Carinhoso - Últimas Semanas - Vigésimo Capítulo

 

Carinhoso 

 
 

Capítulo 20 

 
 

Novela criada e escrita por: 

 
 

Brian Tavares 

 
 

Elenco deste capítulo: 

 
 

Vitória Strada – Luciana 

 
 

Marina Ruy Barbosa – Laura 

 
 

Cláudia Abreu – Marília 

 
 

Ana Paula Arósio – Lia Lee 

 
 

Fábio Assunção – Evandro 

 
 

Viviane Pasmanter – Bárbara 

 
 

Thiago Fragoso – Antônio 

 
 

Cássio Gabus Mendes – Paulo Conan

 
 

Nicolas Prattes – Filipe 

 
 

Marcelo Airoldi – Leandro 

 
 

Pérola Faria – Milena 

 
 

Triz Pariz – Paulinha 

 
 

Lucca Picon – Lorenzo 

 
 

 

 
 

Continuação imediata do capítulo anterior: 

 
 

Cena 01: Casa da família Martins / Jardim (EXT – DIA) 

 
 

Antônio coloca a aliança no dedo de Laura. Luciana observa os dois, em silêncio. Quando Laura vê a irmã, se aproxima, Antônio vai logo atrás. 

 
 

LAURA (CÍNICA) – Que ótimo que você veio, Lu! Olha que coisa mais linda essa aliança! – exibe a mão esquerda. - É de noivado! O Antônio acaba de me pedir em casamento! 

 
 

Luciana se choca, tenta disfarçar ao máximo. Antônio fica em silêncio, está distante. Laura se aproxima ainda mais da irmã. 

 
 

LAURA – Que isso, Luciana? Não vai me dar os parabéns? 

 
 

Laura abraça Luciana, que não tem reação, apenas esboça um sorriso amarelo. 

 
 

LUCIANA – Eu não sabia que você e o Antônio estavam juntos. 

 
 

Laura segue cínica. 

 
 

LAURA – Como não? Ah, eu não te contei nada? Eu e o Antônio nos aproximamos demais enquanto você viajava, e como nós sempre fomos apaixonados… 

 
 

Antônio se aproxima. 

 
 

ANTÔNIO – Vamos entrar, Laura? Seus pais estão esperando a gente! 

 
 

LAURA (P/ LUCIANA) – Vem com a gente? 

 
 

LUCIANA – Não… não. Eu tenho um compromisso de trabalho, havia me esquecido! 

 
 

Luciana se despede da irmã, vai embora constrangida com a situação. Antônio e Laura entram juntos na casa. Corte: 

 
 

Cena 02: Sala de Jantar (INT – NOITE) 

 
 

BÁRBARA – Casamento? Agora vocês conseguiram me surpreender! Vocês mal iniciaram um namoro…  

 
 

ANTÔNIO – Pois é, nós sabemos disso... mas por enquanto estamos noivos. Sem pressa para datas…  

 
 

LAURA – Ah, mas eu tenho pressa sim! É vocês que querem reavaliar tudo sempre, complicando as coisas… 

 
 

EVANDRO – Não é exatamente essa a questão, Laura. Apenas somos cautelosos! 

 
 

LAURA – Você diz como se não tivesse casado com mamãe bem mais jovem do que eu sou atualmente… 

 
 

Evandro e Bárbara se entreolham. Corte: 

 
 

Cena 03: Apartamento de Luciana (INT – NOITE) 

 
 

Luciana entra em seu apartamento, muito incomodada e espantada. A jovem vai até o banheiro, molha todo o rosto, se encara no espelho. Ela chora continuamente. Corte: 

 
 

Cena 04: Quarto de Laura (INT – NOITE) 

 
 

Laura se senta na cama, Bárbara se aproxima. 

 
 

BÁRBARA – Tenha cuidado quando for contar sobre esse noivado para a Luciana, Laura. 

 
 

LAURA – Mãe, ela já sabe! 

 
 

BÁRBARA – Como assim já sabe? 

 
 

LAURA – Ela esteve aqui, deu uma passada rápida. Me parabenizou e tudo! 

 
 

BÁRBARA – E ela agiu normalmente? Qual foi a reação dela? 

 
 

LAURA – Claro que agiu normalmente, por que não agiria?  

 
 

BÁRBARA – Laura? 

 
 

Laura se levanta. 

 
 

LAURA – Chega disso, vai… vamos mudar de assunto? 

 
 

BÁRBARA – Eu precisava mesmo conversar com você sobre algo… aquela nossa conversa sobre o seu pai… me despertou um interesse diferente sobre o nosso casamento… 

 
 

LAURA – Isso é sério? 

 
 

BÁRBARA – Sim, Laura… por algum motivo me incomodou a falta de reação dele pelo nosso divórcio. Eu refleti tanto sobre isso. E se eu aceitasse, aceitasse uma dessas viagens que o seu pai sempre propõe? 

 
 

Foco em Laura, sorridente. Corte: 

 
 

Cena 05: Quarto de Bárbara e Evandro (INT – NOITE) 

 
 

EVANDRO – Você está nos propondo uma viagem? Uma viagem depois de tanto tempo negando, depois de tanto tempo ignorando os meus pedidos por uma reconciliação? 

 
 

BÁRBARA – Evandro… acontece que nas últimas semanas eu não só pensei melhor em todo nosso casamento, mas também reavaliei minhas atitudes com você. Acho que se pode dizer que eu “coloquei na balança” o que seria melhor para nós dois, para as meninas…  

 
 

Evandro se levanta. 

 
 

EVANDRO - “As meninas” já são adultas, Bárbara. 

 
 

BÁRBARA – Não, não fala assim… mesmo adultas elas se preocupam com a gente! 

 
 

EVANDRO – E tudo bem, Bárbara. Isso é extremamente válido. O que nós não podemos é agir como se a nossa separação fosse causar algum tipo de trauma nas duas…  

 
 

BÁRBARA – Na Luciana talvez não… ela já é tão independente! Mas a Laura, Evandro… eu não quero dizer que ela seja uma criança, mas a alma dela é de uma criança. Ela é sensível, vai passar por um momento tão especial como um casamento… talvez não fosse um bom momento pra nossa separação! 

 
 

Evandro se aproxima de Bárbara. 

 
 

EVANDRO – Eu aceito a viagem, Bárbara. Mas eu prefiro acreditar que os motivos por ela sejam os nossos, não os da Laura ou Luciana. E eu deixo claro que é o último momento que eu vou lutar pela nossa relação. Demorou anos, mas eu decidi enxergar que também mereço novas decisões, novos caminhos pra minha vida. 

 
 

Evandro e Bárbara se encaram, ele sai do quarto, deixando a esposa por lá, reflexiva. Corte: 

 
 

Cena 06: Quarto de Laura (INT – NOITE) 

 
 

Paulinha e Laura conversam. 

 
 

PAULINHA – Você ficou mesmo exibindo essa aliança pra Lu? Me conta, vai… esse casamento, essa sua relação com o Antônio… é só pra provocar a sua irmã? 

 
 

Laura deita de bruços na cama. 

 
 

LAURA – Você sabe que eu gostava do Antônio, isso você não pode negar! 

 
 

PAULINHA – Sim, mas eu não imaginava que era essa paixão toda, até casamento vai rolar! 

 
 

LAURA – Ah, esse casamento vai acontecer mais por ele, sabe? O Antônio é mais velho que eu, é mais certinho, careta… o que custa eu fazer o que ele quer? E também a provocação a Luciana vem junto, logo atrás. Eu gosto de incomodar ela, me faz bem! 

 
 

PAULINHA – E eu continuo sem entender o motivo! A coitada…  

 
 

Laura se levanta, interrompendo Paulinha. 

 
 

LAURA – Ah, Paulinha… sem sentimentalismo, ok? Não tenho saco pra pieguice de novela! Com a Luciana eu já me resolvi, dei o troco por tudo o que ela fez comigo. Agora os meus pais são todos meus, o Antônio também! 

 
 

Ficamos na ruivinha. Corte: 

 
 

Cena 07:Apartamento de Luciana / Copa (INT – NOITE) 

 
 

Luciana serve um chá para Milena, as duas se sentam e continuam uma conversa. 

 
 

MILENA – Tem certeza de que está bem? 

 
 

Luciana tenta se manter firme. 

 
 

LUCIANA – Eu estou, Milena… não cheguei a ficar tão espantada assim… e também não vai adiantar nada eu me opor ao relacionamento dos dois! 

 
 

MILENA – Mas essa sua irmã foi tão petulante, Lu! Ela arrancou o namorado de você! Se aproveitou dessa viagem de poucas semanas que você fez para o Rio! 

 
 

LUCIANA – Eu prefiro não pensar assim, de todo coração! A Laura é bastante mimada sim, mas eu não acredito que ela me faria tão mal! Ela já teve uma relação com o Antônio, sabe…  

 
 

MILENA – Mas ela podia ter te contado que estava se aproximando dele, não? 

 
 

LUCIANA – Não sei… talvez ela tenha ficado com receio. 

 
 

MILENA – Receio nenhum! Pra mim a Laura foi cínica! 

 
 

Ficamos em Luciana, já um pouco mais reflexiva em relação a irmã. Corte: 



 

Cena 08: Apartamento de Antônio / Sala (INT – NOITE) 

 
 

ANTÔNIO – Eu já disse que não ligo, Filipe. Pode achar o que for, eu já esqueci a Luciana!  

 
 

FILIPE – Tá bom, tá bom… não vou ficar te enchendo com isso. Se você não gosta mais da Luciana e sim da Laura, tudo bem…  

 
 

ANTÔNIO – Agora, Filipe… me conta logo o que você queria contar mais cedo, mas não deu tempo. 

 
 

Filipe se senta ao lado do irmão. 

 
 

FILIPE – Pois é, Antônio. É sobre o meu namoro com o Lorenzo. 

 
 

ANTÔNIO – Vocês se separaram? 

 
 

FILIPE – Não, não… quer dizer, ainda não! 

 
 

ANTÔNIO – Você quer se separar dele, é isso? 

 
 

FILIPE – Poxa, eu ainda não sei…  

 
 

ANTÔNIO – Como não? Então o que tem a relação de vocês? 

 
 

FILIPE – Eu estou traindo o Lorenzo, mano. 

 
 

Antônio se surpreende. 

 
 

ANTÔNIO – Traindo? Você enlouqueceu? Traindo com quem? 

 
 

FILIPE – Calma aí! Não adianta amarrar a cara! 

 
 

ANTÔNIO – Como não adianta, Filipe? Você se senta aqui, vem falar na maior cara de pau que está traindo o seu namorado? 

 
 

FILIPE – Mano, eu e a Paulinha… 

 
 

ANTÔNIO (INTERROMPENDO) – Espera. A Paulinha? Você está me contando que está traindo o Lorenzo com a melhor amiga dele? Que coisa é essa, Filipe! 

 
 

FILIPE – A gente se apaixonou, Antônio! Não foi por querer! 

 
 

Antônio encara Filipe, sério. 

 
 

ANTÔNIO – Filipe. Eu não quero saber se você está gostando da Paulinha, se deixou de gostar do Lorenzo... mas como irmão eu tenho que te falar algo: seja íntegro com o seu namorado e com você mesmo. Se você se “apaixonou” pela Paulinha, não sei... mas não deixe o Lorenzo ser enganado nessa história, em hipótese alguma! 

 
 

Filipe reflete. Corte: 

 
 

Cena 09: Casa de Arte Nascente / Escritório (INT – NOITE) 

 
 

Leandro reage feliz a Marília. 

 
 

LEANDRO – Então você não só lembrou do seu passado, de sua família... mas agora também sabe onde eles estão? 

 
 

MARÍLIA – Sim, isso é impressionante! A Lia conhece a minha filha! Eu não sei como eu  aqui agora, conversando com você! A minha vontade é sair daqui correndo pra ir até a Luciana! 

 
 

LEANDRO – Eu te entendo, obviamente! Mas siga o que a Lia te aconselhou… espera que ela prepare esse terreno, que ela conduza esse seu reencontro com a sua filha, afinal de contas ela não sabe ainda que a própria mãe está viva. E nós também não podemos nos basear nessas sessões… a hipnose hoje em dia já é algo bastante utilizado, mas não dispensa um teste de DNA, uma certeza concreta de que vocês são, sim, mãe e filha. 

 
 

MARÍLIA – Não, claro… vamos fazer o teste com toda certeza! Mas as minhas lembranças batem com tudo o que a Lia pesquisou sobre a família Martins… até o acidente. 

 
 

LEANDRO – Acidente que é a única lembrança que não está 100% concreta nas suas memórias…  

 
 

MARÍLIA – Sim, eu não lembro de quase nada do acidente... mas em breve eu vou descobrir! 

 
 

Foco em Marília. Corte: 

 
 

Cena 10: Poços de Caldas / Vista aérea (EXT – NOITE/DIA) 

 
 

Sonoplastia: Blackout (Banda Faibe) – até o início da cena 11. 


 
 

Amanhece por toda a cidade. Dia seguinte. Corte: 

 
 

Cena 11: Apartamento de Paulinha / Quarto (INT – DIA) 

 
 

Filipe veste suas roupas, apressado. Paulinha ainda enrola na cama. 

 
 

PAULINHA – Já vai acordar mesmo? 

 
 

FILIPE – Bah! Nós marcamos com o Lorenzo no estacionamento do campus, se esqueceu? 

 
 

Paulinha se levanta, ainda sonolenta, se aproxima de Filipe. 

 
 

PAULINHA – Poxa, queria tanto aproveitar a manhã. 

 
 

FILIPE – Vamos, vamos… se troca! 

 
 

Os dois terminam de se arrumar, saem do quarto. Foco na mesa de canto do quarto, um colarinho de Filipe fica por lá. Corte: 

 
 

Cena 12: Campus / Estacionamento (EXT – DIA) 

 
 

Paulinha rouba um beijo de Filipe, que acaba de sair do quarto. Lorenzo surge logo em seguida, sorridente. Ele beija o namorado. 

 
 

LORENZO – Que demora absurda a de vocês! 

 
 

FILIPE – A gasolina acabou, foi uma bagunça…  

 
 

LORENZO – Entendi! 

 
 

Lorenzo abraça Paulinha. 

 
 

LORENZO – Nossa, miga. Tenho tanta coisa pra te contar! Você não imagina! 

 
 

FILIPE (NERVOSO) – Depois vocês conversam! Agora temos aula…  

 
 

LORENZO – Filipe, você tem aula! O primeiro horário meu e da Paulinha é daqui 15 minutos… e eu também tenho que conversar com a minha amiga, né? Ultimamente você anda mais grudado nela do que eu… - Sorri. 

 
 

PAULINHA (P/ LORENZO) – Sim, vamos conseguir colocar nosso papo em dia! 

 
 

Filipe se despede dos dois, desconfortável. Paulinha puxa Lorenzo e caminha com ele até a cantina mais próxima. Corte: 

 
 

Cena 13: Campus / Cantina (INT – DIA) 

 
 

LORENZO – Ai amiga, é impressão minha ou o Filipe está nervoso comigo, sempre me afastando dos outros…  

 
 

PAULINHA – Que bobagem, Lorenzo… 

 
 

LORENZO – Não é! Hoje mesmo, não foi nem a primeira vez que ele se irrita quando a gente vem conversar, parece que não gosta de ver a gente juntos! 

 
 

PAULINHA – Vai ver é ciúmes, não sei… ele te ama tanto, quer sua atenção. 

 
 

LORENZO – Gosto de ciúmes, mas nem tanto. Caramba você é minha melhor amiga! Que mal tem? 

 
 

PAULINHA – Esquece isso, Lorenzo… o Filipe daqui a pouco muda de novo, você vai ver… ele tem essas fases mais temperamentais desde a nossa adolescência, não lembra? 

 
 

LORENZO – Pode ser isso mesmo… que bom que eu tenho você pra me situar, já criei tantas teorias na cabeça que você não imagina! 

 
 

Os dois sorriem um para o outro. Corta: 

 
 

Cena 14: Cafeteria (EXT – DIA) 

 
 

Luciana e Paulo estão sentados em uma das mesinhas na área externa do local. 

 
 

LUCIANA – Quando você me mandou a mensagem eu custei a acreditar! Como você chegou a conclusões sobre o caso de forma tão rápida? 

 
 

PAULO – Foi de forma elementar… eu nem precisei analisar com tanto empenho os papéis até achar as primeiras brechas na investigação. E quando fui mais minucioso nas análises, tive a certeza do que trouxe até você! 

 
 

LUCIANA – E o que foi que você trouxe? Pode falar! Eu estou há tantos meses angustiada acreditando que tive responsabilidade no acidente dos meus pais. Nada vai ser pior do que carregar essa culpa! 

 
 

PAULO – O que encontrei é sério. O inquérito foi redigido de forma absolutamente confusa. Nele entendemos que o a explosão foi tão intensa que reduziu a pó o corpo de sua mãe, mas essa foi uma conclusão precipitada. Os investigadores não levaram em conta, ou apenas não seguiram com as especificações cedidas pela perícia. Lá dizia que não havia como diferencial os corpos e que deveria ter sido feito o teste de DNA. Os investigadores não fizeram nada disso, deixando passar o fato de que apenas um corpo foi reconhecido: o do seu pai. O corpo de sua mãe não foi reconhecido por um simples motivo: ele não estava no local do acidente! Luciana, existe a possibilidade da sua mãe estar viva! 

 
 

Foco brusco em Luciana, atônita. Corte: 

 
 

Cena 15: Consultório de Hipnose / Escritório de Lia (INT – DIA) 

 
 

Sonoplastia: Instrumental (Girls) – até o fim do capítulo. 


 
 

Lia organiza suas coisas na mesa, se prepara pra ir embora. Corte: 

 
 

Cena 16: Cafeteria (INT – ENTARDECER) 

 
 

Luciana se levanta da mesa, segue em direção a saída, desnorteada. Paulo tenta a segurar, falando várias coisas as quais a jovem não escuta nada. Quando o detetive para pagar a conta, Luciana segue. A jovem se coloca totalmente vulnerável pelas ruas. Lia acaba esbarrando na jovem, que desmaia nos braços da hipnóloga. 

 
 

LIA – Luciana? Luciana, acorda! 

 
 

Corte: 

 
 

Cena 17: Consultório de hipnose / Sala principal (INT – ENTARDECER) 

 
 

Luciana está sentada na poltrona, bebe uma água enquanto tenta explicar tudo a Lia. 

 
 

LUCIANA – Viva… ele disse viva! 

 
 

Lia pega o copo, o coloca em outro lugar. Ela se agacha e encara Luciana. 

 
 

LIA – Nós vamos precisar iniciar uma sessão agora… nós precisamos organizar esses seus pensamentos… 

 
 

Lia coloca a mão em frente ao rosto de Luciana. Após contar até cinco, a jovem entra em estado hipnótico. Lia a conduz, fala por diversas vezes no ouvido da fotógrafa, tenta a acalmar. A centraliza nos pensamentos, diminui o stress da mesma. Quando Lia a conduz de volta a consciência, Luciana já está bem mais calma. Lia então toma a frente da situação. 

 
 

LIA – Luciana. A sua mãe está sim, viva! 

 
 

Foco brusco em Luciana. Corta. 

 
 

FIM DO CAPÍTULO. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário