"Onde Estará o Meu Amor?": Capítulo 10 (Últimos Capítulos)

 


Novela de
João Pedro Figueredo

Escrita por
João Pedro Figueredo


Personagens deste capítulo:
Lucas (Danilo Mesquita)
Daniel (Gabriel Contente)
Matheus (Pedro Novaes)
Henrique (Gabriel Calamari)
Juliana (Maria Manoella)
Susana (Patricya Travassos)

Abertura: 

    
INT. APTO DE HENRIQUE. NOITE
Continuação da cena anterior:
DANIEL
(sem jeito)
É um prazer revê-lo, Lucas.

HENRIQUE
(sem entender)
Vocês se conhecem?
Lucas fica em silêncio, ele ainda não assimilou a situação.
MATHEUS
(para Lucas)
Você quer ir embora, amor?

DANIEL
Amor?
(ri)
Vocês estão juntos?

HENRIQUE
Gente, o que está acontecendo aqui?

MATHEUS
Isso não é da sua conta, Daniel.
Mas se você quer mesmo saber, eu e
o Lucas estamos juntos sim. E com
certeza, melhor do que quando ele
estava com você.

HENRIQUE
Espera! Vocês já ficaram juntos?

DANIEL
É uma longa história, Henrique.
Acho que a gente não deve falar
sobre isso agora.

MATHEUS
Henrique, o Daniel seduziu o Lucas.
Os dois ficaram juntos por um tempo
e depois sumiu sem deixar rastros.
Iludiu o Lucas, usou ele.

DANIEL
Matheus, você está completamente
errado. Eu sentia algo forte pelo
Lucas. Gostava muito dele. Nunca me
passou pela cabeça usá-lo.

LUCAS
Então por que você foi embora e não
me falou nada? Eu sofri tanto, por
tanto tempo. Você nunca me deu uma
notícia se quer.

DANIEL
Você acha que eu também não sofri?
Foi muito difícil sair de Água
Bela. Doía tanto olhar para trás e
ver todo o nosso futuro indo pelo
ralo. Infelizmente foi algo que eu
não pude evitar.

LUCAS
Por que você nunca me procurou,
então?

MATHEUS
Lucas, vamos embora. Não vale a
pena reavivar essa dor dentro de
você.

LUCAS
Me deixa, Matheus. Agora eu quero
saber o que foi que aconteceu. Me
perdoa, mas essa dor nunca morreu.
Eu preciso saber a verdade.

DANIEL
Eu não podia te procurar, Lucas.
Era tudo mais forte que eu. Eu
queria evitar, mas uma hora a bomba
iria estourar e não caberia mais a
nós ficarmos juntos.

LUCAS
Do que é que você está falando?

DANIEL
Da sua mãe. Da sua família.
Ao fundo, Matheus fica com medo.
LUCAS
Eu ainda não entendi.

DANIEL
Sua mãe sabia da gente. Ela armou
tudo isso para nos separar.

LUCAS
Não, impossível! A minha mãe não
sabia de nada.
Eu nunca deixei nenhuma ponta solta
para ela desconfiar de algo.

DANIEL
Pois ela sabia! E ela foi na minha
casa e ofereceu dinheiro para eu
ficar longe de você.

LUCAS
Não! Se ela fizesse isso, uma hora
eu ia acabar sabendo.

DANIEL
Lucas, você é burro ou idiota? É
claro que a sua mãe nunca iria te
contar.

LUCAS
E você, que diz que gostava tanto
de mim, aceitou esse dinheiro.
Antes notas sujas do que o amor que
você sentia por mim?

DANIEL
Eu nunca te amei, Lucas! Nunca
falei que te amava. Eu gostava sim
de você, eu te achava lindo sim.
Você ainda é até hoje, mas eu nunca
falei de amor verdadeiro para você.
Você sabe que eu não era rico, como
você. Eu estava me mudando, conheci
alguém legal, tinha deixado o
Henrique a pouco tempo. Achei que
seria legal curtir um pouco você.

