Holofotes - Sexto Episódio

                                    

                          

Série criada e escrita por:

Thiago Figueroa

 

 

Personagens deste episódio

 

RITA..................................................................ROSAMARIA MURTINHO

STELLA............................................................ARACY BALABANIAN

LEONORA..............................................................GLÓRIA MENEZES

VÂNIA........................................................................MARIANA XIMENES

CARLOS..............................................................ARY FONTOURA

ALBERTO.................................................................CÁSSIO GABUS MENDES

Participação especial 

VIRGÍNIA.................................................................VIVIANNE PASMANTER

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cena 1. Flashes

Insert: Até o final da cena



Vários flashes aparecendo em uma reportagem com a narração de um jornalista. Tudo começa vistas aéreas de uma emissora e passa para gravações de cenas.

Jornalista – (V.O) A televisão vem se tornando a grande paixão do brasileiro a cada ano que passa.

Flashes da fachada da TV Astro que consiste em dois portões unidos em uma estrutura branca em formato de arco com o nome da emissora no topo.

Jornalista – (V.O) Atualmente todos os olhos estão voltados para “Último Outono’’, série dramática da TV Astro sobre uma escritora que baseia um roteiro na vida pessoal e profissional de uma atriz decadente.

Foto de uma matéria de um jornal com Rita e Stella fazendo pose para uma foto.

Jornalista – (V.O) Mesmo o melhor apostador corre o risco de perder tudo se apostar muito alto no cavalo errado. Desafiando a ordem natural, Rita e Stella depositaram suas fichas na mesma série, e o resultado pode ser visto nesse primeiro mês bem-sucedido.

Fachada da mansão de Stella, onde um entregador deixa presentes para sua assistente. A assistente leva os presentes para a atriz, que está deitada com óculos escuros e um chapéu em uma cadeira próxima à piscina.

Jornalista – (V.O) Rita Spencer e Stella Mancini, duas das maiores estrelas que esse país já viu, brilharam durante muitos anos sem cruzarem o caminho uma da outra.

Rita e Stella, ambas vestidas de preto, fazem poses para fotos dos jornalistas que as cercam em uma coletiva de imprensa.

Jornalistas - (V.O) Agora, nessa nova etapa de suas carreiras, o destino se mostra um grande roteirista e enfim escreve o grande ato em que as duas estrelas resplandecem na mesma tela.

Rita cortando a faixa de inauguração de uma sala de teatro com o seu nome enquanto sorri para os fotógrafos que a cercam.

Jornalistas - (V.O) O que acontece nos bastidores são um mistério, mas é normal o público acreditar que o que acontece por trás das câmeras se assemelha aos roteiros.  

 

Corta para:



Cena 2. Restaurante. Interior. Noite



Vânia e o diretor Sérgio estão em uma mesa de um restaurante chique. 

Vânia – Eu adorei essa personagem! Bárbara! Que nome... humm... Bárbaro! Eu sempre quis fazer uma atriz decadente.

Sérgio – Que bom que gostou!

Vânia – Acho que tem tudo para dar certo!

Sérgio – Eu também penso assim, sabe? É difícil errar com essa fórmula.

Vânia – Mas e então? Como ela vai se encaixar na história?

Sérgio – Quando a Sílvia, a vizinha que a Antônia faz, ganhar mais espaço.

Vânia – (Confusa) Não entendi! Qual a relação da vizinha com a Bárbara.

Sérgio – A Bárbara é mãe da Sílvia!

Vânia – (Tentando disfarçar o desconforto com um sorriso falso) Mãe? Como assim? Quer dizer, a Antônia é quase da minha idade... Tá! Só alguns anos mais nova.

Sérgio – Por isso que esse mundo é mágico! É tudo questão de maquiagem; iluminação; figurino, nada de roupas sensuais por exemplo; caracterização... Dá pra colocar um coque em você, vai ficar perfeito! (Respiração de alívio) Não vou precisar ir atrás de mais nenhuma velha exigente.

Vânia disfarça a insatisfação com um sorriso falso.

Corta para:

 

Cena 3. Programa da Leonora. Interior. Noite





Rita está sentada sendo entrevistada por Leonora.

Leonora – Rita, sua nova personagem é uma espécie de megera, que nem outras personagens que você fez na carreira, enquanto Stella faz uma heroína sofredora quase que como uma versão madura das suas mocinhas no início da carreira. É comum alguns atores ficarem estigmatizados em um certo perfil. Você vê algum problema nos autores e diretores a relacionarem à figura de vilã?

Rita – Bom... Devem me colocar em vilãs por acharem que eu faço bem esse tipo de papel. Por que Bette Davis era tão boa interpretando vilãs? Porque não era uma!

Corta para:

Cena 4. Restaurante. Interior. Noite


Vânia está no balcão do barman.

Vânia – (Falando com o barman) Você acha que eu aparento ter quantos anos?

O barman olha para Vânia.

Vânia – Esquece! Eu prefiro ficar sem saber!

O barman volta a preparar um drink. Vânia olha para o lado, percebe Alberto em uma mesa e vai até ele.

Vânia – (Em pé) Oi!

Alberto – Olá!

Vânia – Você se incomoda se eu sentar aqui um pouco? É que eu quero ficar mais um tempo, mas prefiro que o pessoal por aqui ache que eu estava esperando alguém.

Corta para Vânia e Alberto rindo e conversando.

Alberto – Há quanto tempo você está nessa estrada?

Vânia – Bom... Se for contar quando eu fiz uma peça em um navio escondida da minha mãe enquanto ela tentava arrancar dinheiro de espanhóis em um jogo, eu comecei com uns 14 anos!

Alberto – E isso foi até...

Vânia – (Rindo) Eu não vou contar! (Faz uma pausa) Sabe... Outro homem no seu lugar já teria me oferecido um papel com uma condição que você já deve imaginar.

Alberto – Então...

Vânia – Sim, eu sei quem você é! É de se admirar que não se gabe de ser o responsável por um dos principais assuntos das socialites nos salões de beleza.

Alberto – A plateia não imagina que alguém se senta e escreve um filme! Eles acham que os atores fazem quando representam.

Vânia – Um dos meus trechos favoritos de “Crepúsculo dos Deuses”!

Alberto – Como ainda está solteira?

Vânia – Ah! É que eu não tenho mais cabeça para relacionamentos! Podem ocupar demais as nossas vidas.

 Corta para:

Cena 5. Mansão Cenográfica. Interior. Manhã

Close uma câmera. Gravação de uma cena. Eveline em pé coloca whisky em um copo com gelo e entrega para Bárbara.

Vânia/Bárbara – (Canastrando) Claro que uma atriz da sua... grandeza um dia serviria de inspiração para um filme. Eu espero me sair bem! A julgar pelas suas feições, arrisco dizer que eu poderia me parecer com a senhorita... Quando tinha minha idade, claro!

Vânia acaba balando o braço, derramando o líquido em Stella.

Sérgio – (Gritando) Corta!

Vânia coloca o copo no sofá e vai até a atriz.

Vânia – Ai, Meu Deus! (Esfregando suas mãos no vestido de Stella) Por favor, me desculpe.

Stella – Ainda bem que eu não planejava levar essa peça para casa.

Sérgio – Pode ir se trocar. (Gritando em seu megafone) Gravação em dez minutos!

Vânia, ao lado do sofá, coloca sua mão direita na testa e, sem perceber, bate sua outra mão no copo, derrubando-o no chão, o que resulta em cacos de vidro espalhados por boa parte do cenário.

Sérgio – (Gritando em seu megafone) Vinte minutos!

Stella vai falar com Rita, que estava próxima do cenário com um cigarro em uma das mãos.

Stella – Rita! Você viu o que aconteceu?

Rita – Essas acontecem, você sabe. Ao menos a cena deve sair melhor agora, você estava esquecendo algumas palavras.

Stella – Achei que fosse adapta ao improviso!

Rita – Só quando não prejudica nenhuma cena.  

Stella – Muito obrigada pela dica! É uma pena que na hora do Sérgio montar os créditos da abertura, tenha esquecido de colocar o seu nome ao lado do dele.

Rita – Se eu fosse mesmo a diretora já teria feito você regravar todas as suas cenas até achar o tom, ou iria te substituir por um pedaço de cartolina em tamanho real! Ninguém notaria a diferença e poderia até ser mais expressiva.

Stella – Eu adorei a sua citação no programa da Leonora! Você só esqueceu de mencionar a parte em que a Bette Davis sugere que a Joan faz bem mocinhas por não ser uma.

 Rita – Bom... Se você acha é equivalente à Joan...

Stella – E o que você acha?

Rita – O que eu acho? Que essa é uma das melhores interpretações da sua carreira.

Corta para:

Cena 6. TV Astro. Interior. Noite



Em uma sala, Carlos e Alberto assistem cenas da série sendo exibidas em um telão.

Carlos – Conseguiu perceber?

Alberto – Perceber o quê?

Carlos – Que praticamente não acontece nada de impactante depois da reviravolta. Agora ambas as personagens estão isoladas uma da outra. Deve ser por isso a audiência teve uma queda.

Alberto – Isso é normal! A série por enquanto não está fora da meta. E eu nem preciso mencionar a recepção da crítica. Rita e Stella estão ótimas.

Carlos – Claro que estão! O que uma empresa faz quando tem concorrência no mercado? Tenta mostrar para o público que é a melhor. Não precisa me agradecer! O comodismo é o maior inimigo da produtividade. Não foram as críticas sozinhas que colocaram esse estúdio de pé e não são elas que pagarão os salários da nossa equipe!

Alberto – O que você quer que eu faça? Adiante a parte em que Eveline vai precisa trabalhar no filme de Abigail só para Rita e Stella se cruzarem?

Carlos – Você lembrar do nosso acordo? Você teria o controle completo se desse tudo certo. A audiência caiu consideravelmente. Você não acha melhor tentar agir antes do problema acontecer? Se o público vai perdendo o interesse, pode ser difícil que volte.

Alberto – Vai querer manter o número de episódios previstos?

Carlos – Claro! Qualquer coisa você inventa flashbacks! Tenho certeza que vai saber o que fazer. (Faz uma pausa) Eu sei o que você deve estar sentido, conheci vários roteiristas querendo colocar o nome no topo. Olha pelo lado bom, não é como se você estivesse escrevendo um filme com potencial de Oscar. As pessoas só queriam ver briga de atrizes, nunca foi mais do que isso e você no fundo sabe.

Corta para:

Cena 7. Mansão de Stella. Interior. Manhã

Virgínia colocando whisky em um copo enquanto conversa com Stella.

Virgínia – Quando você me chamou, eu jurei que dessa vez seria para finalmente falar sobre o livro que Loreta escreveu (Fechando a garrafa).

Stella – Ah, francamente! Alguém realmente se interessaria pelos delírios de uma filha ingrata querendo lucrar as custas de uma pobre mãe? Como se todo o sacrifício para mantê-la em um internato na Suíça não tivesse sido suficiente.

Virgínia – Tenho certeza que você leria um livro da Christina Crawford sobre a Joan.

Stella – Ela eu tenho certeza que vai lançar mesmo. Resta saber só se ela vai permitir que a mãe se defenda.

Virgínia – Bom... Se você não vai me dar a bomba que seria a sua defesa, espero que tenha me chamado para furacão.

Stella – Isso, minha cara, vai depender da forma que você for escrever.

Virgínia – Sou toda ouvidos! (Liga o seu gravador)

Stella – Não, não, eu já te dei uma entrevista sobre a série.

Virgínia – Entendi! (Desliga o gravador) Não tem problema! O público não vai se importar se for uma fonte anônima.

Corta para Virgínia sentada em uma poltrona anotando em um bloquinho o que Stella fala.

Stella – Rita é do tipo que não gosta de cruzar com seus colegas de elenco, ela exige ficar sozinha em seu camarim com aquela assistente e alguns maquiadores. Quem tem estrelismo quer ser bajulado, não se sentir como um funcionário qualquer.

Virgínia – Ela nunca me despertou simpatia! Sempre pareceu se sentir superior aos meros mortais. No fundo deve ser sintomático de quem um dia foi uma estrela, isso acontece em acontece em qualquer área.  É terrível, mas é necessário nos prepararmos psicologicamente para quando decidirem nos descartar.   

Corta para:

Cena 8. Casa de Praia. Exterior. Manhã


Sons das gaivotas preenchem o ambiente. A equipe se prepara para a gravação em uma varanda de uma casa de praia pegando o mar ao fundo. Rita, com óculos escuros, vai falar com Sérgio.

Rita – Devem ter mandado a gente para cá achando que nós gravaríamos mais rápido para sair desse Sol o quanto antes. (Olha para os lados) Mas e então, Norma Desmond está testando alguma peruca?

Sérgio – (Ri por alguns segundos) Ela está se arrumando, daqui a pouco ela aparece.

Rita - Vai esperar o Sol sair, deve achar que aquela maquiagem toda vai cancelar o efeito do protetor solar.

Stella está em um quartinho sentada com o cabelo preso enquanto é maquiada.

Stella – (Falando com sua assistente) Pega uma água pra mim, por favor!

Corta para Stella pronta indo até Sérgio.

Sérgio – Finalmente! Vamos gravar, Stella!

Stella – (Se abanando com um leque). Agora? Eu ainda não estou preparada!

Sérgio – Nesse caso, acho que podemos gravar a cena 4 pelo menos como teste. O que acha, Rita?

Rita – Por mim tudo bem! Ainda bem que ela não tem muitas cenas hoje.

Stella se afasta e volta para o seu quartinho. Corta para uma maquiadora passando um creme em seu rosto.

Maquiadora – Pronto! Garanto que vai perder uns 10 anos com isso.

Stella volta para a gravação e se depara com Rita terminando de gravar sua cena.

Sérgio – Corta!

Rita é aplaudida pela equipe em volta, enquanto Stella vai se sentar e se depara com um recorte de uma crítica em um jornal com a foto de Rita.

Sérgio – Acho que dá para usarmos essa tomada.

Corta para Stella e Rita contracenando em uma tomada.

Rita/Abigail – Apesar de tudo, eu preciso confessar que sempre admirei o seu trabalho.

Stella/Eveline – É uma pena tudo ter acontecido dessa forma.

Corta para:


Cena 9. TV Astro. Interior. Noite

Incert: Até o final da cena 11




Em uma sala, Rita, Stella e o diretor Sérgio assistem cenas da série sendo exibidas em um telão.

Corta para:

 Cena 10. TV Astro. Interior. Noite

Stella sai do seu camarim e vai andando pelo estúdio acompanhada de sua assistente enquanto ambas carregam caixas. 

Corta para:

 Cena 11. Mansão de Rita. Interior. Noite

Rita olha para alguns troféus da sua estante enquanto segura uma taça de dry martini. 

Rita - Se fosse em outra época, eu esqueceria disso tudo bem rápido por estar com a cabeça focada em outro projeto. Mas agora... nem se terei outro. 


Fim do sexto episódio 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário