CORTE PARA:

14     EXT. FLORICULTURA. DIA
Matheus regando as plantas. O celular toca e Matheus atende.
MATHEUS
(no celular)
Oi, tia Susana... tá tudo bem sim,
e aí?... o Lucas?... que eu saiba
ele está bem... não, ele disse que
tava meio mexido hoje, mas que não
era nada demais... tá bom, tia.
Prometo que vou ficar ligando...
beijo, tchau!
Matheus desliga.
CORTE PARA:

15     INT. APTO DE HENRIQUE. NOITE
Henrique preparando o jantar. O celular toca.
HENRIQUE
(no celular)
Alô?... oi. Ok, estou te
esperando... não, meus vizinhos
ainda não chegaram... pode deixar,
vamos ter um bom tempo para
colocarmos o papo em dia.
Henrique desliga.
CORTE PARA:

16     INT. APTO DE LUCAS. QUARTO. NOITE
Lucas e Matheus se arrumando.
MATHEUS
E quem é esse ex do Henrique que
vai vir nesse jantar hoje?

LUCAS
Eu não faço a mínima ideia. Acho
chato ficar perguntando. A gente vê
daqui a pouco.

MATHEUS
Hoje a tia Susana me ligou,
perguntou de você.

LUCAS
Sério? O que ela perguntou?

MATHEUS
Se você estava bem.

LUCAS
Que estranho!
Matheus se aproxima de Lucas.
MATHEUS
O que você acha da minha roupa?

LUCAS
Está lindo como sempre.
Os dois riem e se beijam.

CORTE PARA:

17     INT. ELEVADOR. NOITE
A música continua. Lucas e Matheus descendo pelo elevador.
MATHEUS
(brincando)
Não vai dar em cima desse ex do
Henrique, que eu vou ficar com
ciúmes.

LUCAS
(ri)
Bobo!
O elevador chega no andar e os dois saltam.
CORTE PARA:

18     INT. APTO DE HENRIQUE. NOITE
A música continua. Henrique, já arrumado, abre a porta. Lucas e Matheus entram. Henrique fecha a porta.
HENRIQUE
Ah, que bom que vocês chegaram.

LUCAS
Fomos os primeiros a chegar?

HENRIQUE
Não, o Daniel está no banheiro.

LUCAS
Daniel?

HENRIQUE
Sim, é o nome dele.
Atrás de Lucas e Matheus, Daniel entra.
DANIEL
Boa noite, vocês são os vizinhos do
Henrique?
EM SLOW: Lucas desfaz o sorriso ao reconhecer a voz. Matheus também reconhece.
HENRIQUE
Lucas, esse é o Daniel. Daniel,
esse é Lucas.
Lucas se vira e ao ver Daniel, fica assustado. Reação de Daniel, surpreso.
Fim do capítulo 9.


Nenhum comentário:

Postar um comentário