HENRIQUE
Você fez a mesma coisa com ele, o
que você fez comigo?

DANIEL
Não é bem assim, Henrique. A
diferença é que você é evoluído e
entende as coisas. Eu sei que você
também queria ficar comigo, mas
entendeu que não passava de uma
amizade. O Lucas não. Sabia que era
amizade, mas não aceitava.

LUCAS
Você me iludiu!

DANIEL
Você se iludiu. Eu nunca quis seu
mal, Lucas. Eu não sou assim.
Você tinha que entender que esse
amor nunca existiu. A gente tinha
algo. Poderia sim evoluir uma hora,
mas não foi assim. Não evoluiu.
Diferente de você e do seu primo,
pelo o que estou vendo.

LUCAS
E como é que a minha mãe iria
descobrir o que havia entre nós? Eu
neguei que já tinha ficado com
outro garoto.

DANIEL
Alguém falou pra ela, não é mesmo?
Provavelmente ela já sabia que você
iria para casa. Nós tínhamos
passado o dia inteiro juntos. Ela
chegou logo que você foi embora.

LUCAS
Impossível! Ninguém que sabia de
nós dois faria uma coisa dessas.
Eram poucas pessoas. Todas de
confiança. Ninguém me trairia desse
jeito.
Matheus ao fundo, pensativo.
DANIEL
Mas traiu, não é mesmo? Se não, ela
não teria chegado até a gente. Só
se ela tivesse te seguindo.

LUCAS
Minha mãe sempre está trabalhando,
ela não faria isso.

MATHEUS
(cabisbaixo)
Eu acho que foi culpa minha.
Todos em silencio.
LUCAS
Do que é que você está falando?

DANIEL
(rindo)
Eu acho que isso vai ficar bom
agora.

MATHEUS
(grita para Daniel)
Cala a boca, Daniel.
Daniel abaixa a cabeça.
LUCAS
(desesperado)
Fala, Matheus!

MATHEUS
Um pouco depois que você se assumiu
para a família, uma noite, você
estava no seu quarto. Eu ouvi uma
conversa sua.
INSERT DO CAP 4, cenas 6 e 7: Matheus ouvindo a conversa de Lucas com Daniel, atrás da porta.
LUCAS
(off)
Amanhã as duas, pode ser?... tô com
saudades de você, do seu corpo, do
seu beijo... preciso desligar. Um
beijo... tchau.
Matheus suspira e sai da porta. Entra no seu quarto e fecha a porta. Lucas abre a porta do quarto dele e desce as escadas do corredor. No quarto: Matheus olhando pela janela o lado de fora, reflexivo, pensando na conversa de Lucas, que escutou. FIM DO INSERT.
MATHEUS
Eu não sabia se eu já estava
apaixonado por você. Provavelmente
eu estava, não sei. Eu não queria
que vocês ficassem juntos, mas
também não queria atrapalhar vocês.
Lucas começa a chorar.
MATHEUS (CONT'D)
Então, obedecendo a um impulso
desesperado, agarrei uma folha de
papel, uma caneta e escrevi.
FUSÃO PARA:

    INT. CASA DE LUCAS. QUARTO DE MATHEUS. NOITE
(Flash-back: continuação não exibida da cena 8, do CAP 4.) Matheus sai da janela do quarto e vai até a escrivaninha. Lá pega uma folha de papel e começa a escrever: "Tia, o seu filho se encontrará com o se amante, Daniel, às duas horas da tarde de amanhã. Vá até o seguinte endereço: ENDEREÇO" Matheus começa a chorar. Ele pega o papel, amassa e joga no chão, com raiva. Chora mais.
FUSÃO PARA:

    INT. APTO DE HENRIQUE. NOITE
Daniel, Henrique, Lucas e Matheus chorando.
MATHEUS
Quando eu terminei de escrever, eu
me arrependi. Chorei de raiva.
Decidi que eu não iria entregar a
carta. Eu amassei e joguei no chão.
Eu não podia fazer isso com você,
mesmo que eu não quisesse ficar com
você. De alguma maneira, 
essa carta chegou até a sua mãe. 
Eu não sei
como.

LUCAS
Por que você nunca me falou isso?
Você iria me ajudar tanto, se
tivesse falado.

MATHEUS
(desesperado)
Eu não sei! Eu tinha medo de você
me odiar. Eu não fazia ideia de que
essa carta havia chegado nas mãos
da minha tia. Quando eu me vi
escrevendo aquela carta, me senti
confuso, embaraçado. Decidi que eu
deveria me afastar de você naquele
momento. A gente não podia mais
ficar juntos. Eu passei a conhecer
melhor a Alice depois daquele dia.
Esperava te esquecer ficando com
ela. Não foi bem assim. Mesmo junto
dela, eu não parava de pensar em
ti. Você foi o primeiro garoto por
quem me apaixonei. Foi tão difícil
conseguir ficar com você, foi tão
difícil d'eu aceitar a
bissexualidade. Eu não podia falar
de algo que eu não sabia da
consequência. Você iria me odiar.
Eu não queria que fosse assim.

LUCAS
(gritando)
Você destruiu tudo, Matheus! Você
me deixou deprimido por meses. Tudo
isso foi culpa sua.

MATHEUS
Eu não imaginava que ia acontecer
isso, se eu escrevesse aquela
carta. Mas eu juro que eu não
entreguei. Eu joguei fora a carta.
Eu não ia entregar essa carta. Eu
tinha noção de que ia te machucar,
aí eu decidi não entregar.

LUCAS
Se você não tivesse entregado
mesmo, a minha mãe não ia atrás do
Daniel e a gente ia estar juntos
até hoje.

MATHEUS
E você preferiria ter continuado
com ele?

LUCAS
Se esse fosse o percurso natural da
vida, eu ia preferir mesmo.
Matheus tira a chave do apartamento do bolso e joga no chão.
MATHEUS
Então faça bom proveito!
Matheus sai do apartamento. Lucas grita fortíssimo e chora.
DANIEL
Tá vendo, Lucas? Eu não sou o único
culpado.

LUCAS
(histérico)
Cala a boca!
Lucas chora.
HENRIQUE
É melhor você ir embora, Daniel.

DANIEL
Eu já estou indo, Henrique.
Daniel pega as suas coisas, passa perto de Lucas.
DANIEL (CONT'D)
(baixo para Lucas)
Pense bem antes de fazer qualquer
acusação, Lucas. O inimigo pode
estar dormindo na mesma cama que
você.
Lucas chora. Daniel sai do apartamento. Henrique ampara Lucas.
CORTE PARA:

    INT. APTO DE JULIANA. NOITE
Juliana abre a porta para Matheus.
JULIANA
O que aconteceu, filho?

MATHEUS
Saí de casa, mãe. Briguei com o
Lucas.

JULIANA
Ah, filho...
Juliana abraça forte Matheus.
JULIANA (CONT'D)
Você pode passar a noite no quarto
de hóspedes. Amanhã vai ser outro
dia.
(t)
Fica aqui que eu vou arrumar o
quarto pra você.
Juliana sai. Matheus fica sozinho. Olha ao redor do apartamento. Ele enxerga um bar. Num impulso, Matheus levanta e pega o Whisky. Coloca no copo e bebe. Juliana volta.
JULIANA (CONT'D)
Filho?!
Juliana corre e tira a bebida de Matheus que chora nos braços da mãe.
CORTE PARA:

    INT. APTO DE HENRIQUE. NOITE
Lucas com Henrique no chão. Lucas levanta e corre para o banheiro. Lucas tranca a porta.
CORTE PARA:

    GERAIS DO RIO DE JANEIRO. NOITE
CORTE PARA:

    INT. APTO DE SUSANA. NOITE
Susana tomando chá olhando pela janela. Susana tem arrepios esquisitos e a xícara cai no chão.
SUSANA
(assustada)
Lucas!
Reação de Susana, assustada.
Fim do capítulo 10.


Nenhum comentário:

Postar um comentário