Carinhoso - Últimas Semanas - Vigésimo Segundo Capítulo


Carinhoso 

 
 

Capítulo 22 

 
 

Últimas Semanas 

 
 

Novela criada e escrita por: 

 
 

Brian Tavares 

 
 

Elenco deste capítulo: 

 
 

Vitória Strada – Luciana 

 
 

Marina Ruy Barbosa – Laura 

 
 

Cláudia Abreu – Marília 

 
 

Ana Paula Arósio – Lia Lee 

 
 

Fábio Assunção – Evandro 

 
 

Viviane Pasmanter – Bárbara 

 
 

Thiago Fragoso – Antônio 

 
 

Marcelo Airoldi – Leandro 

 
 

Triz Pariz – Paulinha 

 
 

Flashback: 

 
 

Alice Wegmann – Marília 

 
 

Kléber Toledo – Evandro 

 
 

 

 
 

Continuação imediata do capítulo anterior: 

 
 

Cena 01: Consultório de Hipnose / Consultório de Lia (INT – NOITE) 

 
 

Luciana sorri para a mãe, seus olhos se enchem de lágrimas. 

 
 

LUCIANA – Eu nunca imaginei que chegaria até aqui, até esse momento! 

 
 

Marília também tenta sorrir em meio as lágrimas de emoção. 

 
 

MARÍLIA – Que estranho, não é? Da noite pro dia descobrir que a sua mãe está viva. Eu também não imaginava que um dia nós estaríamos assim, juntas novamente. 

 
 

LUCIANA – Eu nunca esqueci de você… mãe… eu nunca parei de namorar suas fotos, até imaginar como você seria hoje em dia! 

 
 

MARÍLIA – Eu infelizmente não posso dizer o mesmo… eu me esqueci de você, assim como me esqueci de todo o meu passado! Eu tenho que agradecer muito a Lia por ter me ajudado, me conduzido até aqui. 

 
 

LUCIANA – A Lia me explicou esse processo todo de hipnose, de como você voltou a lembrar do seu passado. 

 
 

MARÍLIA – Foi um momento importante da minha vida. Foi nessas sessões que eu me lembrei de você, e agora sinto como se tivesse perdido parte inteira da minha vida, mas já a recuperado, ou perto disso… 

 
 

Marília começa a chorar. 

 
 

MARÍLIA – A minha vontade é te abraçar, é como se agora, como se eu nunca tivesse esquecido de você! É como se eu tivesse lutado a vida toda pra me lembrar de você… e agora que eu lembro, eu não tenho ideia de como agir! 

 
 

Luciana também começa a chorar, emocionada. 

 
 

LUCIANA – Mãe. A minha vida toda eu busquei por um carinho que só você tinha me dado! Você está aqui, é como se estivesse escutado meu coração, meu coração que ficou vazio de carinho por todos esses anos! Do seu carinho! 

 
 

Sonoplastia: Carinhoso (Marisa Monte) – até o final da cena. 



 

MARÍLIA – Filha. Me deixa te dar um abraço? 

 
 

LUCIANA (SE DESABA EM LÁGRIMAS) – Claro que sim, mãe! 

 
 

As duas se aproximam aos poucos, se observam. Mãe e filha se abraçam. Corte: 

 
 

Cena 02: Casa da família Martins / Sala de Jantar (INT – NOITE) 

 
 

Antônio e Laura conversam, observando as alianças de noivado. Bárbara e Evandro também estão sentados na mesa. 

 
 

LAURA – Eu já disse, por mim nós já estaríamos casados! 

 
 

ANTÔNIO (HUMORADO) – Que exagero, Laura! Mal te pedi em noivado…  

 
 

BÁRBARA (HUMORADA) – Desse jeito a Laura consegue mesmo adiantar esse casamento, que ansiedade! 

 
 

LAURA – Ah, mãe! Eu amo demais o Antônio, tenho que segurar o meu noivinho…  

 
 

Laura beija Antônio. 

 
 

EVANDRO – E vocês já decidiram se querem um novo apartamento, se vão morar aqui? 

 
 

ANTÔNIO – Minha ideia é comprar um novo apartamento! 

 
 

LAURA – Já por mim… morar aqui não seria uma má ideia. 

 
 

ANTÔNIO – Mas Laura…  

 
 

Luciana entra na sala, despertando a atenção de todos. Laura, ao ver a irmã, se levanta da mesa e vai até ela. 

 
 

LAURA – Lu, você não respondeu as mensagens que te mandei, estava te convidado pro jantar! 

 
 

LUCIANA – Eu realmente não vi…  

 
 

LAURA (CÍNICA) – Era hoje que eu iria te convidar, quero que seja uma das madrinhas do meu casamento com o Antônio! 

 
 

Luciana entreolha Antônio, mas segue com o que ia fazer. 

 
 

LUCIANA (P/ TODO) – Gente… vocês não têm ideia do que aconteceu. Mas eu não vou explicar muito. Quero que vocês mesmo vejam. 

 
 

EVANDRO – O quê? 

 
 

LUCIANA – A minha mãe, Marília. 

 
 

Todos se espantam, encaram Luciana. 

 
 

LUCIANA – A minha mãe está viva! 

 
 

Bárbara se aproxima de Luciana. 

 
 

BÁRBARA – Se acalme, Lu… eu tenho certeza que…  

 
 

LUCIANA – Eu tô falando sério. E eu fiz questão de trazer ela aqui. 

 
 

LAURA – Você pirou? No meu jantar? 

 
 

Luciana sai da sala, volta após alguns segundos, agora com Marília. Todos se espantam com as semelhanças que Marília tem com sua juventude. Evandro se aproxima, atônito. 

 
 

EVANDRO – Marília? 

 
 

Evandro fica próximo a Marília, se impressiona ao observar a pinta no queixo dela, característica marcante da mesma. 

 
 

BÁRBARA – O que é isso? 

 
 

EVANDRO - É ela! 

 
 

Laura e Antônio também estão boquiabertos. Luciana os situa. 

 
 

LUCIANA – A minha mãe não morreu naquele acidente. Um detetive me levou até essa informação… não foi tanto tempo até que eu a reencontrasse.

 
 

Evandro se sente mal, Bárbara o ajuda. Marília se aproxima dos dois. 

 
 

MARÍLIA – Eu posso garantir que estou tão assustada quanto vocês! 

 
 

Laura encara Luciana, confusa. Marília tenta se explicar. 

 
 

MARÍLIA – Eu perdi toda a minha memória após aquele acidente… eu me lembrei de quase tudo somente agora… menos do que houve nesse acidente, o motivo por ele ter acontecido. 

 
 

EVANDRO (P/ LUCIANA) – Você disse que um detetive te levou até essa informação, que encontrou sua mãe pouco depois… como? Como você pode ter a certeza de que ela é mesmo a sua mãe? 

 
 

LUCIANA – As semelhanças físicas, coincidências nas investigações do detetive e todas as lembranças que a Marília recuperou recentemente não são o suficiente? E se não forem, eu a Lia, hipnóloga da Marília, já marcamos um teste de DNA. 

 
 

BÁRBARA (P/ EVANDRO) – Vamos subir, Evandro. Eu vou te dar algum analgésico. 

 
 

Evandro e Bárbara sobem. Antônio se aproxima de Luciana. 

 
 

ANTÔNIO (COM ORGULHO) – Então suas investigações surtiram efeito, Lu. Você descobriu que sua mãe está viva! 

 
 

LUCIANA – Com a ajuda de um detetive. 

 
 

ANTÔNIO – Mas a persistência sua também foi gigante! 

 
 

Laura se aproxima dos dois, segura Antônio. 

 
 

LAURA – Vamos sair um pouco? 

 
 

Laura e Antônio saem do local, Luciana leva Marília até outro lugar. Corte: 

 
 

Cena 03: Casa da família Martins / Biblioteca (INT – NOITE) 

 
 

Marília passeia por todo o local como se já conhecesse e estivesse lembrando de cada detalhe. 

 
 

MARÍLIA – Eu sempre gostei tanto de livros, de leitura! Estando aqui eu lembro perfeitamente das noites inteiras que eu passava nessa biblioteca, lendo e relendo os meus livros! 

 
 

LUCIANA – Eu também já passei muito tempo aqui, inclusive com o meu pai, Evandro. Ele também gosta desse lugar. 

 
 

Marília se vira para a filha, como se lembrasse de algo. 

 
 

MARÍLIA – Sabia que foi aqui que eu conheci o Evandro? 

 
 

LUCIANA – Sério? 

 
 

MARÍLIA – Sim! Bom, agora que eu estou intensificando minhas lembranças, mas isso eu tenho bastante presente na memória… 

 
 

LUCIANA – Você já conhecia o meu pai nessa época? Digo… o meu pai Elan. 

 
 

MARÍLIA – Sim, eu o conheci pouco antes. 

 
 

Marília pega um dos livros de uma das prateleiras e entrega a filha. 

 
 

MARÍLIA – Esse sempre foi o meu livro favorito! 

 
 

LUCIANA – Selva de Pedra. Não li ainda…  

 
 

MARÍLIA – Você vai gostar, tenho certeza! 

 
 

As duas sorriem uma para a outra. Corte: 

 
 

Cena 04: Quarto de Evandro e Bárbara (INT – NOITE) 

 
 

EVANDRO – Impressionado eu estou mesmo, não tenho que te esconder isso! 

 
 

BÁRBARA – Mas você não está impressionado pela volta dela… antes fosse, Evandro. Mas eu vejo nos seus olhos a vontade de ir lá, relembrar os tempos de juventude, se declarar pra ela! 

 
 

EVANDRO – Você não sabe o que diz, Bárbara! Eu não fazia ideia de que a Marília poderia estar viva, é normal que eu esteja balançado. 

 
 

BÁRBARA – Você não tem a mínima vergonha de afirmar isso na minha frente, que se sente balançado pela volta dela? 

 
 

EVANDRO – Bárbara? 

 
 

BÁRBARA – Evandro, nós somos casados! Como você acha que eu me sinto ouvindo isso de você? 

 
 

EVANDRO – E como você acha que eu ouvi você desmerecendo o nosso casamento esses anos todos? Você pode ter mudado de visão atualmente, mas não apaga as vezes que eu tentava me reconciliar e você se esquivava! 

 
 

BÁRBARA – Essa não é a questão aqui, mas sim o que você ainda sente pela Marília. 

 
 

Evandro se aproxima de Bárbara. 

 
 

EVANDRO – Eu sinto surpresa. Nada além disso! 

 
 

BÁRBARA – E amor? 

 
 

EVANDRO – Amor? Amor por alguém que até ontem estava morta? 

 
 

BÁRBARA – Mas amor foi o que você só sentiu por ela, nunca por mim. Foi você que destruiu nosso casamento esses anos todos por só ter amado a ela, não eu! 

 
 

EVANDRO – Chega. 

 
 

BÁRBARA – Você sempre gostou da Marília. Você sempre gostou da minha irmã. Não gosta de ouvir isso? 

 
 

EVANDRO – CHEGA! 

 
 

BÁRBARA – NÃO GOSTA DE OUVIR A VERDADE! Eu me casei com você esperando por amor, amor que você nunca sentiu por mim, Evandro! Você só se casou comigo pra esquecer ela, esquecer que ela já estava noiva do Elan, grávida dele. 

 
 

EVANDRO – E você, Bárbara? Se casou comigo pra esquecer quem? 

 
 

Bárbara dá uma bofetada em Evandro, que se retira do quarto. Bárbara se senta na cama, começa a chorar. Corte: 


 
 

Cena 05: Biblioteca (INT – NOITE) 

 
 

Evandro se aproxima de Luciana. 

 
 

EVANDRO – Você sabia que esse livro que você está lendo era o preferido da sua mãe? 

 
 

LUCIANA – Foi ela mesmo que me recomendou esse livro, pai. 

 
 

Evandro se surpreende. 

 
 

LUCIANA – Como você está lidando com essa volta repentina dela? 

 
 

EVANDRO – Nem eu mesmo sei, Lu… nem eu…  

 
 

Sonoplastia: Quelqu’un m’a dit (Carla Bruni) – até o final da cena 06. 



 

Luciana se despede do pai, que fica pensativo no local. Começa a ter lembranças de sua juventude com Marília. Fusão: 

 
 

Cena 06: Casa de Arte Nascente / Salão principal (INT – NOITE) 

 
 

Marília caminha por todo o local, observa os lindos quadros, mas ao invés das pinturas, a mesma vê nas telas imagens de sua juventude com Evandro. De conversas descontraídas e entreolhares, até um único e singelo beijo. 

 
 

FLASHBACK: 

 
 

Marília e Evandro estão em uma das praças da cidade. 

 
 

EVANDRO – Eu já disse que te peço em namoro, peço a sua mão em casamento! O que quiser! 

 
 

MARÍLIA – Você sabe que o Elan está me curtindo… eu não posso decepcionar ele! 

 
 

EVANDRO – Ele pode te curtir, mas eu te amo! Eu gosto demais da tua companhia! 

 
 

MARÍLIA – A Bárbara também curte você… acho que a forma como fomos apresentados foi errada! Como se tivessem trocado os casais… você e Bárbara, eu Elan. 

 
 

EVANDRO – E a gente pode mudar isso agora…  

 
 

Evandro se aproxima de Marília, a beija. Corte: 

 
 

FIM DO FLASHBACK.  

 
 

Marília termina de analisar as obras, respira fundo antes de ir embora da casa de arte. Corte: 

 
 

Cena 07: Poços de Caldas / Vista aérea (EXT – NOITE/DIA) 

 
 

Sonoplastia: Rancho Fundo (Tiago Nacarato) – até o fim da cena. 


 
 

Planos por toda a cidade, ruas e praças movimentadas. Dia seguinte. Corte: 

 
 

Cena 08: Casa de Arte Nascente (INT – DIA) 

 
 

Luciana chega ao local, é bem recepcionada pela mãe, que a leva até o escritório. Lá, Luciana conhece Bruninho e Leandro. 

 
 

LUCIANA – Mas como ele é lindo! Dá vontade de apertar! 

 
 

MARÍLIA – Tem os cabelos escuros como os seus…  

 
 

Luciana sorri para o irmão. 

 
 

LUCIANA (HUMORADA) – Será que ele vai ficar parecido comigo? 

 
 

Corte: 

 
 

Cena 08: Poços de Caldas / Vista aérea (EXT – DIA) 

 
 

Sonoplastia: Breathin (Ariana Grande) – até o início da cena 09. 



 

Planos sobre os principais pontos turísticos da cidade. Dias depois. Corte: 

 
 

Cena 09: Casa da família Martins / Quarto de Laura (INT – DIA) 

 
 

Laura se observa deslumbrante no espelho, está experimentando o vestido de noiva. 

 
 

LAURA – Você podia ajustar só mais um pouquinho? 

 
 

ESTILISTA (HUMORADO) – Você vai se sufocar toda nesse vestido! 

 
 

BÁRBARA (P/ LAURA) – Para de se mexer tanto assim, deixa ele ver o recorte. 

 
 

ESTILISTA – Está ficando lindíssimo! Não duvido que seja um dos mais lindos que eu já fiz! 

 
 

LAURA – Não quero que seja “um dos”, quero o melhor! Se esforce pra isso…  

 
 

Corte: 

 
 

Cena 10: Cozinha (INT – DIA) 

 
 

EVANDRO – Fico muito feliz que o resultado do exame tenha sido positivo! 

 
 

LUCIANA – Sim, era a última prova que faltava…  

 
 

EVANDRO – Eu tenho que conversar com a Marília… me acertar daquele dia em que todos aqui ficaram nervosos. Vou conversar com a Bárbara também, afinal a Marília é irmã dela…  

 
 

Ficamos em Evandro. Corte: 

 
 

Cena 11: Casa de Arte Nascente (INT – DIA) 

 
 

Evandro entra no local, vê que ninguém está na recepção e entra, começa a analisar os quadros. De repente, Leandro surge atrás dele. 

 
 

LEANDRO – Bom dia! 

 
 

Evandro se vira, os dois se encaram. Corte: 

 
 

Cena 12: Casa da família Martins / Corredor dos quartos (INT – DIA) 

 
 

Luciana está passando pelo local até que escuta uma conversa entre Laura e Paulinha. 

 
 

PAULINHA – Não acho que ela tenha feito por mal… é a mãe dela, viva! 

 
 

LAURA – E o que eu tenho com isso, Paulinha? Eu não gostei dela ter atrapalhado o meu jantar! Já não basta tudo o que ela fez comigo. 

 
 

PAULINHA – Pois eu acho que você fez mais com ela do que ela com você… foi você que fez ela descobrir o inquérito, foi você que ajudou com que ela se separasse do Antônio e depois ainda seduziu ele… 

 
 

LAURA – Fica quieta! Não fala nada disso nessa casa! E eu não fiz nada disso por mal… 

 
 

Ficamos em Luciana, corte: 

 
 

Cena 13: Quarto de Laura (INT – DIA) 

 
 

Laura está organizando algumas coisas em seu quarto, quando se vira, a jovem se assusta com a presença de Luciana ali. 

 
 

LAURA – Se fosse uma cobra me mordia! 

 
 

LUCIANA – Eu não mordo, Laura… talvez quando precise. 

 
 

LAURA (SORRI) – Você é espertinha mesmo! 

 
 

LUCIANA – Não… eu não sou. Você é! 

 
 

LAURA – Como assim? 

 
 

LUCIANA – Você se acha muito esperta, talvez mais do que realmente seja! 

 
 

LAURA – Eu não estou entendendo esse seu tom! 

 
 

LUCIANA – Eu também não tinha entendido quando encontrei aquele inquérito no meio das minhas coisas… agora entendi! 

 
 

LAURA – O inquérito? Eu havia guardado sem querer na sua pasta, não se lembra? 

 
 

LUCIANA – Foi sem querer também que você jogou o Antônio contra mim? Me conta, Laura… como foi que você conseguiu separar a gente? 

 
 

LAURA – Olha, eu não estou entendendo nada do que você está querendo dizer! 

 
 

LUCIANA – PARA DE MENTIR! 

 
 

Laura se assusta com a irmã, que a encara com muita raiva. Corte. 

 
 

FIM DO CAPÍTULO. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário