A Patroa do Bocado - Primeiro Capítulo

 



                                                               NOVELA ESCRITA POR:

 Breno Weverton

 


PARTICIPAM DESSE CAPÍTULO:


        FLÁVIA ALESSANDRA - JUVIA

        AGATHA MOREIRA - MICAU

        KLEBBER TOLEDO - MAX

        MALVINO SALVADOR - MARIANO

        CAROLINA KASTING - NADJA

        CAMILA QUEIROZ - RUTH E RAQUEL

        CAIO CASTRO - ERICK

        XANDE VALOIS - MARCOS

        ROSANE GOFMAN - EUGÉNIA


CENA 01

 

    // CASAS DOS MESQUITAS //

 

     Juvia está preparando suas bolachas para vender, como de costume, mas é surpreendida com uma pergunta.

 

-Micau: Mãe, a senhora é boa em tantas coisas... porque escolheu vender bolachas?

 

-Juvia: Filha, senta aqui. A mamãe vai contar uma história: há muito tempo atrás, eu ainda era menina. Meus pais se separaram, e eu e minha mãe fomos morar na casa da minha vó e toda manhã, bem cedinho, ela preparava bolachas e um dia eu decidir aprender!

 

         //FLASHBACK//

 

-Juvia: Vó, suas bolachas são tão gostosas e a mamãe vive dizendo que não teremos a vovó para sempre. Eu quero aprender, vovó Nice.

 

-Nice: Veja bem, minha neta, você vai aprender tudo isso. Mas promete pra vovó que o que você aprender, vai passar de geração em geração.

 

-Juvia: Tá bem, vovó.

 

       //FIM DO FLASHBACK//

 

-Micau: A senhora não acha que eu vou querer aprender a fazer bolacha não, né? Por favor.

 

-Juvia: Eu tava guardando essa história pra quando você se interessasse, minha filha!

 

-Micau: (ri)  Tá louca, né, mãe? Eu não nasci pra vender bolacha, eu nasci pra ser psiquiatra! Mas enfim... não é possível que só porque sua avó ensinou, você decidiu virar bolacheira.

 

-Juvia: Eu também quero um futuro melhor pra vocês, mas eu vou dar esse futuro com as bolachas que minha vó ensinou. E não, filha. Eu não decidi nada, a vida decidiu! Aos 15 eu conheci seu pai e engravidei de você, depois eu engravidei do Max e depois do Marcos e lá se foi minha infância, minha adolescência, meus estudos e seu pai se foi também, sí me restaram as bolachas e eu tenho orgulho de ser bolacheira! Agora filha, precisamos conversar... eu tô vendo um bocado de café no seu quarto, você dormiu, né?

 

-Micau: Claro que eu dormi, mãe....

 

-Juvia: Não mente pra mim, garota! Eu ouvi uns barulhinhos de madrugada, eu tenho certeza que foi você!

 

-Micau: Ai mãe, eu tava estudando! Você devia era 'tá me dando apoio!

 

-Juvia: Você vai trabalhar logo cedinho, minha filha! se você não dormir você pode passar mal!

 

-Micau: Mãe, eu quero ser psiquiatra e não é só trabalhando que eu vou ser não!

 

-Juvia: Você ta fazendo o certo, eu sei, desculpa filha. Mas é que eu me preocupo com você, com o seu bem-estar... Vai que tu dorme lá do nada. Tem que tomar cuidado filha!

 

-Micau: Por isso o café, mãe! Agora eu já vou indo, 'que eu não tenho uma vida boa que nem o filho da senhora, que tá até agora dormindo!

 

-Juvia: Micau! Não fale assim com o seu irmão, ele dorme tarde estudando, ele merece dormir, quando ele for um advogado de sucesso vai valer todo esforço!

 

-Micau: Ah, e esse discurso pra mim não funciona?

 

-Juvia: Filha, você trabalha e ele não!

 

-Micau: Mas é justamente por isso, olha mãe, eu já vou, cansei!

 

-Juvia: Lembre-se de chegar na hora certa pra cuidar do seu irmão!

 

-Micau: Tá, tchau!

 

       // QUARTO DO MAX //

 

      Max acorda estressado com o barulho e mau cheiro do irmão autista.

 

-Max: Mas que barulho é esse? Eu não posso mais nem dormir nesse inferno! Que mau cheiro também!

 

-Marcos: Mau cheiro, mau cheiro, mal cheiro...

 

-Max: Foi você, né? Você mijou na cama de novo, né, seu monstrinho? Eu não tenho um dia de paz nessa casa!

 

-Marcos: Monstrinho não... Monstrinho não... Ma-ma-marcos não é monstrinho...

 

       Marcos sai gritando.

 

-Juvia: O que foi filho? Calma, mamãe ta aqui! MAXIMILIANO, o que aconteceu com o seu irmão?

 

-Max: esse monstro mijou na cama de novo! Um mau cheiro insuportável no quarto! Eu não aguento mais isso! E eu já disse que é Max!

 

-Juvia: Não chama o seu irmão de monstro, filho... Ele é um ser humano, MAX!

 

-Max: Tá, tá, tira essa coisa daqui! Eu quero ir pro meu quarto!

 

      Juvia arruma a cama de Marcos e o tira de lá. Max se tranca no quarto.

 

-Juvia: Calma, calma... Ele já foi, já foi!

 

-Marcos: Monstro, monstro, não é monstro!

 

-Juvia: Você não é nada disso filho, já passou!

 

        // Quarto de Max//

 

-Max: Todo dia essa baixaria, eu não aguento mais! Pior que esse monstro me fez acordar uma hora antes, tô com a cara toda acabada... Mas isso vai mudar, eu preciso ser rico urgente!

 

            // Sala//

 

-Juvia: Filho, mamãe vai trabalhar, mas você vai ficar com a titia até a mamãe chegar, viu?

 

-Marcos: Titia, titia, amo titia, titia amo!

 

        Juvia vai no quarto de Max.

 

-Juvia: Maximiliano, eu já vou trabalhar e deixar seu irmão com sua tia. Não se esqueça o horário que você tem que chegar!

 

-Max: Quantas vezes eu vou ter que falar que é Max! Me chame de Max, mãe... E tá bem, eu não vou esquecer!

 

-Juvia: Que seja, até mais meu filho!

 

-Max: Tá, tchau...

 

       Juvia e Marcos saem

 

-Max: Pior que o monstro me acordou uma hora antes, oh vida....

 

              ABERTURA:

 

CENA 02

 

    // CASA DOS ALBUQUERQUE//

 

      Nadja fica insegura com Mariano.

 

-Nadja: Já vai sair, Mariano?

 

-Mariano: Tenho que chegar cedo hoje no hospital. E não me espere pra jantar, hoje eu tenho plantão!

 

-Nadja: Todo dia agora você tem plantão, eu sinto sua falta!

 

-Mariano: Ai, amor. Me desculpe, mas o hospital tá uma zona. Agora eu tenho realmente que ir, até mais!

 

    Mariano da um beijo em Nadja e sai.

 

-Nadja: Agora todo dia é assim... Mas se eu souber que você ta me traindo eu acabo com você e a vagabunda!

 

-Erick: Mãe? O que foi que você tá ai, estressada?

 

-Nadja: Ai, filho... O seu pai parece que não liga mais pra mim... Eu acho que ele ta com uma vagabunda por ai! Ah, mas se eu pego!

 

-Erick: Oh, mãe... Que outra o que! É o trabalho! Você sabe como é hospital!

 

-Nadja: Não vem passar pano pro seu pai não, hospital uma porra! Eu vou descobrir quem é a vagabunda! E você acordando essa hora, caiu da cama?

 

-Erick: Quem dera... Eu só tô ansioso pra formatura!

 

-Nadja: Ainda falta um pouquinho, né, filho? Não precisa 'tá ansioso agora né?

 

-Erick: Eu quero logo ir pra faculdade, mãe! Quero logo realizar meu sonho!

 

-Nadja: E você vai!

 

SONOPLASTIA - MULHER GATO (WANESSS CAMARGO) - APÓS A CENA.



  

CENA 03

 

   //CASA DE EUGÉNIA/

 

        Eugenia abre a porta para falar com a irmã

 

-Eugenia: Oh, minha irmã... Que bom que você ja veio

 

-Juvia: Eugenia, to com a cabeça explodindo hoje. Vou vender minhas bolachas porque é com o que eu sobrevivo, mas cabeça eu não tô não hoje!

 

-Eugénia: o que houve minha irmã?

 

-Juvia: Meus filhos que comem meu juízo, enfim... Já vou que eu já estou atrasada, só vim deixar o Marcos mesmo.

 

-Marcos: Mamãe, mamãe, tchau!

 

-Eugenia: Vai em paz, minha irmã!

 

-Juvia: Minha santinha tá comigo!

 

       Juvia beija o crucifixo.

 

CENA 04

 

         // HOSPITAL //

 

       Mariano chega ao trabalho e Ruth e Raquel querem algo a mais que uma consulta.

 

-Camila: Chegou cedo, doutor Mariano.

 

-Mariano: Tenho muitos assuntos pra resolver!

 

-Camila: Doutor, tem duas pacientes esperando pelo senhor. Eu avisei para elas que o senhor só chegaria mais tarde, porém elas decidiram esperar. Mando entrar agora?

 

-Mariano: Por favor, Camila. Assim é menos coisas pra mim.

 

-Camila: Eu não as vejo aqui, mas acho que elas foram ao refeitório. Quando elas aparecerem. eu mando entrar.

 

-Mariano: Muito bem!

 

      Mariano entra na sala

 

-Ruth: Bom dia doutor, eu sou Ruth!

 

-Raquel: E eu sou Raquel!

 

-Ruth: E nos estamos muito doentes...

 

-Silmara: Pois é doutor... Essas são minhas filhas: gêmeas, puras, lindas... Mas elas tão muito doentes! Eu vou deixar vocês a sós! Cuida bem delas, tá?

 

    Silmara sai.

 

-Mariano: Mas o que tá acontecendo aqui?

 

-Ruth: Ai, doutor... Eu to tão quentinha! Vem me medicar, vem!

 

    Ruth e Raquel pulam em cima de Mariano e ele tenta correr delas.

 

-Ruth: Volta aqui! Vem injetar essa seringa em mim, vem!

 

-Mariano: CAMILA SOCORROOO!

 

    Ruth e Raquel pulam em cima dele e começa a beijá-lo.

 

-Raquel: Me medica, seu gostoso!

 

      Camila abre a porta

 

-Camila: Doutor, sua área é cardiologia e não obstetrícia!

 

-Mariano: Me tira daqui!

 

      Camila chama os seguranças, que expulsam Ruth e Raquel do hospital.

 

-Ruth: Me solta grandão, eu sei ir sozinha! Me  solta logo, mamute!

 

-Raquel: Você acha que só porque você é assim: forte, viril, grandão, gostoso, pode me tratar assim?

 

     Os seguranças jogam elas a força pra fora do hospital.

 

-Raquel: Eu vou matar a mamãe!

 

-Ruth: E eu mato o espírito dela!

 

SONOPLASTIA-  AMOR DE QUENGA(PABLLO VITTAR) - DURANTE A CENA



CENA 05

 

      // QUARTO DE MAX//

 

      Max engana Erick mais uma vez

 

-Max: Alô, Erick?

 

-Erick: Oi amigo, eu não esqueci, tá? (ri)

 

-Max: Tudo bem (ri). Eu já to indo, tá? No mesmo lugar a gente se encontra!

 

-Erick: Tudo bem. Só não entendo porque eu não posso te buscar na porta.

 

-Max: Não, amigo... Desde que meus pais foram viajar, você vem me buscar. E vir na porta eu não admito, eu aproveito e dou até uma caminhadinha (ri)

 

-Erick: Se você prefere assim... Eu já to saindo, ate já!

 

-Max: Até! Ai, insuportável... Perguntar até o porquê ele não pode me buscar na porta, tonto mesmo! Ai, a vida é muito injusta! Esse tonto com tanto e a perfeição em pessoa, eu, com nada... Ai, ai... Anima, Max, é hoje que você bota seu plano em dia!

 

        SONOPLASTIA- DON'T CALL ME ANGEL(ARIANA GRANDE) - APÓS A CENA

 


 CENA 06

 

      // PRAIA //

 

    Juvia vende suas bolachas com a alegria de sempre.

 

SONOPLASTIA- DEIXA ACONTECER (GRUPO REVELAÇÃO) - DURANTE A CENA



 


-Juvia: Olha a bolacha! Tem doce e tem salgada! Tem grande e tem pequena! Tem crua e tem queimada... Olha a bolacha!

 

-Cliente: Moça, é quanto a de chocolate?

 

-Juvia: É três reais, senhora! Mas sabe que você ta com uma cara de bolacha de água e sal!

 

-Cliente: Eu vou levar a de chocolate mesmo.

 

-Juvia: Seu pedido é uma ordem, volte sempre! Olha a bolacha...

 

CENA 07

 

     // RUA//

 

-Max: Que cara é essa, hein?

 

-Erick: Ainda bem que já te encontrei. Entra no carro que eu te conto.

 

       Max entra no carro.

 

-Max: E aí, o que foi?

 

-Erick: São os meus pais... Meu pai tá muito distante... Passa o dia todo naquele hospital... Aí minha mãe fica triste e eu acabo ficando também!

 

-Max: É... deve ser triste os pais afastados!

 

-Erick: Deve? Os seus não tão viajando a um tempão?

 

-Max: Claro que tão! Eu quis dizer "é", por experiência própria!

 

-Erick: Ah ta (ri)! Ei, tá cedo ainda, vamos passar na praia? Deu vontade de tomar uma água de coco!

 

-Max: Eu até queria, mas eu esqueci minha carteira...

 

-Erick: Deixa de bobagem, eu pago!

 

-Max: Então 'bora!

 

          //  PRAIA //

 

    Por essa, Max não esperava.....

 

    Erick e Max compram a água de coco e estão voltando pro carro

 

-Erick: Olha aquela mulher ali atrás... Vendendo bolacha, tadinha... Bora lá, vamos ajudar ela!

 

-Max: Não!

 

-Erick: Por que não?! Eu até quero uma!

 

-Max: A gente já tá atrasado... já passou até da hora! Vamos!

 

-Erick: Ainda tem tempo! Olha, ela ta acenando pra cá. Você conhece ela? Ela é sua amiga?

 

       Foca no rosto de Max.



//GANCHO//

 

   ENCERRAMENTO: MULHER GATO (WANESSA CAMARGO).








Nenhum comentário:

Postar um comentário