"Onde Estará o Meu Amor?": Capítulo 4

 


Novela de
João Pedro Figueredo

Escrita por
João Pedro Figueredo

Personagens deste capítulo:
Lucas (Danilo Mesquita)
Daniel (Gabriel Contente)
Matheus (Pedro Novaes)
Jéssica (Jéssica Ellen)
Isabel (Alinne Moraes)
Miguel (Caio Cabral)
Jorge (Marco Ricca)
Tônia (Débora Bloch)

Abertura:


1     INT. CASA DE LUCAS. SALA DE ESTAR. DIA
Continuação da cena anterior: Tônia e Jorge em choque com o que Lucas acabou de dizer. Matheus calado.
TÔNIA
(se enganando)
O quê? Do que você tá falando?

LUCAS
Eu sou gay, mãe. Eu passei anos da
minha vida sem entender isso que eu
sentia aqui dentro. Uma mistura de
saber quem eu sou, com o medo de
ser. Isso não vai me fazer
diferente mãe. Continuo o mesmo, só
que agora me sinto de verdade.

JORGE
Lucas, você não acha que isso seja
só uma fase? Não precisava falar
isso pra gente. Fica tranquilo.
Isso vai passar.

LUCAS
Tio, isso não é só uma fase. Isso é
quem eu sou de verdade. Eu estou
libertando esse Lucas angustiado,
deprimido. Eu estou sendo eu pela
primeira vez na minha vida com
vocês.
Tônia começa a chorar.
TÔNIA
Lucas, você é muito novo ainda. Não
entende nada da vida. Quem é que
colocou isso na sua cabeça? Aquela
sua amiga Jéssica? Ou aquele seu
amigo que você vive grudado?

LUCAS
Ninguém colocou isso na minha
cabeça, mãe, isso...

TÔNIA
(interrompe)
Mas não é possível que ninguém
tenha te convencido que você seja
assim. Mas fica tranquilo, filho,
eu vou te ajudar a esquecer essa
história. Você não vai nem lembrar
de que já pensou nisso.

LUCAS
(grita)
Eu não quero ajuda, mãe. Eu quero o
seu apoio. Eu te amo e por isso
estou falando isso com você. Eu sou
gay. É isso que eu sou. É o que eu
sinto. Vocês podem fazer o que
quiserem, eu não vou deixar de ser
assim.

TÔNIA
Quem te seduziu, Lucas? Algum
monstro mexeu com você?

LUCAS
Não, mãe, não é assim. Você é
médica, tinha que entender que isso
é normal.

TÔNIA
(grita)
Não! Não é normal, Lucas. Você acha
que é normal você, um homem, se
apaixonar por outro homem? É
nojento, Lucas. Vamos, me fala quem
é que mexeu com você!

LUCAS
(mentindo)
Eu nunca fiquei com nenhum menino.

TÔNIA
Você não ia falar isso com a gente
se não houvesse ninguém nessa
história. Você pode não me falar,
mas eu vou descobrir.

JORGE
Lucas, você ainda é muito jovem pra
entender algumas coisas. Você logo
vai conhecer uma garota e vai
esquecer de tudo isso. Vai casar,
ter filhos.

LUCAS
(nervoso)
É assim que eu sou. Não vai ser uma
garota que vai me mudar e nem
vocês. Por que é tão difícil de
vocês aceitarem a verdade?

TÔNIA
Porque você não sabe o que é amor,
Lucas. Acha que tudo isso é um
conto de fadas e não é.

LUCAS
Não, mãe, você que não sabe o que é
o amor. Você é quem não sabe amar.

TÔNIA
Eu vou te tirar daquele colégio. Eu
não quero que você traga nunca mais
aqueles seus... aqueles seus
amigos. Entenda, Lucas, eu só quero
te ajudar.

LUCAS
Essa sua ajuda, eu não quero. Eu
não devia ter falado nada pra
vocês.
(começa a chorar)
Eu pensei que a gente podia lidar
bem com tudo isso e sermos uma
família unida, mas com vocês não
tem conversa.

TÔNIA
Um dia você vai ver que eu sempre
estive certa, filho, aí nós vamos
voltar a ser felizes.

LUCAS
Eu já sou feliz, mãe. Do jeito que
eu me descobri. Do jeito que eu sou
de verdade. Eu nunca estive tão
feliz na minha vida. Não é você e
nem meu tio que vai mudar isso.

JORGE
E qual é o próximo passo, hein,
Lucas? Se vestir de mulher?

LUCAS
Não, tio. Não é assim. Ser gay não
é ser trans. São coisas totalmente
diferentes.

TÔNIA
Eu queria saber onde foi que eu
errei com você, Lucas? Foi a falta
de um pai? Me desculpa se foi por
isso.

LUCAS
Você foi uma ótima mãe. Eu nasci
assim e me desculpa se eu te
decepcionei. Eu te amo e se eu
pudesse escolher, eu não queria que
fosse desse jeito. Mas eu não
posso, mãe.

TÔNIA
(grita)
Pode sim! Você não é o filho que eu
planejei ter. Você é um monstro.

LUCAS
(assustado)
Mãe, não é assim...

TÔNIA
(interrompe gritando)
É assim, sim! Você não é o meu
filho. Você destruiu o meu filho.
Tônia se afasta chorando e agacha.
LUCAS
Mãe, eu sou o seu filho. A
diferença é que agora eu sou feliz.

TÔNIA
Você não sabe o que é felicidade,
Lucas. Você não sabe.
Num impulso, Tônia levanta e corre para bater em Lucas gritando. Rapidamente, Matheus corre e entra na frente do primo, impedindo que ele apanhe.
MATHEUS
Você não vai bater nele!
Reação de Lucas e Tônia, surpresos.
MATHEUS (CONT'D)
Tia, olha o que você tá falando
para o seu próprio filho. Não é
possível que você só esteja fazendo
isso por uma forma diferente de
amar. Se for pra bater em alguém,
bata em mim! Bata em mim, que bebo
demais e tá sendo difícil parar,
mesmo com tratamento. Bata em mim,
que, como vocês falam, usa drogas,
sai e vive uma vida cheia de
luxúrias. Não nele, que só ama
alguém do mesmo sexo.

LUCAS
Matheus?

MATHEUS
(chorando)
Não faça isso com ele, tia. O
Lucas, de todos aqui nessa sala, é
o mais forte. Ele precisa lidar com
tudo, todos os dias. Se a gente
pudesse escolher sofrer, ser odiado
pela família, pela sociedade, a
gente não ia escolher ser assim.

JORGE
Filho, do jeito que você fala, até
parece que você também é.

MATHEUS
E se eu fosse? Teria algum
problema, pai? Teria algum
problema, tia?
Jorge e Tônia calados.
MATHEUS (CONT'D)
Não façam isso com o Lucas.
(para Lucas)
Você é muito forte, Lucas. Eu
queria ter a sua força, a sua
coragem. Parabéns!
Matheus abraça Lucas forte.
MATHEUS (CONT'D)
Vai lá, Lucas, vai pro seu quarto.

LUCAS
Obrigado, Matheus.
Lucas se aproxima do ouvido de Matheus.
LUCAS (CONT'D)
(baixinho)
Eu te amo, Matheus.

MATHEUS
(baixo)
Eu também! Eu te amo demais.
Devagar, Lucas sai da sala.
MATHEUS (CONT'D)
(para Tônia e Jorge)
Que vergonha de vocês. Vergonha
não, nojo.
Tônia arrependida do que falou. Jorge sério. Matheus sai da sala.
CORTE PARA:

2     INT. CASA DE LUCAS. QUARTO DE LUCAS. DIA

Lucas se olhando no espelho, orgulhoso. Matheus bate na porta. Lucas abre.
LUCAS
(dando um sorriso)
Oi!

MATHEUS
Posso entrar?

LUCAS
Claro, por favor!
Matheus entra no quarto.
LUCAS (CONT'D)
Não precisava ter feito o que você
fez. É arriscado com essas pessoas.
De qualquer forma, obrigado.

MATHEUS
Eu tinha que fazer isso, Lucas. E
também não foi nada demais.
Qualquer um faria o mesmo.

LUCAS
Tenho certeza que não! Só você
mesmo. Só tenho medo de como vai
ser daqui pra frente.

MATHEUS
Estarei aqui do seu lado pra te
ajudar a enfrentar esses próximos
dias. Você já me ajudou tantas
vezes. Acho que estava na hora de
retribuir, né?
Os dois sentam no chão. Um ao lado do outro.
LUCAS
Eu juro que achei que você teria
outra reação quando falasse.

MATHEUS
Eu já sabia antes, Lucas. Acho que
no fundo, eu sempre soube.

LUCAS
Sério? Como assim sabia?

MATHEUS
Eu vi quando você e o Daniel se
beijaram numa das primeiras vezes
que ele veio aqui.

LUCAS
(envergonhado)
Viu? Ai, Matheus, que vergonha!

MATHEUS
(rindo)
Não precisa ficar assim não. Não é
nada demais.
(t)
Você sempre soube?

LUCAS
Do quê?

MATHEUS
De que gostava de garotos?

LUCAS
Não sei! Acho que no fundo, sim,
mas na realidade eu devia esconder
isso de mim, por isso demorei pra
entender.

MATHEUS
E vocês estão namorando desde
aquele dia?

LUCAS
A gente não namora, Matheus. Ainda
não.

MATHEUS
E você quer namorar ele?

LUCAS
(rindo)
Isso é uma entrevista?
(t)
É, acho que quero. Isso não depende
só de mim, é claro, mas quem sabe?

MATHEUS
(frio)
Entendi!
(t)
Acho que o que você fez foi lindo,
Lucas. Você tem muita coragem.
Silencio entre os dois. Matheus passa a mão no cabelo de Lucas.
MATHEUS (CONT'D)
Acho que tá na hora de você cortar
esse cabelo já.
Matheus ri, flertando.
LUCAS
Você acha?
Os dois trocam olhares intensos. Matheus aproxima o rosto próximo ao de Lucas.
MATHEUS
(baixinho)
Tenho muito orgulho de você.
Os dois ficam nessa posição por um tempo. Os dois sorriem um para o outro. Matheus se afasta e levanta do chão.
MATHEUS (CONT'D)
Preciso ir!

LUCAS
Já? Por quê?

MATHEUS
Eu tenho algumas coisas pra
resolver ainda. Mais tarde a gente
conversa mais.

LUCAS
Vai lá!
Matheus pisca com um olho para Lucas e sai do quarto. Reação de Lucas, confuso.
CORTE PARA:

3     INT. COLÉGIO MACHADO DE ASSIS. PÁTIO. DIA
Jéssica sentada numa mesinha no telefone com Lucas.
JÉSSICA
(no celular)
Com todo o respeito, mas a sua mãe
não tem noção mesmo... uma hora ela
vai entender, Lucas, fica
tranquilo... não, eu tô aqui na
escola ainda, tô estudando pra
prova de semana que vem... ok,
beijo.
Jéssica desliga o celular e volta a estudar. Miguel chega e senta um pouco distante de Jéssica. Jéssica percebe e disfarça.
MIGUEL
(puxando assunto)
É prova?

JÉSSICA
É, tô precisando estudar essa
matéria, se não não vou conseguir
atingir a média no semestre.

MIGUEL
É prova do quê?

JÉSSICA
É de Matemática. Função, essas
coisas.

MIGUEL
Ah, mas isso é muito fácil.
Miguel levanta e vai até Jéssica. Senta ao lado da garota.
MIGUEL (CONT'D)
Você primeiro tem que ver o valor
que acompanha o "x", pra saber se o
gráfico é crescente ou decrescente.
Aí para descobrir os valores de "a"
e "b" você precisa copiar duas
vezes a fórmula "y=ax+b" e
substituir o "x" e o "y".

JÉSSICA
(em choque)
É, eu definitivamente sou de
humanas. Não consegui aprender nada
de exatas nem no primeiro ano,
quiçá no terceiro.

MIGUEL
Isso é uma questão de prática.
Matemática é assim e sempre vai
ser. Eu tive uma professora no
ensino médio que sempre dizia que a
gente só aprende matemática quando
a gente refaz o exercício. Aliás,
tudo o que eu sei de Matemática
hoje, foi por causa dela.

JÉSSICA
Ela era tão boa assim?

MIGUEL
Ela era a melhor.
(t)
Agora não me venha perguntar de
escolas literárias ou qualquer
coisa de Português, que eu não vou
saber responder.

JÉSSICA
Isso eu sei. São as minhas matérias
favoritas.

MIGUEL
Já vi que é com você que eu vou
conseguir aprender Literatura e
Gramática.
Jéssica ri. Miguel sorri.
CORTE PARA:

4     INT. CASA DE DANIEL. SALA. DIA
Daniel e Isabel
ISABEL
Sério que o Lucas se assumiu pra
família dele? E aí?

DANIEL
E aí que parece que foi um drama
total. A mãe dele quase morreu de
ódio e o primo defendeu ele.

ISABEL
Nossa! Cuidado, Daniel, pra não
acabar sobrando pra você. Você sabe
que a corda sempre arrebenta pro
lado mais fraco.

DANIEL
Fica tranquila, mãe. Antes de
arrebentar para o meu lado, eu dou
um jeito.

ISABEL
Do que você está falando, filho?

DANIEL
Eu sei que se acontecer alguma
coisa, o Lucas vai sofrer muito. Eu
não quero isso. Eu vou dar um jeito
de resolver essas intrigas.

ISABEL
Não se mete no problema dos outros,
Daniel. Vai sobrar pra você. A mãe
do Lucas é odiosa, ela vai acabar
fazendo alguma coisa pra você.
Reação de Daniel.
CORTE PARA:

5     EXT. ÁGUA BELA. RUA. DIA
Jéssica e Miguel indo embora.
JÉSSICA
Muito obrigada por me ajudar com a
matéria hoje, Miguel. Saiba que
você me ajudou muito. Acho que vou
bem nessa prova.

MIGUEL
Que nada! Se precisar, é só chamar.
Aliás, anota aí meu número.
Miguel mostra o número para Jéssica, que anota.
JÉSSICA
Pronto!

MIGUEL
Se você quiser, a gente pode
continuar fazendo isso outros dias.
Aí eu te ajudo com exatas e você me
ajuda com humanas.

JÉSSICA
É, pode ser. Achei uma ótima ideia.
Rola um clima entre os dois.
MIGUEL
Ei, você quer sair comigo amanhã à
noite?

JÉSSICA
(nervosa)
Amanhã? É... não sei. A Alice não
vai ficar brava?

MIGUEL
Eu não estou mais com a Alice.
Somos bons amigos agora.

JÉSSICA
É, então pode ser, eu acho. E aonde
nós vamos?

MIGUEL
A gente podia ir tomar uma cerveja
no Rock Pub. Agora, se você não
beber, podemos ir tomar um sorvete.

JÉSSICA
Não, cerveja tá bom!

MIGUEL
Então combinado.
(t)
Daqui eu vou pra aquele lado.
Tchau, Jéssica.

JÉSSICA
Tchau, Miguel! Obrigada de novo.
Meio nervoso, Miguel dá um beijinho no rosto de Jéssica e sai. Reação de Jéssica, feliz.
CORTE PARA:

6     INT. CASA DE LUCAS. QUARTO DE LUCAS. NOITE

Lucas no celular falando com Daniel.
LUCAS
(no celular)
Não, tudo bem, Daniel... eu entendo
perfeitamente e concordo com isso.
Hoje é muito cedo pra gente se
encontrar... a gente pode se ver
amanha.
FUSÃO PARA:

7     INT. CASA DE LUCAS. CORREDOR SUPERIOR. NOITE
A música continua. Matheus ouvindo a conversa de Lucas com Daniel, atrás da porta.
LUCAS
(off)
Amanhã as duas, pode ser?... tô com
saudades de você, do seu corpo, do
seu beijo... preciso desligar. Um
beijo... tchau.
Matheus suspira e sai da porta. Entra no seu quarto e fecha a porta. Lucas abre a porta do quarto dele e desce as escadas do corredor e cruza com Jorge subindo.
CORTE PARA:

8     INT. CASA DE LUCAS. QUARTO DE MATHEUS. NOITE
A música continua. Matheus olhando pela janela o lado de fora, reflexivo, pensando na conversa de Lucas, que escutou.
CORTE PARA:

9     EXT. ÁGUA BELA. DIA
A música continua. Amanhece. Takes da cidade.
CORTE PARA:

10     INT. CLÍNICA MÉDICA. SALA DE TÔNIA. DIA
Tônia anotando algumas coisas no computador dela. Batidas na porta. Uma secretária entra.
SECRETÁRIA
Doutora Antônia, chegou
correspondência para a senhora.

TÔNIA
Ok, pode deixar aqui na minha mesa.
Obrigada!

SECRETÁRIA
Por nada, com licença.

TÔNIA
O doutor Jorge já chegou?

SECRETÁRIA
Sim, senhora! Acabou de entrar na 
sala dele.

A secretária sai. Tônia pega o envelope. Só há o nome do destinatário. Tônia abre a carta que está impressa. Na carta está escrito: "Seu filho está se envolvendo amorosamente com um colega de classe. O nome dele é Daniel. Se quer ver com os seus próprios olhos, vá até o seguinte endereço: ENDEREÇO, às duas horas da tarde." Enquanto lê, Tônia vai ficando cada vez mais transtornada. Ela amassa a carta e joga a carta no lixo. Tônia pega a sua agenda e examina ela. Depois, Tônia pega o interfone e liga para a sua secretária.
TÔNIA
Oi, desmarque a paciente das três
e meia, por favor. Eu tenho um
assunto de extrema urgência para
resolver hoje a tarde.
Reação de Tônia.
Fim do capítulo 4.


Nenhum comentário:

Postar um comentário