Carinhoso - Décimo Nono Capítulo

 

Carinhoso 

 
 

Capítulo 19 

 
 

Novela criada e escrita por: 

 
 

Brian Tavares 

 
 

Elenco deste capítulo: 

 
 

Vitória Strada – Luciana 

 
 

Marina Ruy Barbosa – Laura 

 
 

Cláudia Abreu – Marília 

 
 

Ana Paula Arósio – Lia Lee 

 
 

Fábio Assunção – Evandro 

 
 

Viviane Pasmanter – Bárbara 

 
 

Thiago Fragoso – Antônio 

 
 

Cássio Gabus Mendes – Paulo Conan

 
 

Nicolas Prattes – Filipe 

 
 

 

 
 

Continuação imediata do capítulo anterior: 

 
 

Cena 01: Cafeteria (INT – DIA) 

 
 

Luciana reage com curiosidade a pergunta feita por Lia. 

 
 

LUCIANA – Como assim? Não entendi bem essa pergunta. 

 
 

LIA – Foi uma dúvida que me veio a mente… eu queria saber se você já se imaginou, assim, com sua idade, interagindo com a sua mãe. Você tem ideia de como seria a relação de vocês duas se ela estivesse viva? 

 
 

Luciana reflete por alguns segundos, respondendo em seguida. 

 
 

LUCIANA – Minha relação com meus pais adotivos é tão comum, funcional… eu confesso que às vezes sinto falta de uma profundidade maior. De sentar com a minha mãe e desabafar por horas, caçar afinidades… eu acho que é isso: se a minha mãe, biológica, se ela estivesse viva, nós teríamos essa relação. Uma afetividade muito mais presente! 

 
 

LIA – Entendo perfeitamente! 

 
 

LUCIANA – É claro que essa relação com os meus pais adotivos me ajudou muito! Me tornou independente muito mais cedo do que o normal... mas uma carência ficou por aqui…  

 
 

Luciana sorri tímida, distante. Corte: 

 
 

Cena 02: Casa da família Martins / Quarto de Bárbara e Evandro (INT – DIA) 

 
 

EVANDRO – Sim, claro… nós damos entrada nesse processo! 

 
 

BÁRBARA (INSISTENTE) – Nossa relação anda tão desgastante… são tantas discussões, falta de afinidade em alguns momentos. 

 
 

EVANDRO – Eu não tinha essa mesma visão. Mas agora eu vejo, entendo a forma como nós fomos nos distanciando. 

 
 

Bárbara está com uma feição surpresa, se cala. Evandro se distancia e vai até uma escrivaninha do quarto, mexendo em objetos pessoais. Corte: 

 
 

Cena 03: Poços de Caldas / Vista aérea (EXT – DIA/NOITE) 

 
 

Sonoplastia: Breathin (Ariana Grande) – até o final da cena 04. 


 
 

Anoitece e volta a amanhecer na cidade. Dia seguinte. Corte: 

 
 

Cena 04: Casa da família Martins / Entrada (INT – DIA) 

 
 

Laura e Antônio chegam até o portão da casa. 

 
 

LAURA – Eu adorei a viagem! Foi muito especial pra mim você ter ido… até afinidade com os meus amigos de faculdade você já tem! 

 
 

ANTÔNIO – Sim, o pessoal é bacana! 

 
 

Laura se aproxima de Antônio. 

 
 

LAURA – Nós não deveríamos ter se separado, Antônio. Nunca! 

 
 

Laura beija o jornalista, que corresponde, mesmo surpreso. A ruivinha se despede e logo entra na casa. Antônio se afasta aos poucos, feliz, mas reflexivo. Corte: 


 
 

Cena 05: Quarto de Laura (INT – DIA) 

 
 

Laura chega ao quarto e se depara com Bárbara ali. 

 
 

LAURA – Poxa, mãe. Estava me esperando? 

 
 

BÁRBARA – Sim, Laura. Você sabe que com suas viagens eu me preocupo ainda mais! É como se uma parte de mim tivesse ido e me deixado aqui, aflita! 

 
 

Laura se aproxima da mãe, rindo. 

 
 

LAURA – Não precisa desse dramalhão todo, já tô aqui contigo! Foi uma viagem rápida. 

 
 

BÁRBARA – E como foi? 

 
 

LAURA – Ai, mãe! Foi uma delícia! Tudo, toda a viagem! 

 
 

Bárbara se senta ao lado da filha. 

 
 

BÁRBARA – Estou vendo, não é? Seus olhinhos estão redondinhos, brilhantes… você fica assim quando está apaixonada! 

 
 

LAURA – E estou! Pelo Antônio! 

 
 

BÁRBARA – O Antônio? Ele esteve nessa viagem? 

 
 

LAURA – Por que esse espanto todo? Me aproximei muito dele nesses últimos dias… me reaproximei! 

 
 

BÁRBARA – Não estou espantada, é que ele namorou a sua irmã por tanto tempo. Vocês já tinham namorado antes… não é fácil entender. E acredito que a Luciana também se espante um pouco… tenha cautela, filha. Não só nesse seu relacionamento, mas também quando for contar sobre isso a sua irmã. 

 
 

Laura vira os olhos, impaciente. 

 
 

LAURA – Quem deveria ter tido cautela foi a própria Luciana! A filhinha de vocês não pensou nem meia vez quando trouxe o Antônio pra jantar aqui! 

 
 

BÁRBARA – Laura, ela não fez de propósito! 

 
 

Laura bufa, Bárbara muda o assunto. 

 
 

BÁRBARA – Eu estou aqui pra falar de outra coisa… que talvez te magoe um pouco… eu e seu pai vamos entrar com os papéis de divórcio! 

 
 

Foco em Laura. Corte: 

 
 

Cena 06: Delegacia de investigações (INT – DIA) 

 
 

Luciana chega ao local, ela conversa com um funcionário na recepção. 

 
 

LUCIANA – Então vocês encontraram novos materiais do ano de 2005? E eu posso ver? 

 
 

FUNCIONÁRIO – Sim, deixei tudo separado inclusive. Sabia que você voltaria! 

 
 

O funcionário se desloca, Luciana o segue. Os dois chegam até uma sala cheia de documentos envelopados, o funcionário a entrega uma caixa com alguns. A fotógrafa começa a analisar atentamente, um por vez. Um homem ali por perto a observa. Corte: 

 
 

Cena 07: Casa da família Martins / Quarto de Laura (INT – DIA) 

 
 

LAURA – Que você e o papai vão se separar eu sei há tempos! Essas formalidades, processo de divórcio, é só mais um passo disso tudo. 

 
 

BÁRBARA (PENSATIVA) – Eu sei disso… só queria comentar com você, ver sua reação. O seu pai mesmo, não demonstrou tanto interesse. 

 
 

LAURA – Mas o que você esperava dele? 

 
 

BÁRBARA – Não sei… só me surpreendi com ele aceitando bem isso. Sempre que nós conversamos sobre divórcio o seu pai tende a me convencer do contrário, inventar uma viagem para algum lugar querendo “renovar” o casamento, experimentar uma nova “lua de mel"... dessa vez não. Dessa vez ele praticamente não reagiu. 

 
 

LAURA – Em algum momento o papai deve ter se cansado, mãe. Foram muitos anos que ele se esforçou sozinho pelo casamento de vocês e você se fechava pra ele. 

 
 

BÁRBARA – Deve ter sido isso… ele se cansou…  

 
 

Corte: 

 
 

Cena 08: Praça Pedro Sanches (EXT – DIA) 

 
 

Bárbara caminha reflexiva pela praça. Observa os casais, as crianças, bebês… fica visivelmente mais entristecida. Corte: 

 
 

Cena 09: Delegacia de investigações / Sala de arquivos (INT – DIA) 

 
 

Luciana não encontra nenhuma informação nas novas documentações. Um homem se aproxima dela. 

 
 

- Prazer, eu sou Paulo Conan, detetive criminal! Podemos conversar um minuto? 

 
 

Fecha em Luciana. Corte: 

 
 

Cena 10: Cafeteria (INT – DIA) 

 
 

Luciana termina de contar ao detetive o acidente de seus pais. 

 
 

PAULO – Então suas visitas na delegacia são com esse intuito? Investigar onde estão essas folhas perdidas do inquérito? 

 
 

LUCIANA – Exatamente! Mas de todas as tentativas, não tive nenhum êxito! 

 
 

PAULO – Luciana, eu me interessei muito pela sua história! Achei algo impactante, ainda mais sabendo que você descobriu detalhes desse acidente já adulta. Eu não costumo entrar em investigações sem ser contratado, mas no seu caso é diferente! Eu quero investigar o acidente dos seus pais! Por conta própria! 

 
 

Foco em Luciana, surpresa. Corte: 

 
 

Cena 11: Poços de Caldas / Vista aérea (EXT – DIA/NOITE) 

 
 

Sonoplastia: Rancho Fundo (Tiago Nacarato) – Até o início da cena 12. 


 
 

Anoitece por toda a cidade. Corte: 

 
 

Cena 12: Apartamento de Antônio (INT – NOITE) 

 
 

FILIPE – Bah! Casamento? Você tá falando sério? 

 
 

ANTÔNIO – Claro que sim, Filipe. Eu não brincaria com algo sério assim… 

 
 

Filipe se aproxima do irmão. 

 
 

FILIPE – Mano, você mal está namorando com essa guria! 

 
 

ANTÔNIO – Mas eu sinto como se já estivesse perdendo tempo, cara… a Laura mesmo age como se a gente nunca tivesse se separado desde a primeira vez que namoramos. Eu acho sim que ela aceitaria se casar comigo. Vai ser uma bela guinada nas nossas vidas! 

 
 

Foco em Antônio. Corte: 

 
 

Cena 13: Escritório de Paulo (INT – NOITE) 

 
 

Paulo analisa atentamente a teia com imagens e ligações que arquitetou. São fotos de Luciana ainda pequena e de seus familiares, incluindo Marília. Oito folhas estão sobre a mesa, separadas e provavelmente já foram analisadas por ele. 

 
 

PAULO – Elementar! Marília está viva! 

 
 

Foco brusco no detetive. Corte: 

 
 

Cena 14: Consultório de Hipnose / Escritório de Lia (INT – NOITE) 

 
 

Marília conversa com Lia. 

 
 

MARÍLIA – Nós não teríamos consulta hoje… eu imagino que o assunto que nós devemos tratar é bastante sério. 

 
 

Lia se aproxima de Marília. 

 
 

LIA – Com toda certeza! Nós estamos aqui pra falar sobre Luciana, sua filha! Eu a conheci há pouco tempo! 

 
 

Marília se surpreende. Corte: 

 
 

Cena 15: Casa da família Martins / Jardim (EXT – NOITE) 

 
 

Antônio entra junto com Laura, ela está muito alegre, abraçando o rapaz. 

 
 

LAURA – Eu fiquei muito feliz por você ter ligado! 

 
 

Os dois se viram um para o outro. 

 
 

ANTÔNIO – Eu fiquei pensando na nossa viagem, em como você gostou de tudo, a forma como você gostou… eu pensei também no que você me disse! 

 
 

LAURA – O quê? 

 
 

ANTÔNIO – Sobre a gente ter se separado, que nós não devíamos ter se separado! 

 
 

LAURA – E eu acho mesmo! Você sabe como eu gosto de você, nunca deixei de gostar! 

 
 

ANTÔNIO – Sim, sei de tudo isso! E é por isso que eu estou aqui, te trouxe algo…  

 
 

Antônio retira do bolso uma caixinha, abre e revela duas alianças a Laura. 

 
 

ANTÔNIO – Laura. Casa comigo? 

 
 

Luciana entra na casa, não percebe a presença da irmã e de Antônio. Laura se surpreende com o pedido, dá um beijo em Antônio. Luciana só vê os dois quando já está bem próxima, atônita. Corta. 

 
 

FIM DO CAPÍTULO. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário